Autor Tópico: Samsung lança série NX - Concorrente da Panasonic G1?  (Lida 22904 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #45 Online: 06 de Março de 2009, 13:12:06
O que o Heber posteu parece sim.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 07 de Março de 2009, 18:43:30
Leo, pela lógica seria justamente o contrário...

Corrigindo o que eu disse no outro post:
"só as Pentax e as DSLR Samsung possuem esse botão exatamente nessa posição"
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 07 de Março de 2009, 21:32:01
Provavelmente a Samsung NX ganhou mais de 20mm de espessura comparando com a D40/D60 o que é uma boa vantagem, porém fazendo uma brincadeira sobrepondo imagens da NX com a D40, eu achei que eles poderiam ter feito algo melhor no comprimento e na altura.

Está certo que piorando a ergonomia/pega prejudicaria o uso de lentes mais compridas e pesadas.




Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 11 de Março de 2009, 11:59:34
Lado a lado com a GH1...feito pelo site www.seriouscompacts.com




Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #49 Online: 11 de Março de 2009, 14:06:25
Essa empunhadeira é que mata a série G1 da Pana. Eu estava vendo o comparativo dela com a E-620, a E-620 ficou menor do que a G1 e ainda é SLR. Eles precisam redesenhar essa empunhadeira para reduzir o tamanho do equipamento.
A lente não pode ser levada em consideração na comparação, porque uma está com uma lente fixa e outra está com uma suprzoom de 10x. :eek:.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 11 de Março de 2009, 14:54:21
Leo,

Eu acho que precisaria colocar uma pancake fixa na GH1 pra saber se a empunhadeira realmente atrapalha, pode ser que o tamanho da lente seja o limite, aí nesse caso a empunhadeira maior ou menor não faria tanta diferença pro tamanho de uma mochila ou case.

Um outro detalhe que pode atrapalhar o tamanho do case/mochila é o encaixe dos olhos do EVF...aparentemente na GH1 ou mesmo na NX é muito grande.

Eu pude brincar um pouco com a G1 e falo que se for pra ganhar pouco package é muito melhor usar uma reflex.....é realmente interessante o que vc disse sobre o olho humano ser feito para ver coisas refletidas.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 13 de Março de 2009, 11:49:35
What was the thinking behind designing a camera that looks like a mini SLR rather than, say, a digital version of a rangefinder camera?
It was all decided by market research.

 >:( >:( >:(

http://www.dpreview.com/news/0903/09031301_samsunginterview.asp


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 13 de Março de 2009, 14:26:07
Bucephalus,

Realmente será um novo sistema, mas aparentemente os usuários Pentax vão ter a opção com um adaptador....resta saber se os modos de exposição e AF serão mantidos.

Uma coisa ficou claro pra mim, o sistema micro 4/3 tem um potencial bem maior para melhorar a portabilidade. Pode até ser que a primeira NX seja mais compacta que a GH1, mas não sei se conseguirão ser competitivos quanto a portabilidade no futuro.

Gostei da última questão do Dpreview. Por que as compactas Samsung não tem RAW?.....E também gostei da resposta que no segundo semestre de 2009 teremos novidades.

Os caras estão empenhados nesse novo sistema, inclusive pra poder abrir para outros fabricantes.

Valeu







Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #53 Online: 14 de Março de 2009, 14:02:35
O mercado é como uma represa... Ele segura as novas idéias enquanto as pessoas estão comprando bem as antigas, enquanto o potencial de crescimento com as antigas ainda é bom.

Mas quando o primeiro vazamento na represa acontece, e um produto irrompe a barreira, os demais serão obrigados a acompanhar.

Veremos nos próximos 12 meses isso acontecer, havendo dois vetores importantes...

1) O aproveitamento do tipo de sensor que a marca já usa, no caso, as que usam APS-C continuarão a usá-lo nas câmeras pequenas com EVF. Essa história de 4:3 não "pegou", pura e simplesmente, e não será através do produto irruptor que pegará, porque os demais responderão com produtos de mesma filosofia com seus sensores atuais.

Aliás, isso é importante para firmar a imagem dessas câmeras como "do status das DSLRs", pois a proporção 3:4 as faz parecerem "da família das compactas", diminuindo seu valor psicológico.

2) Embora o novo sistema implique em custos iniciais, haverá uma feroz guerra de preços porque a crise está aí mesmo e as pessoas resistirão a comprar novas câmeras, novo sistema, a não ser que isso permite economia. Prevejo para daqui a um ano ou um ano e meio corpos de 250/300 dólares desse tipo de câmera, que aliás é o que acho valerem. Teremos câmeras de 280 dólares com capacidade de produzirem uma imagem tão boa quanto uma DSLR, com os mesmos atributos de linguagem. Esse sistema vai comer o andar de baixo das DSLRs, que não mais valerá a pena para os fabricantes.

Podemos dizer que as DSLRs entre 300 e 500 dólares desaparecerão gradualmente, e que as que custam 1000 dólares custarão 750 para competirem com esse sistema em seu patamar mais elevado.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 14 de Março de 2009, 15:02:06
O mercado é como uma represa... Ele segura as novas idéias enquanto as pessoas estão comprando bem as antigas, enquanto o potencial de crescimento com as antigas ainda é bom.

Mas quando o primeiro vazamento na represa acontece, e um produto irrompe a barreira, os demais serão obrigados a acompanhar.

Sem dúvida, inclusive pelo jeito a Samsung está com o produto pronto, esperando somente uma melhor oportunidade de mercado no meio dessa crise.

