Autor Tópico: Algum fã de Olympus OM na area?  (Lida 1837 vezes)

Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Março de 2009, 20:28:31
Minha primeira Olympus foi uma OM1 que comprei recentemente e desde então, me apaixonei pelo sistema (eu já paquerava essas Olympus a varios, varios anos) e to querendo fazer meu sistema principal de película 35 (meu sistema principal em digital é a Alpha/Minolta)

Recentemente eu comprei no Ebay uma OM2, muito nova, tava um preço ótimo pq o vendedor não sabia se ela estava funcionando pois o espelho estava voltado para cima. Recebi ela esses dias e bastou colocar pilhas novas. Aparentemente está funcionando!

De lentes, eu to com 2 Zuikos 50 1.4, uma aparentemente single coated e uma de nr serial mais atual e multi-coated. To com uma 28 2.8 MUITO nova tb. (não sei pq, mas a Zuiko 28 3.5 é mais falada q essa 2.8, por acaso a 3.5 é melhor?)

Quais lentes Zuiko são consideradas boas e quais que valem o investimento?



Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


Ynnavoeg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Março de 2009, 21:13:49
Olá Ivan, também possuo uma OM-1 com algumas lentes Zuico.  É um sistema fantástico, segue abaixo a descrição de um apreciador do sistema OM. Um abraço, Geovanny.

" Os aficcionados deste fantástico sistema não precisam de qualquer descrição mas, para quem não está familiarizado, posso dizer que se trata de uma das mais fantásticas e lendárias SLR de sempre. Foi no seu tempo uma câmara única, que revolucionou o modo como as câmaras passaram a ser construídas e projectadas, devido a algumas soluções inovadoras que apresentava.

Sempre foi especialmente apreciada pelas dimensões muito compactas e pelo obturador silencioso, quando as outras câmaras profissionais da época eram demasiado grandes. Esta família de câmaras, especialmente na classe topo de gama (OM-1 até à OM-4) representam aquilo que de mais próximo se encontra de uma rangefinder no mundo das reflex. Aliás, não é por acaso que a "Magnum", a conceituada agência de foto-jornalismo, apenas usava sistemas Leica M e Olympus OM.

Eu não tenho experiência com os corpos e o meu conhecimento resume-se  aquilo que vou lendo sobre o estatuto lendário destas câmaras, no entanto tenho experiência com as lentes, pois tenho 3 em casa. Em  relação a estas posso dizer que são do melhor que já experimentei. A  qualidade óptica é fabulosa a nível de nitidez, contraste, cores e  ausência de aberrações cromáticas. A qualidade de construção é do  melhor que tenho visto, pois são muito robustas e completamente  metálicas. O que é verdadeiramente impressionante é o facto de se oferecer isto num conjunto tão compacto, embora pesado para as dimensões.

A Zuiko 24mm f/2.0 é a minha lente preferida de todas que já experimentei, e já me passou muita coisa pelas mãos.

A Zuiko 21mm f/2.0 é a segunda melhor grande-angular alguma vez feita para o formato de 35mm. Isto não é mito e deriva na realidade de uma série de testes efectuados em vários sites da especialidade. É uma lente cuja performance envergonha a de qualquer grande-angular Canon L e que apenas é batida por pouco pela lendária Carl Zeiss Distagon T* 21mm f/2.8.

Se estas são bastante caras, o mesmo não se pode dizer de algumas verdadeiras pérolas, com a Zuiko 28mm f/3.5 que é baratíssima e de uma qualidade fenomenal. Esta lente num corpo
"full-frame" Canon, tem uma performance nos cantos superior às 17-40mm f/4 L e 16-35mm f//2.8 L II.

Para quem aprecia excelentes ópticas e pretende construir um sistema muito compacto e  silencioso, decididamente não há rival no mundo das reflex.

Aconselho a leitura destas opiniões de utilizadores:
http://www.camerareview.com/templates/reviews.cfm?camera_id=389

Análise muito completa (atenção que o artigo é constituído por 5 páginas): http://mir.com.my/rb/photography/hardwares/classics/olympusom1n2/om1/index.htm
Olympus OM-1
Zuiko 21(3,5)- 24(2,8)- 28(3,5)- 50(1,4)- 50(1,8)- 135(3,5)
Olympus Trip 35
Billy Agfa Apotar
Panasonic LZ8