Autor Tópico: GRANDES MUDANÇAS  (Lida 5148 vezes)

guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #30 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 20:24:53
Bom, fugindo um pouquinho do assunto, mas ao mesmo tempo falando de GRANDES MUDANçAS...

Acho que daqui a pouco deveríamos abrir uma sala de Pais e Mães BABÕES !!!!  :D :D :D

Tem a fofa Valentina  :wub:, do Davi, a linda Isabelli  :wub:, do Valdeir, já estamos em contagem regressiva para a chegada da Alice :wub:........... Tem mais, não tem ?? Com um pouquinho mais de idade, os filhos liindos do Marcelo.... São o futuro do MF !!

Gente, cá entre nós, ando com medo de acessar o fórum... isso é contagioso ???  :eek:  ;)


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #31 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 22:16:29
Gente, cá entre nós, ando com medo de acessar o fórum... isso é contagioso ???  :eek:  ;)
Hahaha
O Guto está com o mesmo medo. Será que é por isso que faz tempo que não vejo ele por aqui?  :ponder:
Esse é o fórum com maior taxa de natalidade. Ainda tem os gêmeos do Ricardo que vão nascer. A do Chello que já está com 8 meses.
É, acho que é contagioso...

Quanto às mudanças, estou pensando nelas ao passo que me acostumo com a nova organização.

Já cogitamos vários nomes para esta sala "Publicações fotográficas", mas nenhum até agora conseguiu sintetizar o espírito da sala (mais amplo que antes), ser leve, agradável e sobretudo claro e ainda ser eficaz nas buscas:
Biblioteca virtual
Artigos e afins
Sala de leitura
Sobre livros e leituras (o título de um livro do Schopenhauer)
Para ler...
Publicações sobre fotografia
Escritos fotográficos
Fotografia em debate
Fotografia em questão
Fotopinião
Pelas/Nas linhas da fotografia

Lembrei desse agora, mas acho que tinha mais.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2009, 22:41:49 por Kika Salem »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #32 Online: 15 de Fevereiro de 2009, 23:33:47
Kika essa sala e equipamentos são as rainhas das dores de cabeça...rs... Difícil conseguir o ajuste perfeito. Essa no nome, equipamentos na forma. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #33 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 01:06:21
Particularmente gostei das mudanças, ficou mais organizado mesmo.... :worship:
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #34 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 04:45:14
Obrigado pela lembranca Guigui, a família agradece :ok:

Nao sei porque eu sempre confundo a Kika Salem com a Guigui  :ponder:
Quando lembro de um post ou um texto nunca sei de qual das duas realmente é, tenho que ir lá ver...

Vocês poderiam me ajudar a aprender definitivamente diferenciar as duas?? :D
Deutschland

Flickr


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #35 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 04:47:31
O que os moderadores julgam mais importante?

1. Uma excelente indexacao e sistema de busca com uma navegacao mais tediosa?

ou

2. Uma razoável indexacao e sistema de busca com uma navegacao bem mais confortável?


Eu considero o MF bem familiar, isso que é o gostoso daqui. Nao é tao pequeno nem tao grande, as pessoas se conhecem e tem uma dinâmica bem bacana.
Participo de um forum muito bom aqui da Alemanha e talvez o maior: www.dslr-forum.de
Porém só "passivamente". Tem um milhao de salas, uma super-hiper divisao de equipamentos além das galerias também serem divididas por temas. E por aí vai.
Sao 160.000 membros e dependendo do horário que você entra tem 3.000 (!!!) usuários online. É quase impossível acompanhar mais de 5 tópicos.

O que eu quero dizer é que isso acaba afastando muitos usuários. Para mim aquele forum se tornou somente um forum de leitura/consulta.

Talvez com a opcao 2. se perde na parte organizacional e ganha-se com mais participacao.
Deutschland

Flickr


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #36 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 04:52:25
Ó, nao quero ser o chato e ficar batendo na mesma tecla :assobi:

Se tiver que ser assim por motivos organizacionais, que seja. Entendo e aceito numa boa como já disse lá atrás. :ok:
Deutschland

Flickr


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.782
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #37 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 07:37:25
Ó, nao quero ser o chato e ficar batendo na mesma tecla :assobi:

Se tiver que ser assim por motivos organizacionais, que seja. Entendo e aceito numa boa como já disse lá atrás. :ok:

Marcelo, a questão nem é ser chato.   :ok:   

Mas é simplesmente a sua opinião. O feedback, positivou ou negativo é muito importante para avaliarmos a situação.

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #38 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 09:19:55
Ontem as salas de publicações e tutoriais de fotografia, que estão em lugar nobre na lista de salas ocupando esse espaço, ficaram praticamente paradas em termos de postagens...

É pela observação do tráfego e das postagens que vocês saberão se deu certo ou não. Na minha maneira de ver, a arrumação atual não corresponde ao perfil deste fórum. Embora eu mesmo seja altamente interessado em linguagem, talvez dos mais interessados, não tenho a ilusão que seja assunto capaz de sustentar um fórum. Uma sala assim lá em cima das slas, ótimo. Três seguindas? E a de equipamentos ficando oculta quando e abre o fórum porque está abaixo do fim da tela?

Enfim... Fica aqui minha visão, não vou ficar me repetindo, mas só digo a vocês... Olhem o tráfego.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #39 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 09:27:37
Marcelo o que o MF quer é o equilíbrio, porque os dois principais itens de um fórum são usuários e conteúdo. O conteúdo é que trás novos usuários e os usuários são quem alimentam o conteúdo, assim pensamos que tem que haver um equilíbrio entre indexação e equilíbrio, não adianta termos uma ótima navegação se as pessoas não conseguem, ou possuem uma enorme dificuldade em achar conteúdo.
A mesma coisa vale para a Indexação, não adianta a indexação ser excelente e os usuários não terem paciência para participar. Ai entra o equilíbrio delicado entre indexação e navegabilidade, na nossa opinião as duas coisas têem que andar juntas para não perdermos o conteúdo. Incrivelmente a sala Equipamentos era um buraco negro de conteúdo, você postava nela e 1 ano depois ficava praticamente impossível achar certos conteúdos, que podem se tornar redundantes com mais facilidade se não houver alguma restrição. Diferente de outros fóruns o MF prima por querer minimizar as postagens de forma a otimizar o conteúdo. Queremos que os usuários aproveitem informações já discutidas sobre determinados temas e por ai vai. A idéia aqui é que possa haver acesso ao que já foi feito. O Fórum que você descreveu é um fórum que provavelmente viveu um problema muito sério de indexação, pode ser que seja por isso que ele tenha caminhado para tamanha complexidade. Mas nossa meta não é issa, queremos um fórum que possibilite belas discussões e que tais discussões possam ser rapidamente recuperadas por quem achar necessário, é uma busca pelo equilíbrio e não pelos extremos. :)
Mudança radical, em termos de indexação e desmembramento de salas, ocorreu apenas em equipamentos, em outras áreas tivemos subsalas extintas, em outras a abertura foi para deixar o mais importante em evidência (como a sala de concursos, que recebeu uma área para discutir resultados, para deixar os anúncios de concursos limpos). Outras salas simplesmente não tinham espaço para discussão, por isso ganharam um espaço (foram espaços novos e não reformulações), é o caso da sala de manipulação, hardware (que era uma área que tinha muita discussão e não tinha espaço, acabava caindo em papo furado ou edição e nós acabavamos deixando porque o usuário não tinha onde colocar), a sala Antes e depois, que é para expor trabalhos de PS, que na verdade era uma área que acabava caindo na galeria ou em papo furado, pois também não tinham onde postar, ou seja, a maior parte da mudança foi para dar espaço para assuntos que não tinham espaço e eram postados dispersos, a mudança com foco de indexação foi em equipamentos, mas para evitar um buraco negro,os usuários não têem idéia dos problemas de indexação que tinhamos em equipamentos, só para você ter uma idéia, uma busca por Pentax K10D demorava quase 10s, para retornar resultados péssimos, ou seja, parava o banco de dados por 10s, fazendo o fórum ficar lento, para retornar resultados onde metade dos itens não envolviam discussões de fato sobre a K10D, era um verdadeiro desastre e é esse o desastre que estamos tentando resolver rs. O mais importante de notar é que as salas que o pessoal gostou foram exatamente as que não tinham a ver com problemas de indexação, mesmo em equipamentos, as salas de filmes, iluminação e MF foram criadas para ajudar os usuários e não na indexação, foi o desmembramento por marcas que visou melhorar a indexação.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 09:29:03 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #40 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 12:31:10
Nao sei porque eu sempre confundo a Kika Salem com a Guigui  :ponder:
Quando lembro de um post ou um texto nunca sei de qual das duas realmente é, tenho que ir lá ver...
Vocês poderiam me ajudar a aprender definitivamente diferenciar as duas?? :D

Pela internet é difícil de dizer quais são as diferenças, mas é fato que alguma semelhança há. Mas que fique claro que somos duas pessoas diferentes, não uma com dois nicks. kkkkkkk

Ivan:
As salas foram agrupadas por afinidades, embora o tráfego seja um importante elemento a se considerar.
Também não foi cogitado que as salas no topo tivessem mais visibilidade que as abaixo, embora tenha como a gente está percebendo. A sala Artigos, por exemplo, não tinha trânsito nenhum lá embaixo, agora o trânsito está aumentando, nada fenomenal de um dia para outro, mas que pode ganhar relevância que não tinha até então. Era uma sala importante, porém escondida. Eu, por exemplo, sempre linkava os textos de lá para algum usuário interessado no tema, mas que nem sabia da existência dele, talvez nem da sala.
Enfim, acho que a mudança está em fase de experiência, nada será definitivo se não tiver relevância nem conseguir alavancar temas importantes que não seja de interesse de todos, ou pelo menos da maioria.
Tutoriais eu não estou acompanhando o fluxo. Mas acho a idéia também é incentivar a produção deles e não só a consulta.
A sala Equipamentos é a maior pedra no sapato. Tem essa questão colocada pelo Marcelo que é interessante pensar e o balanço entre elas colocado pelo Leo.
Enfim, como disse o André, o feedback é importante para se aparar as arestas, para ir se definindo um padrão que atenda as reivindicações acima e também atenda as questões operacionais porque de uma boa indexação depende também a manutenção do espaço.
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 12:36:31 por Kika Salem »


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 12:45:40
 :ponder: é eu que nao achei ou a sala de reviews desapareceu?
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #42 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 13:00:20
Pedro a sala de reviews foi uma das que foi extinta. Os reviews deverão ganhar um espaço novo, que seja mais compatível com o que se espera de um espaço como este. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.