Autor Tópico: Negativos de Colódio  (Lida 13931 vezes)

Elmo

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Online: 16 de Fevereiro de 2009, 20:15:40
Escrevi sobre isso para o pessoal do Fotoclube BH e achei interessante compartilhar aqui.

Colódio é um composto de  Éter e Álcool em uma solução de nitrato de celulose. Foi inventado por Frederick Scott Archer, que teve a ideia de unir os sais de prata, em 1851, numa placa de vidro. O processo ficou conhecido como "Colódio Úmido".

Esse processo, acabou com o uso da albumina, pois essa necessitava de vários minutos de exposição para fixar a imagem. Porém havia o inconveniente de preparar a mistura, expor e revelar o material num curto intervalo de tempo.

O tempo médio de exposição caiu de 15 minutos em média para 30 segundos com o colódio.

Pois bem, atualmente o professor e fotógrafo David Prifti - pra não dizer que só eu gosto das velhinhas - resolveu fazer renascer o processo, e de posse de uma Câmera View, de 8 x 10", começou a brincar com o Colódio em vidro.



Dá pra sacar na foto acima do obturador da câmera tratar-se apenas da tampa da lente, que era removida e colocada no lugar novamente.



E vejam só o que deu:

















lucash_br

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Resposta #1 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 21:38:45
Que fantástico! :clap:
Gostaria de ter tempo de experimentar.... Vc já fez alguma vez? Pelo q eu entendi, o processo é o mesmo de um gf, vc foca pelo fresnel e depois coloca a chapa de vidro?


Elmo

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Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 22:11:54
Nunca fiz nem tenho câmera pra isso. A minha Grande Formato não suporta um "negativo de vidro". Necessitaria ser ainda uma bem velhinha. Ou então uma "Gambitech". :)


Arnaldo Tomazetti

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Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 22:24:44
Bem legal isso, é diversão certa. Já tinha lido a respeito e gostaria de experimentar um dia...
Elmo, conhece cianotipia? Interessante também.
Outro produto que estou procurando é a emulsão Work que pode ser aplicada em qualquer superfície, depois projetar (ampliar) um negativo sobre ela e revelar normalmente, como se fosse sobre papel fotográfico. A Dina importava o produto mas acho que parou.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 22:25:55 por Arnaldo Tomazetti »


lucash_br

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Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 23:09:57
Que GF vc tem? Um dia, quem sabe um dia eu entro nessa rs. Esses dias mesmo vi uma Sinar pra vender, até perguntei o preço rs...

Nunca fiz nem tenho câmera pra isso. A minha Grande Formato não suporta um "negativo de vidro". Necessitaria ser ainda uma bem velhinha. Ou então uma "Gambitech". :)


Elmo

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Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 00:12:48
Arnaldo, conheço não. Vou pesquisar.

Lucas, tenho uma Ômega View. Essa aqui da foto:



MateusZF

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Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 00:50:31
Olá Elmo, é bom ver você com a mão na massa literalmente, mas na foto do ensaio, pq o uso da luva, os produtos são perigosos?

Gostaria de saber como é o funcionamento interno destas câmeras. Qual seria a dinâmica do Fole na fotografia? Nunca estudei isso.
Obrigado
abração. :clap:
Minha máquina fotográfica e prolongamento natural do meu braço.
Foto é algo que depende de uma certa visão... De quem fotografa, de quem vê e de quem interpreta...

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henriqueribas

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Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 09:25:59
Pessoal, excelente artigo.
Inclusive re-publicado no meu blog -> www.henriqueribas.com/blog

Elmo, mais uma vez parabéns.

Abs
Henrique Ribas
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Casado

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Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 10:37:59
Olá Elmo
excelente tema,

Eu sou mais um dos interesados em processos históricos (ou alternativos) ainda não tentei nenhum, mas assim que terminar uma reforma em casa vou atrás dos materiais pra cianótipos e goma.

Sobre o negativo de vidro, pra quem tiver vontade de tentar, em alguns casos pode ser substituído por uma placa de acetato ou mesmo um transparência dessas que encontramos em papelarias. Isso vai depender da característica da emulsão, acho que se pega em vidro pode pegar nesses plásticos.

Arnaldo Tomazetti,
Sabe se a emulsão work é a mesma coisa de emulsão Rockland?
Já vi alguns trabalhos com ela em tecido e porcelana, é uma técnica bem versátil.

Acho que vale a pena passar alguns links,
http://www.alternativephotography.com/
(um dos melhores sites sobre o assunto)

http://www.luizmonforte.com/
(em fotografia pensante tem uma geral sobre varias técnicas)

E pra quem quer ver algumas fotos tem o grupo do flickr
http://www.flickr.com/groups/alternativephotography/
EU gosto muito do trabalho do “Hans de Bruijn” com goma bicromata, ex: http://www.flickr.com/photos/hansbazar/3065716159/in/pool-alternativephotography)


Erivaldo Casado


Elmo

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Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 14:49:20
Olá Elmo, é bom ver você com a mão na massa literalmente, mas na foto do ensaio, pq o uso da luva, os produtos são perigosos?

Gostaria de saber como é o funcionamento interno destas câmeras. Qual seria a dinâmica do Fole na fotografia? Nunca estudei isso.
Obrigado
abração. :clap:

Mateus,

Permita-se adiar a resposta a esta sua questão, pois o dia está bem tumultuado hoje e quero dar atenção devida a que sua dúvida merece. Creio até um tópico novo seria oportuno para essa resposta.

Quanto à duvida sobre o uso de uma digital numa Grande Formato, respondo com duas fotinhas:





E veja detalhes em:

http://www.northlight-images.co.uk/article_pages/canon-view-camera.html#view_camera_use


MateusZF

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Resposta #10 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 14:59:57
Noss,a muito interessante.
Mas eu queria adaptar uma digital dentro, sem ninguém saber que lá tem a digital entendeu?
A idéia é levar a máquina numa praça e fazer as fotos, só que dentro é uma digital e depois revelar na hora para a pessoa.
Ah, e onde eu posso achar uma desta com fole, ou este material de fole para fazer o teste?
obrigado
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2009, 15:00:48 por MateusZF »
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Elmo

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Resposta #11 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 16:00:44
Não Mateus, não entendi. Não entendi nem o propósito disso.


Arnaldo Tomazetti

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Resposta #12 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:19:21
Citação de: Casado
Arnaldo Tomazetti,
Sabe se a emulsão work é a mesma coisa de emulsão Rockland?
Já vi alguns trabalhos com ela em tecido e porcelana, é uma técnica bem versátil.
Casado, lí rapidamente (depois vou ler com calma) o link do Luiz Monforte, parece ser a mesma coisa.

A emulsão Work (work é marca da Tetenal) já vem pronta e tem que aplicar sobre a superfície e a secagem se dá fora do alcance da luz.
Quando a superfície não oferece boa aderência, como é o caso do vidro, aplica-se antes uma solução de gelatina, (aquela comestível comprada em super-mercado)

Essa outra que vc indicou, a rockland,  é fácil de encontrar pronta ou manipular a partir dos componentes?
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2009, 17:22:03 por Arnaldo Tomazetti »


eliverto

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Resposta #13 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 08:10:49
Maravilhoso o resultado, fotografia pura! Aqui vai a galeria de um membro do flickr que tambem experimenta com estas coisas:

http://www.flickr.com/photos/richardcynan/

Abs
Eliverto Scherer<br /><br />


Elmo

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Resposta #14 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 08:18:22
Maravilhoso o resultado, fotografia pura! Aqui vai a galeria de um membro do flickr que tambem experimenta com estas coisas:

http://www.flickr.com/photos/richardcynan/

Abs

Muito bom, Elivero. Até adicionei o cabra!