A minha surpresa está sendo uma entrevista recente da Nikon na PMA, onde eles comentaram o sucesso do Micro 4/3, mas não pensam no momento em desenvoler algo parecido. :doh:


2) Embora o novo sistema implique em custos iniciais, haverá uma feroz guerra de preços porque a crise está aí mesmo e as pessoas resistirão a comprar novas câmeras, novo sistema, a não ser que isso permite economia. Prevejo para daqui a um ano ou um ano e meio corpos de 250/300 dólares desse tipo de câmera, que aliás é o que acho valerem. Teremos câmeras de 280 dólares com capacidade de produzirem uma imagem tão boa quanto uma DSLR, com os mesmos atributos de linguagem. Esse sistema vai comer o andar de baixo das DSLRs, que não mais valerá a pena para os fabricantes.

Podemos dizer que as DSLRs entre 300 e 500 dólares desaparecerão gradualmente, e que as que custam 1000 dólares custarão 750 para competirem com esse sistema em seu patamar mais elevado.

Quanto ao 4/3, na verdade eles estão matando um pouco o sistema pelo nome, pois hoje a GH1 tem a opção de 4:3, 3:2 & 16:9, mantendo aproximadamente 12Mp em qualquer formato, pois o sensor tem 14Mp.


Com relação aos preços eu também acredito em algo bem próximo disso e também acho que as DSLRs de entrada serão quem sabe somente acima dos U$800,00.....e o que fiquei mais contente com esse lançamento é que a Samsung é muito agressiva nos preços, ninguém melhor que ela pra iniciar esse movimento.

Existe um fator que está fazendo eu ficar muito próximo desse sistema híbrido, que é filmar em 1080p com DOF e poder ver filmes bem legais numa LCD de 42"....e tudo isso em um mesmo pacote e ainda um pacote pequeno.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 15 de Março de 2009, 02:06:52
O entrevistado lá tá no maior mistério, fala muito pouco, no melhor estilo que antecedem os lançamentos. O que ele disse sobre o adaptador para baioneta K não soou como algo diferente do que já temos por aí, para qualquer mount.

Lendo as opiniões aqui, parece que a Samsung vai dar realmente uma balançada no sistemas 4/3, 'apenas' por ter sensor APSC. Fico pensando na Olympus, que sempre fez boas câmeras, tendo que se virar pra não perder o trem da história. Isso pode ser bom, no caso de um corpo como o da E3, por ex., com um sensor maior. Mas tem o lance do preço, pois mesmo tendo o sensor menor, ela já é cara...
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #56 Online: 15 de Março de 2009, 10:31:04
O entrevistado lá tá no maior mistério, fala muito pouco, no melhor estilo que antecedem os lançamentos. O que ele disse sobre o adaptador para baioneta K não soou como algo diferente do que já temos por aí, para qualquer mount.

Lendo as opiniões aqui, parece que a Samsung vai dar realmente uma balançada no sistemas 4/3, 'apenas' por ter sensor APSC. Fico pensando na Olympus, que sempre fez boas câmeras, tendo que se virar pra não perder o trem da história. Isso pode ser bom, no caso de um corpo como o da E3, por ex., com um sensor maior. Mas tem o lance do preço, pois mesmo tendo o sensor menor, ela já é cara...

Não adianta a baioneta ser K porque a distãncia da lente ao sensor diminuiu barbaramente e uma kente K encaixada não vai funcionar. O que deve haver, isso sim, é um adaptador prolongador com a baioneta K na ponta.

Prefiro o sensor APS-C. Quanto menor o sensor, mais fundo o DOF. E não gosto do formato 3:4.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #57 Online: 15 de Março de 2009, 10:37:26
Formar a imagem através do crop só vai atrapalhar. Joga-se fora megapixels e não se poderá compor com a imagem inteira para o sensor inteiro, ainda mais se o crop for assimétrico como mostrado. Aliás, uma idéia péssima, porque corte assimétrico produz diferença de posição do ponto de fuga central da lente em relação ao centro do quadro. Abrindo a foto em RAW nos programas não oficiais, ela abrirá cheia com 14mpx, como acontece com a minha Lumix LX1 que aceita fotografar (com perda de resolução) em 3:4 e 2:3, mas abre o RAW em 16:9 (sensor cheio).

Essa história de crop para formatar a imagem significa uma rendição ao padrão 2:3.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 15 de Março de 2009, 10:52:18
Ivan,

Não é crop não, é diferente ao crop da LX1. O sensor da GH1 é maior e com mais pixels que o da G1 ou das reflex da Olympus, então se vc escolher 16/9, 2/3 ou 4/3 o resultado será próximo dos 12Mp, pra qualquer formato e qualquer desses formatos perfeitamente centralizado. O esquema que vc está dizendo tinha na versão anterior, na GH1 eles melhoraram.

Sim a Samsung informou que terá um adaptador para uso das lentes Pentax e que a baioneta será Samsung.

Heber,

Eu acho que o adaptador pra lentes Pentax serão diferentes dos vendidos por aí, pois podem manter alguns controles automáticos como o AF, quem sabe.

Valeu


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #59 Online: 15 de Março de 2009, 11:25:53
Evidentemente o adaptador de fábrica manterá os controles da lente, pois é preciso garantir a portabilidade da ótica, até mesmo para facilitar a implantação do sistema.

Seja como for, abra o RAW no RAWTherapee que abrira´com 14mpx, sem que você tenha a chance de compor com 14mpx.