Autor Tópico: [ARTIGO] Fotografia amadora e consumo  (Lida 20384 vezes)

RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 19 de Maio de 2009, 06:37:21
Agradeço a todos pelos comentários sobre o texto.

Ana, a sua questão é pertinente. Veja só, a questão toda está muito menos no comportamento individual dos consumidores do que na forma como tudo é apresentador e organizado. Esse sistema não se pauta no consumismo desenfreado, mas sim num modelo que nos leva a consumir o tempo todo, mesmo quando não queremos. Você vê, as coisas são feitas para durar pouco (como a sua câmera). Mesmo quando duram, são feitas para parecerem obsoletas rapidamente. Atualizações são impossíveis e consertos são caríssimos. Ou seja, quando temos um problema, fica mais fácil, barato e "vantajoso" trocar de câmera.

O que podemos pensar é o que já foi colocado no artigo: você de fato precisa dos avanços do novo modelo? Eles tiveram um grande impacto na sua fotografia? Eles garantem que você não terá que trocar de equipamento daqui a dois ou três anos novamente?


glauco frança

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
    • Fotos
Resposta #16 Online: 19 de Maio de 2009, 13:42:27
Ótima discussão, RFP.

Lendo os posts acima fui lembrando de várias passagens observadas no últimos anos. Veio à memória a entrevista do fotógrafo da Benetton no Roda Viva, Oliviero Toscani, quando ele chamou os publicitários de vendedores (vendittori) e quase matou do coração o Petit (o "P" da agência DPZ), que começou a xingá-lo e desmerecer os vários prêmios que o fotógrafo havia recebido.

E lembrei também que é esse consumismo infantil que, entre outras coisas, vem matando o filme fotográfico, que eu tanto preciso para alimentar minha Rolleiflex de 1960. Inclusive a própria fábrica parece que fechou as portas recentemente... (Tentei fazer uma conta simples outro dia, pra calcular quanto essa máquina custou por ano de vida útil, e comparar com o custo das Canikons da vida. Desisti da conta).

Um ex-dono de loja de material fotográfico aqui em Sampa, por sinal um dos caras mais honestos e diretos na relação com o cliente e que tinha a loja mais charmosa da região central da cidade (deve ser por isso que acabou vendendo o negócio), um pouco antes de sair do ramo conversou comigo e apontando a vitrine mostrou uma antiga Leica de rosca, e falou:
- Veja, é uma puta câmera, mas quase ninguém mais quer ter nenhum trabalho para fazer uma foto.
"I see dead pixel!!!"


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 04 de Agosto de 2009, 22:20:26
RFP, hoje em dia a Nikon (por exemplo) fabrica modelos com mais e melhores recursos que a F5 (e até mesmo a F6) jamais sonhariam e jamais se ousaria dizer que ficariam obsoletas por não tem um limpador ultrasônico para o espelho...
Alguém em sã consciência é capaz de explicar porque a Sony (por exemplo) lança tantas câmeras compactas quase todo mês que fazem basicamente as mesmas coisas e só mudam mesmo o nome ou alguma frescurinha (pra mim é quase tudo igual) ?  :ponder: :ponder: :ponder:


Tom Photo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 05 de Junho de 2011, 15:01:07
Rodrigo:

Artigo excelente, como todos os outros que postaste. Parabéns.

E nenhum deles sujeitos à obsolescência.

Abraço.


Carolina A Castro

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 776
    • Carolina A Castro
Resposta #19 Online: 05 de Junho de 2011, 17:07:53
Rodrigo seus textos são muito bons, e esse é mais um, parabéns pela qualidade dos textos que vc divide aqui com todos nós.
Gostaria tb de chamar a atenção para o fato da velocidade do avanço tecnologico hoje em dia. Muito verdade que as coisas não são feitas como antigamente para durarem. Mas além do fator de marketing para venderem outros produtos o avanço tecnológico é realmente incrível e parece exponencial, ou seja cada vez demora menos para grandes pulos tecnológicos não só em equipamentos fotográficos.
Mas concordo plenamente que fotografia é arte e até com um pinhole um bom artista tira fotos muito mais interessantes que alguém sem o mesmo olhar com uma hassleblad.
É só dar uma paseada no flickr e olhar alguns exifs para ver usuários com câmeras bem básicas que dão um show de fotografia no pessoal da 5dmii.
Artigo muito bom mesmo, gosto muito de ler o que vc escreve.
Abs.


Francisco Barreto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 19 de Julho de 2011, 08:42:36
Difícil imaginar amadores que façam da sua fotografia um ode à liberdade. Além de sermos bombardeados todo o tempo com o que dizem "ser  bonito, ser bacana" em fotografia ainda destaco o fato dos amadores (me incluo) fazerem fotografias para os "outros". Deveríamos nos preocupar menos com o equipamento, menos com o que vão achar ( o achismo) das nossas imagens e curtir, aproveitar mais os momentos fotográficos (ambiente, clima, companhia...o que for). Fotografar sem stress e sem esperar "aprovação"!
Parabéns pelo artigo!
Abs!
Francisco Barreto


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #21 Online: 06 de Julho de 2013, 07:15:12
Ressussitando um tópico tão útil, quanto pertinente:
Pergunto: Voce não acha mais difícil dominar a técnica e conseguir uma expressão mais fiel da sua intenção ao fotografar, mudando/comprando equipamento toda hora?
Vejo por aí acontecer o seguinte: bons fotógrafos, que passam meses pra dominar completamente os recursos e as características de determinado equipamento, e quando o fazem, a primeira coisa a seguir e vendê-lo e começar todo o ciclo de novo. Dominam, mas não exploram. Assim que esse nível de aptidão técnica é atingido, sofrem um ataque de síndrome de obsolecência e partem pra outra câmera. Acho isso o fim do mundo, mas é amplamente praticado e aceito.
Eu procedo assim, por que acho a melhor maneira: vou devagar "desbravando" a câmera, comparando os resultados com a minha expectativa. Quando - e se - encontro uma limitação técnica incontornável naquele modelo de câmera, aí começo a pensar em trocar de equipamento. Mas avalio sempre a limitação existente, ao invés de acreditar na solução prometida pra problemas que não existem na realidade.
É um erro pensar que toda limitação ou falta de resultados se deve unicamente à câmera: o dia à dia mostra que o problema pode estar além dela, inclusive no fotógrafo,

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #22 Online: 06 de Julho de 2013, 22:05:25
Interessante a sua vasta lista de equipamentos...  :D


sergiotucano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.633
Resposta #23 Online: 06 de Julho de 2013, 23:55:25
Ressussitando um tópico tão útil, quanto pertinente:
Pergunto: Voce não acha mais difícil dominar a técnica e conseguir uma expressão mais fiel da sua intenção ao fotografar, mudando/comprando equipamento toda hora?
Vejo por aí acontecer o seguinte: bons fotógrafos, que passam meses pra dominar completamente os recursos e as características de determinado equipamento, e quando o fazem, a primeira coisa a seguir e vendê-lo e começar todo o ciclo de novo. Dominam, mas não exploram. Assim que esse nível de aptidão técnica é atingido, sofrem um ataque de síndrome de obsolecência e partem pra outra câmera. Acho isso o fim do mundo, mas é amplamente praticado e aceito.
Eu procedo assim, por que acho a melhor maneira: vou devagar "desbravando" a câmera, comparando os resultados com a minha expectativa. Quando - e se - encontro uma limitação técnica incontornável naquele modelo de câmera, aí começo a pensar em trocar de equipamento. Mas avalio sempre a limitação existente, ao invés de acreditar na solução prometida pra problemas que não existem na realidade.
É um erro pensar que toda limitação ou falta de resultados se deve unicamente à câmera: o dia à dia mostra que o problema pode estar além dela, inclusive no fotógrafo,

[]s,

RSalles

É o problema do consumismo... antes de esgotar todas as possibilidades com aquele equipamento, já sente necessidade de um novo , mesmo que, aquele atual ainda possa servir por muito tempo !

Falando da fotografia...
A questão da curva de aprendizagem, bom, ela vai diminuindo com a experiência com aquela linha. Se a pessoa já se situou e fica transitando entre equipamentos da mesma linha , e claro da mesma marca, a curva de aprendizagem se torna bem pequena, sendo necessária somente adaptações as novidades daquela linha.

Por exemplo, um usuário da linha intermediária da Canon que começou na 50D. Teve que se adaptar a 60D e agora precisará de umas semanas se adaptando a 70D.

O problema são com os verdadeiros consumistas que transitam entre marcas e linhas completamente diferentes só pelo prazer de consumir e querer sempre mais e mais!

Eu pretendo ficar na linha G da Panasonic, mais vai saber né ! :D
Panasonic Lumix G2  G-Vario14-42mm Flash Metz 36AF-5
http://www.flickr.com/photos/sergiotucano/


sagnori_picture

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • "Ei você ai diz, quando é que a gente foi feliz"
Resposta #24 Online: 17 de Setembro de 2013, 03:16:20
O assunto levantado pelo RFP é um fato inegável e como esse é um forum sobre fotografia, ele frisou bem um fato que acontece, com um frequência bem preocupante, nesse ramo.
 EMHO, quem se diz profissional em algo, tem no minimo a obrigação de dominar a técnica em um alto nível, então se o profissional não sabe qual equipamento ele tem que usar e acha que trocando de câmera a cada novo lançamento o fará um fotografo melhor, eu vejo nisso um desastre, a "profissão" de fotografo está sendo inundada de amadores com um pouco mais de grana que acham que ter o "melhor" e mais moderno equipamento suprirá a falta de conhecimento do processo fotográfico e da arte de explorar todas as possibilidades que o conhecimento da arte pode produzir, eles ficam presos em foco perfeito e ultra rápido, que esquecem, que antes de ser profissão, fotografia é arte. E arte é a expressão dos sentimentos.
Nikon D200 + Nikkor  18-55mm VR+ Nikkor 55-200mm VR + Yongnuo 568 EX


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #25 Online: 03 de Outubro de 2013, 19:09:24
 :ponder: :ponder: :ponder:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 03 de Outubro de 2013, 20:02:39
Spam (ou coisa pior) denunciado...
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 22 de Março de 2014, 01:49:57
Entendo o seu ponto de vista sobre esse ciclo vicioso... mas faz parte da ideia do consumo de forma geral. Seja trocando de carro ou de câmera.

Tirar aquela foto com aquela câmera nova e postar (diga-se justificar a compra pra alguns) no flicker com os novos recursos é ai que está a graça, qualquer amante da fotografia quer exibir sua obra, ninguém guarda as fotos pra si mesmo. E se você tem dinheiro porque não aperfeiçoar seu trabalho, com uma foto de mais qualidade?

Se formos levar sua ideia para outro lado que não seja da fotografia, eu ainda estaria dirigindo um Fiat 147, com fitas K-7 no porta luvas.

Não estou discordando totalmente do texto, no ponto de liberdade para fotografar, eu concordo com você que muita gente tira a foto mais pra justificar a compra do que pela paixão pela fotografia.
« Última modificação: 22 de Março de 2014, 01:53:46 por vinicius83 »
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 22 de Março de 2014, 12:34:27
Não é uma "armadilha" para pegar consumidores, e sim uma necessidade vital dos fabricantes para permanecerem no mercado, segundo li a respeito em um site gringo a respeito. Eles precisam manter a participação no mercado, que é potencialmente alterada sempre que um concorrente coloca novo produto. Para amadores, a coisa se baseia basicamente no PRAZER de comprar e em usar, e não na excelência do resultado final...

Como já foi dito aqui, as câmeras chegaram ao "nível de suficiência". Aliás, se não fosse assim, ninguém compraria nada que não fosse Média Formato, ou na pior das hipóteses full-frame. Ora, as top m4/3 ou mirrorless estão quase pelo preço de uma full-frame de entrada (Sony A7, Canon 6D, Nikon d610), portanto não é QUALIDADE e sim PRAZER.

O prazer de um talentosíssimo fotógrafo está no produto final e, como a maioria dos amadores (eu incluído) fica satisfeito com resultados razoáveis, nossa satisfação está na curtição do equipamento e nos resultados finais satisfatórios PARA NÓS. Vide as dezenas de fotos até ruins que recebem, a título de estímulo, todos os elogios em fóruns. E ai de quem disser a verdade: o sujeito acabou de gastar um dinheirão no equipamento e ainda vem alguém e diz que as fotos estão pobres? E assim as empresas vão sobrevivendo.

Profissional não está nem aí para consumo, pois a comida na mesa depende do resultado, e portanto ele tem que otimizar o investimento. Amador não...  :)

Eu, como não tenho nada a ver com a profissão de fotógrafo, curto minhas câmeras e deixo-me levar pelo prazer do consumo sem qualquer problema, desde que dentro de minhas possibilidades financeiras....  :ok:
« Última modificação: 22 de Março de 2014, 12:37:24 por efilho »


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 24 de Março de 2014, 15:02:08
Não é uma "armadilha" para pegar consumidores, e sim uma necessidade vital dos fabricantes para permanecerem no mercado, segundo li a respeito em um site gringo a respeito. Eles precisam manter a participação no mercado, que é potencialmente alterada sempre que um concorrente coloca novo produto. Para amadores, a coisa se baseia basicamente no PRAZER de comprar e em usar, e não na excelência do resultado final...

Como já foi dito aqui, as câmeras chegaram ao "nível de suficiência". Aliás, se não fosse assim, ninguém compraria nada que não fosse Média Formato, ou na pior das hipóteses full-frame. Ora, as top m4/3 ou mirrorless estão quase pelo preço de uma full-frame de entrada (Sony A7, Canon 6D, Nikon d610), portanto não é QUALIDADE e sim PRAZER.

O prazer de um talentosíssimo fotógrafo está no produto final e, como a maioria dos amadores (eu incluído) fica satisfeito com resultados razoáveis, nossa satisfação está na curtição do equipamento e nos resultados finais satisfatórios PARA NÓS. Vide as dezenas de fotos até ruins que recebem, a título de estímulo, todos os elogios em fóruns. E ai de quem disser a verdade: o sujeito acabou de gastar um dinheirão no equipamento e ainda vem alguém e diz que as fotos estão pobres? E assim as empresas vão sobrevivendo.

Profissional não está nem aí para consumo, pois a comida na mesa depende do resultado, e portanto ele tem que otimizar o investimento. Amador não...  :)

Eu, como não tenho nada a ver com a profissão de fotógrafo, curto minhas câmeras e deixo-me levar pelo prazer do consumo sem qualquer problema, desde que dentro de minhas possibilidades financeiras....  :ok:

Concordo com você em partes, acho que o amador sempre busca o melhor, talvez não a excelência, mas o melhor com o que tem e mãos. Se você é amador é justificável a compra de um equipamento novo desde que tenha dinheiro sobrando. A câmera/lente não é algo fundamental pra nossa sobrevivência, mas não é por causa disso que eu não irei buscar a perfeição e investir em outro equipamento quando puder $$$.
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr