Autor Tópico: [TEXTOS] Material disponibilizado pela Escola Focus  (Lida 5879 vezes)

Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Online: 15 de Fevereiro de 2009, 11:45:25
Como todos sabem meu compromisso é com a fotografia e, dessa vez, achei interessante a iniciativa de um professor da escola Focus de disponibilizar uma parte do material utilizado pela escola através do seguinte link:
http://www.escolafocus.net/download/

Criei um tópico específico para divulgar o material acima porque onde foi postado o trânsito é menor e se perdia em meio aos comentários.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=23019.20

Bem, espero que isso não configure/incentive propaganda.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2010, 14:32:46 por Kika Salem »


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 21:59:06
Beleza de colaboração, Kika. Tem muito material.
 :ok:


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 00:35:36
Muito Bom! Obrigado Kika! Parabéns a escola Focus.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 09:59:10
muito interessante
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 10:18:40
Achei legal porque é uma apanhado de coisas, muitas delas de fora da própria escola, como consolidação achei super interessante. Comecei a ler aqui e achei alguns problemas que acredito que a escola possa corrigir.
Tem vários artigos que não estão com as fontes citadas, principalmente os em inglês, que a maioria são artigos de alguns autores consagrados (que nada tem a ver com a escola) e pela norma de citações brasileira deveriam conter não só o nome do autor, como o endereço de acesso, além de autorizações específicas de uso dadas pelos autores.
Entender a cor, por exemplo, é um material copiado de forma integral de um texto do António Matias para a 1000 imagens, que não contém um crédito ou referência sequer para o autor real do texto (dando a entender que é uma produção da escola). O lentes e formação da imgem possuem o mesmo problema, é um texto do MIT publicado traduzido e publicado pelo Universia. O Texto sobre o momento decisivo também tem um problema, porque é um capítulo retirado de uma consolidação brilhante do Henrique José da Galeria Zoon, que foi citado como fonte direta, mas não é, carrega as mesmas diferenças do artigo do henrique josé, portanto deveria ser referenciado a ele e correferenciado à Elaine. O Texto de Teoria da Informação (área que estudo) é mais um exemplo de texto que passa a impressão de ser da escola, mas não é citado. Este texto é de um site chamado Speculum.
Acredito que os responsáveis pela escola devam dar uma verificada nestas questões, porque na área de fotografia as fontes e os autores tem que ser valorados.

Além disso comecei a ler alguns itens que me parecem ser da própria escola e encontrei um probleminha no texto sobre o sistema de Zonas, acredito que o professor Enio Leite poderia corrigir esta parte de seu texto:

Citar
já que o filme reproduz uma infinidade de tons de forma linear

Nem o filme e nem o digital reproduzem os tons de forma linear, por isso que o sistema de zonas precisa ser adaptado de acordo com a latitude, principalmente depois da implementação da norma ISO de sensibildade. O filme produz os tons de acordo com uma curva de Hurter e Driffield, enquanto o digital produz tons de acordo com uma exponencial.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 11:42:55 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 11:28:24
Eita....

Quanto mais mexe, mas se encontra enroscos com essa Focus...
Uma instituição que ensina fotos cometendo deslizes na área do direito autoral...  :no: :no: :no:
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 12:07:46
É interessante colocar a questão dos direitos autorais, isso vale pra tudo e pra todos, em qualquer tempo e lugar.

Mas é bom lembrar que no tópico de origem, citado acima, o professor da escola não disse em nenhum momento que os textos eram de autoria da escola ou do seu proprietário. Disse o professor que são textos que não mais integram as apostilas, mas que eles
resolveram disponibiliza-los em um link, para todos. São textos, bons, com conteudo. interessantes, que não se encontram em qualquer lugar.

Acredito que seja só um problema de organização mesmo como já disse em outro tópico. Também é bom lembrar que o fórum não tem nada contra a escola nem tampouco incentiva nem promove uma ofensiva contra ela, pelo menos nunca presenciei nada que comprovasse tal intento. São questões pontuais, de grande pertinência, que foram colocadas pelo Leo e que devem ser solucionadas por se tratar de uma questão importante, os direitos autorais. Todavia, resolvido a questão, a iniciativa é positiva.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 12:14:40 por Kika Salem »


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 12:09:06
Que baixaria essa prática de assumir a autoria alheia...
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 12:12:00
Que baixaria essa prática de assumir a autoria alheia...

Xiru,
Não assumiu autoria alheia, como disse o Leo dão a impressão porque não vem citado a fonte, mas também não vem dizendo que o texto é de fulano quando na verdade é de cicrano.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 12:16:07
Mas seu eu colocar uma foto de outra pessoa no meu site, sem créditos, os desavisados que olharem pensarão que a foto é minha. Ou, como preferes, "dão a impressão". Sinceramente, não creio que tenha sido apenas uma falha de atenção. Na melhor das hipóteses, uma falta de consideração com quem suou pra escrever cada artigo.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 12:47:27
A kika resumiu bem, acredito que a questão ai seja que eles tenham a oportunidade de arrumar isso, porque é como o Xiru disse, da forma que está parece mesmo que é material próprio, enquanto de fato não o é. A iniciativa como um todo é interessante, mas precisa ser ajustada para não dar margem para esse entendimento dúbio. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 12:49:24
Mas seu eu colocar uma foto de outra pessoa no meu site, sem créditos, os desavisados que olharem pensarão que a foto é minha. Ou, como preferes, "dão a impressão". Sinceramente, não creio que tenha sido apenas uma falha de atenção. Na melhor das hipóteses, uma falta de consideração com quem suou pra escrever cada artigo.

Xiru:
Não estou desconsiderando sua opinião, sua explicação tem fundamento. A indicação da autoria é um problema a ser resolvido.

O que eu estou tentando evitar aqui é que de novo pareça que estamos realizando um levante contra a escola, como já ocorreu outra vez. Só que agora sob a minha responsabilidade, já que fui eu que tive a iniciativa de trazer o link para cá. E também deixar claro que o fórum - como espaço coletivo que agrega pessoas diferentes, com interesses também diferentes - não está promovendo uma ofensiva contra esta ou qualquer outra escola, já que problemas muitas têm.

P.S.: Postei junto com o Leo.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 12:50:06 por Kika Salem »


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 12:56:23
Ah, ok.
Bem, como não estou sempre aqui, nem sabia que já houve problema de entendimento com a Focus =/
Explicito então que é MINHA opinião, pra evitar mal entendidos, e que seria a mesma com qualquer escola que fizesse isto ;)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 00:17:42
Parte deste material disponibilizado pela Focus estão em suas apostilas e também não fazem nenhma referência a fontes ou créditos aos reais autores.

O engraçado disto tudo é que o Ênio se diz injustiçado quando uma instituição de ensino usou um texto dele sem lhe dar os devidos créditos.

Outra curiosidade neste textos disponibilizados pela Focus é que quando o texto é o Ênio ele faz questão de colocar os créditos no final, p.ex.: em http://www.escolafocus.net/download/flash.pdf.

Como eu disse, só sendo um burro como eu para querer encontrar honestida na região da Sé!
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2009, 00:22:13 por Ricardo Lou »
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #14 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 08:07:21
Srta Kika,

Parabéns pela iniciativa de compartilhar esse link com material muito interessante. Cabe agora ao Prof. Ênio manter a ética profissional e corrigir esses graves deslizes na área do direito autoral. Como o Fernando disse, não se pode cometer - e pior - manter falhas desse tipo, principalmente em se tratando de uma escola de fotografia.

Eliane,
Esta não é a área correta para sua postagem - logo irão movê-la - porém informo que aqui no fórum existem muitos bons profissionais atuantes no Sul que poderão ajudá-la.

Seja bem-vinda!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo