Autor Tópico: Fotografar retrato com segundo plano desfocado  (Lida 2685 vezes)

paulo roussenq

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 16 de Fevereiro de 2009, 11:29:52
Ola pessoal,

comprei recentemente uma pana fz28 e estou tendo um probleminha...
Estou tentando tirar fotos de pessoas que estão a mais ou menos 1 metro da camera e não consigo de jeito nenhum desfocar o segundo plano.  :doh:
Na fz28 tem um modo de retrato criativo em que se pode mexer na abertura, ja deixei na f/2.8 e nada...  :aua:
Alguem poderia me ajudar?

Muito obrigado.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 11:57:53 por Kika Salem »


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 12:05:57
A grosso modo?

- Dê o maior zoom possível
- Se aproxime o máximo da pessoa
- Use a maior abertura possível (menor f)
- Quando mais longe o fundo estiver, mais ele vai ficar desfocado.
Deutschland

Flickr


paulo roussenq

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 12:11:40
Obrigado Marcelo pela resposta.
Mas se eu ficar o mais proximo da pessoa com o maior zoom possivel não vai estragar a foto????
O menor F possível na minha cam e f/2.8 e o maior é f/8.0, é possível fazer este tipo de foto com estas configs?

A grosso modo?

- Dê o maior zoom possível
- Se aproxime o máximo da pessoa
- Use a maior abertura possível (menor f)
- Quando mais longe o fundo estiver, mais ele vai ficar desfocado.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 12:58:23
Paulo quem disse que a coisa é simples rs.... Na verdade é como eu sempre digo, "A fotografia é uma arte de fazer sacrifícios".
Via de regra temos o que o Marcelo citou.
Maior abertura = Menor DOF.
Maior DF = Menor DOF.
Menor distância do objeto em foco = menor DOF.

Fatores adicionais são:
Maior distância de visualização da ampliação = maior DOF.
Maior ampliação = menor DOF.
Menor mídia = menor DOF.

Pelos fatores adicionas já fica claro que DOF é um elemento relativo à acuidade visual humana, que os fatores principais vão ter que oferecer uma dada resolução para atender à acuidade visual humana.
Agora sua escolha sobre como obter a melhor DOF para sua intenção vai passar por um balanço desses fatores e os impactos que cada um dele produz na foto.
Aumentar a DF vai provocar redução do ângulo de visão (que também gera um impacto de composição), que pode ser compensada por afastamento. A sua movimentação em direção ao objeto (por sua vez) também vai produzir uma redução do quadro capturado e uma alteração da perspectiva da foto. Um aumento na abertura produz uma necessidade de compensação nos fatores de exposição, sendo que a velocidade também pode afetar os seus interesses de composição (apesar de nem sempre serem contraditórios nesse tipo de foto). Os outros fatores, como tamanho de ampliação distância de visualização são mais inerentes à exibição da imagem. O tamanho da mídia pode ser um fator interessante para conseguir manipular o ângulo de visão mantendo a distância focal e a distância do objeto, mas possui a desvantagem de você ter que trocar a câmera, na maioria das vezes. Bom com isso você já deve ter percebido que é uma questão de balanço, que cada coisa que você mover vai impactar em um outro fator e o que faz o bom fotógrafo é a habilidade de conhecer os impactos e conseguir equilibrar os mesmos de forma a atingir sua intenção.

 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 14:46:14
Leo, se enganou ali:
Menor mídia, maior DOF ;)
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 14:46:44 por Xiru »
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


paulo roussenq

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 14:53:04
Paulo quem disse que a coisa é simples rs.... Na verdade é como eu sempre digo, "A fotografia é uma arte de fazer sacrifícios".
Via de regra temos o que o Marcelo citou.
Maior abertura = Menor DOF.
Maior DF = Menor DOF.
Menor distância do objeto em foco = menor DOF.

Fatores adicionais são:
Maior distância de visualização da ampliação = maior DOF.
Maior ampliação = menor DOF.
Menor mídia = menor DOF.

Pelos fatores adicionas já fica claro que DOF é um elemento relativo à acuidade visual humana, que os fatores principais vão ter que oferecer uma dada resolução para atender à acuidade visual humana.
Agora sua escolha sobre como obter a melhor DOF para sua intenção vai passar por um balanço desses fatores e os impactos que cada um dele produz na foto.
Aumentar a DF vai provocar redução do ângulo de visão (que também gera um impacto de composição), que pode ser compensada por afastamento. A sua movimentação em direção ao objeto (por sua vez) também vai produzir uma redução do quadro capturado e uma alteração da perspectiva da foto. Um aumento na abertura produz uma necessidade de compensação nos fatores de exposição, sendo que a velocidade também pode afetar os seus interesses de composição (apesar de nem sempre serem contraditórios nesse tipo de foto). Os outros fatores, como tamanho de ampliação distância de visualização são mais inerentes à exibição da imagem. O tamanho da mídia pode ser um fator interessante para conseguir manipular o ângulo de visão mantendo a distância focal e a distância do objeto, mas possui a desvantagem de você ter que trocar a câmera, na maioria das vezes. Bom com isso você já deve ter percebido que é uma questão de balanço, que cada coisa que você mover vai impactar em um outro fator e o que faz o bom fotógrafo é a habilidade de conhecer os impactos e conseguir equilibrar os mesmos de forma a atingir sua intenção.

 
Obrigado pela explicação Leo.
Mas a váriavel que mais afeta este tipo de foto é a abertura (f/stop) correto?
Para eu ter uma foto tipo retrato com o assunto à uns 2 metros da máquina eu precisaria ter uma abertura maior? Tipo f/1.5?

valeu


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 14:53:42
Citar
Leo, se enganou ali:
Menor mídia, maior DOF

Não me enganei não Xiru.
MEDOR MÍDIA = MENOR DOF.
Se você fotografar com a mesma DF, mesma distância e mesma abertura a mídia menor vai proporcionar maior ampliação e com isso MENOR DOF. Essa é a confusão teórica comum que citei em outro tópico. A questão que faz as compactas produzirem DOF maiores é a redução da DF que você tem que fazer para conseguir o mesmo ângulo de visão. Como a DOF tem mais impacto do que o tamanho da mídia então o fato de você ter uma precisar de uma DF MENOR é que faz com que as compactas tenham maior profundidade de campo e não o tamanho da mídia, que na verdade até compensa parte da DOF perdida com essa menor DF. ;)
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 14:54:30 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 14:55:33
Paulo tanto a DF como a abertura possuem um impacto muito grande, seguida de perto pela distância em relação ao objeto. O jogo ai é dosar qual das variáveis vai impactar de forma menos prejudicial nos seus interesses.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #8 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 15:00:50
Aaaaah ta!

Foi nisso a confusão então, eu mentalizei o que acontece nas compactas, ja consideranto "automaticamente" a redução da distancia focal. Não me dei conta que tu estavas considerando só a redução da mídia sem a redução proporcional da DF. Ficamos tão acostumados e já imaginar as compactas com a DF 'relativa' às reflex, que passou batido. Foi mal =)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS