Autor Tópico: Fotografia infantil  (Lida 5867 vezes)

Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Online: 26 de Fevereiro de 2009, 18:01:43
Olá pessoal.

Comecei a pouco tempo a fotografar crianças e gostaria de uma ajuda de vcs.
Percebi os vário tipo de crianças como as que não tem vergonha da lente, as tímidas, as novinhas que só ficam no colo da mãe, etc.

Enfim, fui fotografar uma tímida apanhei um pouco. Acho que a mãe queria tanto uma foto dela que a forçou a tirar as fotos.

pergunta: existe alguma técnica/dica para fazer a criança esquecer da câmera, sei lá, algo que faça a criança sorrir, perder a vergonha. Eu usei uma lente de 300mm para ficar o mais longe possível, mas mesmo assim, nada. rs.

obs: A mãe dela me disse que é muito difícil dela abrir um sorriso.

att.

Luciano Moraes
www.lucianomoraes.com.br
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


aloha!!!

  • Trade Count: (29)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
    • RYfotografo
Resposta #1 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 21:55:19
Luciano,o que eu faço e tentar pegar a confiança da criança ants de clicar, brincando com ela e sempre que possivel mostrando pra ela a foto, tem que ter paciencia.
Abraços
Ricardo


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #2 Online: 26 de Fevereiro de 2009, 22:48:12
Outra coisa importante! Permaneça sempre no nível da criança, no caso abaixado. Quando ficamos em pé, as crianças se sentem intimidades, ainda mais quando não nos conhecem.

Tente puxar assunto por um bom tempo com ela, bata papo, pergunte sobre a escola dela, a professora, os colegas, do que gosta de brincar. Conte algum caso seu quando era criança (isso cria um elo de confiança entre a criança e você). Deixe ela brincar a vontade e peça pra mãe não interferir. Os pais são os que mais atrapalham. Ficam enchendo a paciência da criança pra ela dar um sorriso, fazer isso, aquilo, olhar para a câmera, etc...

Deixe ela ficar brincando a vontade e vá clicando mesmo sem ela te olhar. Fotos posadas são chatas e desinteressantes, na maioria dos casos. Fotos não posadas passam uma naturalidade muito maior e não exige tanto na direção de cena. E lembre-se: fotos feitas na altura do nível do rosto das crianças ficam bem mais naturais. Fotos de cima e de baixo nem sempre dão certo.

Espero ter ajudado.

Abraços,


Lagoa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Masculino
    • AleBorges Fotografia
Resposta #3 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 01:45:19
Luciano,

cada criança é uma criança e também cada idade tem sua particularidade.
Eu gosto muito de fotografar crianças de 2 e 3 anos. Geralmente elas não ligam muito pra mim e eu fico por ali, sem interagir, só clicando os momento naturais com minha 50 1.4, sem usar flash. Sempre aviso antes os Pais pra não ficarem cutucando a criança tipo "sorria" "olha pro moço" além delas ficarem estressadas as fotos não ficam legais.
eis um exemplo: http://www.aleborges.fot.br/blog/?p=153

Crianças mais velhas tipo 5 ou 6 anos já são mais dificeis e requer um pouco de tato e paciência. As meninas geralmente já estão acostumadas e gostam de ser clicadas, agora meninos nessa idade são um terror, confesso que as vezes prefiro nem pegar o trabalho nesse caso.
Eis outro exemplo: http://www.aleborges.fot.br/lucas6/
Este menino, que estava fazendo 6 anos, na hora do parabens ele simplesmente se escondeu no brinquedão e não quis sair, os convidados cantaram parabens sem ele e os pais que cortaram o bolo e sopraram a vela... foi muito esquisito!

Abraços,
Alexandre Borges - Fotógrafo de Casamentos.
ISPWP. Internacional Society of Professional Wedding Photographers
WPJA. Wedding Photojornalist Association

meu blog: www.aleborges.blog.br
meu site: www.aleborges.com.br


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 02:11:22
Suborne !!  :D :D :D
Tente levar bolhas de sabão, bolas, bexigas, coisinhas para a criança se entreter e te " aceitar"  mais facilmente.
Nunca leve comida nem doces, nem nada que não seja apropriado para a idade dela,


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #5 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 08:34:31
Luciano,o que eu faço e tentar pegar a confiança da criança ants de clicar, brincando com ela e sempre que possivel mostrando pra ela a foto, tem que ter paciencia.
Abraços
Ricardo

Olá Ricardo, obrigado pela dica.

Luciano Moraes
www.lucianomoraes.com.br
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 08:37:42
Outra coisa importante! Permaneça sempre no nível da criança, no caso abaixado. Quando ficamos em pé, as crianças se sentem intimidades, ainda mais quando não nos conhecem.

Tente puxar assunto por um bom tempo com ela, bata papo, pergunte sobre a escola dela, a professora, os colegas, do que gosta de brincar. Conte algum caso seu quando era criança (isso cria um elo de confiança entre a criança e você). Deixe ela brincar a vontade e peça pra mãe não interferir. Os pais são os que mais atrapalham. Ficam enchendo a paciência da criança pra ela dar um sorriso, fazer isso, aquilo, olhar para a câmera, etc...

Deixe ela ficar brincando a vontade e vá clicando mesmo sem ela te olhar. Fotos posadas são chatas e desinteressantes, na maioria dos casos. Fotos não posadas passam uma naturalidade muito maior e não exige tanto na direção de cena. E lembre-se: fotos feitas na altura do nível do rosto das crianças ficam bem mais naturais. Fotos de cima e de baixo nem sempre dão certo.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Olá Beto, tudo bem?
Valeu pela dica. Achei bastante interessante e válida a idéia de ficar batendo um papo com a criança, não tinha pensado nisso.

Realmente os pais atrapalham. Isso eu já percebi. rs

Luciano Moraes
www.lucianomoraes.com.br
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 08:55:47
Luciano,

cada criança é uma criança e também cada idade tem sua particularidade.
Eu gosto muito de fotografar crianças de 2 e 3 anos. Geralmente elas não ligam muito pra mim e eu fico por ali, sem interagir, só clicando os momento naturais com minha 50 1.4, sem usar flash. Sempre aviso antes os Pais pra não ficarem cutucando a criança tipo "sorria" "olha pro moço" além delas ficarem estressadas as fotos não ficam legais.
eis um exemplo: http://www.aleborges.fot.br/blog/?p=153

Crianças mais velhas tipo 5 ou 6 anos já são mais dificeis e requer um pouco de tato e paciência. As meninas geralmente já estão acostumadas e gostam de ser clicadas, agora meninos nessa idade são um terror, confesso que as vezes prefiro nem pegar o trabalho nesse caso.
Eis outro exemplo: http://www.aleborges.fot.br/lucas6/
Este menino, que estava fazendo 6 anos, na hora do parabens ele simplesmente se escondeu no brinquedão e não quis sair, os convidados cantaram parabens sem ele e os pais que cortaram o bolo e sopraram a vela... foi muito esquisito!

Abraços,


Olá Alexandre, tudo bem?

Então, eu já percebi isso mesmo. rs Cada criança/idade com sua particularidade. Fotografei um aniversário de 1 aninho. A mãe não soltou a criança um minuto. O tempo todo com a criança no colo. Quando não era ela, era os convidados. rs "Deixe a criaça engatinhar um pouquinho"  rs
Valeu pela dica. Quero num futuro próximo comprar uma lente de 50mm igual a sua. deve ser excelente para cobrir eventos.

obs: show de bola suas fotos.

Luciano Moraes
www.lucianomoraes.com.br
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 08:58:21
Olá Beto, tudo bem?
Valeu pela dica. Achei bastante interessante e válida a idéia de ficar batendo um papo com a criança, não tinha pensado nisso.

Realmente os pais atrapalham. Isso eu já percebi. rs

Luciano Moraes
www.lucianomoraes.com.br
As ordens, Luciano! Precisando é só falar!
Ahhhh, e em tempo: seja bem vindo ao Mundo Fotográfico.


jacqueline-reis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 16:43:10
Amo fotografar crianças! AMO.
É sempre uma surpresa. E sempre um desafio!

As dicas acima...são perfeitas. É que eu uso sempre.

Tentar a aproximação com as crianças é fundamental.Qdo ela passa a gostar (pelo menos um pouco)de você tudo fica mais fácil.
Em aniversários peço pros pais chegarem antes. Assim é um tempo que eu tenho com a criança e consigo algumas boas fotos dela sozinha.E estar na mesma altura da criança é sim importante. Fotos do alto...só quando a criança olhar pra você. Fica um efeito interessante...

Citar

Deixe ela ficar brincando a vontade e vá clicando mesmo sem ela te olhar. Fotos posadas são chatas e desinteressantes, na maioria dos casos. Fotos não posadas passam uma naturalidade muito maior e não exige tanto na direção de cena. E lembre-se: fotos feitas na altura do nível do rosto das crianças ficam bem mais naturais. Fotos de cima e de baixo nem sempre dão certo.
 

