Autor Tópico: Fotógrafa em fase de treinamento  (Lida 3092 vezes)

danich

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Feminino
Online: 02 de Março de 2009, 11:00:22
 :ponder:
Ola,
No ano de 2008 resolvi assumir meu hobbie como profissão, ja tenho cursos de fotografia mas queria treinar mais fotografando Pessoas e fazendo Books.

Será que alguém teria uma sugestão/dica de qual seria o melhor caminho para adquirir mais experiência uma vez que ainda não tenho meu estudio?

Obrigada,
Daniela



 

 
« Última modificação: 02 de Março de 2009, 11:02:12 por danich »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 02 de Março de 2009, 16:20:54
Olá, Daniela!
Primeiramente seja bem-vinda ao MF!

Bom, o melhor para aprimorar seus conhecimentos e sua prática em books, seria mesmo entrar como assistente em um estúdio. Assim, no dia-a-dia entre suas tarefas aprenderia com o profissional mais sobre a arte e ganharia conhecimento.

Mas, não é tão fácil conseguir uma vaga assim e portanto o que eu recomendo é que comece lendo muito sobre as áreas que tem interesse, participe do fórum pois aqui temos excelentes profissionais especializados em books e ensaios, pratique bastante da forma que puder.

Convide amigos, parentes para servirem de "modelos" para o seu treino.

O importante é não ficar parada e jamais desistir! Oportunidades sempre surgem para aqueles que tem vontade e iniciativa.

Boa sorte!
Abraços
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


danich

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 02 de Março de 2009, 16:40:38
Oi Chello!!
muito obrigada pela sua resposta..apesar de ser dificil estou bem otimistas em relação as oportunidades....vamos ver...

Ah, vi seu blog! bem legal. Também tenho um, caso queira ver:
http://danichagas.wordpress.com

Abraço



Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #3 Online: 02 de Março de 2009, 19:57:17
Obrigado, Daniela!
Faz um tempo que não posto nada no Blog, por falta de tempo! rs
Também achei seu blog bacana, favoritei!
Ahhh.. e pode virar São Paulina sim... isso faz muito bem! rsrs

Vamos trocando figurinhas!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


F. noroi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 18:43:42
Estou com a mesma dúvida. Eu passei a ter interesse por Fotografia em 2007, mas só em 2008 que eu resolvi procurar, estudar, pesquisar mais a fundo, e bem..estamos em 2010 e eu ainda me considero muito amadora, e fico pensando como eu deveria dar os primeiros passos pra conseguir fazer da Fotografia minha profissão também. Tenho procurado empregos que estejam ligados a fotografia de alguma forma, e mesmo assim não é nada fácil arrumar algo por aqui. :\
Fernanda
Maringá - PR


fabiotadashi

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
    • Fabio Tadashi Fotografia
Resposta #5 Online: 03 de Março de 2010, 02:48:18
Pois é um pouco complicado começar mesmo.

Um jeito bem tradicional é começar como assistente ou estagiário em algum estúdio ou para algum fotógrafo. Mesmo depois de ter começado a fotografar para revistas eu fiquei um ano como assistente para aprender mais (e valeu a pena).
Ex fotógrafo profissional!

Atual fotógrafo amador (com muito orgulho!)


danich

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2010, 14:59:50
Gentemmm...esse post meu é muito antigo, dai vi que uma pessoa respondeu agora e eu nem me lembrava dele ..então vou aproveitar para fazer um comentarios da minha pergunta 1 ano depois ...
Normal ficar perdido no começo... no meio ... rs... mas não no fim... e no fim ´´e onde você começa a etapa madura da profissão..
Nesse 1 ano penei pra caramba para conseguir uma vaguinha com alguns fotografos conceituados na área (ou não).. amigos de amigos... de graça ou não ..
Eis que não consegui nada, mas não fiquei de braços cruzados, tirei muita foto de amigas e conhecidas de graça mesmo, cobri a festa dos sobrinhos... treinei em passeios , eventos ... rua ... Olhando minhas fotos de 1 ano atras posso dizer seguramente que amadureci minha visão, to bem melhor.... E não por causa da escola que fiz, mas porque junto com tudo aquilo que treinei gastei muito com revistas de fotografia.. Ah! como ajudam!!!
Esse ano fiz meu primeiro trabalho remunerado de festa infantil, tudo o que eu não queria, maaasss... saiu tudo bem, perdi uns 2 kg só correndo atrás dos pequenininhos... Teve sim os contra tempos mas nada que eu já não tivesse preparada (porque eu li a respeito rss) Resultado, arranjei mais 2 clientes no local e mais um Book feminino que eu adoro fazer !!!
claro que tenho muito mais pra amadurecer mas é legal ver o progresso depois de 1 ano...
resumindo ... Hoje não quero assistente nem me pagando... (to procurando uma) ..Até porque se eu fosse depender de ser assistente estaria sentada até agora...


thiagosilva010

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 728
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Março de 2010, 16:50:44
Gentemmm...esse post meu é muito antigo, dai vi que uma pessoa respondeu agora e eu nem me lembrava dele ..então vou aproveitar para fazer um comentarios da minha pergunta 1 ano depois ...
Normal ficar perdido no começo... no meio ... rs... mas não no fim... e no fim ´´e onde você começa a etapa madura da profissão..
Nesse 1 ano penei pra caramba para conseguir uma vaguinha com alguns fotografos conceituados na área (ou não).. amigos de amigos... de graça ou não ..
Eis que não consegui nada, mas não fiquei de braços cruzados, tirei muita foto de amigas e conhecidas de graça mesmo, cobri a festa dos sobrinhos... treinei em passeios , eventos ... rua ... Olhando minhas fotos de 1 ano atras posso dizer seguramente que amadureci minha visão, to bem melhor.... E não por causa da escola que fiz, mas porque junto com tudo aquilo que treinei gastei muito com revistas de fotografia.. Ah! como ajudam!!!
Esse ano fiz meu primeiro trabalho remunerado de festa infantil, tudo o que eu não queria, maaasss... saiu tudo bem, perdi uns 2 kg só correndo atrás dos pequenininhos... Teve sim os contra tempos mas nada que eu já não tivesse preparada (porque eu li a respeito rss) Resultado, arranjei mais 2 clientes no local e mais um Book feminino que eu adoro fazer !!!
claro que tenho muito mais pra amadurecer mas é legal ver o progresso depois de 1 ano...
resumindo ... Hoje não quero assistente nem me pagando... (to procurando uma) ..Até porque se eu fosse depender de ser assistente estaria sentada até agora...

Olá Danich,

Realmente é ótimo ver que não sou só eu que estou pensando para começar nessa carreira, suas dicas realmente foram ótimas e eu estou seguindo o mesmo caminho seu, procurei todos os "fotógrafos" da minha cidade mas como ela é pequena existe muito o medo do concorrente, sabe como é falta de confiança no próprio trabalho.

Eu também estou fotografando parentes e amigos de graça até para ter algo para apresentar, ainda não consegui comprar um equipamento de ponta mas estou buscando melhorar a cada dia. Você citou que leu muitas revistas do meio, você poderia me passar uma relação breve delas?

Hoje com muito pouco tempo de fotografia consegui meu primeiro trabalho, book de um bebê(putz que dificuldade), realmente está sendo um grande desafio.

Mas é isso espero que aqueles que estiverem na mesma situação que nós não desistam jamais, pois um dia você conseguirá alcançar seu objetivo com certeza.

Abraços


Markowic

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
  • Sexo: Masculino
  • SP 320, EOS 30 EF50mm 1.8, Yashica FX3-2000 135mm
Resposta #8 Online: 11 de Março de 2010, 18:18:07
Olha só, eu não sou profissional, nem pretendo entrar no ramo de fotografia, apenas gosto bastante de fotografar, apesar de não ter feito isto com a frequencia que queria, nem com a qualidade desejada. Talvez mais pra frente eu pense nisto. Mas na linha de dicas, eu sempre leio tudo que me chega sobre técnicas, equipamentos e tudo o mais. Outro dia entrei num site de dicas e fiquei muito tempo lendo os tópicos os quais achei muito interessantes. Talvez sirva para vocês, talvez não, mas aí vai o link:
http://digital-photography-school.com/tips
Boa sorte a todos.


danich

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 12 de Março de 2010, 14:44:59
Boa tarde!!
Markowic - valeu a dica, com certeza vai ser util sim!

Thiago, as revistas estão sumindo das bancas, não sei o que esta havendo mas você vai ter que procurar. Segue algumas que sigo quase que mensalmente :
-Photos & Imagens da Editora Photos
- Fotografe Melhor da Editora europa
- Dai tem as derivadas da fotografe Melhor - Tecnica e Prática do volume 1 ao 13 (não vi se saiu mais) , 19,90 cada mas vale a pena ter a que abordar o assunto que você mais tem carência de informações.
- Para Parte Digital tem a Photoshop Creative -

Tem também uma revista Portuguesa muito boa, acho que se chama Fine Art , eu emprestei ela por isso não consigo te confirmar o nome agora.

Boa sorte
Abraços
Dani Chagas