Autor Tópico: [OPINIÃO] Como se começa a trabalhar com fotografia?  (Lida 18415 vezes)

Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #15 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 10:07:28
Onde errei (errei?).

Fazendo os casamentos eu tinha visibilidade, contatos e, pricipalmente, entradas para financiar outros projetos. Mas não tinha tempo para isso. Queria desenvolver um trabalho autoral, estudar mais o fotojornalismo, viajar mais... mas tinha de atender noivos, gerenciar contratos, fornecedores e, o mais trabalhoso, o pós-atendimento.

Falo disso naquela matéria que mostrei no Post Eu na Fhox !

Então decidi parar com os eventos, larguei o mercado, comecei a jogar meus preços beeem pra cima para não pegar tantos trabalhos. O resultado, o dinheiro encurtou severamente, perdi espaço no mercado de casamentos e não consegui da mesma forma (ainda) tocar meus projetos. Estou buscando alternativas para voltar a ter um fluxo de trabalho que me financie, que me mantenha ativo e me permita pensar e executar os projetos pessoais, que são sempre de longo prazo. Fácil?? Não, não é... mas o importante é não desistir.

Um grande drama é escolher teu mercado ou ser escolhido por ele. Fazer o que gosta ou o que te sustenta.
Eu, aos 42, publicitário há 16 anos, ainda quero fazer o que gosto e acho que é o que sempre devemos buscar.
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 10:10:44
O assunto é interessante. A opinião do Sandro é bastante sensata e a trajetória do Guigo e do Chello servem como exemplos.

O que vejo é o seguinte:

Não espere muita ajuda de profissionais para entrar na área. O que o Leandro disse faz sentido sim. São raras as pessoas, apesar de dizerem o contrário, que não se importam em indicar o caminho da pedras. Se a concorrência é grande isso implica menor oportunidade de trabalho e isso ninguém gosta. Por mais competente e seguro que o profissional seja, ninguém é tão bom no que faz que não possa ser superado. É importante estar ciente disso até para não praticar o famoso ditado: Fazer fama e deitar-se na cama.

Informações tem aos montes na NET, como a Guigui disse. Informações sobre técnicas. Assim como a Net também existem livros, cursos, WorkShops e etc. Se gosta de fotografar, aprender não é tão difícil. Entrar no mercado é mais complicado.

Se você já acha que tem condições de fazer alguma coisa bem feita e que pode ganhar dinheiro com isso, vá em frente. Na fotografia é a mesma coisa. Como o Sandro disse bem é necessário contruir uma carreira e para isso deve-se dar o primeiro passo. O crescimento é gradativo. Aprende-se muito com teoria mas a prática ensina muita coisa também. Se não meter a cara não irá saber como funciona.

Acredite em você. Invista nisso e corra atrás. Faça seu marketing pessoal pois nenhum concorrente vai fazer isso por você. Cada um quer vender seu peixe. Seja humilde para reconhecer suas limitações mas também não se desvalorize.

Não tenha medo de errar.

PS - Isso também não é auto ajuda e não sou profissional da área mas conheço pessoas que estão tentando e sei que não é fácil começar. A ajuda concreta de profissionais já conceituados é coisa muito rara a não ser que seja um amigão ou parente (os QI's). O melhor é caminhar por conta própria se não você não sai do lugar.

 
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #17 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 10:17:38
E sobre as dicas

Realmente é mais fácil se responder a um pedido de ajuda específico. Quando a pessoa está completamente perdida, é realmente complicado. Não falta vontade, mas tempo.

Por essas e por outras eu escrevi um apanhado de dicas como se fossem matéria de um modesto curso de fotografia básica e publiquei aqui:

http://stosfot.wordpress.com/category/dicas-simples-de-fotografia-basica/

Não fico fazendo muito alarde em cima deste trabalho porque não me considero tão "sabidão" para ficar ensinando e nem esse material se trata de um estudo cietífico.

Não acho que as pessoas aqui no forum tenham má vontade em ajudar, muito pelo contrário, não acredito que se esconda aqui o tal "pulo-do-gato", se realmente há um. Às vezes a coisa é postada de forma muito genérica e demais ampla. Isso dificulta mesmo. Mas eu mesmo já aprendi demais por aqui, e só tenho a agradecer.

Abraços! :ok:
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 11:03:26
Não quero desviar o andamento do tópico, mas vim aqui agradecer ao pronto atendimento jurídico do Ricardo Lou e dizer que estou lendo todas as respostas e nunca imaginei que tantos fatores influenciavam a trajetória de um fotógrafo, pois além de ter um exímio trabalho e ser reconhecido por ele, tem que gostar do que faz, tem que optar por um tipo de trabalho e focar no público alvo, ser meio cara de pau, empregar um marketing pessoal agressivo, gastar muita sola de sapato, fazer contatos, criar uma rede de inter-relações como forma de divulgar o próprio trabalho e receber novas propostas, além de formar uma equipe caso precise de profissionais de outras áreas como maquiadores, figurinistas etc., oferecer-se para acompanhar fotógrafos em campo e, assim, adquirir experiência aos poucos, fazer-se conhecer seja através de sites, blogs, revistas, fóruns etc., apresentar seu trabalho em várias mídias, entre outros fatores.

Enfim, aqui foram e ainda serão colocados diversos aspectos da profissão que merecem atenção dos novatos. É um caminho árduo, mas não menos meritório. Parabéns a todos aqueles que já passaram ou ainda passarão por todas essas etapas (e hoje nem é dia do fotógrafo...) A trajetória de vocês só enobrece a profissão e me faz vê-los com ainda mais respeito.  :worship: :worship: :worship:

Isso não é uma conclusão, ainda espero ler a trajetória de outros colegas.  :ok: :ok: :ok:

Marcelo:
Muito bem colocado essa diferenciação entre "trabalhar de graça" e trabalhar barato.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2009, 11:16:34 por Kika Salem »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #19 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 12:02:17
E só para dar mais um exemplo em cima do que foi colocado sobre "trabalhar de graça", afirmo que é essencial para o fotógrafo um bom network, pois é essa rede de contatos que lhe proporcionará trabalhos certos.
Mantenho minha network em constante evolução e reciclagem. E, para torná-la eficaz para meus propósitos é necessários que nela eu tenha contatos de grande influência.

Nesse meio é necessário conseguir trabalhos que lhe gerem não apenas dinheiro mas visibilidade no mercado e para isso até hoje firmo "parcerias" para não dizer "troca de favores".

Cito um exemplo: Um contato me convidou há um tempo atrás para fotografar um evento de uma grande empresa sem remuneração. Em troca me apresentaria para profissionais influentes na mídia. Analisei e aceitei. Resultado: Neste evento, fechei com o diretor de um veículo para fotografar aquele evento da Renault, o Renault Road Show.
Não ganhei nada fotografando o evento da empresa, mas me dei muito bem conseguindo esse da Renault.

É necessário, saber projetar sua carreira. Se adequar ao mercado local como fez o Guigo no seu exemplo, Saber manter-se vivo na memória dos potenciais clientes como faz a Guigui e nunca desistir pois dificuldades sempre sempre sempre surrgirão quer você esteja começando ou já tenha anos e anos de profissão.

Se está difícil por um lado, tente pelo outro. Nem sempre se pode começar no nicho que se pretende seguir. Eu por exemplo, como já citei comecei fotografando aniversário e festas. E, foi numa dessas festas que conheci um casal de americanos que me abriram as portas para a fotografia publicitária e à partir daí comecei a trilhar um caminho prazeroso e que me deu condições de viver da fotografia.

Tropeçar sim, cair jamais!
Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #20 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 13:16:43
pois além de ter um exímio trabalho e ser reconhecido por ele, tem que gostar do que faz, tem que optar por um tipo de trabalho e focar no público alvo, ser meio cara de pau, empregar um marketing pessoal agressivo, gastar muita sola de sapato, fazer contatos, criar uma rede de inter-relações como forma de divulgar o próprio trabalho e receber novas propostas, além de formar uma equipe caso precise de profissionais de outras áreas como maquiadores, figurinistas etc., oferecer-se para acompanhar fotógrafos em campo e, assim, adquirir experiência aos poucos, fazer-se conhecer seja através de sites, blogs, revistas, fóruns etc., apresentar seu trabalho em várias mídias, entre outros fatores.


E muitos somos também contadores, Relações Públicas, Marketeiros, e temos que saber no mínimo, mas no mínimo mesmo, um bom software de edição e  finalização. E conhecer bem o computador, sistemas de backup, ter um conhecimento razoável de web, de pós produção, muitas vezes de layout. E ainda estar sempre `a par do mercado das câmeras, lentes , luzes e acessórios , coisa que muda a cada 6 meses......... UFA !  :D


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 15:01:57
Kika

Não tem o que agradecer, isto é uma característica minha ajudar com outro tipo de informação, nestes casos. Gosto muito de fotografia, mas Direito é a minha paixão.

Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


lostart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://www.lost.art.br
Resposta #22 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 22:20:19
não há "pulo do gato".

apenas persistência, disciplina e dedicação.

técnica não é mérito ou vantagem, é pré-requisito.

nunca foi tão fácil aprender e fotografar.

nunca foi tão difícil viver de fotografia.

estude, aprenda, conquiste seu espaço.

reclamar que ninguém ensina é risível, nunca tanta gente ensinou tanto (e de graça) quanto hoje.

[  ]s

ig




guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #23 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 22:34:50
não há "pulo do gato".

apenas persistência, disciplina e dedicação.

técnica não é mérito ou vantagem, é pré-requisito.

nunca foi tão fácil aprender e fotografar.

nunca foi tão difícil viver de fotografia.

estude, aprenda, conquiste seu espaço.

reclamar que ninguém ensina é risível, nunca tanta gente ensinou tanto (e de graça) quanto hoje.

[  ]s

ig



:clap: :clap: :clap:


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 22:40:09
Lostart,

Posso fazer "côro" junto à guigui ?

 :clap: :clap: :clap:


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 04:58:24
Citar
conquiste seu espaço.

reclamar que ninguém ensina é risível, nunca tanta gente ensinou tanto (e de graça) quanto hoje.

 Sei lá.
 Concordo que ficar se lastimando não vem ao caso. Cada um por sí e pronto, a eterna guerra por espaço no mercado. No fim todos estão certo, quem tem o espaço mantém a quarda e quem não tem, tenta conseguir.

 Agora comparando com outras profissões, eu acho que fotografar seria mais complicado que o geral, talvés até pelos meios de formação. Se vc quer ser advogado, vai lá faz a faculdade, consegue um estágio com uma certa naturalidade, enquanto faz estágio vê de perto a dinâmica e depois pode continuar na empresa ou seguir caminho próprio.

 Como a guigui falou
Citar
E muitos somos também contadores, Relações Públicas, Marketeiros, e temos que saber no mínimo, mas no mínimo mesmo, um bom software de edição e  finalização. E conhecer bem o computador, sistemas de backup, ter um conhecimento razoável de web, de pós produção, muitas vezes de layout. E ainda estar sempre `a par do mercado das câmeras, lentes , luzes e acessórios , coisa que muda a cada 6 meses......... UFA !

 Sendo que essa parte das "relações públicas" no começo da profissão as vezes quer dizer você ter que puxar o saco de algum babaca com bons contatos.

 E como eu comecei de uma forma diferente, não acho certo esse tipo de coisa.
 Sempre gostei de fotografar, mas comecei ver a possibilidade de uma profissão ajudando um antigo fotógrafo de casamentos. Ele usava uma Mamya 645 com uma 50mm e 2 fratas, eu ficava de célula e sempre que dava um tempinho durante o próprio casamento ele me explicava por cima o que estava fazendo e depois com mais calma.
 Ele me passou ensinamentos que me foram válidos e até hoje não "tomei o mercado" dele.

 Depois, com estúdio foi parecido.


 Se for pensar bem no conceito de FORUM, são poucos os usuários que realmente fazem uma troca saudável de conhecimento.
São Paulo - SP


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #26 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 08:37:02
Agora comparando com outras profissões, eu acho que fotografar seria mais complicado que o geral, talvés até pelos meios de formação. Se vc quer ser advogado, vai lá faz a faculdade, consegue um estágio com uma certa naturalidade, enquanto faz estágio vê de perto a dinâmica e depois pode continuar na empresa ou seguir caminho próprio.
Isso, vai se formar em Direito, num mercado que forma "zilhões" de "profissionais" (com muitas aspas!) todo semestre, e depois entrar no mercado pra ver o quanto é fácil...  :hysterical: :no:

Enfim, estou acompanhando o tópico com atenção, e meus 2 centavos do assunto: na fotografia, como em toda profissão, tem os TOPs, os bons e os medíocres. Dentro dessas 3 categorias podem existir as mesmas sub-categorias - os Bons que são TOP, os bons que são bons e os bons que são medíocres. O que diferencia o cara hj em dia é principalmente, além da técnica obviamente, o marketing.

Quantos caras por aí são considerados bons (ou excelentes) fotógrafos e muita gente não vê nada demais no trabalho dele? Dia desses mesmo a galera estava descendo a lenha num fotografo de casamento famoso aí (não lembro se foi aqui ou no BRFoto).

Enquanto isso, o jeito é ir fazendo um bom networking, estudando muuuuuuuuito, e tentando melhorar... e assim vou tentando sair da minha mediocridade... hehehe

abs!



Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #27 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 09:18:22
  No fim todos estão certo, quem tem o espaço mantém a quarda e quem não tem, tenta conseguir.

  Como a guigui falou
 Sendo que essa parte das "relações públicas" no começo da profissão as vezes quer dizer você ter que puxar o saco de algum babaca com bons contatos.

 Ele me passou ensinamentos que me foram válidos e até hoje não "tomei o mercado" dele.

 Se for pensar bem no conceito de FORUM, são poucos os usuários que realmente fazem uma troca saudável de conhecimento.

Veja Leandro, primeiramente, não vejo como nós aqui, geograficamente espalhados pelos quatro cantos, podemos pensar que alguém vá "roubar" o mercado de alguém se disseminarmos ensinamentos. Pelo menos eu, que não sei quase nada, adoro dividir o pouco de bagagem que tenho. Isto mantém a teoria viva na minha cabeça e ajuda a repensar meus próprios erros. Outra coisa: não há "valiosos segredos" a se guardar! Como disse nosso amigo, não há "pulo-do-gato"!

Não sonego o que sei a ninguém e tão pouco percebi dentre os muitos profissionais que me ajudaram e ainda ajudam (isso inclui a lista aqui - veja o teu tópico sobre Ensaios, veja o tamanho da aula que o Leo Terra nos presenteou!) nenhuma grande resistência em guardar seus tesouros. Quem tem medo de ser derrubado ou de dividir o mercado é porque está devendo muito a ele. Pois eu acredito que quem tem qualidade, competência (e isso inclui acumular conhecimentos paralelos como computação gráfica, contabilidade, marketing, administração... Há uma enorme lista de profissões exigindo isso), profissionalismo e principalmente: pernsonalidade no que faz, tem seu espaço garantido. Ainda sou um medíocre! Mas procuro colocar minha assinatura em cada clique. Acho que ai estará o espaço de cada um!

Abraços :ok:
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


lostart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://www.lost.art.br
Resposta #28 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 15:46:27
Citar
Cada um por sí e pronto, a eterna guerra por espaço no mercado.

Mercado não é guerra. Enxergar dessa forma é começar de forma negativa.

Citar
No fim todos estão certo, quem tem o espaço mantém a quarda e quem não tem, tenta conseguir.

Não se trata de guarda, território, nada disso. Quem tem mercado está trabalhando, simples assim.

Citar
no começo da profissão as vezes quer dizer você ter que puxar o saco de algum babaca com bons contatos.

Que péssima maneira de enxergar as coisas, acho realmente lamentável.  Bom relacionamento é parte de qualquer case de sucesso, e isso não tem nada a ver com puxar saco. Ampliar sua rede de contatos significa ampliar a sua área de atuação. E não conheço "babacas com bons contatos".

Citar
 
Se for pensar bem no conceito de FORUM, são poucos os usuários que realmente fazem uma troca saudável de conhecimento.

Eu considero a afirmação acima ofensiva a todos, amadores ou profissionais, que cederam seu tempo livre para responder a perguntas de pessoas que muitas vezes nem conhecem. Respondo a dezenas de e-mails diariamente de estranhos que nunca encontrei antes, enviando críticas, contatos, e indicações. Considero isso um insulto.

No momento, para mim, fica bem claro que o maior obstáculo para o seu crescimento profissional é a sua péssima atitude, a sua expectativa de que alguém vai fazer algo por você além de lhe doar conhecimento e alguma oportunidade.

Costumo usar assistentes diferentes para jobs diferentes, e já consigo ver de longe quando alguém está realmente interessado em aprender e tem curiosidade em perguntar, em ver como se faz um job profissional, e em ouvir mais do que demonstrar o que já aprendeu.

Há uma geração inteira de fotógrafos wannabes, que acham que para ser fotógrafo basta comprar uma câmera, uma cópia do photoshop, e baixar actions, tutoriais, e presets prontos. Os mesmos que acham que ler, estudar, aprender, não é necessário, e que qualquer dúvida pode ser resolvida no google.

Inúmeras dúvidas e situações do mundo real não tem respostas prontas no google, nem aqui, e nem em qualquer outro fórum de fotografia. São situações onde experiência conta, onde conhecimento tem valor, e onde reclamações do tipo "acho isso errado" não valem absolutamente nada.

quer aprender? nunca foi tão fácil.

quer trabalhar? nunca foi tão difícil.

essa é a realidade. reclamar não lhe ajudará em absolutamente nada.

concentre sua energia nos aspectos positivos da profissão, eles existem.

fotógrafos reclamam demais e ninguem mais aguenta ouvir mais reclamações. ser uma voz positiva, que oferece soluções ao invés de problemas é um bom caminho para diferenciar-se dos demais.

pense nisso.

[  ]s

ig


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 16:01:12
Isso, vai se formar em Direito, num mercado que forma "zilhões" de "profissionais" (com muitas aspas!) todo semestre, e depois entrar no mercado pra ver o quanto é fácil...  :hysterical: :no:

 REalmente a profissão de exemplo não foi muito bem escolhida. hehe

Citar
Quantos caras por aí são considerados bons (ou excelentes) fotógrafos e muita gente não vê nada demais no trabalho dele? Dia desses mesmo a galera estava descendo a lenha num fotografo de casamento famoso aí (não lembro se foi aqui ou no BRFoto).

 Com certeza, também acompanhei esse tópico. Se não me engano é o fotógrafo que fez o casamento da Ana M. Braga entre, outros. Ele diz que tudo que ele fotografa vira livro e tal.
 Bem, eu gosto MUITO mais das fotos de casamento da nossa colega de forum Vanessa Freire do que as fotos dele por exemplo.

Veja Leandro, primeiramente, não vejo como nós aqui, geograficamente espalhados pelos quatro cantos, podemos pensar que alguém vá "roubar" o mercado de alguém se disseminarmos ensinamentos. Pelo menos eu, que não sei quase nada, adoro dividir o pouco de bagagem que tenho. Isto mantém a teoria viva na minha cabeça e ajuda a repensar meus próprios erros. Outra coisa: não há "valiosos segredos" a se guardar! Como disse nosso amigo, não há "pulo-do-gato"!

Não sonego o que sei a ninguém e tão pouco percebi dentre os muitos profissionais que me ajudaram e ainda ajudam (isso inclui a lista aqui - veja o teu tópico sobre Ensaios, veja o tamanho da aula que o Leo Terra nos presenteou!) nenhuma grande resistência em guardar seus tesouros. Quem tem medo de ser derrubado ou de dividir o mercado é porque está devendo muito a ele. Pois eu acredito que quem tem qualidade, competência (e isso inclui acumular conhecimentos paralelos como computação gráfica, contabilidade, marketing, administração... Há uma enorme lista de profissões exigindo isso), profissionalismo e principalmente: pernsonalidade no que faz, tem seu espaço garantido. Ainda sou um medíocre! Mas procuro colocar minha assinatura em cada clique. Acho que ai estará o espaço de cada um!

Abraços :ok:

 Perfeito Marcelo. Eu tb vejo de fora parecida, ajudo quando posso em coisas mais simples e tento aprender coisas novas, e com certeza o forum é um grande responsável por tirar várias das minhas dúvidas, até quando não são diretamentes ligadas a fotografia. Já fiz contatos por e-mail, msn. Conheço alguns foristas pessoalmente, já fiz algumas negociações.

 Agora eu vejo mais claramente que a expressão "pulo do gato" foi mal utilizada. Obviamente não existe resposta mágica para se firmar numa profissão.
 
 Cada pessoa tem seu próprio jeito de lidar com as coisas. Eu é que não me acostumo com alguns casos de uma certa omissão de uma resposta ou opinião. Como quando vc posta uma foto e o comentários são todos muito parecidos e vazios de significado.
 Ou quando você pergunta sobre algum determinado resultado conseguido por uma pessoa e a resposta vem com um "tom" não muito agradável.
São Paulo - SP