Apoiadissimo!!

Em books o ideal é sim o suborno! Alem da amizade com a criança. rs
Brinquedos...livros coloridos..e pais afastados.
Concordo...fotos posadas são chatas. Nunca são minha opção. E as crianças tambem nao se sentem muito felizes. A foto demonstra isso.

Espero ter ajudado.

Abços
Jacqueline Reis
Fotógrafa


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #10 Online: 27 de Fevereiro de 2009, 17:03:49
Amo fotografar crianças! AMO.
É sempre uma surpresa. E sempre um desafio!

As dicas acima...são perfeitas. É que eu uso sempre.

Tentar a aproximação com as crianças é fundamental.Qdo ela passa a gostar (pelo menos um pouco)de você tudo fica mais fácil.
Em aniversários peço pros pais chegarem antes. Assim é um tempo que eu tenho com a criança e consigo algumas boas fotos dela sozinha.E estar na mesma altura da criança é sim importante. Fotos do alto...só quando a criança olhar pra você. Fica um efeito interessante...


Apoiadissimo!!

Em books o ideal é sim o suborno! Alem da amizade com a criança. rs
Brinquedos...livros coloridos..e pais afastados.
Concordo...fotos posadas são chatas. Nunca são minha opção. E as crianças tambem nao se sentem muito felizes. A foto demonstra isso.

Espero ter ajudado.

Abços


Olá Jacqueline.

Obrigado pelas dicas. Técnicas como fotografar na altura da criança, de cima quando ela está olhando, etc eu até que tenho noção.. rs.
Agora, para aproximar da criança que eu tenho apanhado um pouco. rs Mas com as suas e as dicas do pessoal da sala, vou colocar em prática amanhã em mais uma sessão de foto.

Achei interessante que cada idade e se menino ou menina, cada um tem suas particularidades. Tem que ter psicologia. rs

Att.

Luciano Moraes
www.lucianomoraes.com.br
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 23:32:13
Adorei essa dica do suborno...  :D

Uma coisa que eu tenho preguiça nas festinhas de aniversário de criança, e nao tem como sair fora é aquela seção de fotos com os pais, primos, irmãos, tios, padrinhos, etc...

Aprecio bem mais o estilo fotojornalístico...  :)
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


InterNeto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
  • Sexo: Masculino
  • Primo Tacca Neto
    • Primo Tacca Neto
Resposta #12 Online: 01 de Março de 2009, 23:41:50
O problema de fotografar crianças, não são as crianças, mas sim as tias, madrinhas, mães, sobrinhas, vizinhas, avós e toda catrefa q fica gritando e deixando a criança nervosa, sem saber o q fazer, sem saber pra onde olhar... rsrsrsrsrs

é por essas e outras q as vezes evito fotografar crianças, me revolto pq vc tem q fazer 300 fotos pra poucas ficarem boas...

mas claro, já conheci crianças q eram verdadeiras figuras! Impressionantes de tão afáveis.

Abraço
Primo Tacca Neto
@primotaccaneto


Facebook


Luciano Moraes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 368
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Moraes
Resposta #13 Online: 02 de Março de 2009, 08:37:55
O problema de fotografar crianças, não são as crianças, mas sim as tias, madrinhas, mães, sobrinhas, vizinhas, avós e toda catrefa q fica gritando e deixando a criança nervosa, sem saber o q fazer, sem saber pra onde olhar... rsrsrsrsrs

é por essas e outras q as vezes evito fotografar crianças, me revolto pq vc tem q fazer 300 fotos pra poucas ficarem boas...

mas claro, já conheci crianças q eram verdadeiras figuras! Impressionantes de tão afáveis.

Abraço

Olá Neto.
Como eu disse no início do tópico, estou começando a fotografar "pessoas" agora. rs
Esse fim de semana fui fotografar a filha de uma amiga minha. Foi um saco ficar escutanto "taissa, cade o sorriro?"; "taissa, olha pra câmera!"; "taissa, faca isso!", etc. hehehehe mas foi muito divertido. Foi o que você disse, +- umas 300 fotos. Ah! você esqueceu de incluir na sua lista a irmã, o cunhado e as amiguinhas. hehehe

PESSOAL DO TÓPICO, OBRIGADO PELAS DICAS. Só não usei a do suborno, mas nas demais, foi perfeito.

Att.

Luciano Moraes
www.lucianomoraes.com.br
Luciano Moraes
Poços de Caldas - MG

www.lucianomoraes.com.br

Ótimos clicks a todos.


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Março de 2009, 10:39:01
A dica do suborno foi ótima !!!

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: