Autor Tópico: Ainda vale a pena a aquisição de uma SLR 35mm ?  (Lida 22585 vezes)

BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #30 Online: 06 de Março de 2009, 11:27:06
Alessandro,

Eu tenho uma Canon Elan 7ne eye control, e eu acho uma delícia fotografar com ela. Além dela, outra que eu uso muito é a Trip 35 e raramente a minha compacta digital Canon SD 870. Neste último caso, basta. Só curto filme mesmo, pela beleza.

Eu adoro fotografar com a minha Elan, meu xodó, câmera dos sonhos que ralei para comprar.  :worship:

Recentemente, adquiri uma lente Tamron 28-75 que não consigo mais tirar da câmera, e de todo o range de lentes Canon que eu tinha, mantive apenas a 70-300 USM IS, uma boa lente. Amo essa câmera!  :wub:



rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 06 de Março de 2009, 12:27:06

Um filme revelado e escaneado custa cerca de 25 reais no total. E você tem a visada de uma câmera full frame. Dividindo o preço de um FF usada (4 mil reais), dá para 160 rolos, ou seja 5760 fotos. As grande angulares funcionarão como grande angulares, as normais como normais, e isso é bem interessante em termos de linguagem.

Considerando o custo de oportunidade de 4000 reais em cerca de 0,5%, fotografaremos a vida toda só com o custo de oportunidade...

Por outro lado outro dia tinha uma 40D à venda com 1 semana de uso e já com 8mil cliques.  :shock: :shock: :shock:
Tentei imaginar esse número na prática e não consegui... :ponder:

...

Eu também fotografo pouquíssimo. Pra mim, comparado a uma digital FF o filme tb ainda sairia bem mais barato.
Se eu pegar uma 5D com obturador pra 100mil cliques provavelmente ela vai estragar a parte eletrônica antes do obturador chegar aos 20mil...  :hysterical:

Mas tudo tem suas vantagens. Estou gostando muito de usar a saboneteira na minha mãe pra algumas coisas despretenciosas. Fotografo, coloco o cartão no leitor que já tem no notebook e em 5 segundos lá está a foto, pronta pra mandar pra qualquer lugar... Somado ao fato que minha Internet é sem fio fica tudo muito prático.

Acho que ainda vale à pena ter as 3 opções (ou mais).
Uma boa digital, uma manual de filme e uma saboneteira, cada uma no seu devido lugar.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #32 Online: 06 de Março de 2009, 13:31:46
Deixa eu situar melhor;

Faço cerca de 100/150/200 fotos digitais por mês. Mas a demanda por fotos em filme é menor, e daí um rolo/mês ser uma boa dosagem. Porque será um rolo mais as fotos digitais.

Para assuntos de teleobjetiva, a digital é uma mão na roda. mas para assuntos onde o quadro inteiro seja importante ou para pleno aproveitamento da ga, o filme é uma forma barata de fazer.


MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 06 de Março de 2009, 14:38:37
pretendo quando desafogar os R$ comprar ou uma Pentax K-1000 ou uma Oli OM-1. se quando for comprar uma das duas se der na venete compro as duas numa pancada só! rsrsrs
Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 06 de Março de 2009, 14:48:41
Para quem sabe e gosta de revelar seu próprios filmes, a brincadeira se torna ainda mais interessante.
Eu, infelizmente, não sei e dependo totalmente dos labs. Para revelar, ampliar e digitalizar. Para revelar e ampliar eu até acho relativamente barato. Principalmente para ampliar, prefiro o lab pois se fosse imprimir em casa não teria tanta qualidade. Para digitalizar, aqui em Belo Horizonte, eles gostam de enfiar a mão. Estou com vontade de ter um scanner, já que estou gostando de fotografar com filmes novamente.
Por enquanto, tenho só mandado revelar e ampliar mesmo. Quem quiser ver minhas fotos com filme tem que ir na minha casa e folhear os álbuns...rs. Brincadeiras à parte, fico com vontade de digitalizar algumas fotos para postar na net ou para trabalhar no pós daí minha vontade de ter o scanner.
« Última modificação: 06 de Março de 2009, 14:50:06 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Alessandro D.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • AD-PHOTOS
Resposta #35 Online: 06 de Março de 2009, 21:59:38
Taí um tópico que resolveu de vez meu dilema!

1. Continuo no Filme;
2. Invisto numa tele 70-300mm IS USM;
3. Compro um Scanner;
4. Fico feliz prá sempre!  :D  (enquanto for fácil achar filme prá vender!)

 :ok: :ok: :ok: :ok:
Alessandro D.
São Paulo-SP
Canon Elan 7N (EOS30) + Canon EF 28-105mm f/3.5-4.5 II USM + Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM
http://www.flickr.com/photos/AD-PHOTOS


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #36 Online: 07 de Março de 2009, 00:38:35
Na verdade, atualmente só se revela e IMPRIME. Ampliar mesmo, quase ninguém mais faz.

E se amplia, é em papel colorido, mesmo se a foto for pb, pois o preço de papel pb tá abusivo.
« Última modificação: 07 de Março de 2009, 00:39:43 por Elmo »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 07 de Março de 2009, 08:43:27
ERRATAS:
Eu, infelizmente, não sei e dependo totalmente dos labs. Para revelar, ampliar(IMPRIMIR) e digitalizar. Para revelar e ampliar(IMPRIMIR) eu até acho relativamente barato. Principalmente para ampliar(IMPRIMIR), prefiro o lab pois se fosse imprimir em casa não teria tanta qualidade. Para digitalizar, aqui em Belo Horizonte, eles gostam de enfiar a mão. Estou com vontade de ter um scanner, já que estou gostando de fotografar com filmes novamente.
Por enquanto, tenho só mandado revelar e ampliar(IMPRIMIR) mesmo. Quem quiser ver minhas fotos com filme tem que ir na minha casa e folhear os álbuns...rs. Brincadeiras à parte, fico com vontade de digitalizar algumas fotos para postar na net ou para trabalhar no pós daí minha vontade de ter o scanner.

Bem...já fiz algumas impressões de fotos em papeis fotográficos aqui em casa mas não gostei muito. Eu ainda prefiro mandar imprimir minhas fotos nos labs. Minha impressora não oferece tanta qualidade.

Abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 07 de Março de 2009, 17:13:14
Rafael, a Trip é o início dessa paixão. Quero lhe informar que quanto mais vc fotograr com as velhinhas mais você irá se apaixonar. Depois dela, vc vai querer uma SLR, depois uma TLR, depois um Grande Formato e quando perceber, já está totalmente dominado pelo vício...hehehehehe. Caminho sem volta. Pergunte ao Elmo.
Abs.
Heber, vc também tem câmeras pra caramba heim cara. A gente poderia mostrar todas as câmeras que cada um tem por aqui e se possível falar um pouquinho delas. O que acha? Poderíamos abrir um tópico só para isso. Seria bacana e iria ajudar quem está pensando em comprar uma analógica. Formaria um catálogo de câmeras analógicas para quem tiver curiosidade de conhecê-las. Muita gente aqui no fórum iria poder contribuir e participar.
abs

Nem tanto, Guto... Vc deve ter mais que eu.  :assobi:
A idéia é legal, mas, sendo eu meio 'detalhista', teria que arrumar um tempinho pra pesquisa. Vou tentar reunir algum material sobre as 5 ou 6 câmeras que tenho por aqui, se ficar legal a gente volta no assunto.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


hussin

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
  • Sexo: Masculino
    • Meu flickr
Resposta #39 Online: 19 de Março de 2009, 20:09:19
Ô se vale =D

Tô postando pela primeira vez aqui.
Eu entrei nas analógicas por culpa do Elmo, primeiro com uma Trip e logo depois com uma Olympus OM-10 (com uma 50mm f/1.4). Que câmera, hehe =]
Fotografar com analógica é realmente um exercício muito bom. Estou aprendendo a ter muito mais cuidado com as fotos que faço.
O resultado é extremamente recompensador! Só não entrei pra onda da revelação. Isso deixo pro lab (por enquanto).
Agora minha OM-10 é meu xodó e não sai da mochila, tá comigo onde tô.
Luís Felipe Hussin Bento - @lfhussin
Canon 5D + Canon 35mm f/2 + Canon 50mm f/1.8 + Canon 100mm f/2 | Olympus OM10 + Zuiko 28mm f/2 + Zuiko 50mm f/1.4 | Yashica Mat 124B | Hasselblad 500C + Planar 80mm f/2.8


MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 19 de Março de 2009, 21:09:30
aconteceu algo parecido comigo, tenho uma zenit e ganhei uma Canon TX, que virou meu xodo a DALÍLA. proximo investimento será a compra de alguma Canon que possua maior velocidade, visto que a TX so tem velocidade até 500 e pretendo comprar uma até 1000 ( só não quero levar multa por excesso de velocidade rsrsrsr ) e nao pretendo mudar de fabricante por enquanto ja que possuo 2 lentes FD e duas Canon´s.
Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/


Akira_sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 19 de Março de 2009, 21:11:20
Muito legal este tópico! Cada vez fico mais empolgado para voltar aos filmes......
Abraços,

Akira


MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 19 de Março de 2009, 21:19:03
Será que alguem ´de me responder qual o nome do filtro que ajuda a reduzir ou amentar a quantidade de luz quando a situação pede uma velocidade acima de 500 e a maquina nao tem?

me falaram o nome mas nao anotei, devo abrir um topico sobre essa duvida?
Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 19 de Março de 2009, 22:07:10
Ô se vale =D

Tô postando pela primeira vez aqui.
Eu entrei nas analógicas por culpa do Elmo, primeiro com uma Trip e logo depois com uma Olympus OM-10 (com uma 50mm f/1.4). Que câmera, hehe =]
Fotografar com analógica é realmente um exercício muito bom. Estou aprendendo a ter muito mais cuidado com as fotos que faço.
O resultado é extremamente recompensador! Só não entrei pra onda da revelação. Isso deixo pro lab (por enquanto).
Agora minha OM-10 é meu xodó e não sai da mochila, tá comigo onde tô.
Seja bem vindo, hussin.
Depois que comecei a fotografar com digital eu praticamente larquei os filmes de lado. Brincava com minha Canon EOS de vez em quando mas estava se tornando uma prática cada vez mais rara.
O lance é que o digital estava me deixando preguiçoso. Pra que esmerar tanto se você pode fazer várias fotos e escolher somente as boas com a opção de ainda ajeitá-las no PS?! Lógico que esse "mau hábito" surge de uma forma meio inconsciente mas ao longo do tempo vai ser tornando uma prática frequente.
A culpa não é do equipamento digital e sim de quem está operando. Nós mesmos. O relaxamento é uma tendência natural do ser humano diante de algumas facilidades.
Ano passado herdei uma Trip 35 (parece que tudo começa com ela...rs) que foi do meu falecido sogro. Essa maquininha toda de metal e que dispensa baterias despertou meu interesse de voltar a fotografar com filmes novamente. Conheci o Elmo, que também foi uma grande incentivador e a partir do ano passado meu interesse pelas câmeras analógicas aumentou bastante. Comecei a pesquisar sobre o assunto, debater e a entender melhor sobre a fotografia analógica. Percebi o tanto que ela é bonita e sedutora. Fotos feitas com filme são realmente bonitas...muito. Comecei a me interessar pelas câmera mecânicas, pela história dessas câmeras e aprendi muita coisa bacana. Ainda tenho muito que aprender mas aos poucos vou conhecendo melhor esse universo.
Depois da Trip vieram outras e acho que ainda outras mais virão...rs.
Estou gostando muito de discutir e aprender com vocês por aqui, fotografar com filme e fazer boas amizades.
 :ok:
 
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 19 de Março de 2009, 22:25:12
Será que alguem ´de me responder qual o nome do filtro que ajuda a reduzir ou amentar a quantidade de luz quando a situação pede uma velocidade acima de 500 e a maquina nao tem?

me falaram o nome mas nao anotei, devo abrir um topico sobre essa duvida?

http://en.wikipedia.org/wiki/Neutral_density_filter
-22.352971,-48.775582