Autor Tópico: Novato quer saber...  (Lida 6420 vezes)

jakare

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 17 de Fevereiro de 2009, 11:13:37
Olá pessoal,

sou novo aqui no fórum, mas gosto muito de fotografia e pretendo investir um pouco mais neste hobby.
Trabalho atualmente com publicidade, como diretor de arte, e por isso, já tenho uma certa proximidade com a fotografia. No entanto, sempre fui um apaixonado distante pela arte de clicar. Visitando exposições, navegando pelos flickrs da vida, mas fotografando que é bom, bem pouco.

Mês que vem pretendo adentrar no mundo das DSLRs com a aquisição de uma Nikon D-60, mas já venho tirando algumas fotos com uma Yashica FX-3 Super, analógica, as vezes com filme P/B, as vezes colorido.
Gosto muito da máquina e já tirei algumas fotos que gostei também (tipo esta: http://www.flickr.com/photos/jakarebr/2951046292/ ).

Mas aí, ontem a noite, conversando com meu pai, descobri que ele possuia duas máquinas bem mais antigas do que esta Yashica FX-3 Super. Ele me apareceu com uma Yashica-Mat (http://img.photobucket.com/albums/v410/chuckreyes/yashicamat.jpg exatamente este modelo) e também uma Kapsa (http://www.flickr.com/photos/rostev/431068807/ a minha com um pouco menos de botões na lateral).

Adorei "ganhar" estas máquinas e prentendo tirar algumas fotos com elas.
No entanto, assim que ganhei as máquinas, ganhei uma série de dúvidas.

A primeira delas é: onde eu posso reformá-las em São Paulo ou região do ABC?
Afinal, as duas máquinas estão com sinais de idade. As lentes das duas apresentam sujeiras e bolor. O visor da Yashica-Mat está bem apagado, o que me faz acreditar que os espelhos estão em mau estado. Além de pontos de ferrugem nos compartimentos de filme das duas máquinas.

A segunda dúvida é: vou gastar muito na reforma delas? E muito seria o que? R$100 ou R$1.000?

A terceira, e talvez última, dúvida é: Onde consigo comprar filmes pra elas (provavelmente 120mm) e onde consigo revelar as fotos? É caro um e outro?

Pergunto se é caro filme, revelação e reforma não pra saber se vou reformar ou não, mas para saber QUANDO vou fazê-lo. Afinal, eu não posso deixar essa oportunidade passar.

Muito obrigado, pessoal.
Espero aprender muito por aqui.

Grande abraço.

Felipe Fernandes
Felipe Fernandes - http://www.flickr.com/photos/jakarebr
Nikon D60 18-55mm

Yashica FX-3 Super 35-70mm
Yashica-Mat 80mm
Kapsa 110mm


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 16:09:15
Felipe, certamente várias de suas dúvidas estão respondidas aqui:

http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=28023.0

Quanto ao reparo aí em São Paulo, acredito que os Paulistanos da lista podem te ajudar nessa informação. Entretanto, o Severo pode te dar alguma ajuda: severo-stand-76@uol.com.br

Amplexos

Elmo


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 19:11:46
Esse tópico das Yashicas que o Elmo passou ficou muito rico mesmo...

A sua Yashica eu acredito que se parou funcionando é capaz de ainda disparar corretamente. Vc pode tentar testá-la, mas não force nada que esteja travado.

Quando ao conserto, depente muito de quem faz. Se for só limpeza de corpo e lentes eu acredito que fique em torno de uns 100 a 150 o serviço bem feito. Uma TLR é bem mais fácil de limpar que uma SLR.

Se tiver que trocar ou reespelhar o espelho tb não é nada muito complicado quando se tem o material e equipamento corretos. É um espelho simples e fixo, só que é bem fino e plano, mas não é nada demais.

Quanto à Kapsa, já vi uma dessas numa loja mas nunca entendi direito como ela funciona.  :ponder:
Essa pra mim é uma verdadeira "caixa preta".  :D

De qualquer modo, muito bacana! A foto do com o pombo também.  :ok:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 20:50:16
Se o espelho estiver ruim e vc não conseguir achar p/ compra, pode mandar cortar numa vidraçaria.
Pode ser com espessura de 2mm se não achar de 1,8 pois a diferença é insignificante.
As medidas:


jakare

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 22:18:00
Pessoal, muito obrigado pelas respostas.
Realmente o tópico enviado pelo Elmo esclareceu alguns pontos. Os outros vou tentar descobrir fuçando nas máquinas.

Mas ainda gostaria de saber se alguém tem indicações de lugares onde eu possa consertar minhas máquinas. E realmente, Rogério, as duas máquinas parecem funcionar sem problemas. Pelo menos em relação aos mecanismos. Já em relação às lentes, não é o caso. Sujeira e mais sujeira.

Obrigado, pessoal.
Felipe Fernandes - http://www.flickr.com/photos/jakarebr
Nikon D60 18-55mm

Yashica FX-3 Super 35-70mm
Yashica-Mat 80mm
Kapsa 110mm


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 22:48:35
Se o espelho estiver ruim e vc não conseguir achar p/ compra, pode mandar cortar numa vidraçaria.
Pode ser com espessura de 2mm se não achar de 1,8 pois a diferença é insignificante.

Muito legal a informação Arnaldo!! :ok: :ok:
Eu acho que o espelho da Seagull era mais fino... não lembro mais, mas era um espelho bem plano de muito boa qualidade.

Complementando, fica mais uma dica que se for trocar o espelho fazer antes de demontar pra limpar a lente pois como o foco vai ter que ser ajustado na montagem caso haja diferença faz-se tudo de uma vez já com o espelho novo.

Felipe,

Tem uma lista de assistências aqui mas não são necessariamente recomendadas. Dê uma lida no tópico todo.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=20765.0

Pessoalmente eu não gosto da idéia de levar câmeras antigas em grandes oficinas. Nelas geramente os técnicos não dispõe do tempo necessário para lidar com equipamento antigo pois sempre tem algum serviço mais urgente na frente.

Inté!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 06:10:56
Rogério,

Sua mensagem fez-me lembrar em lembrá-lo que a Seagull está quase pronta.  :ok:

Realmente o espelho é bem fino mesmo. Já tentei colocar um espelho de 2mm numa Lubitel e não deu. Era grosso demais. Na Yashica não sei... e deu uma preguiça de desmontar aqui pra verificar... :no:


jakare

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 12:20:34
Obrigado pelas dicas, pessoal. Realmente a lista de assistências é bem vasta. Vou dar uns telefonemas pra saber mais.

Alguém poderia me dizer se esta assistência é de confiança:
Markotec (Trabalham com Tamron)
R. Conselheiro Crispiniano 69, 6.o andar, cj. 61.
Sao Paulo-SP

Pois, na minha Yashica-Mat tem um selinho de assistência prestado por eles. Mas é tão antigo, que o prefixo do telefone tinha apenas 2 dígitos!
Felipe Fernandes - http://www.flickr.com/photos/jakarebr
Nikon D60 18-55mm

Yashica FX-3 Super 35-70mm
Yashica-Mat 80mm
Kapsa 110mm


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 13:56:21
Obrigado pelas dicas, pessoal. Realmente a lista de assistências é bem vasta. Vou dar uns telefonemas pra saber mais.

Alguém poderia me dizer se esta assistência é de confiança:
Markotec (Trabalham com Tamron)
R. Conselheiro Crispiniano 69, 6.o andar, cj. 61.
Sao Paulo-SP

Pois, na minha Yashica-Mat tem um selinho de assistência prestado por eles. Mas é tão antigo, que o prefixo do telefone tinha apenas 2 dígitos!

Rapaz, eu acho que assistência de câmera é igual a mecânico de carro. Por melhor que seja sempre existe uma chance de dar algo errado além do que a satisfação depende muito de cada cliente e do serviço feito.

Eu que sou um chato assumido, iria numa oficina pequena o mais perto possível e bateria um papo com o técnico. Se ele atendesse bem e me mostrasse como se faz o serviço, quais as ferramentas, os riscos etc eu faria com ele. E ainda se fosse possível, acompanharia o serviço.

Já pra ser atendido por um balconista que vai etiquetar minha cam e colocar numa prateleira eu desistiria na hora.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 14:00:41
Rogério,

Sua mensagem fez-me lembrar em lembrá-lo que a Seagull está quase pronta.  :ok:


 :ok: :ok: :ok:

Quero ver as fotos feitas com ela.

E se possível mostra também um pouco do processo de reforma. Queria mostrar pro meu velho pois ele ganhou essa câmera numa rifa e nunca nem usou.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 17:00:38
O Rogério disse bem: "...é igual a mecânico de carro. Por melhor que seja sempre existe uma chance de dar algo errado...". Bem, acho que vou correr o risco de "queimar minha língua".

Antes de decidir onde levar, converse com o Sr. Perez da Anatec. Fica na Rua Sete de Abril, na Galeria Sete de Abril (sim, mesmo nome), 1° andar. No térreo, é onde está também a Angel Fotos. Pra você ter uma idéia, o Severo, cujo nome foi citado aqui, também leva seus equipamentos lá. E o Perez tem quarenta anos ou mais de experiência.

Quanto à foto do pombo, muito me agrada vê-la assim:



Mas, isso é pessoal e muito subjetivo. Veja que eu fiz download e modifiquei a sua foto sem sequer ter pedido autorização prévia. Peço desculpas por essa usurpação à propriedade intelectual, mas foi apenas para ilustrar minha opinião. Juro que eu páro por aqui e, em breve, vou deletar a sua foto do meu arquivo no ImageShack.
-22.352971,-48.775582


jakare

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 17:05:31
Braga, pretendo passar na Angel para comprar minha D60 em muito breve. Vou aproveitar e levar uma das máquinas pra fazer pelo menos um orçamento. Obrigado pelo toque. Vou unir o útil ao agradável.

Em relação a posição da foto, não sei o que pensar. Na verdade, sempre tenho dificuldade em inverter uma foto no Photoshop e aceitar que aquela posição é a certa. Meu cérebro não me deixa enganar.
Ainda assim, obrigado. Pelo menos vc gostou! :-)
Felipe Fernandes - http://www.flickr.com/photos/jakarebr
Nikon D60 18-55mm

Yashica FX-3 Super 35-70mm
Yashica-Mat 80mm
Kapsa 110mm


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #12 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 11:23:25
Na verdade, pra vc não dar cabeçada, o perez fica no andar de cima da angel, vc precisa pegar o elevador, não adianta ir de escada rolante!
Abraços
Lucas
Braga, pretendo passar na Angel para comprar minha D60 em muito breve. Vou aproveitar e levar uma das máquinas pra fazer pelo menos um orçamento. Obrigado pelo toque. Vou unir o útil ao agradável.

Em relação a posição da foto, não sei o que pensar. Na verdade, sempre tenho dificuldade em inverter uma foto no Photoshop e aceitar que aquela posição é a certa. Meu cérebro não me deixa enganar.
Ainda assim, obrigado. Pelo menos vc gostou! :-)



jakare

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 14:43:02
haha droga..
não vi a mensagem antes e subi de escada rolante.

O elevador leva para alguma realidade paralela?

Falando nisso, fui lá e já comprei minha Nikon D60 com o kit básico da lente 18-55mm.

Já saí por aí clicando algumas coisas e não tenho do que reclamar por enquanto.

Aqui um testezinho:
http://www.flickr.com/photos/jakarebr/3309710166/

Pretendo escrever um post sobre essa compra. Não vou me prolongar aqui, pro moderador não me bater.

Obrigado pelas dicas sobre minhas velhinhas, pessoal.
Felipe Fernandes - http://www.flickr.com/photos/jakarebr
Nikon D60 18-55mm

Yashica FX-3 Super 35-70mm
Yashica-Mat 80mm
Kapsa 110mm