Autor Tópico: G5 x 5700 - Qualidade de Imagem  (Lida 4159 vezes)

Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Online: 03 de Dezembro de 2004, 19:06:05
Depois de ler diversos tópicos de comparações entre esses dois modelos, estive pensando que, em qual deles a qualidade final das imagens é melhor?

Afinal, a Canon G5 é conhecida pelo seu ótimo jogo de lentes, luminoso, com ótimo sharpen, etc... Já a Nikon 5700, tem um CCD de 2/3" que garante imagens muito limpas e também possei lentes boas, mas é menos luminosa, e possui menos sharpen devido a número de elementos. Estou errado?

Em qual dos casos a imagem final seria realmente melhor para vocês?

 


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2004, 19:51:08
Não vou falar delas, mas o Leonardo vai saber dizer, e aproveito pra jogar na discussão a serie Zxx da Panasonic .. a FZ20 q é mais nova ...


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2004, 20:24:29
Ninguém?

Fiquei com essa dúvida após ler a discussão do Leonardo e Ivan sobre CCD.

 


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2004, 21:28:20
Olha, a 5700 tem ótica excelente e imagem fantástica. Creio ser ela melhor que a G5, cujo CCD é menor. O CCD da 5700 é 2/3, e os 5mp ficam bastante folgados nela.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2004, 21:29:00
Olha são categorias diferentes.
A 5700 tem sem dúvida uma imagem mais limpa, mas também é mais cara. :(

Quanto as Panasonic não podem ser comparadas com essas duas categorias, pois as UZ tem sempre uma qualidade ótica menor do que as câmeras de Zoom mais curtos, devido ao maior comprimento focal, que torna difícil corrigir os problemas oriundos de cada distância focal abrangida (que são diferentes), a qualidade das FZ é menor que a da G5 e da 5700, mas também ela tem uma proposta diferente, e dentro do que ela está preparada para fazer ela é uma das melhores opções se não a melhor. :)


No conjunto geral da Obra fecho com a 5700, imagem limpa, pouco ruído, lentes de ótima qualidade (Linha ED da Nikon), um bom Zoom, realmente um ótimo equipamento, que apesar de mais Zoom tem uma ótica mais refinada que as GX. :)
Espero ter ajudado.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


mnc

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
    • http://fotos.mnc.com.br
Resposta #5 Online: 05 de Dezembro de 2004, 09:26:07
Vale a pena lembrar que a 5700 ta saindo de linha (se ja nao saiu) e esta cada vez mais dificil de achar.
Quando fui comprar a Fuji, andei pesquisando por ela tb, e alem do preco exorbitante, so achei em 2 lugares. A 8700 e a 8800 vc acha facil, mas o preço é de uma DSLR, ai eu acho que não compensa (alem de terem aumentado os MP e mantido o tamanho do CCD...)

 


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #6 Online: 05 de Dezembro de 2004, 12:56:12
Citar
Vale a pena lembrar que a 5700 ta saindo de linha (se ja nao saiu) e esta cada vez mais dificil de achar.
Quando fui comprar a Fuji, andei pesquisando por ela tb, e alem do preco exorbitante, so achei em 2 lugares. A 8700 e a 8800 vc acha facil, mas o preço é de uma DSLR, ai eu acho que não compensa (alem de terem aumentado os MP e mantido o tamanho do CCD...)
É verdade. Eu vi a 5700 no Stand Center, estava R$ 2300 contra R$ 1900 da G5.

Obrigado a todos pelos esclarecimentos.

Abraço.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2004, 13:38:40
Dependendo do preço da Olymus EVOLT 300 depois da primeira fase de lançamento, pode não compensar mesmo.

Ivan


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 05 de Dezembro de 2004, 14:49:55
O complicado da E-volt ainda serão as lentes. As lentes boas dela  são muuuuito caras e as fraquinhas que foram lançadas recentemente também são caras d+ pelo que oferecem.
A Câmera (assim como a E-1) está barata pelo que oferece o complicado mesmo é montar um bom conjunto a baixo custo, eu fiz uma conta outro dia e para trazer da B&H a E-volt com a lente 14-54 (que é uma boa lente para ela) e uma Tele 50-200, você desembolsaria US$ 2300,00 fora o Frete, enquanto para comprar uma D70 com a lente 18-70ED + uma lente Nikon 70-300ED você desembolsaria US$ 1600,00 + Frete, ou seja as lentes Olympus ainda inviabilizam a compra de conjuntos da série E. Pois se você ainda partir para lentes paralelas as diferenças ficam ainda maior, você ainda compra uma 20D com a lente 28-75 da Tamron (uma lente bem superior às olympus originais) com uma Canon 100-300 USM (que tbm é excelente) por US$ 2130,00. A E-volt não é tão barata quanto parece, muito pelo contrário, assim como a E-1 ela é bem carinha :(

