Autor Tópico: Compra de lente usada no ebay - ajuda  (Lida 6840 vezes)

boemia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Novembro de 2010, 14:12:00
Caros colegas,

Estou querendo comprar uma lente clara usada pelo e-bay (para minha k-x), mas não conheço nada sobre essas lentes.

Gostaria da ajuda de vocês para me dar um norte.

Posso usar qualquer lente K-mount ou m42 sem adaptador?

O que acham dessa lente:

http://cgi.ebay.com/M42-Carl-Zeiss-Jena-Tessar-Zebra-2-8-50-mm-Lens-MINT-/250722945319?pt=Camera_Lenses&hash=item3a60408927

Procuro uma lente clara, de qualidade e barata.

Agradeço opiniões e sugestões.

Abraço.
Pentax K-x * SMC Pentax DA L 18-55mm f/3.5-5.6 * SMC Pentax DA L 55-300mm f/4-5.8


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2010, 14:55:33
Boemia,

Qualquer lente P/K serve na Kx diretamente, porem as lentes M42 precisam de um adaptador de rosca. O melhor e que garante foco no infinito eh o original da Pentax.

Eu nao recomendo misturar lentes MF M42 com lentes MF P/K por que ai entra o inconveniente de ter que tirar e colocar o adaptador de rosca, e para ser honesto, vc tem virtualmente milhares de lentes P/K a venda no mercado de usados.

E por ultimo, se for comprar P/K, tente comprar P/K-A, as lentes que tem controle de abertura na maquina. Facilita e muito a vida do fotografo (vc pode controlar a abertura na maquina, ao inves de uma lente M42 ou P/K mais antiga, na qual vc tem que manualmente selecionar a abertura.


spa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2010, 15:37:35
Agora fiquei eu na dúvida. Andei ha pouco lendo um tópico sobre as lentes |Pentax e pareceu-me que as lentes K, feitas logo a seguir das M42, com filtro de 52mm, são as melhores, pois utilizavam a mesma ótica das Super Takumar. Ele não aocnselha as Lentes da série M por serem mais fracas de ótica, feitas aos ,ilhares para abastecer as s[erie ME e afins. Isso procede? Estou comprando uma <e-Super e que já vem com uma 50tinha , linha M, 1.7. Mas estava considerando procuarar uma da Linha K. E estou fazendo uma coleção de 50tinhas Super Takumar.


spa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2010, 15:47:27
BBear,
Vc. tem alguma foto feia com uma Digital tipo K-x feita com uma Takumar? Gostaria de ver como fica uma foto feita com M42 e adaptador. Grato.


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2010, 16:00:23
Spa,

Eu tenho sim, foram feitas inclusive na minha ultima viagem ao Brasil, quando na epoca eu vendi a lente (uma Tak 135 f/2.5) para um usuario do forum.


A lente era esta aqui:



E algumas fotos feitas com a K10D:





E tenho tb fotos com essa lente e a Kx, porem nao estao online mas sim em casa. Mas nao tem muita diferenca nao. Eu soh vendi a lente por que era a unica M42 que eu tinha e na verdade eu achava um saco ficar tirando e colocando o adaptador, o que podia gerar poeira caindo no sensor.

Mas revendo essas fotos antigas, realmente essa lente tinha um bokeh pra lah de especial... Bateu ate saudade!


boemia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2010, 16:30:20
Obrigado pela dica bbear,

Tem algum truque pra saber qual lente é P/K-A? Tentei colocar essa informação na busca do ebay mas só surgiram 2 resultados...

Vocês sabem informar qual o preço médio de uma lente dessas com boa qualidade? Pergunto porque no ebay o leque é bem grande. Fico com receio de comprar uma com preço muito baixo o estado dela não ser dos melhores.

Abraço.
Pentax K-x * SMC Pentax DA L 18-55mm f/3.5-5.6 * SMC Pentax DA L 55-300mm f/4-5.8


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2010, 17:07:57
Boemia,

Pela propria foto vc ja sabe se eh serie M/K ou serie A: se tiver no anel de abertura a opcao "A" entao a lente eh Serie A.

Nao coloque P/K-A por que a maioria dos items nao eh listado dessa forma. Eu colocaria apenas a distancia focal e a montagem: "Pentax 50mm":

817 results found for pentax 50mm


Ai depois de efetuado a busca, vc tem que ver qual lente eh seria A ou nao...


Essas por exemplo sao:

http://cgi.ebay.com/Sigma-50mm-f-2-8-1-1-Macro-Lens-Pentax-KA-K7-PKA-K10D-/150507005894?pt=Camera_Lenses&hash=item230aeaa7c6

http://cgi.ebay.com/SMC-Pentax-A-1-2-50mm-K-mount-lens-/310268987814?pt=Camera_Lenses&hash=item483d7909a6


sobre o preco, eu soh posso de dizer sobre as lentes que eu ja tive / vendi:


- Vivitar P/K 28mm f/2.8 - paguei uns $45 e vendi perto disso
- Pentax P/K-A 50mm f/2 -paguei uns $30 e vendi poruns $20
- Pentax P/K-A 50mm f/1.4 - paguei $180
- Takumar M42 135mm f/2.5 - vendi por R$300


« Última modificação: 12 de Novembro de 2010, 17:08:33 por BBear »


boemia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Novembro de 2010, 17:20:44
Dando uma olhada pela net, vi que na b&h já estão vendendo a DA-L 35mm f/2.4 por $219.

Estou pensando em aguardar um pouco mais e pegar uma dessas lá por janeiro.

Será que vale a pena?

Aliás, várias lentes Pentax baixaram o preço. A FA 50mm f/1.4 também está com preço bem tentador ($359).

Quando comprei a KX o maior inconveniente que achei foi a ausência de lentes claras (novas) a baixo custo. Parece que a Pentax, felizmente, resolveu dar um jeito nisso.

Abraço

Felipe
« Última modificação: 12 de Novembro de 2010, 17:21:14 por boemia »
Pentax K-x * SMC Pentax DA L 18-55mm f/3.5-5.6 * SMC Pentax DA L 55-300mm f/4-5.8


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Novembro de 2010, 17:43:09
Boemia,

Lentes sempre existiram, vc tem a linha inteira de FA / FA* com varias lentes 20mm, 24, 28, 35 e tudo f/2-f/2.8. Mas nao sao baratas.

A nova geracao DA Limited nunca foi suspostamente a linha rapida da Pentax, e sim DA*. Alem do mais, quando vc comecar a comprar lentes "claras" ou testar lentes de outras pessoas, vai descobrir que de nada adianta a Sigma vender uma lente 30mm f/1.4 se a lente eh apenas utilizavel a partir de f4. Eu posso quase afirmar que todas as lentes Limited da Pentax tem uma qualidade optica ja na abertura maxima, alem de serem extremamente compactas e leves.

sobre os precos Pentax, bom, nao eh para te assustar, mas os precos na verdade estao eh subindo, e muito. Essa FA 50mm vendia exatamente por US$200. Alias, esse sempre foi o preco desta lente, desde que eu entrei no sistema Pentax, a quase 5 anos atras.A FA35mm vendia por US$300 e agora esta por $450. A fisheye era por $350 e agora esta quase $500. E por ai vai.

Esse revolucao de preco aconteceu a quase 2 anos atras e existem VARIAS discussoes nas comunidades Pentax do por que disso ter acontecido. Alguns dizem que foi a hoya, outros dizem que foi a crise do US$ - Yen. Enfim, eu soh to feliz que eu comprei o meu kit praticamente todo antes desse reajuste de precos.


Sobre a DAL35mm, por esse barganha de $219 e uma lente NOVA, AF, leve, pequena e totalmente usavel em f/2.4... bom... para mim nao existe duvida. A unica alternatva AF na minha opniao seria a FA 35 f/2, que eh a minha lente mais usada. Porem o preco subiu muito e a DAL 35 parece ser um compromisso perfeito entre velocidade e custo (vc perde 1/2 ponto mas economica quase $200).



galoforte

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #9 Online: 28 de Fevereiro de 2011, 10:07:33
Boemia,

Qualquer lente P/K serve na Kx diretamente, porem as lentes M42 precisam de um adaptador de rosca. O melhor e que garante foco no infinito eh o original da Pentax.

Eu nao recomendo misturar lentes MF M42 com lentes MF P/K por que ai entra o inconveniente de ter que tirar e colocar o adaptador de rosca, e para ser honesto, vc tem virtualmente milhares de lentes P/K a venda no mercado de usados.

E por ultimo, se for comprar P/K, tente comprar P/K-A, as lentes que tem controle de abertura na maquina. Facilita e muito a vida do fotografo (vc pode controlar a abertura na maquina, ao inves de uma lente M42 ou P/K mais antiga, na qual vc tem que manualmente selecionar a abertura.

Olá pessoal.
Sou novo por aqui. Acabei de comprar minha PENTAX-KX e ainda estou aprendendo a utilizá-la.
Vi este post de vocês e percebi que talvez pudessem me ajudar.
Estou tentando aproveitar umas lentes antigas do meu pai nessa minha PENTAX KX, mas ainda não tive sucesso.
Vi que vocês falaram em adaptadores de lentes, e isso talvez me ajude.
É que a câmera de meu pai é uma CANON, analógica, antiga, e ele utiliza, além das lentes CANON, lentes VIVITAR.
Será que consigo um ADAPTADOR para utilizar essas lentes CANON e VIVITAR na minha PENTAX KX? Se consigo, qual seria esse modelo e onde eu o encontro?
Estou olhando pela INTERNET, na Amazon e na BHPHOTO, mas, como sou novo em fotografia (ainda não entendo nada - estou programando um curso para depois do carnaval), fico totalmente perdido, e com receio de comprar o adaptador errado.
Será que poderiam me ajudar?
Muito obrigado,
Alberto.


fabriziomartins

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
  • Me vejo no que vejo...
    • Fabrizio Martins Fotografia
Resposta #10 Online: 10 de Março de 2011, 20:26:29
Só uma dúvida:  Se a alfândega pegar algum desse produtos usados vai barrar? pois vi que não é permitida a importação de usados. Estou pensando em pegar uma objetivas lá fora.
Canon 5D Mark1 | "SEM OBJETIVA" | Canon 430EX | (2) YN-460 | Radio Flash | Pé de cabra | Roupa do super-homem | Frango de borracha