Autor Tópico: Fotografar em Chromo!  (Lida 1766 vezes)

fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Online: 26 de Fevereiro de 2009, 14:03:03
Olá a todos!
Bom eu gostaria de começar a fotografar com chromo, tenho um Fuji Velvia que estou louco para usar porem tenho algumas dúvidas.

Não é todo laboratório que revela chromo né?! É muito mais caro que revelar filme?!
Na verdade quando peço para "revelar chromo" o que eu vou receber são tiras de chromo com a fotos certo? Como se fosse o negativo? E depois como faço para ter as fotos no papel ou mesmo digitaliza-las?

Sou um estudante/amante de fotografia que esta sem muito tempo para fazer um curso... mas está em meus planos :D

Abraços a todos!
Fábio.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 14:19:14
Bem, está cada vez mais raro encontrar quem revele cromo fora das capitais. Há um tempo atrás alguns laboratoristas faziam isso em casa aqui na minha cidade (Santos) atendendo a demanda de dentistas que ainda não tinham equipamento digital. Agora, ninguém!

Sim, vai receber a película em positivo. Ampliar é mais fácil, pois será escaneado no minilab do mesmo jeito. Embora acredite que se conseguir quem te amplie manualmente, vai obter mais desta mídia fantástica. Para escanear e tê-las em arquivo digital vai precisar encontra quem tenha um scanner PROFISSIONAL de cromos (fuja dos hps, epsons e etc multifuncionais, sem chance!!). Nunca consegui bons arquivos digitais a partir dos usados na ampliação em minilab (não sei porque).

Dica importantíssima: O diapositivo (cromo) não tolera erros de fotometria. Sua latitude é muito baixa e pequenos erros serão incorrigíveis depois. Mas o resultado de um trabalho bem feito é magnífico!

Abraço

Marcelo dos Santos

Associado Fototech


fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 14:32:45
Olá Marcelo!
Muito obrigado por sua resposta!

Então vou receber a película em positivo e no próprio local posso pedir para ampliar no papel é isso? Agora caso eu prefira eu mesmo digitalizar qual scanner vc recomenda?

Abraços Marcelo!


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #3 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 15:38:38
Agora caso eu prefira eu mesmo digitalizar qual scanner vc recomenda?

Abraços Marcelo!

Scanners próprios e exclusivos para digitalização de cromos e negativos. Nem sei se ainda se fabrica. Eram os Agfa, Canon, Nikon e tinha uma outra marca que era muito boa... mas agora não me lembro :aua: Desculpa, se conseguir lembrar ou alguém ajudar... Acho que eram os Minolta!
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 17:07:35
Falando aqui agora o sempre defensor do HP G4050.

ELE ESCANEIA!  :ok:


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 17:38:57
Há uns 3 anos eu usava uma geração anterior do Nikon Super COOLSCAN 5000 ED, excelente.  :)


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 17:49:56
Tem tambem o Epson v700  :wub: Meu sonho de consumo rs!

Mas na boa, se é tua primeira experiência com cromo, revele e peça pro minilab escanear. Dai dá uma conferida nos arquivos, dando uma olhada no positivo, pra ver se está tudo ok.
Quanto a passagem pro papel, hje em dia é tudo impresso rs... Eles scaneiam e imprimem. Não tem mais ampliação praticamente.

Abraços


fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 10:59:39
Obrigado a todos pelos esclarecimentos e opniões!
Agora é colocar o filme na minha OLympus OM1 e fotografar! Depois dou o retorno para vocês da minha primeira experiência com chromo!

Abraços amigos!