Autor Tópico: Comparativo de teles Canon  (Lida 8558 vezes)

Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #15 Online: 28 de Agosto de 2005, 20:36:45
LEvando em consideração que se acha a 75-300 por uns 500, 400 reais usada .. seria uma booooa opção ...


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 28 de Agosto de 2005, 20:38:44
Citar
Agora voltando ao comparativo: eu ainda gostaria de fazer esse teste com luz controlada e um tripé que eliminasse qualquer dúvida sobre se ele balançou ou não.
Usa com mirror lock-up.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #17 Online: 29 de Agosto de 2005, 11:46:25
Olha penso da seguinte forma, No global da imagem a 100-300 parece ser mais constante que a 75-300, é importante tbm analisar como foi feito o foco, pois se a câmer amudou de lugar o foco tbm mudou e isso pode prejudicar o teste.
Agora é normal a nitidez variar de acordo com a abertura, é interessante comentar tbm que a nitidez em grandes aberturas é mais importante nesse tipo de lente do que em pequenas aberturas, é raro ver alguém com uma Tele em f/8 ou f/16, é necessário muita luz para isso, enquanto f/5.6 já é bem comum neste tipo de lente.
Más o teste é válido para se ter uma noção básica, é importante tbm levar em consideração vários fatores ao se comparar as duas, como precisão e velocidade do servo, qualidade de construção e etc.

Bruno só tome cuidado com esse tipo de colocação:
Citar
Eu enlouqueci, fiz o teste errado, ou a 75-300 realmente apresenta um melhor desempenho, especialmente em f/8?? Nessa abertura, ela me pareceu bem mais nítida. Por outro lado, a 75-300 é mais "soft"...
Ou tem nitidez ou é soft. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #18 Online: 29 de Agosto de 2005, 12:05:07
Citar
Olha penso da seguinte forma, No global da imagem a 100-300 parece ser mais constante que a 75-300, é importante tbm analisar como foi feito o foco, pois se a câmer amudou de lugar o foco tbm mudou e isso pode prejudicar o teste.
Agora é normal a nitidez variar de acordo com a abertura, é interessante comentar tbm que a nitidez em grandes aberturas é mais importante nesse tipo de lente do que em pequenas aberturas, é raro ver alguém com uma Tele em f/8 ou f/16, é necessário muita luz para isso, enquanto f/5.6 já é bem comum neste tipo de lente.
Más o teste é válido para se ter uma noção básica, é importante tbm levar em consideração vários fatores ao se comparar as duas, como precisão e velocidade do servo, qualidade de construção e etc.

Bruno só tome cuidado com esse tipo de colocação:
Citar
Eu enlouqueci, fiz o teste errado, ou a 75-300 realmente apresenta um melhor desempenho, especialmente em f/8?? Nessa abertura, ela me pareceu bem mais nítida. Por outro lado, a 75-300 é mais "soft"...
Ou tem nitidez ou é soft. :)
ooops! Errei aí... estava contrapondo soft com contraste...

Sobre a abertura, eu concordo com você. Enquanto estava usando a 75-300, acho que nunca usei ela em abertura que não fosse a maior possível.

Valeu, Leo.

Um abraço!  


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #19 Online: 29 de Agosto de 2005, 12:08:37
Bruno...

Excelente iniciativa....

Não sei se voce usou tripé, mas isso seria uma boa opção para evitar problemas de leve tremida, já que em tele, mesmo com velocidade alta, é possivel tremer.

Mas gostei da análise e do resultado. A coisa do USM já é uma diferença que vale o investimento, na minha opinião!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #20 Online: 29 de Agosto de 2005, 22:09:24
Usei tripé sim, Fernando. Mas não é nenhum Manfroto! hehehe :P
Mas na verdade não acho que tenha tremido não... acho que os desempenhos são esses mesmos.

Estava analisando os resultados novamente e acho que o teste serve ao menos para uma coisa, mesmo que não seja definitivo: mostra que nenhuma das duas é muito boa, mas não são iguais. Dá para se ter uma idéia de o que se pode esperar de cada uma, onde é que cada uma se sai melhor e, assim, escolher aquela que tem melhor desempenho de acordo com os objetivos. Por exemplo, me agrada saber que em 200mm e 300mm, na maior abertura, a 100-300 se sai muito melhor do que a 75-300.

Lembrando, para ninguém precisar voltar ao início do tópico:




e





Se comprei ela pensando muito mais nos 300mm do que nos 100mm e se não costumo usar aberturas menores em tele, não tenho do que me arrepender. Por outro lado, existem situações onde a 75-300 se sai melhor. Vai de cada um escolher. Acho importante que as pessoas que estejam em dúvida possam ver um comparativo como esse.

Outra coisa: concordo que o sistema de foco (considerado como um todo: velocidade, barulho e sistema de focagem interna) faz muita diferença! Para mim também valeria a diferença, mesmo se os desempenhos fosse iguais. E a construção, né? A 100-300 é outra coisa... pode ser besteria, mas ela agrada bem mais aos olhos! :P

Abraços!
« Última modificação: 29 de Agosto de 2005, 22:10:11 por Bruno Gomes »


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #21 Online: 29 de Agosto de 2005, 23:34:03
Nossa, o comparativo ficou muito bom Bruno, lógico que não é algo feito em condições perfeitas, mas dá uma idéia boa. O Leo resumiu o que eu já havia pensado vendo as fotos: apesar de intercalarem posições nos melhores resultados, a 100-300 ganha com folga nas condições mais importantes (ou no mínimo certamente as mais esperadas) pra esta óptica, que são comprimentos focais acima de 200 mm e em grandes aberturas. A 75-300 apresentou melhores resultados nas condições em que menos vais usar esse tipo de lente, então mesmo "empatando" na média das situações analisadas, ela perde pra 100-300 nas situações em que mais irás usar essas lentes. Talvez o resultado não tenha sido aquele "espanco" que muitos poderiam esperar (incluindo eu), mas digamos que há um lado bom da coisa, pois quem tem menos grana agora já sabe que a 75-300 também não é o fim do mundo. Mas a importância que o auto-focus tem na lente (e que lembro de tu reclamar da 75-300 na última saída que fizemos), sem contar a qualidade de construção, essas coisas coisas completam o custo x benefício da 100-300. Fora que no teste não houveram situações críticas de contraste, um teste de AF com pouca luz, situações em que se pode esperar mais diferenças ainda... Então é isso, não por amizade mas sim analisando friamente, diria que tu fez a melhor opção pegando a 100-300 mm em qualquer cenário (visando um melhor AF ou maior resolução de detalhes em grandes comprimentos focais e maiores aberturas, como ao usar a câmera na mão).
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #22 Online: 30 de Agosto de 2005, 02:53:28
Citar
Nossa, o comparativo ficou muito bom Bruno, lógico que não é algo feito em condições perfeitas, mas dá uma idéia boa. O Leo resumiu o que eu já havia pensado vendo as fotos: apesar de intercalarem posições nos melhores resultados, a 100-300 ganha com folga nas condições mais importantes (ou no mínimo certamente as mais esperadas) pra esta óptica, que são comprimentos focais acima de 200 mm e em grandes aberturas. A 75-300 apresentou melhores resultados nas condições em que menos vais usar esse tipo de lente, então mesmo "empatando" na média das situações analisadas, ela perde pra 100-300 nas situações em que mais irás usar essas lentes. Talvez o resultado não tenha sido aquele "espanco" que muitos poderiam esperar (incluindo eu), mas digamos que há um lado bom da coisa, pois quem tem menos grana agora já sabe que a 75-300 também não é o fim do mundo. Mas a importância que o auto-focus tem na lente (e que lembro de tu reclamar da 75-300 na última saída que fizemos), sem contar a qualidade de construção, essas coisas coisas completam o custo x benefício da 100-300. Fora que no teste não houveram situações críticas de contraste, um teste de AF com pouca luz, situações em que se pode esperar mais diferenças ainda... Então é isso, não por amizade mas sim analisando friamente, diria que tu fez a melhor opção pegando a 100-300 mm em qualquer cenário (visando um melhor AF ou maior resolução de detalhes em grandes comprimentos focais e maiores aberturas, como ao usar a câmera na mão).
 :thmbup:
 


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #23 Online: 31 de Agosto de 2005, 10:03:31
A 75-300  com IS será minha próxima aquisição.....

Fravin, ama o IS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #24 Online: 31 de Agosto de 2005, 10:48:08
Mesmo para os donos de Canon eu ainda caho que vcs tbm deviam pensar na Tokina 80-400, ela é um tanto mais cara mas vale a pena, já é uma lente Pro. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #25 Online: 03 de Setembro de 2005, 19:42:08
Pessoal, há um "pequeno" detalhe que esqueci de avisar, mas que é importante (principalmente agora que já tenho CF suficiente e estou fotografando em RAW até com a S70): as fotos foram feita em JPEG, ou seja, pode-se esperar um resultado um pouco melhor do que os apresentados aqui. De qualquer forma, isso não altera a comparação entre elas.

Abraços!


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #26 Online: 03 de Setembro de 2005, 19:47:56
Leo, aonde tem essa Tokina aqui no BR?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #27 Online: 03 de Setembro de 2005, 19:59:51
As vezes na fotoglobal. :)
Se sua câmera for Nikon eu to vendendo uma tbm, mas se for Canon tem que encomendar lá.
Vc pode ver se o André não arruma para vc tbm.:)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #28 Online: 03 de Setembro de 2005, 20:00:37
Citar
Leo, aonde tem essa Tokina aqui no BR?
Na Recreio Digital tem, sai por R$ 2085,00.