 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 05 de Dezembro de 2004, 15:22:44
É. E tem uma coisa: O CCD é menor que na D70. Acabei de fazer a comparação, e é bem menor.

Estou estudando esse caso para preparer minha mudança para um sistema DSLR para daqui há um ano ou pouco menos, ou, se as fábircas lançarem modelos, por uma rangefinder digital (aliás, minha preferência). Por enquanto só existe a Epson RD-1, mas quem sabe?

Pelo que observei, a melhor relação continua sendo a D70 usada como base para preparar um conjunto de lentes. Acho que a escolha da ótica é a chave da questão. Acho, também, que é preciso obter a melhor ótica possível desde sempre, e as Nikon, se não me engano, permitem o uso até de lentes manuais e não variáveis, o que seria minha preferência, pois confesso não gostar muito de autofoco, embora precise viver com ele nas digitais que uso. Ultimamente mais da metade das minhas fotos têm sido feitas com a máximo wide da câmera, e se isso se firmar como tendência, me dá um bom prognóstico de uso.
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 05 de Dezembro de 2004, 15:47:36
Ivan apesar do CCD ser bem menor ele tem rendimento maior que nas APS, pois ele é Full Frame (CCD com cobertura total da superfície) diferente dos demais onde a maior área é tomada por trilhas e buffer e não por sensores. Apesar do sensor ser menor a superfície dos pixels são maiores. :)
MAs sem dúvida no mundo SLR as escolhas devem ser totalmente baseadas na ótica, infelizmente a ótica da Olympus ainda está muito restrita, com poucas opções.
Vamos esperar para ver, a Olympus já foi a maior no mundo SLR manual (com suas OM-1) pode ser que ela traga grandes novidades nesse mundo, os 3:4 já são uma novidade interessante, assim como o full frame, vamos ver até onde vai esta evolução :)
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #11 Online: 05 de Dezembro de 2004, 16:07:50
Eu acho que essa linha da Olympus com lentes intercambiáveis menores é uma tremenda furada. Se ele oferecesse um preço bem mais acessível que as DSRL's convencionais, aí sim seria um atrativo, mas como o Leonardo comparou, não compensa nem de longe. rs

Abraço


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 05 de Dezembro de 2004, 16:19:09
Não sei Danilo.
Tudo depende da ótica oferecida e se mais fabricantes adotarão o padrão.

Tudo isso ainda é muito nebuloso, e por isso sou muito prudente, pois no caso a escolha de padrão deve poder oferecer bastante liberdade.

Atualmente o padrão de mount Nikon me parece melhor, pois há mais ótica disponível, mas o padrão da Olympus é dirigido para sensores de proporção diferente dos 2X3, o que me atrai muito mais.

Como tenho tempo para pensar no assunto, uma vez que estou agora comprando uma câmera que espero me permitir um ano de uso, então não há motivo para ficar aflito.

Ivan
 


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #13 Online: 05 de Dezembro de 2004, 17:22:55
Concordo com você Ivan.

Acho a idéia bem sedutora. Mas o que se deve fazer é esperar para ver aonde vai dar.

:)

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 05 de Dezembro de 2004, 18:11:43
Se a E-1 fosse relançada com 8MP provavelmente ela seria a minha escolha. Gosto muito dos recursos da E-1.
A Kodak já possui um sensor de 10MP no formato da E-1. :D Será que podemos contar com isso na PMA?
View de 100%, Magnificação de 1X, resistente a água, AF rápido, formato 3:4, é uma câmera realmente tentadora para externa e o ponto de ótimo do sensor dela é 12MP, ou seja, ainda tem muito para evoluir, se sair com 10MP vai se tornar disparado a melhor opção em DSLR do mercado, só reata saber se o preço sairá compatível e se novas lentes serão lançadas.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.