Autor Tópico: Formatar o cartão de memória ou apagar as fotos  (Lida 24223 vezes)

marcospr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Fevereiro de 2009, 18:00:04
Pessoal, gostaria de saber se existe alguma diferença prática entre formatar o cartão de memória e simplesmente apagar as fotos do cartão? Qual das opções é a melhor?


jcm2

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 00:18:42
Sempre tive essa duvida, sera que lguem pode nos ajudar a sana-la???


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 00:38:20
Sempre formatei na pópria máquina,  acho que que apagar não exclui arquivos protegidos (algumas cameras tem a função de proteger as fotos individualmente)  mas formatar exclui mesmo as protegidas. :ok:
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


latreitel

  • Trade Count: (38)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 07:48:01
Pessoal, gostaria de saber se existe alguma diferença prática entre formatar o cartão de memória e simplesmente apagar as fotos do cartão? Qual das opções é a melhor?


A informação que tenho é que é mulhor apagar. Formatar diminui a vida útil do cartão.


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 11:07:34
a formatacao vai apagar todos os arquivos, se apagar apenas as fotos, os arquivos ocultos, ou sidecars, como .tumb, .ini, .db, que sao arquivos com os paremetros de configuracao e/ou banco de dados nao vao ser apagados, sendo que a formatacao de cartado de memoria deve ser feita SEMPRE na camera e NAO  no computador, formatar NAO diminui a vida util do cartao,
mais uma coisa, existe 2 tipos de formatacao, a fisica e a comum, a fisica sobrepoe todos arquivos existentes por um 0, ou seja, em impossivel recuperar depois, a comum apaga apenas a MBR, que é onde fica a informacao da localizacao do arquivo no hd, ou memoria, ou seja, quando voce formata, voce nao apaga os arquivos do cartao, apenas apaga sua localizacao, por isso é possivel recuperar arquivos apagados..
 
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 11:09:31 por PeDrO_gAbRiEl »
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


jcm2

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 11:49:04
Hum bela explicacao...ajudou muito. Muito Obrigado


Alexandre Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 968
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 12:26:38
Valeu pela explicação Pedro, eu também tinha esta dúvida!! :ok:

Abraços,
Alexandre.


samuca.aguiar

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 21:42:05
Eu sempre formato pela máquina, mas vez ou outra também só apago as fotos direto. Nunca tive problemas com nenhum dos 2 tipos


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 22:31:16
Sempre formatei ao invés de apagar.
Inconscientemente, sempre acho que apenas apagar os arquivos vai deixar "resíduos".
Prefiro começar do zero. Se estou certo, não sei.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


marcospr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 23:00:52
Obrigado pela resposta, Pedro.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #10 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 20:31:13
Sobrepor com 0 não é formatação física. Cartão de memória não tem formatação física e os atuais HDs são formatados fisicamente no processo de fabricação, só os HDs antigos que tinham setores do mesmo tamanho (como um disquete) é que podiam ser formatados fisicamente e isso era feito no setup do computador "coisa de 386 pra baixo".

E formatar diminui sim a vida útil do cartão, o cartão tem uma quantidade média de leituras e escritas. Claro que é muito grande, então formatar pode ser melhor que simplesmente apagar. Eu costumo formatar de vez em quando, mas não faço sempre, mais por preguiça do que por medo de detonar o cartão.

Formato na câmera por precaução, pois a princípio deveria ser a mesma coisa que formatar no computador.

[ ]s

Formel


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 20:38:50
formatacao fisica é tambem chamada de ''low level format' o qual é feito com um software disponibilizado pelo fabricante do hd, com este software é possivel realizar diagnostico, isolamento de bad-block, e este low level format, ele nao é feito no setup, é usado um cd com tools chamado hiren's na verdade é um boot-cd, ele carrega pelo dos e nao deixa carregar o windows
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2009, 20:40:30 por PeDrO_gAbRiEl »
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #12 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 21:43:00
Mas low level format não é formatação física. Na prática apenas "zera" o HD ou outro dispositivo de armazenamento, inclusive apaga as marcações de bad block, ou pelo menos tenta já que alguns dispositivos não deixam o software fazer isso. E formatação física, antigamente era feita no setup, mas isso era na época do 386 pra "baixo", hoje não existe mais isso no setup. Por software não tem como refazer o local onde estão armazenados os metadados de posição do HD e muito menos em cartões de memória. Só em HDs muito antigos é que era possível fazer isso.

Hoje não existe mais formatação física, acho que nem em HD SCSI dá mais pra fazer isso. Esses utilitários de HD moderno não formatam fisicamente o HD, pode ter certeza disso. Talvez em disco SCSI mas com certeza em IDE não.


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 21:55:36
na verdae bad-block é muito dificil de corrigir por ser na maioria das vezes um risco fisico no disco devido ao hd ''bater cabeça'' ou encostar a cabeca de leitura no disco, quando se tem bad-block o software apenas isola aquela area de leitura e escrita,
formatacao fisica é apenas a maneira da falar quando se faz low level format,
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


FAUKS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
    • http://
Resposta #14 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 14:20:07
Beleza de explicação.

A mesma explicação vale para pen drive??