Autor Tópico: "Como se aprende a olhar?"  (Lida 10404 vezes)

Carlos Magalhaes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA
Resposta #30 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 12:37:10
Por falar em frases e olhar, pesquisando na rede encontrei uma citação de Goethe - não consegui descobrir de qual obra - muito bonita, que dá o que pensar e que pode sugerir um caminho para quem gosta de experimentar:

"A cor é a expressão e o sofrimento da luz"
Carlos Magalhaes
Belo Horizonte - MG
--------------------
Fuji S5200
Pentax K100D

http://www.carlosmagalhaes.com.br


Guilherme Pedroso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 11:36:37
O único modo de aprender essas coisas é começar declarando que não se sabe.
O que sabemos é olhar segundo os nossos hábitos. Precisamos aprender a olhar de outra maneira.
Uma parte desse aprendizado é aprender como a câmera olha. Essa é a parte técnica, não só técnica da operação mas também técnica da representação e das possibilidades.
A segunda parte refere-se ao primeiro parágrafo e consistem em permanentemente desconfiarmos que nossa maneira de olhar é uma prisão, que nos faz ver as coisas sempre da mesma maneira. E assim buscarmos interromper nossos hábitos.
Para isso é preciso um tipo especial de coragem, que é uma coragem fácil porque nada nos custa de verdadeiro a não ser algum amor-próprio. É a coragem de fazer as coisas de forma diferente daquela que o mundo que nos cerca aceita. E entender que o mundo que nos cerca nos desestimulará a fazer isso, porque o mundo que nos cerca detesta ter de julgar coisas diferentes, adora a ratificação de seus valores formais.
Porque o que o mundo que nos cerca chama de "diferente" nada mais é que truques de curto espectro.
E para aprendermos a olhar, renovando sempre o olhar, devemos ter consciência que a cada momento vamos decepcionar as pessoas que gostavam de nossa fotografia, porque elas querem ver de novo aquilo que já gostaram, e nós queremos ver outras coisas que ainda não vimos, e o que mostraremos não será uma falsa supresa, mais parecerá uma decepção.
Para termos liberdade é preciso decepcionarmos os outros. Do contrário somos reféns do desejo alheio, e do desejo de mesmice, de confirmação.

Muito bom Ivan. Cheguei a anotar aqui essa frase sobre a liberdade.

não só esse mas todos os teus textos sobre percepção são muito bons.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #32 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 15:29:21
Isso me lembrou um texto do Eduardo Galeano, o "A função da arte I":

"Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar.
Viajaram para o Sul.

Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.

Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.

E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
- Me ajuda a olhar! "
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #33 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 16:37:55
Isso me lembrou um texto do Eduardo Galeano, o "A função da arte I":

"Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar.
Viajaram para o Sul.

Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.

Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.

E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
- Me ajuda a olhar! "

Em silêncio cá estou. Depois de ler um trecho assim não dá vontade de interromper a leitura e ficar só pensando?

A frase do Carlos também dá pra pensar bastante.

Aliás esse tópico ingênuo, que só visava a divulgação de um documentário, já me fez refletir bastante. Curioso como o modo como é feito a postagem pode interferir bastante na interação dos usuários. Das vezes que tentei ser objetiva e precisa nos tópicos, numa outra época eu postaria assim [DOCUMENTÁRIO] Henri Cartier-Bresson na Eurochannel, aposto que não despertaria tanto interesse quando selecionar uma frase de impacto do próprio texto e propor implicitamente uma reflexão. Taí, vivendo e aprendendo...
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 16:42:32 por Kika Salem »


cruz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • José Cruz Fotografia e Arte
Resposta #34 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 18:09:55
Alem dos documentários dos grandes mestres, existem dois ótimos livros.

Assim se compõe um quadro
(Jose M. Parramon)- Trata mais especificamente osbre a pintura, mas é uma ótima literatura para quem quer aprender sobre composição.
É uma literatura relativamente leve.
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?isbn=8434200082&sid=89641415411216642027098811

Arte e Percepção Visual - Uma psicologia da visão criadora

(Rudolf Arnheim) - Esse é literatura pesada que aborda em detalhes as qualidades da visão criadora, a arte como instrumento de exploração da personaliade, etc. É uma viagem...
http://www.ciadoslivros.com.br/book_details.asp?ProdId=AR0412&

Além destes, para quem não esquenta muito a moringa, pode baixar a série "Masters of Photography" 6 episódios (BBC), através do dreamule. (Esse é animal - porém ilegal)
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2009, 18:12:39 por cruz »


Marcelo Dornelles

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
  • fotografando a criação e a criatura...
Resposta #35 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 19:32:27
O único modo de aprender essas coisas é começar declarando que não se sabe.
O que sabemos é olhar segundo os nossos hábitos. Precisamos aprender a olhar de outra maneira.

Puxa prof. Ivan, vesti legal a carapuça!  :assobi:
Foi incisivo e profundo, além de instrutivo... :)
Vai rolar uma entrevista contigo já, já a fim de explorar esse seu lado filósofo!  ;)

Abs filosóficos


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #36 Online: 16 de Fevereiro de 2009, 21:00:48
Puxa prof. Ivan, vesti legal a carapuça!  :assobi:
Foi incisivo e profundo, além de instrutivo... :)
Vai rolar uma entrevista contigo já, já a fim de explorar esse seu lado filósofo!  ;)

Abs filosóficos

Se quiser lê-la
http://ivandealmeida.multiply.com/journal/item/11


latreitel

  • Trade Count: (38)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #37 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 09:06:24
Kika, achei muito bom o que o Ivan falou.
Eu trabalho com fotos de casamento a 20 anos e levei mais de um ano para me deligar da visão retrógrada das fotos posadas. Foi muito difícil. Recentemente fiz um curso que ajudou muito, e digo com toda certeza que deve-se buscar sempre uma forma nova de fazer a mesma foto. Nesse curso ouvi várias vezes "seja ousado".

Abraço


cruz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • José Cruz Fotografia e Arte
Resposta #38 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 13:53:03
O nome correto é "The Genius of Photography"... Falha minha
Alem dos documentários dos grandes mestres, existem dois ótimos livros.

Assim se compõe um quadro
(Jose M. Parramon)- Trata mais especificamente osbre a pintura, mas é uma ótima literatura para quem quer aprender sobre composição.
É uma literatura relativamente leve.
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?isbn=8434200082&sid=89641415411216642027098811

Arte e Percepção Visual - Uma psicologia da visão criadora

(Rudolf Arnheim) - Esse é literatura pesada que aborda em detalhes as qualidades da visão criadora, a arte como instrumento de exploração da personaliade, etc. É uma viagem...
http://www.ciadoslivros.com.br/book_details.asp?ProdId=AR0412&

Além destes, para quem não esquenta muito a moringa, pode baixar a série "Masters of Photography" 6 episódios (BBC), através do dreamule. (Esse é animal - porém ilegal)


Arnaldo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #39 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 09:39:48
Olá Kika.

Sou novo no Fórum e gostaria de saber se vc gravou este documentário. Se sim! Será que tens como fornecer uma cópia? Obrigado


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #40 Online: 19 de Fevereiro de 2009, 10:48:53
Arnaldo:
Eu não gravei o documentário porque meu pacote da TVA não dá acesso ao canal e quando dava não pegava direito.
Também não posso tratar desse assunto aqui pela questão dos direitos autorais.
Mas se encontrar algum link na rede lhe passo. :ok:
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2009, 10:49:14 por Kika Salem »