Autor Tópico: Samsung lança série NX - Concorrente da Panasonic G1?  (Lida 22843 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Março de 2009, 10:47:05
Pessoal,

Interessante a Samsung acaba de anunciar pra PMA 2009 uma nova linha de câmeras, parecida com a Panasonic G1 (Micro 4/3), utilizando sensor APS-C, lentes intercambiáveis e sem o espelho das Reflex.




http://www.dpreview.com/news/0903/09030201samsungnxsystem.asp

Eu espero a utilização do sensor da K20 com 14Mp, e que tenha boa disponibilidade de lentes e acessórios, além do modo de vídeo.

Valeu
« Última modificação: 02 de Março de 2009, 14:40:36 por Leandro Federsoni »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Março de 2009, 10:53:46
Tem modo de vídeo.....rsrs



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 02 de Março de 2009, 11:21:56
Sem espelho... rs... Essa coisa está ficando Pop. Deve aparecer uma Pentax por ai neste estilo também.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Março de 2009, 11:28:34
Sem espelho... rs... Essa coisa está ficando Pop. Deve aparecer uma Pentax por ai neste estilo também.

Espero que tenha silício suficiente pra tanto sensor grande...rsrs.

Aparentemente ela deverá ser vendida com uma lente bem simples, pode até ser uma 35mm ou 50mm fixa...o mount eu acredito no Pentax mesmo, ou pelo menos um adaptador para o mount.

Parece também que é mais compacta que a G1.

« Última modificação: 02 de Março de 2009, 14:41:20 por Leandro Federsoni »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Março de 2009, 13:01:56
Movido para Mount Samsung, apesar de não ter certeza qual será o mount....


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Março de 2009, 16:00:39
Essa é a prova de que existe um Deus, e aparentemente ele ouve minhas preces  :D

Só falta os fabricantes desencanarem de fazer essas compactas com aparência de SLR, e lançarem logo uma saboneteira sem aquela pseudo-corcova do pentaprisma. Tô entusiasmado, espero que outros fabricantes façam igual.


Alfredo Pereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #6 Online: 02 de Março de 2009, 16:52:43
Impressionante esta Samsung

Conforme eu havia dito num outro tópico, que por milagrre não foi deletado, a Samsung está vindo contudo, ela gasta muita grana, mais muita grana mesmo em pesquisa e em pessoal altamente qualificado.

« Última modificação: 02 de Março de 2009, 16:53:18 por Alfredo Pereira »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 02 de Março de 2009, 16:59:27
Alfredo porque haveria de ser deletado?
Novamente não há nada de impressionante. É apenas algo que quem foi pioneiro foi o consórcio 4:3, a primeira a apresentar foi a Pana, seguida da Oly, que nem é das maiores, não é um tipo de câmera sustentadora, é a câmera típica de quem quer batalhar por preço com um algo mais, para conseguir brigar com as 4:3 as outras terão que seguir o fluxo. Na verdade essa é uma tendência que a maioria dos fabricantes terão que adotar, não por ser melhor ou por ser difícil e sim porque existe uma lacuna de mercado onde o balanço entre preço e qualidade é a chave do negócio e esse tipo de camerinha é muito interessante neste sentido. Nosso amigo Ivan de Almeida já havia proposto esse conceito a tempos, a tecnologia usada é a mesma de uma compacta. A Sony já teve condições de lançar esse conceito quando fez a R1 e foi estúpida, manteve a lente fixa no sistema (apesar de a câmera ter tudo para poder embarcar nesse conceito), chegamos a discutir muito isso no fórum. O que mudou é que parece que agora a Pana e a Oly resolveram criar coragem e lançar o conceito com a lente intercambiável e todo mundo gostou, agora todos os fabricantes terão que embarcar. Estou esperando agora para ver a Pentax (que deve ser igual, porque provavelmente esse corpo deve usar mount e conceitos Pentax) e o que Canon, Nikon e Sony irão aprontar neste sentido. Agora só para constar você está enganado quanto à estratégia de investimento da Samsung, a Samsung investe sim, mas não é no desenvolvimento do produto, o maior peso de investimento da Samsung é em processos, tenha em mente uma coisa, a Samsung não briga por qualidade, ela briga por preço dentro de uma categoria de qualidade aceitável para a média do consumidor. Não conheço uma área onde a Samsung seja a melhor (assim como a LG), o que você vai achar por ai é uma capacidade de produzir em escala a preços muito competitivos. O que impressiona nos investimentos da Samsung está longe de serem os produtos, o que impressiona nos investimentos da Samsung são os investimentos em processos, tanto que ela é case de disruptora e não de sustentadora como Sony, Mastushita e Nikon, o livro do sérgio Takahashi trata bem sobre esse assunto, acho que vale a pena a leitura. ;)
« Última modificação: 02 de Março de 2009, 17:05:39 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Março de 2009, 18:06:36
Alfredo,

Eu que apaguei o tópico, pois já tinha criado um tópico idêntico 01 hora antes, mas criei na raiz DSLR, por isso que vc não viu.

