Autor Tópico: Quais as opções pra começar na brincadeira  (Lida 6991 vezes)

Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Online: 16 de Fevereiro de 2009, 08:38:07
Pessoal, quais as opções pra começar nessa brincadeira de médio formato?

Que modelos indicam? Quais as principais dificuldades?
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 08:59:40
Eu sugiro uma Yashica TLR.
A dificuldade que voce pode ter é o fotômetro estar mais para lá do que para cá ou sem funcionar. Melhor ter um fotômetro de mão, uma digital compacta ou até usar a regra "sunny 16".
Um parassol também cai bem. Sá comprando no Ebay, por aqui eu nunca vi.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 10:07:18
Para ser franco, minhas fotos ficaram melhor fotometradas quando passei a usar fotometria estimada...
Até com DSLR, quando se tem tranquilidade para fotografar (sem pressa), ignoro completamente o que diz o fotômetro.

Na minha opinião, nessas antigas TLR, a falta do fotômetro não chega a ser um impecilho, pode até levar a campo um fotômetro de mão para conferir a fotometria, mas a princípio, dá pra calcular a fotometria numa boa.

Se quiser, anote a regulagem dos primeiros filmes, depois acostuma e nem precisa mais.

Quanto às opções, se for olhar o preço inicial, a YashicaMat é uma boa pedida, porém com as limitações inerentes desse tipo de câmera. Se preferir uma SLR, a Mamiya é bem legal. A 645 1000S por exemplo, dispões de uma gama enorme de lentes Sekkor, todas de boa qualidade, se preferir procure uma que tenha visor penta-prisma (tem deles com e sem fotômetro)dê preferência para um visor com fotômetro, mesmo porque, se um dia resolver vender a máquina, o visor com fotômetro é mais apreciado. Essa câmera é muito robusta, praticamente inquebrável no uso normal, assistência técnica fácil, pois tem peça disponível e qualquer bom técnico mexe.

Depois tem a Rollei TLR, que dispensa comentário, pois já é um ícone.

Tenho aqui dois conjuntos de Bronica com lentes Nikkor desde GA até tele 200mm, comprei a tempos essas duas câmeras e vieram também no estojo os anéis de macro, um anel helicoidal com escala de macro, tudo novinho...talvez por estarem em muito bom estado, nunca deram problema, e eu adoro essas câmeras, além do que são bonitas ao extremo...tudo finamente usinado em aço inoxidável, os encaixes precisos, linda-linda...tudo enorme, até os ruídos da alavanca de transporte e obturador são marcantes.

Um senão dessas duas últimas citadas é a ergonomia, não tem onde pegar, elas são quadradas, é como segurar um tijolo, mas existe uns manípilos para elas, nunca me preocupei com isso, mas se preferir ter um, dá pra conseguir pois existem.

Acho que pegando na mão e examinando cada uma delas, vc chega na preferida.   


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 10:08:35
Vai de Pentax 67. Talvez 645. Ambas com opções de preço bem interessantes. Boa oferta de lentes e acessórios.
-22.352971,-48.775582


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 20:23:11
Alex, as opções, ao meu ver, são várias e depende do seu bolso.

Como disse o Arnaldo, eu iria de Yashica, devido ao custo benefício. E se gostar (e creio que vai) pule pra uma Rolleiflex, e depois uma Hassel. Mas cuidado pra não pegar minha doença... porque vai começar a comprar tudo que esteja no meio dessas.

No que se refere ao fotômetro, esqueça desse detalhe, e se achar uma com um funcionando, tenha fé em você e arranque a bateria. É muito bom começar a fotometrar com "o calor da pele e o brilho dos olhos". A foto conseguida sairá num misto de orgulho paterno e competência comprovada frente às peculiaridades do filme.

Eu começaria com uma Biflex (TLR) mesmo, pra experimentar médio formato da maneira mais romântica que conheço. Além do que, vai mudar completamente sua forma de ver o mundo: ao contrário e em quadrado.  :ok:
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 20:30:18 por Elmo »


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 21:02:00
confesso que a ausência do fotômetro me preocupa...rs

tinha pensado numa pentax, mas estou na dúvida

a história é relativamente longa, comecei a dar oficinas de fotografia pros meus alunos da escola num tempo livre (o resultado foi legal, com alunos expondo em salões respeitáveis) e acabai ganhando um lab de revelação praticamente completo, com ampliador colorido e v';arias lentes. Depois consegui outro ampliador.

já faço pinhole com a molecada, e com esse grupinho de fotografia a gente discute muito linguagem e tal, muitos inclusive usam câmeras de filme, quero at;e montar um dos labs lá na escola (assim que a[render a usar o que já ganhei) e as médio formato entrariam tb nessa brincadeira, ai no caso uma brincadeira minha, pra fotos que hoje ainda não consigo fazer.

estou ouvindo s opiniÕES DE QUuem conhece do assunto.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 21:16:27
Acho que prá sentir meeeesmo o barato do MF , uma 6X7 é mais legal.
Na escola usei uma Mamiya RZ67, grandona, poderosa, muito legal.
Mas se fôr pela portabilidade, então as 645 são melhores.  :)


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 21:21:25
Alex, fotômetro não faz falta usando negativo, com cromo é mais difícil.
E fica legal para usar com alunos.
http://expomat.tripod.com/
http://www.fredparker.com/ultexp1.htm
http://camaraobscura.fot.br/2007/07/11/guia-para-fotografia-sem-fotometro/
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 21:42:30
Yashica Mat 124G.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #9 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 22:05:25
Alex,

Uma Pentax 67 (que adoro) é uma SLR gigante. Não vejo novidades pra quem está acostumado com SLR (ou mesmo DSLR). As médio formato reflex de uma lente (Mamiya 645 e similares) já mudam um pouco a coisa. Mas as TLRs são totalmente diferentes. E você disse algo como que queria uma novidade, certo?

E viva o quadrado!
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 22:07:29 por Elmo »


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #10 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 23:14:11
Concordo com o Elmo. As pentax mf são muito legais, mas são pesadas e grandes. Fora que não estão num patamar "das baratinhas". São máquinas que trocam a lente, possuem prismas com fotometro, etc. Acho q são máquinas com compromissos maiores. Uma TLR é bem mais despretensiosa, bem mais leve, e, porque não, portátil. Eu comprei uma a alguns meses por indicação do pessoal do fórum, e não me arrependo nem um pouco. É charmosa, não assusta ninguém, enfim, eu pelo menos estou muito satisfeito.

Abraços


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #11 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 21:23:13
ok, ouvindo quem manja do assunto, eu provavelmente vá atrás de uma tlr baratinha e depois quem sabe pegue uma pentax ou mamiya, vou ouvir quem sabe do assunto e tentar ativar meu lab em casa, ficar com dois ampliadores parados é desperdício
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


glauco frança

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
    • Fotos
Resposta #12 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 22:26:23
Cara, se arrumar uma Rolleiflex legalzinha, compre, porque é só um pouquinho mais cara que uma Yashica e tem lentes e construção de primeira.
"I see dead pixel!!!"


mauricio alexandre

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 18:05:08
Alex,
Compra mamya 645, pentax 645 ou 67.
Falando nisso tenho pentax 645 e 67 Posso vender uma das 2 pra vc
me adiciona no msn


ofsouto

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 13 de Setembro de 2009, 19:46:16
Tente começar com uma Rolleiflex.
Nikon F
Olympus OM-1n
Olympus Trip 35
Ensign Selfix 820