Autor Tópico: Chegando... dúvidas e muito mais!  (Lida 1949 vezes)

photosophia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 15 de Fevereiro de 2009, 18:11:15
Fala galera! Sou Marcos e estou entrando no mundo da fotografia agora, mas já tenho plena certeza que pretendo me desenvolver profissionalmente.
Para isso gostaria de contar um pouco com a ajuda e paciência de vocês, afinal estou apenas iniciando as minhas pesquisas sobre equipamentos e a arte de escrever com luz.
Tenho algumas dúvidas iniciais a serem esclarecidadas:
1 - Quais são as concorrentes da Alpha 200 na linha da Nikon e da Cannon?
2 - Quais os melhores equipamentos no nível de entrada das DSLR?
3 - Qual a melhor compra para quem hoje não entende de fotografia mas pretende se tornar profissional?
4 - Dada a restrição orçamentária é preferível investir em um corpo potente ou em lentes mais avançadas?
5 - Qual a marca ou sistema me oferece maior capacidade de incremento de performance?

 :ok:

Valeu, Photosophia!


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 20:40:35
Complicado hein rs
Vou responder apenas algumas, porque outras são bem pessoais.

Citar
1 - Quais são as concorrentes da Alpha 200 na linha da Nikon e da Cannon?
Nikon D60 e Canon XS (tem a Canon XSi também)


Citar
2 - Quais os melhores equipamentos no nível de entrada das DSLR?
Questão quase que pessoal. Depende do uso também porque cada uma tem suas vantagens e desvantagens... mas além da A200/A300, D60, XS/XSi, também há outras opções como Olympus E-420, Pentax k2000 / K200D e Panasonic G1 (que não é reflex)

Citar
3 - Qual a melhor compra para quem hoje não entende de fotografia mas pretende se tornar profissional?
Depende rs
Você tem que escolher o sistema que quer seguir. O que você acha que é o melhor custo x benefício para você. Há quem escolha Nikon, Canon, e por aí vai...


Citar
4 - Dada a restrição orçamentária é preferível investir em um corpo potente ou em lentes mais avançadas?
Em lentes. Os corpos das câmeras ficam ultrapassados rapidamente, mas a lente é um investimento bem mais durável...

Citar
5 - Qual a marca ou sistema me oferece maior capacidade de incremento de performance?
Idem a resposta 3 rs


photosophia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 23:30:09
Pretendo ajudar-nos um pouco mais, por isso meus comentários para que vocês continuem podendo me guiar da melhor maneira possível. Afinal não é só a compra da máquina mas como devo aprender a decidir por mim mesmo! Enfim, seguem eus comentários sobre suas respostas.

2-Como devo especificar o uso que pretendo ter com o equipamento?! Por exemplo, pretendo fotografar esportes, modelos e o cotidiano! Pretndo decidir entre Canon, Nikon ou Sony, portanto já descartei essas outras marcas.

3-Valorizo qualidade e possibilidade de bons upgrades e é dentro desse critério que pretendia me guiar pra escolher um "sistema", seja ele Sony, Canon ou Nikon pois todas equiparam-se se escolhermos um "tipo" ou nível de produto, certo? Minha dúvida mais pontual seria, se começando por umas da citadas acima Canon XS, Sony A200 ou Nikon D60, qual delas me oferece melhor relação de qualidade por grana gasta e mais, qual que com o tempo me daria a opção de maior qualidade e melhor custo para lentes e acessórios?

4-Se isso é realmente verídico, qual o motivo de termos opções de corpos tão caros se desde as primeiras e mais baratas as funcionalidades do corpo se equiparam?! Ao menos, o que por hora sei e ouço é que as lentes é que realmente dão o tom de um bom trabalho, correto?

5-Com qual equipamento/sitema você começou a fotografar?! Que tipos de fotos faz? Já fez algum upgrade? Porque escolheste tal marca. Dadas as opções de hoje em dia, mudaria sua opinião?!

Ajudem por favor, valeu, Photosophia.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 13:35:50
Pretendo ajudar-nos um pouco mais, por isso meus comentários para que vocês continuem podendo me guiar da melhor maneira possível. Afinal não é só a compra da máquina mas como devo aprender a decidir por mim mesmo! Enfim, seguem eus comentários sobre suas respostas.

2-Como devo especificar o uso que pretendo ter com o equipamento?! Por exemplo, pretendo fotografar esportes, modelos e o cotidiano! Pretndo decidir entre Canon, Nikon ou Sony, portanto já descartei essas outras marcas.

3-Valorizo qualidade e possibilidade de bons upgrades e é dentro desse critério que pretendia me guiar pra escolher um "sistema", seja ele Sony, Canon ou Nikon pois todas equiparam-se se escolhermos um "tipo" ou nível de produto, certo? Minha dúvida mais pontual seria, se começando por umas da citadas acima Canon XS, Sony A200 ou Nikon D60, qual delas me oferece melhor relação de qualidade por grana gasta e mais, qual que com o tempo me daria a opção de maior qualidade e melhor custo para lentes e acessórios?

4-Se isso é realmente verídico, qual o motivo de termos opções de corpos tão caros se desde as primeiras e mais baratas as funcionalidades do corpo se equiparam?! Ao menos, o que por hora sei e ouço é que as lentes é que realmente dão o tom de um bom trabalho, correto?

5-Com qual equipamento/sitema você começou a fotografar?! Que tipos de fotos faz? Já fez algum upgrade? Porque escolheste tal marca. Dadas as opções de hoje em dia, mudaria sua opinião?!

Ajudem por favor, valeu, Photosophia.

Prezado-a
Alem do interesse jornalistico na questao.
Observe que os profissionais do ramo usamos
NIKON OU CANON.
E bom antes de pensar em gastar dinheiro
ESTUDAR!!!!
Procure algum curso para amadores , seguindo logo
os degraus seguintes.
Se bem e verdade que nao existe curso de fotografo profissional!!!
Voce pode primeiramente adquirir uma certa bagagem teorica, para logo se lanzar a campo.
Fazer compras erradas , por falta de conhecimento, podem trazer um bom prejuizo financeiro.
Bemvindo a fotografia!!!!!!!!
Abraço
Angelo.



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 13:49:26
Prezado-a
Alem do interesse jornalistico na questao.
Observe que os profissionais do ramo usamos
NIKON OU CANON.
E bom antes de pensar em gastar dinheiro
ESTUDAR!!!!
Procure algum curso para amadores , seguindo logo
os degraus seguintes.
Se bem e verdade que nao existe curso de fotografo profissional!!!
Voce pode primeiramente adquirir uma certa bagagem teorica, para logo se lanzar a campo.
Fazer compras erradas , por falta de conhecimento, podem trazer um bom prejuizo financeiro.
Bemvindo a fotografia!!!!!!!!
Abraço
Angelo.



CARO
POR SER USUARIO DE NIKON FAZ TEMPO,
EU TE DIRIA COMPRA UMA D60-KIT, UM SB800, E VAI PRA ESCOLA.
ESTUDA, ESTUDA , ESTUDA,
E FAZ PRATICA COM A 60 QUE E OTIMA MAQUINA.
NA LINHA CANON TAMBEM HA EQUIVALENTES.
O TEMPO, OS CURSOS E A PRATICA VAO RESPONDER TODAS ESSAS PERGUNTAS.
TODO AO SEU TEMPO.
FICA DIFICIL PARA UM PROFISSIONAL,
TE EXPLICAR ANOS DE BAGAGEM, EM 5 PALAVRAS.
VAI ENFRENTE
A PROFISSAO DE FOTOGRAFO E SENSACIONAL.
O LEQUE DE POSSIBILIDADES E ENORME!!!!!!!!


photosophia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 20:33:46
Ajuda urgente please! Me ajudem a não cometer erros desnecessários, por favor! O tema é a aquisição do meu primeiro equipamento com vistas a possíveis upgrades e um custo benefício mais alto possível nesse início de relacionamento com a fotografia!

2-Como devo especificar o uso que pretendo ter com o equipamento?! Por exemplo, pretendo fotografar esportes, modelos e o cotidiano! Pretndo decidir entre Canon, Nikon ou Sony, portanto já descartei essas outras marcas.

3-Valorizo qualidade e possibilidade de bons upgrades e é dentro desse critério que pretendia me guiar pra escolher um "sistema", seja ele Sony, Canon ou Nikon pois todas equiparam-se se escolhermos um "tipo" ou nível de produto, certo? Minha dúvida mais pontual seria, se começando por umas da citadas acima Canon XS, Sony A200 ou Nikon D60, qual delas me oferece melhor relação de qualidade por grana gasta e mais, qual que com o tempo me daria a opção de maior qualidade e melhor custo para lentes e acessórios?

4-Se isso é realmente verídico, qual o motivo de termos opções de corpos tão caros se desde as primeiras e mais baratas as funcionalidades do corpo se equiparam?! Ao menos, o que por hora sei e ouço é que as lentes é que realmente dão o tom de um bom trabalho, correto?

5-Com qual equipamento/sitema você começou a fotografar?! Que tipos de fotos faz? Já fez algum upgrade? Porque escolheste tal marca. Dadas as opções de hoje em dia, mudaria sua opinião?!

Muito obrigado, Marcos


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 23:06:43
Marcos, é difícil decidir uma câmera para outra pessoa rs
Analisando a ficha técnica delas, eu iria de A200 por ter estabilizador de imagens, ter uma pegada melhor e ainda poder usar o flash em wireless. Mas na prática pode ser diferente pois nunca usei nenhuma das três.
O ideal seria você pegá-las na mão e ver qual você se adaptaria melhor.

5-Com qual equipamento/sitema você começou a fotografar?! Que tipos de fotos faz? Já fez algum upgrade? Porque escolheste tal marca. Dadas as opções de hoje em dia, mudaria sua opinião?!

Bem, pra mim fotografia ainda é um hooby.
Quando optei pela Pentax K100D, a escolhi por causa do ISO3200 que na época era um diferencial, assim como o estabilizador de imagens, o maior visor da categoria e também porque eu achava a A100 (que era minha outra opção muitooo feia rs.
Não me arrependi, apesar dos defeitos que ela tem (foco bemmm lento a noite e outros problemas de sistema mesmo). Mas se eu fosse trabalhar profissionalmente, aí eu teria me arrependido porque são problemas que não podem acontecer em eventos, por exemplo...


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #7 Online: 23 de Fevereiro de 2009, 16:32:54
Esportes, modelos e o cotidiano. Basicamente tanto faz a câmera, para essa escolha o que vai importar são as objetivas. Esportes é muito abrangente, qual esporte?

Se eu fosse vc limitaria a Canon ou Nikon, pois encontrar objetivas para a Sony aqui no Brasil é bem mais difícil e costuma ser mais caro também. Embora o conjunto Sony seja uma boa escolha, isso limitou minha decisão na época que comprei minha câmera.

Passei por isso tem pouco tempo, e ainda estou fazendo um curso no Senac, acho que é o melhor curso para quem está começando e olha que pesquisei muito. O Senac tem uma estrutura muito boa e se vc tiver sorte pode pegar um professor "famoso" no mundo da fotografia.

Eu optei por Canon pois achei que a XSi, em comparação com as outras da mesma categoria, tem mais recursos e uma imagem excelente. Mas isso é o que eu acho! Pois isso é uma questão muito pessoal e embora o fórum seja ótimo para te ajudar no final é vc quem vai escolher. De qualquer forma se vc está começando agora invista em conhecimento, esta é a melhor compra que vc pode fazer. Faça um curso é uma forma de aprender muito em pouco tempo.

[ ]s

Formel


jonasle

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
  • Novato sofre...
Resposta #8 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 22:15:44
Como amador há 3 meses (...) e proprietário de uma NIKON D90 vou me permitir alguns toques:
1 - Leia bastante, aqui nesse forum tem muita coisa boa escrita sobre teoria, prática e equipamentos;
2 - Cuidados com cursos... já gastei dinheiro para aprender o que já sabia fazer sozinho. Leia repetidas vezes o manual da sua máquina e as dicas aqui do forum e saia praticando, ops, fotografando;
3 - Tem um livro "Fotografia Digital"... é um dos mais vendidos e extremamente prático. Para aprender teoria, procure outro.
4 - Por último, antes de comprar minha máquina ouvi um conselho sábio... se você acha que seu hobby terá vida longa, faça um esforço extra e compre um modelo um pouco melhor na largada. Foi o que fiz... e nestou muito satisfeito.
Abs
NIKON D90 + NIKON 18-200mm


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 18:07:30
Como amador há 3 meses (...) e proprietário de uma NIKON D90 vou me permitir alguns toques:
1 - Leia bastante, aqui nesse forum tem muita coisa boa escrita sobre teoria, prática e equipamentos;
2 - Cuidados com cursos... já gastei dinheiro para aprender o que já sabia fazer sozinho. Leia repetidas vezes o manual da sua máquina e as dicas aqui do forum e saia praticando, ops, fotografando;
3 - Tem um livro "Fotografia Digital"... é um dos mais vendidos e extremamente prático. Para aprender teoria, procure outro.
4 - Por último, antes de comprar minha máquina ouvi um conselho sábio... se você acha que seu hobby terá vida longa, faça um esforço extra e compre um modelo um pouco melhor na largada. Foi o que fiz... e nestou muito satisfeito.
Abs


Caro Jonasle
concordo totalmente com voce,
otimo ponto de partida.
Como ja escrevi aqui,
e imposivel para um profissional,transmitir a bagagem de anos em poucas palavras.
Mas se o entusiasta amador quer fotografar , bichinhos, modelos,passaros,paisagems,etc,etc
todas areas diferentes do ramo.
Eu ja fiz cursos do que sabia, tambem.
Mas para quem nao tem noçao de NADA.
um basikao ajuda a por os pes na terra!!!
Achei a d90 uma boa maquina , ja comprei 2,
melhor que a 200, a 80,tudo evolui,
a noventinha saiu muito boa!!,
Abraço
Angelo.