Autor Tópico: Formatar o cartão de memória ou apagar as fotos  (Lida 24217 vezes)

rics

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
Resposta #30 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 21:34:37
o maior problema de remover a midia sem ejetar é que o pc tiver fazendo leitura ou escrita, é quase certo que os dados se corrompam...
o bom é comprar o kit do cartao ja com o leitor..
No escritório geralmente o pessoal troca arquivos espetando o PenDrive em Pc e Mac, copia o arquivo  verifica se está correto e arranca sem ejetar. Aqui já ocorreu muito de inutilizar o sistema de arquivos desta maneira, recuperando a mídia somente com uma reformatação.

Outro caso é em HD compacto, que arrancado do Mac mesmo sem atividade demora mais para montar. Coisa que não ocorre se ejetar corretamente.
Já no PC você arranca sem ejetar e ele monta rápidamente.

É claro o que vai contar bastante também é a qualidade, e o firmware do leitor.

Abcs


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #31 Online: 02 de Março de 2009, 16:49:11
Resumindo, formatar ou apagar? Formatar diminui a vida útil do cartão? A Sony A100 só apaga foto por foto ou formatando o cartão... será que formatar é tão ruim assim?

Valeu!  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Rubens Nemitz Jr

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
    • Rubens Nemitz Jr - Fotografia Profissional
Resposta #32 Online: 02 de Março de 2009, 18:54:24
Pelo que li novamente por aqui, já temos ramificações:
- Qual o procedimento mais adequado para prolongar a "vida útil" do cartão de memória?
- Qual a melhor forma de tornar os procedimentos de manipulação de arquivos mais eficientes?

Isso demonstra a evolução do tópico, e tenho certeza que as informações aqui presentes serão úteis pra muita gente!

Eu passei a "formatar" porque desde que participei de um outro tópico dentro de outro fórum que infelizmente já não existe mais, me convenci em sempre formatar o cartão, e também porque gosto de saber quantos clicks minha câmera está fazendo, e formatando passei a manter a seqüência de numeração na nomenclatura dos arquivos. Porque já me perdi pegando cartão daqui e dali com as fotos apenas apagadas, e por algum motivo, a câmera continuava a sequencia de numeração do cartão (ao menos na minha 30D era assim), então acostumei a formatar sempre para poder ter controle sobre o número de fotos!

Muitos apps. já importam direto para Library Album ou diretório especifico, apagam a mídia e ejetam.
Eu usava toda a suite de aplicativos Canon, sempre atualizadinha e tal! Ao plugar a câmera, tudo ficava mais fácil!
A partir do momento que comecei a descarregar via drive USB, preferi fazer tudo manualmente, mas isso é questão de gosto! Cada um possui seus métodos, manias, e acho isso bem pessoal!
Mas, como sou curioso, vou atualizar a suite da Canon aqui e fazer uns testes pra ver se eles já implementaram essas funções facilitadores, e quais seus benefícios!


o maior problema de remover a midia sem ejetar é que o pc tiver fazendo leitura ou escrita, é quase certo que os dados se corrompam...
o bom é comprar o kit do cartao ja com o leitor..
Assim como eu já vi pendrive pingar plástico na entrada frontal do PC (plugagem interna errada/invertida queima mesmo), já presenciei uns 3 desses MP3 Player/PenDrive/Fm/etc/etc que ao serem sacados sem a execução do metodo seguro e recomendado de remoção do hardware com segurança, nunca mais funcionaram! O que aconteceu lá dentro, ai já não sei!
Agora, se tem uma coisa que me deixa P¨%$@# da cara é quando tu vai ejetar o hardware e o SO te fala que não pode, aí vou lá, verifico se há algum processo pendurado, e mesmo não havendo nada, nem luzinha piscando, nem processo preso, a P$¨%&*¨@! não pode ser removida... Lá um vez ou outra isso acontece :(
O pior de tudo é que, para os leigos, a necessidade de ejetar o hardware só é assimilada depois da perda de algum dispositivo físico de armazenamento de dados :S


Copio, não corto e colo, pois já tive problemas fazendo isso, eu sempre faço cópia (copiar/colar, não cortar/colar) do conteúdo do cartão. Depois de estar tudo bonitinho no computador eu apago as imagens do cartão, de vez em quando formato o cartão na câmera, não faço sempre por preguiça ou esquecimento, mas não vejo nada de mais em formatar sempre.

Faço exatamente isso! A única diferença é que eu formato sempre! Mas Ctrl-X nunca...



Olha, eu trabalho há tantos anos com informática... Desde os tempos do Quantum BigFoot (quando usávamos o Park no DOS para deitar a cabeça de leitura do HD), que tenho até hoje, e deve estar em 3 dígitos de vezes formatadas já, assim como meus cartões Compact Flash!
Eu nunca fui de focar muito em teorias! Sou mais prático, leio o que precisa, aprendo e faço, sei lá, meu jeito...
E, na minha experiência, posso afirmar que coisas boas não se vão com formatações!
Exemplo meio fora de mão esse que vou falar, mas... Veja pelas mídias CD-RW e DVD-RW. Disso entendo um pouco, pois já gravei tanta mídia para o Governo daqui que perdi as contas há tempos, e posso afirmar que, nos Regraváveis, o tempo de vida depende do tanto que você paga por ele! Exemplo, tenho um DVD-RW do Philips que ele simplesmente não acaba! Já passou por N tipos de drives gravadores e nunca dei nada, mas paguei R$35,oo nele... Agora, me pergunta quanto já esquentei a cabeça com marcas piores e mais baratas!
Agora, vocês me perguntam: "Pow, mas o que esse cara está falando! Nada a ver!"
Eu digo que tem a ver sim, pois minha teoria é que você pode usar a formatação pela câmera, pois a função está lá pra ser usada, e lendo no manual tanto do cartão CF (só uso Sandisk) como na câmera não há nenhuma restrição descrita!
Veja, o primeiro Sandisk que comprei na minha vida, comprei há uns 3 anos ou mais, quando 2GB era o maior cartão que tinha, e nunca tive dó dele! Sempre formatei, e ele é o meu cartão nº1 (frente de batalha), e está funcionando!
Assim como todos os HDs IDE e SATA (Seagate) que tenho, Pendrives (Sandisk e Kingston) e mídias de qualidade(Philips e HP), os quais "na prática" nunca tive pena nem receio de formatar e aí estão até hoje!
Agora, não vou denegrir outras marcas, mas assim como me deparei com coisas boas, tive as ruins que se foram, e com isso aprendi que qualidade geralmente custa um pouco mais caro, e na maioria dos casos duram mais!

Enfim, segundo minha experiência "prática", eu diria que formatar não diminui a vida útil dos dispositivos de armazenamento de dados, desde que tenham qualidade!

Desculpe a minha falta de conhecimento teórico - onde nem me meto em discutir sobre dados gravados mecânicamente ou virtualmente em chip de silicio -, mas acho que um pouco de conhecimento prático também é válido!

[sim, já me disseram que eu escrevo demais as vezes  :D]

Abraços pessoal _o/
« Última modificação: 02 de Março de 2009, 18:57:55 por NasAlturas »
Rubens Nemitz Jr
Flickr www.flickr.com/nasalturas
Flickr www.flickr.com/rubensnemitzjr


VENDENDO mochila Vanguard Up-Rise 48


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #33 Online: 02 de Março de 2009, 22:23:59
Já que vc falou em Seagate, descobri que meu HD veio com defeito de fábrica!  :shock:  :aua:

Não perdi nada (ainda), mas a Seagate recomenda atualização do firmware. Segue o Link:

http://seagate.custkb.com/seagate/crm/selfservice/search.jsp?DocId=207931

É bom a galera dar uma olhada para saber se tem HD na lista, fazer backup e depois atualizar o firmware.

[ ]s

Formel


Rubens Nemitz Jr

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
    • Rubens Nemitz Jr - Fotografia Profissional
Resposta #34 Online: 02 de Março de 2009, 23:03:41
Ufa! Verifiquei aqui os meus HD's e não estão na lista!
Mandei o link para uns amigos...
Valew pela informação  :ok:
Rubens Nemitz Jr
Flickr www.flickr.com/nasalturas
Flickr www.flickr.com/rubensnemitzjr


VENDENDO mochila Vanguard Up-Rise 48


rics

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
Resposta #35 Online: 02 de Março de 2009, 23:43:15
Galera, na câmera e no computador existem dois tipos de formatação.

A rápida e a de baixo nível, a rápida é a mesma coisa que deletar e esvaziar a lixeira.

Simplesmente por se tratar de memórias baseadas em flash não vai fazer diferença escolher entre um processo demorado e outro rápido. A não ser que o sistema de arquivos do cartão esteja danificado, daí sim é necessário uma formatação de baixo nível.

Para importar eu utilizo o Aperture via protocolo PTP mantenho as fotos até o cartão se encher e caso tire outras fotos, importo novamente com a opção não duplicar na library dificilmente chego a ocupar os 8GB e se o cartão estiver cheio tenho outro de reserva.

Quando um dispositivo teima em não ejetar o ultimo caso seria um logoff ou desligar a máquina.

O mau hábito que tenho é o de puxar o cabo USB do HD externo quando o computador está em repouso na hora de sair, preguiça de fazer logon e ejetar. Se bem que é aconselhável não deixar nada conectado em modo de espera, o que pode queimar o dispositivo também.
 


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #36 Online: 03 de Março de 2009, 11:22:01
Marcos
Eu geralmente vou formatar os cartoes nas maquinas, as vezes tambem faço isso no note,
depende da situaçao do trabalho.
NUNCA teve nenhum problema de nada, ja tambem apaguei as fotos.
Nao sei se existe alguma diferença importante nisso.
Eu sou fotografo, conheço o basikao de informatica.
Abraço
Angelo.


THUNDER

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 751
Resposta #37 Online: 03 de Março de 2009, 14:55:59
 :fight: Bom, eu sempre transfiro a fotos da camera para o pc via cabo ( sem tirar o cartão ) apago as fotos e em seguida formato, sempre nessa ordem, apago e depois formato, sempre...   :snack:


Rubens Nemitz Jr

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
    • Rubens Nemitz Jr - Fotografia Profissional
Resposta #38 Online: 03 de Março de 2009, 17:38:05
Apagar as fotos e depois formatar...

Acho que então tu pode apenas formatar, pois isso já zera tudo, no meu ver, e tu economiza 1 procedimento  :D

Abrax _o/
Rubens Nemitz Jr
Flickr www.flickr.com/nasalturas
Flickr www.flickr.com/rubensnemitzjr


VENDENDO mochila Vanguard Up-Rise 48