Autor Tópico: Panasonic anuncia GH1  (Lida 32567 vezes)

leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #30 Online: 20 de Março de 2009, 18:56:23
Pode ser quadrado, desde que o quadrado cubra todo o círculo da lente, pois senão ele vai prejudicar os outros formatos. ;)

Seria legal como a Panaſonic fez nas LX3 e GH1: multi-aspecto.  Um ſenſor maior que o círculo da imagem, de modo que 16:9, 3:2 e 4:3 todos aproveitam o círculo da imagem.  Eu ſó acreſcentaria o 1:1.
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #31 Online: 20 de Março de 2009, 19:33:09
Leandrod a mudança de tamanho dos fotodiodos seria mínima para a área em questão, é só calcular que você verá que é insignificante neste sentido.

Bom vamos racionalizar.... Sei que em um primeiro momento parece uma bela funcionalidade, mas não é.
Primeiro que se formos levar em consideração o ângulo de visão vertical ou horizontal ele não será mantido, na proposta que fiz o horizontal seria mantido. O ângulo de visão diagonal realmente seria modificado, mas apenas ele. Honestamente não conheço muitas pessoas que analisam a abertura da lente pela diagonal, na verdade praticamente TODAS as pessoas que conheço analisam horizontalmente ou no máximo verticalmente, ou seja, não daria nenhum tipo de confusão neste sentido, mesmo porque a maioria das pessoas sequer sabe o que o crop significa. No uso as pessoas estão preocupada com o que estão vendo do que qualquer outra coisa.
Na minha proposta não teria mudança no ângulo de visão do formato principal, ele permaneceria o mesmo e horizontalmente o ângulo também seria mantido (lembrando que 99% das pessoas analisam este ângulo desta forma e não diagonalmente), assim não tem confusão nenhuma para o uso neste sentido.
O formato original estaria garantido, porque é o formato para o qual o sistema foi projetado, e haveria um total aproveitamento do sensor para este formato, inclusive com ganho de resolução para os demais formatos. Na minha abordagem apenas penso que a câmera deveria privilegiar o formato principal e não os formatos paralelos que ninguém usa e acima de tudo devia otimizar o uso do sensor, porque é um recurso precioso e da forma com a qual está sendo usado perde-se resolução no formato principal da câmera para oferecer um corte que não privilegia em nada o usuário, uma vez que os formatos continuam com resolução menor. O que se tem de ganho é a manutenção do tamanho da diagonal, porém tem-se alterações significativas na relação de ângulos horizontais e verticais (mesmo porque não teria como ser diferente).
No final das contas perde-se mais do que ganha-se neste processo, por isso que penso que tem hora que inventar muito acaba estragando o que era bom.

Leandro no 16:9 não existiria equivalência real para o 135, porque ele é 3:2. Você não consegue mudar os ângulos todos na mesma proporção, você terá ângulos horizontais maiores e verticais menores, não existindo portanto equivalência.

Existem câmeras de filme que trabalham 1:1, mas esta abordagem produziria um desperdício enorme de resolução no sistema, você teria um sensor beberrão de energia, pesado e com praticamente 30% da área perdida.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 20 de Março de 2009, 20:38:56
Hehehe...Está ótimo Leo. :ok:


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #33 Online: 20 de Março de 2009, 22:21:11
Existem câmeras de filme que trabalham 1:1, mas esta abordagem produziria um desperdício enorme de resolução no sistema, você teria um sensor beberrão de energia, pesado e com praticamente 30% da área perdida.

Depende do uſo — perda ſomente ſe uſar 16×9, para 1:1 e 4:3 ſeria ótimo.  E não tem jeito, Leo — pode juſtificar à vontade que equivalência ſempre ſerá na diagonal.  Até porque ſempre houve vários formatos, 24×36mm foi ſó o mais popular e por acaſo, por ſer o dobro na horizontal do formato 18×24mm do cinema, que por ſua vez era metade do 70mm montado verticalmente.
« Última modificação: 20 de Março de 2009, 22:22:05 por leandrod »
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 20 de Março de 2009, 23:46:48
Será que não temos que levar em consideração aqui a INTENÇÃO do fabricante? Se a proposta dela para o formato 'nativo' era 12Mpx, e ela oferece isso, então não há nenhum 'desperdício de sensor'. No meu entender, o sensor é ligeiramente maior apenas para oferecer os outros formatos com a mesma resolução, também.

O problema é a distorção da idéia, onde se fica sabendo que o sensor não está sendo aproveitado totalmente (em função da manutenção da resolução nos outros formatos) e se conclui que isso é uma perda.

Para evitar essa perda, só fabricando um sensor com esse formato:



Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #35 Online: 21 de Março de 2009, 00:05:07
Heber, no caso o que está acontecendo é que eles não estão oferecendo os 12MP do formato nativo e sim 10MP, é isso que me deixou cabreiro, esta abordagem no caso custou a queda na resolução nativa do sistema. Uma outra coisa que ninguém está levando em conta é que nestes sistemas baseados em estabilização no sensor o peso do sensor afta o desempenho do estabilizador, ou seja, existe ainda um ganho por trabalhar no sensor pequeno. Por isso não consigo ver muita vantagem nessa abordagem, o pessoal está tratando como o cálice sagrado do crop, mas na verdade continua sendo um crop, a resolução nos formatos menos quadrados continua bem mais baixa, o sensor cresceu, o proveitamento da resolução não é máximo, ou seja, no final é um custo relativamente alto para o sistema e eu particularmente não consigo ver grandes vantagens que venham a valer este custo, pelo menos não por enquanto.
Heber sua idéia é interessante, reduziria o peso e o consumo do sensor, mas ainda haveria certo desperdício em todos os formatos, a diferença é que seria um pouco menor.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 21 de Março de 2009, 00:15:17
Então, Leo, o correto seria dizer 'para diminuir essa perda'...  :doh:

A propósito da resolução, acho que vc está equivocado, a câmera em questão aqui nesse tópico é de 12Mpx.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #37 Online: 21 de Março de 2009, 00:23:29
Vx Heber, me confundi todo aqui rs... Eu achei que você estava se baseando no exemplo da LX3 postado pelo Leandro, que era a base sobre a qual eu vinha discutindo. a GH1 realmente é de 12MP e seu sensor possui 14MP.
« Última modificação: 21 de Março de 2009, 00:24:45 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 21 de Março de 2009, 00:48:11
Heber,

É justamente isso, mas como deve ser mais complicado fazer um sensor dessa forma, eles fazem o sensor reto perdendo os cantinhos...facilidade de processo. A Panasonic não quis fazer um sensor de 14Mp, ela quis apenas mudar o desenho do sensor de 12Mp pra adequar a todos os formatos, afinal ela já se posicionou que 12Mp é mais que suficiente pra todos. No dia que ela quiser fazer um sensor de 14Mp pra 4:3 ela fara um sensor de 16Mp e assim por diante.

Da uma olhada na entrevista concedida ao Dpreview. E segundo eles a solução dos multiplos formatos logo será copiado pela concorrencia, afinal tudo que eles criam os concorrentes copiam...rsrs.
http://www.dpreview.com/news/0903/09032002olympusinterview.asp

Melhor que o seu sensor somente esse...hehehe.


Ontem brinquei mais um pouco com a G1 no shopping Morumbi e pude me atentar ainda mais aos detalhes, por exemplo o corpo é inteiro emborrachado, com acabamento muito fino mesmo, o AF é bem rápido, totalmente diferente das compactas que tive até hoje, e o EVF agora consegui ajustar certinho a miopia e vou dizer que é fantástico, é do tamanho do visor de uma D300 ou até maior, além disso o esquema pra fazer foco manual é muito prático, melhor que o espelho da Nikon D40, pois ele aproxima a imagem quando tocamos no anél de foco da lente.

Existe uma mochila da própria Panasonic pra ela que é muito pequena, ficando bem prático pra levar a câmera pra cima e pra baixo.
« Última modificação: 22 de Março de 2009, 17:16:13 por Leandro Federsoni »


Rodrigo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 23 de Março de 2009, 16:00:24
Um fator importante no sucesso da GH1 vai ser o preço, que ainda é uma incógnita!
Li em alguns sites ums preços meio assustadores pra uma câmera desse porte, mas por enquanto é só especulação mesmo...

Na B&H diz que vai estar disponível somente em Junho!
http://www.bhphotovideo.com/c/product/608940-REG/Panasonic_DMC_GH1K_Lumix_DMC_GH1_Digital_Camera.html
- Rodrigo -


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 23 de Março de 2009, 16:34:59
Eu chuto o kit com a lente de 140mm por uns U$1200,00. Pra chegar no máximo a uns U$900,00 após um ano. Não podemos esquecer que eles não podem fazer esses novos conceitos canibalizar as filmadoras deles próprios.

Valeu
« Última modificação: 23 de Março de 2009, 17:55:25 por Leandro Federsoni »


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #41 Online: 23 de Março de 2009, 20:45:15
Um fator importante no sucesso da GH1 vai ser o preço, que ainda é uma incógnita!

Ouvi falar em US$800, mas achei muito pouco, a G1 eſtá por volta de US$650 e a 14–140mm ainda é uma lente bem ſuperior à 14–45.  Só ſe for por cauſa da criſe, ou depois de paßado o primeiro momento.


Citar
Li em alguns sites ums preços meio assustadores pra uma câmera desse porte, mas por enquanto é só especulação mesmo...

Não ſe aßuſte... é um modelo inovador, e o fabricante tem de aproveitar ißo para cobrar mais dos novidadeiros, o que permite baixar o preço aßim que os eſtoques aumentarem, beneficiando o reſto de nós enquanto amortiza o inveſtimento mais rápido.

Eu diria que o preço eſtável ficaria por uns US$800–900 com a 14–140mm.


Citar
Na B&H diz que vai estar disponível somente em Junho!

Ou ſeja, pouco mais ou menos quando a Olympus Micro Quatro Terços for anunciada... intereßante!
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #42 Online: 23 de Março de 2009, 20:47:45
Não podemos esquecer que eles não podem fazer esses novos conceitos canibalizar as filmadoras deles próprios.

Por um lado, não vai canibalizar: uma filmadora dedicada, ao menos por enquanto, dará qualidade de filme menor a menor preço, e ſerá mais fácil de portar e manejar.

Por outro, não podem bobear: além das reflex que filmam, por piores que ſejam, ſerem beneficiadas pelos nomes de preſtígio em fotografia como Canon & Nikon, logo depois virá a Samſung NX, beneficiada pela aßociação com a Pentax e, principalmente, pela míſtica do ſenſor maior — que acho contraproducente neße caſo.
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 23 de Março de 2009, 21:22:20
Eu ainda não consegui entender os fatores que levam uma filmadora ter uma qualidade de filme melhor que a GH1, pois ela tem um sensor melhor (sinal/ruído), entrega 1080/24p (AVCHD), além dos benefícios de lentes de melhor qualidade, DOF e controle de abertura da lente.

Falam de um processador dedicado pra filme ser o grande diferencial. Mas o que mudaria com ele se ela está entregando 1080/24p? Seria o problema de SKEW gerado por ser CMOS?

Valeu


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #44 Online: 23 de Março de 2009, 21:54:20
Eu ainda não consegui entender os fatores que levam uma filmadora ter uma qualidade de filme melhor que a GH1, pois ela tem um sensor melhor (sinal/ruído), entrega 1080/24p (AVCHD), além dos benefícios de lentes de melhor qualidade, DOF e controle de abertura da lente.

Falam de um processador dedicado pra filme ser o grande diferencial. Mas o que mudaria com ele se ela está entregando 1080/24p? Seria o problema de SKEW gerado por ser CMOS?

Não entendo muito bem, mas dizem que o proceßamento é tão importante quanto o ſenſor e até a lente.

In terms of resolution the camcorder is still better because they offer full 1080P (50i / 60i) codecs, and also the compression is a little bit different; a camcorder can manage compression wisely, with B pictures, which this one doesn't have. Of course in the future it will get better. — palavras da Panaſonic.
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds