Autor Tópico: Como cobrar um trabalho fixo em revista!!  (Lida 2111 vezes)

drops

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
    • www.danielsalla.com.br
Online: 02 de Março de 2009, 23:33:52
Olá pessoal estou com uma duvida enorme a dias!!
Trabalho como fotografo a algum tempo, mas sempre na área social!!
Recentemente fui convidado a fotografar para uma revista gastronômica, fazer fotos de pratos para anúncios e cobrir pautas diversas!! A revista é para publico A e B e tem um encarte bem trabalhado, esta na segunda edição e é trimestral, segundo eles o contrato seria para varias edições!!
A revista tem em media 50 paginas e é bem ilustrada e diagramada!?
Alguém tem alguma idéia de como posso cobrar ou tarifar o trabalho!!
Agradeço desde já!! :worship:
Abraços!!

Daniel Salla - Indaiatuba - SP

"Mais vale uma pessoa, todavia nunca do que jamais em comparação, porém"

Canon EOS XTi # Canon EOS 50D # Canon 28~135mm ## Canon 50mm # Sigma 10-20mm # Canon 28-300mm L

           
            Site Daniel Salla


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 02 de Março de 2009, 23:59:15
Daniel,
engraçado, tenho um freela igualzinho ao seu.
Uma revista trimestral, me mandam fotografar os restaurantes, os pratos, `as vezes os chefs.
A revista me paga por restaurante, pelas fotos que a revista vai utilizar. Se o restaurante precisar usar as mesmas fotos para outras coisas ( outras revistas, publicidade, acessoria de imprensa, etc) eles me pagam diretamente, dependendo do uso.
Boa sorte !
GuiGui  :)


drops

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
    • www.danielsalla.com.br
Resposta #2 Online: 03 de Março de 2009, 00:04:20
Daniel,
engraçado, tenho um freela igualzinho ao seu.
Uma revista trimestral, me mandam fotografar os restaurantes, os pratos, `as vezes os chefs.
A revista me paga por restaurante, pelas fotos que a revista vai utilizar. Se o restaurante precisar usar as mesmas fotos para outras coisas ( outras revistas, publicidade, acessoria de imprensa, etc) eles me pagam diretamente, dependendo do uso.
Boa sorte !
GuiGui  :)

Valeu guigui pela ajuda, naum tinha pensado na hipotese de o restaurante querer a foto par outros fins!!
mais a minha maior duvida é com relação a $$ do serviço!!
se tem uma tabelinha ou um regrinha a se aplicar!!
Daniel Salla - Indaiatuba - SP

"Mais vale uma pessoa, todavia nunca do que jamais em comparação, porém"

Canon EOS XTi # Canon EOS 50D # Canon 28~135mm ## Canon 50mm # Sigma 10-20mm # Canon 28-300mm L

           
            Site Daniel Salla


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 03 de Março de 2009, 00:21:51
Bom, aí não posso te ajudar... Estou nos EUA, acho que os números não bateriam neste caso... :)


drops

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
    • www.danielsalla.com.br
Resposta #4 Online: 03 de Março de 2009, 09:27:03
Bom, aí não posso te ajudar... Estou nos EUA, acho que os números não bateriam neste caso... :)

obrigdo mesmo assim!!!
Daniel Salla - Indaiatuba - SP

"Mais vale uma pessoa, todavia nunca do que jamais em comparação, porém"

Canon EOS XTi # Canon EOS 50D # Canon 28~135mm ## Canon 50mm # Sigma 10-20mm # Canon 28-300mm L

           
            Site Daniel Salla


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 03 de Março de 2009, 12:54:09
Você tem que pensar o seguinte:
O trabalho será integral ? Se sim, já mande um salário de vez.
Se o trabalho será várias saídas, mas distribuídas durante o mês com intervalo para você fazer suas coisas, o orçamento deve ser baseado POR SAÌDA. Estabeleça um valor referente ao seu deslocamento, montar equipamento, iluminação, manutenção, seguro, tratamento, direitos autorais, etc, etc. Aqui em SP o que tenho visto para fotografar um prato para site:
R$ 650 saída simples ( chegar, montar o equipamento e fotografar )
R$ 850 saída com passo a passo do prato

Para revista normalmente tem adicional de 20 a 40%, dependendo do caso. Claro que isso é saída única. No seu caso que serão várias, vale a pena abaixar um pouco pelo pacote. Mas faça constar no coontrato um mínimo de saídas ou corre o risco de abaixar pensando em fazer 20 fotos e ser chamado para apenas 4.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


drops

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 404
  • Sexo: Masculino
    • www.danielsalla.com.br
Resposta #6 Online: 04 de Março de 2009, 15:56:01
Valeu guto, pra mim que to no começo é meio salgado esse preço, mas o esquema de saida vou adotar!!
Daniel Salla - Indaiatuba - SP

"Mais vale uma pessoa, todavia nunca do que jamais em comparação, porém"

Canon EOS XTi # Canon EOS 50D # Canon 28~135mm ## Canon 50mm # Sigma 10-20mm # Canon 28-300mm L

           
            Site Daniel Salla


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 04 de Março de 2009, 16:43:21

R$ 650 saída simples ( chegar, montar o equipamento e fotografar )
R$ 850 saída com passo a passo do prato

Para revista normalmente tem adicional de 20 a 40%, dependendo do caso.

Prá você ficar feliz, Guto, aqui nos EUA o mercado editorial paga MUITO MENOS que isso que vc recebe.
Mas muuuito menos mesmo. Revistas e jornais são os que menos pagam em fotografia comercial, de longe.
A coisa muda ( em alguns dígitos) muito quando o assunto é publicitário. ;)


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #8 Online: 04 de Março de 2009, 17:19:20
Prá você ficar feliz, Guto, aqui nos EUA o mercado editorial paga MUITO MENOS que isso que vc recebe.
Mas muuuito menos mesmo. Revistas e jornais são os que menos pagam em fotografia comercial, de longe.
A coisa muda ( em alguns dígitos) muito quando o assunto é publicitário. ;)
Mas aí depende muito da situação, da resvista, do local, do uso da foto, se precisa de nota fiscal, se vai ter produção, etc. ele mencionou prato para anúncio, o que vai mais na linha do publicitário do que editorial ( apesar de falar que tbm terá pautas ). Aqui em SP o fotógrafo mais especializado ganha mais do que o "fotojornalista" quando tem pauta ( pelo menos comigo é assim ). Um fotojornalista ganha entre R$ 60-R$ 140 por foto publicada. Se é pauta com várias fotos ganha pouca coisa a mais do que o valor de uma foto. Para aceitar receber isso tem que ter boas pautas todos os dias, porque senão não compensa. E o que vejo DIRETO aqui é o seguinte:
O cliente chega pedindo orçamento para um monte de coisas, mas detalhado com valores. Aí você passa pensando fechar o pacote que o cliente pediu e ele fecha só uma ou duas coisas. Ou seja: prejuízo.
Outra coisa que vejo muito: diferentes valore. Um foto de uma garrafa de bebida com um abridor, você cobraria R$ 5.000 do cliente ? Seu cliente pagaria ? Eu conheço gente que cobra isso e o cliente paga.... tudo depende do nome, QI, etc...rs
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 05 de Março de 2009, 00:22:57

Outra coisa que vejo muito: diferentes valore. Um foto de uma garrafa de bebida com um abridor, você cobraria R$ 5.000 do cliente ? Seu cliente pagaria ? Eu conheço gente que cobra isso e o cliente paga.... tudo depende do nome, QI, etc...rs

Exatamente. Já me pagaram o dobro disso por uma pequena série de fotos de escovas de dentes, produção que levou 2 dias de pré-produção, 8 horas no estúdio, e 4 pessoas envolvidas. Cliente bom, foto para publicidade, licensiada sem limite de tempo nem mercado geográfico, para todo e qualquer tipo de mídia.
Para o que foi, se eu tivesse cobrado pelo que se cobra em média no mercado, estava pouco. Massss.....  :) :ponder: :assobi: :ok: