Autor Tópico: Olympus lança E-620  (Lida 12761 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #30 Online: 18 de Setembro de 2009, 10:07:21
Leandro em termos de lentes são lentes GA modernas com boa qualidade de bordas (que as sigma não possuem) e as TS. A Sony tem um modelo que atende bem para GA a a Oly também, mas ambos são muito caros, as olho de peixe das duas marcas são bem sofríveis e a da Sony é ainda pior porque é para Full frame, o que exige uma câmera deste formato o que não estamos dispostos a pagar no momento. O formato 4/3 também é mais complicado para composição em arquitetura do que os formatos mais panorâmicos como 3:2. Atualmente a Nikon e a Canon são as marcas que possuem os melhores conjuntos para este tipo de fotografia (esta é uma coisa que me da nos nervos, porque arquietura é aquele tipo de fotografia que não combina com nenhum outro rs).

Pensando bem, isso é natural, se existirem várias marcas, cada uma com alguns atributos melhores… o que creio difícil de acreditar é que exista mais de uma marca que, cada uma, tenha todos os atributos melhores — exceto porte (tamanho e peso), bem entendido.
Não há mesmo, porte é um atributo, como IQ e coisas do tipo. Inclusive hoje a diferença entre as marcas está até bastante significativa. Você encontra câmeras melhores para algumas coisas e piores para outras.
As Oly são as câmeras mais legais para quem quer uma boa substituta para as compactas. A E-420, por exemplo é tudo de bom para levar em festas, reuniões com os amigos. Não é daqueles trambolhos que você precisa ficar tomando conta. Eu não conseguia levar nenhum dos meus conjuntos em uma festa usando um terno, por exemplo, porque a mochila ou a bolsa pesada acabavam com o terno. Eu tinha que ficar comando conta o tempo todo dos trambolhos e assim por diante.
Em viagens é a mesma questão, ano passado fui para Ouro preto com um super Kit Sony, fiz muitas fotos mas não curti nada a viagem, carreguei muito peso, tinha que ficar tomando conta. Nesta última levamos a E-420 e a S5is, duas bolsas bem pequenas (minha namorada carregou uma delas dentro da bolsa normal dela) e conseguimos fazer várias fotos e curtimos muito mais o passeio, sem a preocupação de ficar carregando e tomando conta dos trambolhos.
Por conta disso eu havia comprado uma Canon S5is, mas como toda compacta UZ tem seus benefícios (versatilidade e porte), mas tem vários problemas rs. Neste sentido o 4/3 foi uma ótima solução.
Quando colocamos para comparar a A330 da minha irmã, com a E-420 da Patroa vemos que a A330 em termos de sistemas, imagem e tudo mais é melhor, mas a A330, mesmo com as mudanças, ainda continua sendo um trambolho, já a E-420 não. Mesmo com uma lente mais versátil ela ocupa praticamente o mesmo espaço da UZ, o que para o tipo de compromisso que queríamos dela é tudo de bom. Atualmente estamos pensando em trocar a câmera dela para uma melhor para arquitetura, mas minha experiência com o 4/3 não vai terminar por ai, no começo do ano esperamos comprar uma micro 4/3 para nossas fotos sem compromisso, pois ela é ainda menor. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 18 de Setembro de 2009, 10:38:41
A Oly E-620 é uma ótima câmera. Melhor que a E-520 e bem melhor que a E-420.

Acho que a matriz de decisão que o Leo tanto comenta para escolher essa câmera seria:

1) Portabilidade;
2) Câmera bem construída;
3) Boas lentes (inclusive as do Kit);
4) Preço do corpo;
5) Qualidade boa da imagem usando sensores no formato 4/3 (ou micro 4/3). Essa qualidade é bem melhor que TODAS compactas existentes e encosta nas maioria das atuais DSLs de outras marcas. Em algumas, já superou a qualidade.

Para quem gosta de usar lentes manuais é uma câmera tentadora. Para quem usa lentes Zuiko OM ou Leicas manuais é a melhor câmera (custo/benefício) para se usar essas lentes.

Desvantagem: Lentes de ponta (as atuais Zuiko) tem preços impraticáveis e além disso não se acha muitos acessórios aqui no Brasil. Tem que buscar tudo fora. Também não sei como é a assistência técnica autorizada da Olympus aqui no Brasil em relação a essas câmeras.

Eu tenho várias lentes Zuiko manuais. Para mim é muito interessante ter uma câmera Olympus digital. Penso numa EP-1 ou mesmo uma E-620 também. Tenho uma Canon XSI e estou comprando um adaptador para usar lentes OM nessa câmera. Vou ver os resultados. Se não gostar ou não me adaptar, pretendo vendê-la e trocar por Olympus mesmo sabendo que a qualidade da XSI é muito boa. Mas se der certo, fico com a XSI mesmo. Ela não é tão grande assim e as lentes Zuiko OM são bem compactas. Dá para levar em viagens numa boa.


« Última modificação: 18 de Setembro de 2009, 10:43:36 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #32 Online: 18 de Setembro de 2009, 13:53:45
A Oly E-620 é uma ótima câmera. Melhor que a E-520 e bem melhor que a E-420.

Exceto pelo tamanho, em que a Olympus E‐450 (última versão da E‐420) não tem comparação… as diferenças fundamentais são estabilização de imagem (ótima para lentes herdadas, onde o diferencial de preço em relação às Panasonic Lumix e Leica é mais significativo) e a tela móvel.


Citar
1) Portabilidade;
2) Câmera bem construída;
3) Boas lentes (inclusive as do Kit);
4) Preço do corpo;

Tudo isso é muito bom no sistema Quatro Terços, com algumas exceções nas Sigma, que compensa com preço.


Citar
5) Qualidade boa da imagem usando sensores no formato 4/3 (ou micro 4/3). Essa qualidade é bem melhor que TODAS compactas existentes e encosta nas maioria das atuais DSLs de outras marcas. Em algumas, já superou a qualidade.

Então… aí é que complica.  Concordo contigo, mas há quem tenha verdadeira obsessão por ruído de imagem em alta sensibilidade, esquecendo até que isso é, em várias situações, bem compensado pela estabilização de imagem no caso específico das Olympus da E‐510 para cima.  Para desviar do tema Quatro Terços um pouco, tenho restrições em princípio à Leica M9 — mas a crítica de ruído em alta sensibilidade não se aplica, porque foi uma decisão consciente de usar um sensor CMOS, que troca sensibilidade por outros aspectos de qualidade de imagem (creio que fidelidade de reprodução de cores), como as câmeras de médio formato.

Aí tem a questão de como se avalia a qualidade de imagem, inclusive como o que o senhor Terra lembrou, de usos específicos e lentes para esses usos… acho que o que ele quis dizer com ‘matriz de decisão’ é algo mais detalhado e particular para as necessidades de cada um.


Citar
Desvantagem: Lentes de ponta (as atuais Zuiko) tem preços impraticáveis

Então, depende… tem lentes Zuiko que simplesmente não têm equivalentes a custo razoável em outros sistemas (por exemplo, que eu saiba, a 150mm), assim como há o contrário.


Citar
Também não sei como é a assistência técnica autorizada da Olympus aqui no Brasil em relação a essas câmeras.

Curiosidade minha, também.  Por outro lado, são extremamente confiáveis — nunca precisei, por isso mesmo não sei.

Houve rumores há um ano de que haveria, mas não soube no que deu.


Citar
Eu tenho várias lentes Zuiko manuais. Para mim é muito interessante ter uma câmera Olympus digital. Penso numa EP-1 ou mesmo uma E-620 também. Tenho uma Canon XSI e estou comprando um adaptador para usar lentes OM nessa câmera. Vou ver os resultados. Se não gostar ou não me adaptar, pretendo vendê-la e trocar por Olympus mesmo sabendo que a qualidade da XSI é muito boa.

A vantagem de ir para uma Olympus acima da E‐510, inclusive, é estabilização de imagem, além de menor potencial de problemas nos cantos.
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #33 Online: 18 de Setembro de 2009, 14:01:59
em termos de lentes são lentes GA modernas com boa qualidade de bordas (que as sigma não possuem)

Vou pesquisar o que é GA.  Ou grande abertura?  Como a 7–14mm ou, mesmo, a 9–18?



Citar
as olho de peixe das duas marcas são bem sofríveis

Qual o problema da Zuiko 8mm?


Citar
O formato 4/3 também é mais complicado para composição em arquitetura do que os formatos mais panorâmicos como 3:2.

Aí já acho que é preconceito, mas cada um…


Citar
Quando colocamos para comparar a A330 da minha irmã, com a E-420 da Patroa vemos que a A330 em termos de sistemas, imagem e tudo mais é melhor

É essa a minha curiosidade, quais os pontos de comparação.  Mesmo imagem é bem amplo, por exemplo há quem jure pelas cores da Olympus, gente até que continua com a E‐1 por causa do sensor Kodak CMOS — se não me falha a memória.
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #34 Online: 12 de Novembro de 2009, 21:43:25
Alguém sabe dizer se todas as digitais SLR da Olympus são 4/3?
Ferrari
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #35 Online: 12 de Novembro de 2009, 21:45:28
Alguém sabe dizer se todas as digitais SLR da Olympus são 4/3?

Atualmente, sim.  As primeiras — Camedia E-10, E-20 — não tinham lentes intercambiáveis.
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds