Autor Tópico: Como faturar minha prestação: fotos para uma escola ao longo do ano  (Lida 1874 vezes)

LGphoto

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 263
  • Sexo: Masculino
  • www.lgphotography.fr
    • Laurent Guerinaud Photography
Fui contatado por uma escola para uma missão:
E para um ano completo, om realisação de um livro: cobertura de todas as visitas, excursões, viajens, dos eventos na escola, fotos das turmas, festa da escola, seleção e tratamento das fotos para o livro + produção doe 800 DVD com todas as fotos.

Não tenho nenhuma idea do numero de vistitas, viajens, etc. mas me pediram um orçamento para o "pactote"...

Como que você iram calcular tal orçamento? salario anual? preço por foto, por hora? (se for por hora, incluo o tratamento?) outra idea?
Quais seriam os valores basicos?
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2009, 12:40:21 por LGphoto »
www.lgphotography.fr
Sony A77 + Sony A700 + 16-80CZ + 70-400G + 50/1.7 + 100/3.5macro + 5600HS + HVL-F58AM
[Antigamente: Sony A100, 18-70, 70-300G, 500/8, Tamron 70-300]
---
Cursos de fotografia: http://www.lgphotography.fr/cursos___palestras_080.htm


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 12:47:34
 Que tal somar um valor de venda dos DVD´s + valor mínimo por saída (de acordo com a tabela da Arfoc) adicionando horas extras se houver.
 Seleção e tratamento por quantidade.


Exemplo:
R$15,00 por DVD = R$12.000,00
R$500,00 por saída de 4h mais R$100,00 por hora excedente.
Viagens incluir diária em hotel + refeição.
Seleção e tratamento: Até 500 fotos R$1500,00. A cada 100 fotos excedentes R$150,00.


Obviamente são valores fictícios.
São Paulo - SP


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 13:31:24
Feche um valor por pacote, contendo:
Valor por visita = X
Valor por excursão = y
Valor por viagem = z

Com isso você evita de passa um orçamento e a escola te "explorar" com a quantidade de saídas/coberturas.
Aí a cada mês você computa o que foi realizado no mês anterior e manda a Nota Fiscal para a escola.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


rcaldara

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 15:22:39
nossa, show hein!
mas ao mesmo tempo bem complicado estipular um valor, mas como 'e pro ano todo, acho que vc deveria colocar um valor mensal, como se fosse um salario, ainda cobrando as despesas a parte.
depois joga o q vc achou melhor e posta pra galera...


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 16:07:59
nossa, show hein!
mas ao mesmo tempo bem complicado estipular um valor, mas como 'e pro ano todo, acho que vc deveria colocar um valor mensal, como se fosse um salario, ainda cobrando as despesas a parte.
depois joga o q vc achou melhor e posta pra galera...
Complicadíssimo fazer dessa forma.
Exemplo:
1)Você estipula R$ 2mil mensais. Só que aí a escola te chama TODOS os dias !! Dá R$100 por dia... dessa forma o lucro vai embora e no final do mês sobra uma mixaria.
2) Pensando nesses mesmos R$2mil: Mas aí a escola só tem 1 evento por mês. Vai achar caro e não vai fechar. Por isso é importante separa o custo POR evento e por TIPO de evento. Ir na escola fotografar a dança da festa Junina tem um custo diferenciado de ir com eles em uma viagem e passar o dia inteiro fora de SP.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Marcelo Dornelles

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
  • fotografando a criação e a criatura...
Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:10:54
nossa, show hein!
mas ao mesmo tempo bem complicado estipular um valor, mas como 'e pro ano todo, acho que vc deveria colocar um valor mensal, como se fosse um salario, ainda cobrando as despesas a parte.
depois joga o q vc achou melhor e posta pra galera...

Peça, antes de efetuar o cálculo, o roteiro/descrição dos eventos que estão programados para o ano! 'Combinado não sai caro', eis o provérbio popular.  :ok:


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 19:53:34
Seja como for que o acordo for feito, não deixe de eleaborar um bom contrato, prevendo multa por descumprimento e outras coisas.

Quanto ao preço, acho muito difícil dizer quanto um profissional deva ganhar, além de ser um pouco anti-ético.

Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 22:14:46
Outra coisa importante é estipular um numero de dias de antecedência que eles tem que te comunicar sobre o evento. Caso contrário vai ficar complicado você conseguir fechar outros trabalhos.
São Paulo - SP


LGphoto

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 263
  • Sexo: Masculino
  • www.lgphotography.fr
    • Laurent Guerinaud Photography
Resposta #8 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 19:09:39
Obrigado por seus conselhos. :ok: Estou tentando conseguir mais informações, mas tenho que mandar meu orçamento logo... Vou pensar nas suas sugestões. :ponder:
www.lgphotography.fr
Sony A77 + Sony A700 + 16-80CZ + 70-400G + 50/1.7 + 100/3.5macro + 5600HS + HVL-F58AM
[Antigamente: Sony A100, 18-70, 70-300G, 500/8, Tamron 70-300]
---
Cursos de fotografia: http://www.lgphotography.fr/cursos___palestras_080.htm


Tanaka

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • TANAKA PHOTOS
    • https://www.facebook.com/photos.tanaka?ref=ts&fref=ts
Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 20:05:21
Complicadíssimo fazer dessa forma.
Exemplo:
1)Você estipula R$ 2mil mensais. Só que aí a escola te chama TODOS os dias !! Dá R$100 por dia... dessa forma o lucro vai embora e no final do mês sobra uma mixaria.
2) Pensando nesses mesmos R$2mil: Mas aí a escola só tem 1 evento por mês. Vai achar caro e não vai fechar. Por isso é importante separa o custo POR evento e por TIPO de evento. Ir na escola fotografar a dança da festa Junina tem um custo diferenciado de ir com eles em uma viagem e passar o dia inteiro fora de SP.


Ola gemte se foci eu a primeira coisa que fasia era pedir o calendario da escola de todo ano e dai estudaria todo e veria o que cobrar.


        Espero ter ajudado
                             TANAKA
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2009, 20:06:28 por Tanaka »
A FOTOGRAFIA É VIDA A VIDA É FOTOGRAFIA...https://www.facebook.com/photos.tanaka?ref=ts&fref=ts


almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Resposta #10 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 02:59:11
Oi LG,
     Tenho acompanhado seus posts no fórum. Se não os comento é porque não me sinto (ainda) em um nível satisfatório para isso. Mas vou tentar ajudar.
     Já fui professor em alguns momentos da minha vida e sei como isso funciona. Vamos lá...
     Toda escola organizada sabe, com antecedência, os eventos que realizará. Dessa forma, sugiro que você faça um custo estimado pela quantidade de eventos e horas de trabalho que você terá. Considere o tempo de tratamento como sendo a mesma quantidade de horas de cada evento. Eles conhecem essa lingüagem. Os professores recebem pelas horas de planejamento de aulas e correção de provas e trabalhos. Contabilize o total de horas/ano, divida por 12 e acerte um valor mensal.
     Caso ocorra um extra, um evento não previsto, cobre por fora nas mesmas bases. Horas de trabalho + tratamento (=horas de trabalho).
     Acho que seria o mais justo para ambos os lados. Conhecedor do seu trabalho, sei que nenhuma escola se arrependerá de o contratar.
     Espero ter ajudado. Seria isso que eu faria.

[]'s
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto