Autor Tópico: Negativos de Colódio  (Lida 19911 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #15 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 10:01:00
Elmo pelo que entendi a idéia do Mateus é usar uma caixa (como uma grande formato) com uma digital dentro para fazer serviço de lambe lambe nas praças... Acredito que seja algo para dar o ar bucólico da profissão, mas poder usar o digital como ferramenta de trabalho.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #16 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 11:11:28
Leo, um erro comum é pensar uma Câmera de Grande Formato como sendo a que o Fotógrafo de Jardim (pejorativamente chamados de lambe-lambe) usava em suas atividades.

A câmera do Fotógrafo de Jardim era muito simples, como mostra a foto abaixo:



É praticamente uma caixa onde o fotógrafo, nela mesma, fazia suas revelações dos filmes usados. Essa romântica câmera (na maioria dos casos com três opções de abertura tão somente), entretanto, fica longe de ter a capacidade de uma Grande Formato.

Possivelmente o fato de que era necessário cobrir a cabeça para verificar a imagem no despolido, comum às duas câmeras, seja o motivo dessa confusão.

Aconselho, então, caso seja esse o objetivo do Mateus, que o mesmo construa a coisa em uma caixa, e não com um fole.

O fole existente nas câmeras dos Fotógrafos de Jardim não tinham o obetivo total das câmeras de Grande Formato, serviam apenas para focalizar, ou seja, afastar a objetiva do plano do filme. No caso das Grandes Formatos, o fole - ou mesmo o balão - são usados para, além de proporcionar o deslocamento do filme à objetiva, proporcionar a flexibilidade para os diversos movimentos dos planos da câmera.

Essa foto mostra que nada tem a ver uma câmera de um Fotógrafo de Jardim com uma Grande Formato:

« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2009, 11:17:36 por Elmo »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 11:22:50
Sim Elmo eu sei que existe um abismo entre as GF atuais e as câmeras de lambe lambe rs... Os fotógrafos lambe lambe certamente não usuariam esses monstros sofisticados que temos hoje... Apesar de conceitualmente essas câmeras de lambe lambe serem GF, elas são absurdamente mais simples do que as GF que estamos acostumados a ver (outro dia vi uma dessas no museu da imagem e do som, que era de pinhole, não tinha nem lente :eek:). :) É que pelo que ele falou me deu a entender isso, que ele quer algo como uma câmera de lambe lambe, só que digital. Concordo plenamente que usar uma câmera moderna de fole não vai ser uma boa idéia rs. :)
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2009, 11:26:40 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Casado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #18 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 11:23:26
Olhara o site do David Prifti? Muito bom!

Eliverto, muito bom o link, adicionado!

Arnaldo Tomazetti,
Cara, pra ser sincero eu não sei se é fácil achar por aqui a emulsão de rockland,
achei pra vender lá fora, http://www.amazon.com/Rockland-Colloids-Liquid-Light-Emulsion/dp/B00023JE3O

Confesso que não li muito sobre essa emulsão, me parece que Rockland é um produto comercial, acho que a emulsão em si é uma variação de colódio seco.
Sobre produzir a emulsão, achei esse link com protocolo bem explicado, http://unblinkingeye.com/Articles/Emulsion/emulsion.html
Pra complementar: http://www.jackspcs.com/keyword.htm

Os reagentes não são difíceis de encontrar no Brasil, basta procurar um fornecedor pra laboratórios (em Brasília tem a Genética).

Sobre o negativo de vidro, pra quem tiver vontade de tentar, em alguns casos pode ser substituído por uma placa de acetato ou mesmo um transparência dessas que encontramos em papelarias. Isso vai depender da característica da emulsão, acho que se pega em vidro pode pegar nesses plásticos.

Corrigindo, parece que essa técnica não funciona bem com plásticos, se alguém um quiser tentar o melhor é procurar uma técnica eu use colódio seco, essa técnica do Frederick Scott Archer é o colódio úmido.

Pra acabar eu queria lembrar que a maior parte desses reagentes é tóxica, podem provocar desde queimaduras leves a sérios problemas respiratórios. Se alguém for tentar alguma dessas técnicas e bom ar uma lida sobre os reagentes e sobre o cuidados que devem ter com eles. Sempre usar luvas e óculos de proteção.

Abração
Erivaldo Casado



guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #19 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 13:09:17
Elmo, essas fotos feitas com negativo de çolódio são maravilhooooosaaaasss !!
Gente, que coisa mais linda.  :wub:

Tive na minha família o primeiro médico brasileiro a realizar uma cesariana com sucesso ( Dr. Hector Adams) , , e há pelo menos uma foto da gestante no pós operatório em um negativo sobre vidro. Não sei dizer se foi feito com o Colódio, o que vc acha? Há outras químicas que foram usadas sobre vidro?

Este negativo está com minha família, no BR, na próxima vez que eu fôr quero ver se consigo fotografá-lo e posto aqui.

Tenho uma Cambo Ultima 23 , e usei muito umas 4x5 na escola, com filme. Minha Cambo tem back digital, nunca usei filme nela.
 :)



MateusZF

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.416
  • Sexo: Masculino
  • Você vê o mundo com a sua lente interior.
Resposta #20 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 18:58:35
É isso memso, Leo e Elmo, a idéia é antiga, mas nunca coloquei em prática e vc dizendo que a revelação era feita na hora, deu outra idéia, instalar uma impressora pequena dentro da caixa e imprimir na hora.
A ideia do Fole é dar esta impressão antiga, de máquina antiga mesmo, acho que o público consegue se identificar mais com esta câmeras. (voltando aos velhos tempos)
Obrigado, vocês teriam idéia de onde vou encontrar algo assim, uma câmera squebrada que posso fazer esta adaptação?
 :clap:
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

www.ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.meadiciona.com/mateuszf


Alex Gimenes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #21 Online: 07 de Dezembro de 2016, 04:17:23
Olá pessoal.

Estou desenvolvendo uma pesquisa sobre ambrótipos pois pretendo trabalhar esse tema no semestre que vem com meus alunos da universidade, porém não se encontra colódio no mercado brasileiro, e como alternativa, penso em desenvolvê-lo. Sei que algumas pessoas produzem seu próprio colódio, porém está sendo bastante difícil encontrar alguém disposto a compartilhar esse conhecimento. Alguém do grupo por acaso sabe a "receita" para a produção do mesmo? Desde já, muito obrigado.