Autor Tópico: Sempre bater fotos em raw ?  (Lida 2722 vezes)

gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Online: 26 de Fevereiro de 2009, 16:03:53
to meio confuso com uma coisa aqui...

Estou batendo fotos a 3,4 MP, que é o minimo que minha camera bate...

Mas em consultas/estudos que estou fazendo, me parece que o ideal seria bater sempre em RAW+JPG.. ou somente RAW.

Isso pq, caso seja um momento unico, eu não corro o risco de ter uma jpg processada errada pela camera (mal config. minha), e perder uma boa foto...

Tendo o raw seria como ter o codigo fonte de um sistema...

Resumindo... vcs sempre me indicam em bater fotos em raw, ou raw+jpg ?

=======
Uma outra coisa relacionada que li no manual, e me deixou com duvida foi o "modo" de foto "adobe RGB"...

Entendi que este "modo" deve ser utilizado quando vamos imprimir as fotos...

Realmente é isso ? vale a pena bater fotos SEMPRE com o modo "adobe rgb" ? Nunca se sabe o que vamos flagrar por ai, e querer imprimir... sei lah

print do manual abaixo...


vlwww galera



LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 22:54:45
 Não uso sempre em RAW.

 Quando quero testar alguma coisa faço sempre em Jpeg.
As vezes eu pego algum evento que só vou entregar o CD com tratamento simples, tb uso Jpeg.

 Agora fotos em que preciso de toda qualidade que o sensor pode me fornecer, então só RAW mesmo. Book, ensaio fotográfico, fotos de produto, macro, etc.

 Sobre o perfil de cor em Jpeg eu uso sRGB mesmo, é o mesmo perfil dos laboratórios e também o perfil "natural" do monitor dos PC´s. E também não precisa de um "gerenciamento" tão controlado.

 Mas, quando fotografo em RAW eu converto em ProPhoto 16bits e faço o tratamento nesse perfil, até converter para sRGB 8 bits para saída em papel fotográfico. Ou as vezes CMYK para saida em gráficas.

 Mas se vc está iniciando pode ir pelo sRGB por enquanto.
São Paulo - SP


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 01:20:51
eu gosto sempre de ter o jpg e o RAW
(apesar de agora ler uns artigos interessantes do Ivan que ele publicou sobre latitude e RAW estar revendo meus conceitos)

mas é porque eu gosto de brincar com as minhas imagens quando nao tenho nada pra fazer.. e acho que fico muito mais satisfeito com a imagem pos processada


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 01:38:21
Tudo depende do que você vai fazer com as fotos. RAW demanda certo esforço na pós-produção e um bom espaço para armazenamento, dependendo do tipo de trabalho os ganhos com o RAW podem não compensar estas questões, como ocorre na maioria dos trabalhos de fotografia social, onde o JPG costuma atender bem às necessidades e não é bom ter esse tipo de demanda. Então é importante verificar exatamente o que se pretende, se você estiver pretendendo ter um esforço mais intensivo de tratamento e fazer um tratamento mais refinado recomendo fortemente o RAW, caso pretenda ter agilidade e não pretenda gastar muito tempo em tratamentos mais sofisticados (no máximo alguns ajustes finos) então o JPG pode ser uma idéia melhor.

PS: Daqui a pouco o pictus posta a imgens clássica dos fósforos rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 04:52:56
Gastro,

Leia esse tópico onde o Leo fez um teste comparando a latitude de RAW com JPG, na recuperação...bem esclarecedor.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=18552.


Eu faço muita coisa em JPG, mas faço somente por preguiça de ficar editando ou quando faço eventos sociais e sou obrigado a entregar 500 imagens pro contratante.

Ps. No meu caso consigo controlar bem os níveis de saturação, WB e contraste com JPG da própria CAM, e mesmo quando preciso dar um tapinha no PS sem problemas, mas na hora de fazer alguma recuperação de exposição tem que ser RAW na cabeça.

Valeu
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2009, 04:54:39 por Leandro Federsoni »


gastro

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 585
Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 08:53:20
Na realidade minha intenção não é bem tratamento posterior...
Eu sou programador, não tenho aptidões naturais para edição de fotografias..

Na realidade, quando me refiro a bater fotos em raw, seriam mais para aqueles flagrantes sabe, sei lá.. vc tá no parque... derrepente cai um meteoro uahhuahua
Bem... até ajustar tudo etc etc etc... jah pode ser tarde...
Outra coisa que penso é... vc bate AAAAA foto... coloca na net... ai aparece alguem rouba ela, e leva creditos...
Bom.. neste caso eu teria o raw para "provar" que a foto é minha...

tá falando besteira ?

=======
sobre o sRGB, falei com uma amiga de um laboratorio... ela tb confirmou que devo bater em sRGB... eu tinha entendido errado o manual...

vlwwwww


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 09:01:51
Gastro,

A vantagem do RAW é somente mesmo tratamento posterior. Se vc não tem interesse em ficar editando as suas imagens, então vai de JPG mesmo....Direitos autorais é indiferente JPG ou RAW.

O que vc pode fazer pra resolver seu problema é deixar na funçao "RAW+JPG" pois a câmera sempre vai criar um JPG e um RAW pra cada fotografia tirada...ai quando nao quiser joga o RAW no lixo.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 11:00:31
Em termos de direitos autorais a melhor garantia é cortar um pequeno pedaço da foto (cerca de 10 pixels) para garantir que só você possua a original em caso de necessidade de uma perícia.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 13:20:44
Estou começando a me aventurar no uso do RAW.
Em algumas situações estou usando RAW+JPG(fine).
Pela minha experiência até agora, por ter o arquivo RAW de algumas fotos, consegui salvar algumas imagens já que a escolha do balanço de branco, exposição, modo de cor errados inutilizaram o jpg.
Por outro lado estou tendo dificuldade em conseguir alguns tons do jpg a partir do arquivo RAW, principalmente tons de pele. Neste caso o modo Portrait da D80 esta fazendo melhor trabalho que minhas habilides em edição.
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]