Autor Tópico: Livros e Manuais de fotografia  (Lida 2472 vezes)

ygo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 03 de Março de 2009, 09:45:41
  Olá amigos , comprei uma Canon EOS500N á algumas semanas, sempre tive interesse pela arte de fotografar, porêm só agora consegui juntar grana para comprar uma câmera. Sou completamente leigo no assunto, e gostaria de pedir informações sobre manuais ou livros que possam me ensinar ou orientar, sobre como ver, interpretar e bater boas fotos.

  Desde já agradeço a todos, Muito obrigado.


  Exist alguma técnica para escanear as fotos de filem com razoável qualidade?


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #1 Online: 03 de Março de 2009, 12:32:24
Procure pelo Guia de Fotografia da National Geographic, é a melhor indicação para iniciar, tem dicas muito boas.
Vale cada centavo para quem está começando.
abs!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 03 de Março de 2009, 14:43:13
Existem os livros do John Hedgecoe, fáceis de encontrar em livrarias e sebos. Os títulos variam de "Guia do Fotógrafo", "Manual do Fotógrafo", etc. Geralmente esses manuais que ensinam a operar a máquina não chegam a aguçar o olhar. Eventualmente, dão dicas de composição, como a regra dos terços.

Para a evolução do olhar, além de apreciar capturas de fotógrafos consagrados, eu recomendaria a leitura de livros introdutórios da área de artes visuais e comunicação. Eu estou lendo o livro "Sintaxe da Linguagem Visual", de Donis A. Dondis e estou gostando. É uma leitura fácil de ler e já proporciona alguns "insights" para quem é leigo no assunto. Tenho outras leituras para recomendar, mas essa é um bom começo.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


ygo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #3 Online: 04 de Março de 2009, 14:51:48
 Eu até pensei em comprar o guia da National , mas sinceramente me assustei com o preço, e depois vi que era para câmeras digitais. Quanto a este titulo da sintaxe da linguagem visual andarei pesquisando no estante virtual.
  O que queria mesmo aprender seria o tempo de exposição, abertura entender as lente s e etc...


Obrigado pelas informações


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #4 Online: 04 de Março de 2009, 17:58:29
Aprenda com quem sabe explicar e fotografar:

http://www.livrariagalileu.com.br/home/detalhe.asp?id_livro=54659


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Março de 2009, 18:27:35
Livros usados? Vale a pena pelo menos dar uma olhada em:

http://www.estantevirtual.com.br/
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Março de 2009, 18:31:28
Aprenda com quem sabe explicar e fotografar:

http://www.livrariagalileu.com.br/home/detalhe.asp?id_livro=54659

E, aproveitando o ensejo, não deixe de ver a trilogia:

- Câmera, A (sugerido pelo Elmo);
- Cópia, A
- Negativo, O
-22.352971,-48.775582


smarcondes

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #7 Online: 05 de Março de 2009, 10:11:14
Eu até pensei em comprar o guia da National , mas sinceramente me assustei com o preço, e depois vi que era para câmeras digitais. Quanto a este titulo da sintaxe da linguagem visual andarei pesquisando no estante virtual.
  O que queria mesmo aprender seria o tempo de exposição, abertura entender as lente s e etc...
Obrigado pelas informações
Sobre o Guia da NatGeo, não acho que seja somente para digitais, ele explica (e tem exercicios e exemplos praticos) sobre abertura, velocidade, ISO (ASA), regras basicas de composição, etc.. como vc disse que é leigo acho que seria útil, pois mostra como funciona essas questoes na pratica, independente do equipamento ser digital ou analogico.

Em tempo: no Mercado Livre vc acha à venda por um preço mais em conta.

Abs.




ygo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #8 Online: 05 de Março de 2009, 15:54:04
Muito obrigado pessoal, com certeza pesquisarei os titulos no estante virtual :D
estava vendo de começar um curso aqui na minha cidade,Vila velha, ES, alguem é daqui??


Multi_CaM

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #9 Online: 18 de Outubro de 2009, 12:54:07
Olá.
Tudo bem?
Gostaria de saber se este determinado livro vale a pena:
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2600607&ID=BD136E447D90A0C13081A0001

O valor é baixo, mas de nada adianta se o conteúdo for insuficiente.

Aguardo!