Eu mantive o meu tópico, pois nele eu procurei melhorar algumas características do tópico para uma melhor indexação, caso alguém queira procurar ele no futuro. :)

Sobre a NX, eu estou espantado com a agilidade da Samsung, eles fizeram um produto tão bom ou melhor que a concorrência em menos de 06 meses do lançamento da concorrente....e ainda fizeram melhor com o modo de vídeo e mais compacta.

Além disso, fiquei feli com esse lançamento, pois a Samsung é fácil de achar em SP e eles são bem agressivos com preço.....esse é um ótimo lançamento e muito próximo do que quero.

Valeu


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 03 de Março de 2009, 00:42:55
Leandro eu fico me perguntando porque as Pentax não possuem a mesma acessibilidade.  :ponder:
Quanto a ser melhor que a concorrência achei legal o modo vídeo, mas as especificações são similares às da Pana. Não vi toda essa agilidade, a Oly apresentou o conceito na PMA passada, 1 ano e meio para fechar um projeto desse é um tempo meio que padrão no desenvolvimento de uma câmera. Quem foi rápida foi a Pana, que lançou antes de todo mundo, mesmo coma  Oly tendo sido a primeira a mostrar o conceito. Pelo visto vai todo mundo lançar junto no meio do ano. A Oly também apresentou e devia lançar agora na PMA, mas agora com a crise é provável que todo mundo acabe lançando no meio do ano mesmo.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Março de 2009, 06:38:04
Leandro eu fico me perguntando porque as Pentax não possuem a mesma acessibilidade.  :ponder:
Quanto a ser melhor que a concorrência achei legal o modo vídeo, mas as especificações são similares às da Pana. Não vi toda essa agilidade, a Oly apresentou o conceito na PMA passada, 1 ano e meio para fechar um projeto desse é um tempo meio que padrão no desenvolvimento de uma câmera. Quem foi rápida foi a Pana, que lançou antes de todo mundo, mesmo coma  Oly tendo sido a primeira a mostrar o conceito. Pelo visto vai todo mundo lançar junto no meio do ano. A Oly também apresentou e devia lançar agora na PMA, mas agora com a crise é provável que todo mundo acabe lançando no meio do ano mesmo.

Eu pego muito o desenvolvimento automobilístico como referência, um exemplo abaixo aproximado sem considerar processo, logística, vendas e assistência, somente produto:
1- Escopo/Goals de projeto - 3 meses.
2- Projeto - 3 meses.
3- Desenvolvimento de ferramentais - 3 meses.
4- Montagem piloto & Tryout - 1 mês.
5- Homologação (Testes em bancada de durabilidade) - 2 meses
6- Dispositivos e workflow de processo - 1 mês.
7- PAPP e Lote Piloto - 1 mês.
8- Início de produção e distribuição - 2 meses.
Total 16 meses

Se vc notar 16 meses é um prazo aproximado que por exemplo a Nikon faz a substituição de sua linha. A Samsung pra ter iniciado esse desenvolvimento, provavelmente ela esperou o lançamento da G1 pra verificar a aceitação do mercado o que daria uns 05 meses de prazo pra liberar o novo produto.....animal a agilidade, nem a Olympus conseguiu fazer isso, mesmo iniciando o produto dela bem antes.

Eu acho que aqui a venda está muito amarrado com a proximidade do público com a marca, e nesse caso até mesmo Nikon e Canon ficam atrás de Sony, Samsung, Panasonic, onde todo mundo já ouviu falar e já teve ao menos uma TV da marca.

Valeu


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Março de 2009, 10:02:37
Essa é a prova de que existe um Deus, e aparentemente ele ouve minhas preces  :D

Só falta os fabricantes desencanarem de fazer essas compactas com aparência de SLR, e lançarem logo uma saboneteira sem aquela pseudo-corcova do pentaprisma. Tô entusiasmado, espero que outros fabricantes façam igual.

Bucephalus,

Eu também faço parte desse movimento....

No ano passado por muito pouco eu troquei a Nikon D40 pela Nikon D90, aí eu fiz a pergunta "O que mais me incomoda com a D40" na hora veio na cabeça a resposta "falta de praticidade em levar uma reflex+lente para todos lugares"....poder levá-la pra uma festa, pra um evento noturno, andando de moto, etc....e o segundo ponto é a falta do modo de vídeo, pois também gosto de fazer uns vídeos....eu acho que tem momentos do cotidiano que um vídeo é muito mais legal que fotos, terceiro ponto já fica meio nebuloso, pode ser que mais latitude, menos ruído, RAW+JPG, motor de foco no corpo, AF mais rápido...não sei direito.

Então não fazia sentido eu gastar uma grana numa câmera que pioraria a minha prioridade 1, melhorando apenas a prioridade 2 pra frente.....nesse dia, eu decidi que somente investirei em um corpo maior e melhor que a D40, se ela quebrar ou se conseguisse mais trabalhos fotográficos...que pode até acontecer nos próximos dias, mas por enquanto nada definido.

Agora com essa Samsung ou uma Micro 4/3 mais compacta, poderei melhorar praticamente todas as minhas prioridades e ainda se desfazer da compacta e da DSLR, assim não gastaria muito dinheiro nessa compra. Se por acaso a Nikon lançar algo semelhante,será ainda melhor, pois ficaria com a Tamron 18-250mm.

Corrigindo...se for o sensor da K20, pode ser que perderia um pouco na latitude....mas aí a prioridade é mais baixa.



Ops...E ainda tem um ISO800 jóia comparando com da D40, reduzido para 6Mp.

K20



D40



Valeu
« Última modificação: 03 de Março de 2009, 10:51:25 por Leandro Federsoni »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 03 de Março de 2009, 10:55:22
Leandro eu acredito que todo mundo que foi esperto começou a trabalhar quando a Oly mostrou o conceito na PMA do ano passado. Em câmeras esse tempo de projeto é bem mais baixo do que este, a Canon é a grande recordista, substitui a maioria das câmeras em um ano (sou seja, projeto adequação de linha e distribição) e já chegou a substituir uma SLR em 6 meses, se pegar o timing das compactas a coisa é ainda mais rápida. A primeira a responder ao anúncio da Oly foi a Pana com a G1 (lembre-se que quem mostrou o conceito foi a Oly, tanto que todo mundo se assustou de ela não ter sido a primeira a sair no mercado). A Samsung apresentou seu conceito 1 ano depois do anúncio da Oly e ainda vai precisar de mais algum tempo para lançar, ou seja, nem é uma cadência tão absurda assim, principalmente em se tratando de uma disruptora (como a Canon) que normalmente são seguidoras e por isso costumam responder com mais velocidade, ao que o mercado faz.
Agora fico me perguntando porque a Oly ainda não soltou a dela no mecado, porque ela teve tempo de sobra, ela já tinha apresentado o conceito na PMA. Outras que demoram muito para responder e lançar são a dupla Sony e Nikon, se bem que eles normalmente são quem ditam o mercado, se bem que agora tenho achado que o papel tem cabido mais para a dupla Canon Oly.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 03 de Março de 2009, 11:07:53
Leandro eu acredito que todo mundo que foi esperto começou a trabalhar quando a Oly mostrou o conceito na PMA do ano passado. Em câmeras esse tempo de projeto é bem mais baixo do que este, a Canon é a grande recordista, substitui a maioria das câmeras em um ano (sou seja, projeto adequação de linha e distribição) e já chegou a substituir uma SLR em 6 meses, se pegar o timing das compactas a coisa é ainda mais rápida. A primeira a responder ao anúncio da Oly foi a Pana com a G1 (lembre-se que quem mostrou o conceito foi a Oly, tanto que todo mundo se assustou de ela não ter sido a primeira a sair no mercado). A Samsung apresentou seu conceito 1 ano depois do anúncio da Oly e ainda vai precisar de mais algum tempo para lançar, ou seja, nem é uma cadência tão absurda assim, principalmente em se tratando de uma disruptora (como a Canon) que normalmente são seguidoras e por isso costumam responder com mais velocidade, ao que o mercado faz.
Agora fico me perguntando porque a Oly ainda não soltou a dela no mecado, porque ela teve tempo de sobra, ela já tinha apresentado o conceito na PMA. Outras que demoram muito para responder e lançar são a dupla Sony e Nikon, se bem que eles normalmente são quem ditam o mercado, se bem que agora tenho achado que o papel tem cabido mais para a dupla Canon Oly.

Pode ser que a Olympus não tenha liberado a dela por causa da E-620...já seria uma lançamento bom pra PMA, agora das outras três pelo jeito não tem nada pra feira....nem mesmo a substituta da Nikon D40 que está quase 02 anos.

Eu acho que eles podem ser bem mais rápido realmente pra lançar uma câmera, mas pra isso precisam manter o corpo e ferramentais da versão anterior, como por exemplo Canon 40D/50D, pra ferramental de plástico é complicado.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 03 de Março de 2009, 15:00:53
Mais fotos dessa Samsung NX















Só faltou ter alguma coisa ao lado da câmera para servir de escala. Tá meio difícil definir o tamanho, mas parece ser menor que a G1.
« Última modificação: 03 de Março de 2009, 15:02:48 por Bucephalus »