Cenas corporativas: situações do mundo do trabalho que representem mensagens claras: apoio, bronca, assédio, estresse, cobrança, entusiasmo, colaboração, etc.
Cenas familiares: representando os diversos momentos da formação de uma família: casal, gravidez, bebê, pais e crianças, adultos e idosos, e todas as emoções e mensagens relativas a este contexto;
Emoções: gestos, expressões, posições que representem emoções dos indivíduos.
É importantíssimo ter em mente que se você está fazendo algo para vender, faça de modo PROFISSIONAL. Contrate modelos que tenham experiência no que estão fazendo. Nada do sobrinho “fotogênico” para economizar. Dá na cara no resultado. Outra providência indispensável é obter dos modelos envolvidos a autorização escrita para o uso da imagem, ou no caso de bebês e crianças, a autorização dos pais ou responsável, caso contrário sua foto nem será admitida para avaliação (muitos bancos de imagens oferecem modelos deste documento).
Ainda, quando se trabalha com pessoas em situações específicas, deve-se investir numa cenografia (espaço, móveis, utensílios) e figurinos condizentes com o contexto da mensagem.
De toda forma, quando se cria uma foto para banco de imagens deve se ter em mente que ela deve ser considerada como UM elemento no projeto de design de alguém, e tem que ter algumas características:
- Ser comunicativa: A mensagem que a imagem passa pode representar uma situação, uma emoção, uma textura, uma atmosfera;
- Ser clara: Essa mensagem precisa estar explícita, clara. A regra aqui é você apresentar a imagem a alguém e perguntar o que significa para ela. Se a pessoa precisar que você explique, não está claro o suficiente;
- Ser coesa: qualquer elemento que fuja da mensagem ou complique sua interpretação deve ser eliminado, isso inclui até mesmo desenhos nas roupas dos modelos;
- Ser limpa: nada de fundos rebuscados, floridos, cheios de objetos, muito menos outras pessoas, ou mesmo suas sombras.
- Ser autocontida: não precisar de nenhum outro elemento de composição para fazer sentido.
O tipo mais difícil de se fazer para banco de imagens deve ser paisagens, principalmente pela necessidade de estarem impecáveis e com extrema nitidez (os critérios de aprovação estão cada vez mais rígidos). Se você não tem uma câmera full frame, com uma lente grande angular bem clara (f2.0 no mínimo como abertura máxima) e um tripé robusto, nem tente.
A sugestão é visitar muitos bancos de imagens, percorrer suas fotos e imaginar-se fazendo-as. Você consegue enxergar o modelo de iluminação usado
aqui? O ponto de vista? Você se sente apto a produzir algo assim? Experimente. A experimentação vai te mostrar qual o tipo de imagem mais afeita ao TEU estilo e tua condição como fotógrafo. Por todo o exposto, comece por fotografar objetos, é o menos custoso.
Essas são as dicas que me lembro de pronto.
Fonte: Taking Stock: making money in microstock creating photos that sell (Rob Sylvan) livro que recomendo se você quer mesmo investir em produzir fotos para vender.