Autor Tópico: Fotografando pessoas  (Lida 3260 vezes)

bob_ok

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 312
    • http://www.fotoaventura.com.br
Online: 01 de Dezembro de 2004, 18:09:45
Bom pessoal, já vi este tópilo lá no Orkut, achava interessante trazer para cá ou então reabrir a discussão aqui...

Acho que um grande problema pessoal que eu tenho é fotografar pessoas, nesses últimos dias armado com a S7000, vejo que muitas vezes deixo de tirar fotos de situações que envolvem pessoas por pura timidêz ou medo... Gostaria de ver a experiência de cada um, como proceder. Pedido de permissão? Estilo paparazzi? Cara de pau? A última vez que pedi uma permissão em numa vilazinha de casas de pau-a-pique recebi um somoro NÃO de um senhor de idade que até fiquei sem graça.. hehe..  

Abraços a todos!
Canon EOS 30D| Sigma AF APO 100-300mm F4 EX IF HSM | Canon AF 28-105mm|
| Sigma macro 105mm F2.8 | Teleconverter Sigma 1.4x EX |
|Nikon Nikonos V | Nikkor 20mm F2.8 | Nikkor 35mm F2.8 | Nikkor 80mm F2.8 | Flash SB105 | Kit Macro para Nikonos V |
www.fotoaventura.com.br


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2004, 20:49:18
Olha, eu gosto de retratos espontâneos, "roubados"... então sou o mais discreto possível. Mas quando quero algum posado, chego e peço na boa, o máximo é ouvir um não. rs

Um dos meus professores me ensinou um macete que é infalível: você regula a câmera mais ou menos como terá que bater a foto, finge que está tirando fotos do coqueiro do lado da pessoa, ou do lugar em volta dela... ai do nada, você passa a câmera por ela e 'click', ela nem viu... rs.

Quando vejo que a pessoa é emburrada e não vai deixar, faço isso.

Abraço!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2004, 00:00:25
Olha isso é muito pessoal, mas é preciso lembrar que fotos feitas sem autorização é ilegal. :(
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2004, 01:46:55
Citar
Olha isso é muito pessoal, mas é preciso lembrar que fotos feitas sem autorização é ilegal. :(
É mesmo?

Mas por exemplo, se eu for registrar um lugar, uma praça que seja, para um jornal, e utilizar uma pessoa sentada em um banco na composição, para ilustrar melhor a foto. Isso é ilegal?

Abraço.


mnc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
    • http://fotos.mnc.com.br
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2004, 07:52:47
É ilegal sim, mas não é um crime ediondo.
Existe um limite tenue entre a arte e a ilegalidade. Penso que uma foto "roubada" de uma pessoa pode muito bem ficar no acervo e na satisfação pessoal do fotografo, sem necessariamente que o mundo tenha conhecimento disso :)
Ou não. Aí é uma questão de analise pessoal de riscos.
É muito difícil explicar pra alguem que suas fotos não são comerciais. Ninguém acredita, mesmo sendo verdade. Então, se a tua verdade foi distorcida, pq não distorcer a legalidade, mas de uma forma sutil e discreta?


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #5 Online: 02 de Dezembro de 2004, 11:10:46
Usar a imagem de outra pessoal sem autorização q é ilegal não ? mas tirar alguma foto e colocar no meu book pessoal tb é ?

Sei q é ruim .. é por isso q esses artistas aí direto apela, imagina vc sentado numa praça, final de tarde e "plim" ... um flash disparado em sua direção ... deve ser algo ruim ...

Mas o legal , caso vc tire uma foto espontanea, sem pedir, é mostrar pra pessoa depois, se encrencar demais vc apaga, se gostar, o máximo q vai aconteçer é ela querer uma copia pra ela .. heheh .. como pagamento.

è por isso q gosto mais de fotografar animais, não reclamam, não entendem o pq das fotos, não pedem pra ver depois, e ainda fica fazendo festa depois do carinho pra conseguir a foto ...
 
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2004, 11:13:49 por Matheus »


durtjump

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
Resposta #6 Online: 02 de Dezembro de 2004, 11:22:38
Quando eu fui ate a praia, tirar umas fotos e andando pelo calçadão de Copacana

tinha uma mulher no meio do calçadão, tomando sol  e aquilo chamou atenção.

Entao eu fiz igual ao amigo Danilo, disfarsei e fui la e dei um click.  nao e gata nem

gostosa mais valeu a intenção...... mas tb tem d duas gatinhas q eu tirei

disfarçando. :P



 :D  :D  :D  
'Não me arrependo pelas fotos
ruins que fiz, mas me arrependo
pelas fotos que não fiz."

www.olhares.com/durtjump



bob_ok

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 312
    • http://www.fotoaventura.com.br
Resposta #7 Online: 02 de Dezembro de 2004, 11:31:05
Citar
è por isso q gosto mais de fotografar animais, não reclamam, não entendem o pq das fotos, não pedem pra ver depois, e ainda fica fazendo festa depois do carinho pra conseguir a foto ...
É Matheus!! Minha preferência disparada é Natureza e Animais também... Porque gosto muito do tema. Mas quero pegar as manhas de vários tipos de fotografia... Tudo amador, recebi um convite para fotografar um casamento, gente humilde, o que receberei em troca é meramente o banquete da festa e experiência. Casamento é outra história (acho).. Lá como fotógrafo oficial terei a liberdade de disparar para todos os lados!!! hehe...  
Canon EOS 30D| Sigma AF APO 100-300mm F4 EX IF HSM | Canon AF 28-105mm|
| Sigma macro 105mm F2.8 | Teleconverter Sigma 1.4x EX |
|Nikon Nikonos V | Nikkor 20mm F2.8 | Nikkor 35mm F2.8 | Nikkor 80mm F2.8 | Flash SB105 | Kit Macro para Nikonos V |
www.fotoaventura.com.br


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2004, 11:49:57
Sucesso aí na sua empreitada ... agente nunca pode escolher oq realmente agrada pra gente né ?

Manda brava e avante!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 02 de Dezembro de 2004, 13:08:00
Olha existe só um tipo de foto que não precisa de autorização (mesmo para album pessoal) que são as fotos com objetivos fotojornalísticos e documentais.
As demais, seja para uso no seu album pessoal, ou para um outdoor, ou para enfeitar a parede de seu quarto se constituem em fotos ilegais.
Porém como definir este limite entre o que é fotojornalismo e documento e o que é invasão da privacidade alheia é que é um grande problema. :/
Eu mesmo não tenho muito bem definida essa fronteira e já falei com amigos advogados que tbm não tem esta fronteira muito bem definida. :/
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #10 Online: 02 de Dezembro de 2004, 17:52:39
Citar
Olha existe só um tipo de foto que não precisa de autorização (mesmo para album pessoal) que são as fotos com objetivos fotojornalísticos e documentais.
As demais, seja para uso no seu album pessoal, ou para um outdoor, ou para enfeitar a parede de seu quarto se constituem em fotos ilegais.
Porém como definir este limite entre o que é fotojornalismo e documento e o que é invasão da privacidade alheia é que é um grande problema. :/
Eu mesmo não tenho muito bem definida essa fronteira e já falei com amigos advogados que tbm não tem esta fronteira muito bem definida. :/
Mas é exatamente isso que eu digo. Porque nas matérias que fazemos no meu trampo, a gente grava gente na rua (sem ela ver, logicamente) para usarmos como inserts e tudo vai para a TV. Se fosse ilegal não ia ter nada disso por aí...  :D

Abraços.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 02 de Dezembro de 2004, 18:44:39
Bom existe a ilegalidade, tanto que os Paparazzi acabam tendo que pagar altas indenizações sempre que são processados.
Mas isso é um problema para o fotógrafo, porque diferenciar fotojornalismo de invasão de privacidade acaba sendo uma coisa até pessoal, alguém pode se sentir ofendido por uma foto publicada em um jornal e se o juíz entender que foi invasão de privacidade pronto.
Ferrou tudo.
Eu tenho um pouco de medo disso ainda. Procuro sempre pedir autorização, mesmo que depois da foto.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #12 Online: 02 de Dezembro de 2004, 18:48:21
Ah sim... agora entendi o limite que você diz...

Isso é verdade.

:)