Autor Tópico: Panasonic anuncia GH1  (Lida 32430 vezes)

Rodrigo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Março de 2009, 17:03:29
Pessoal,

Li hoje que a Panasonic anunciou a GH1, que é bem similar a G1 mas com suporte a video HD.
Pra mim parece muito promissor!  :ok:

Junto foi anunciada uma lente 14-140mm (28-280mm em equiv. 35mm) que dizem ser ultra silenciosa para fazer os videos...
Algumas features me chamaram a atenção, como a possibilidade de alterar a abertura e velocidade nos videos para criar efeitos interessantes.
Sobre a parte fotográfica em si, não mudou muito em relação a G1.
Tem é um sensor com mais megapixels (e 4 ratios diferentes) e no anúncio fala que tem 2 processadores pra dar conta do video HD e que isso ajudou a melhorar também o resultado em fotos com ISO alto...

Se os reviews forem bons e a Panasonic oferecer a um preço razoável, vai ser uma tentação!  :D

Preview em inglês:
http://www.letsgodigital.org/en/21656/panasonic-lumix-gh1-review/

[ ]s
« Última modificação: 03 de Março de 2009, 17:29:49 por Leandro Federsoni »
- Rodrigo -


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Março de 2009, 17:33:35
Rodrigo,

Pelo jeito grava stéreo, e faz vídeo com AF...

Muito legal esse novo conceito, que inclusive foi a câmera do ano 2008.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Março de 2009, 18:46:18
Olha que legal...
« Última modificação: 04 de Março de 2009, 09:59:25 por Leandro Federsoni »


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 04 de Março de 2009, 12:01:38
Muito legal mesmo essa conexão para microfone. Vai abrir espaço para o cinema amador.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 04 de Março de 2009, 12:07:01
Muito bom o negócio do microfone heim? Sempre achei que câmeras que filmam deveriam ter esse recurso de poder ligar microfone externo. Também derrubou a vantagem que a Samsung NX teria, que era o modo vídeo e vai estar no mercado antes da NX. A Pana e a Oly estão mandando muito bem nos conceitos destas câmeras, na verdade assumiram o papel de ditar ao mercado como fazer, ainda estou admirado com a competência no estabelecimento de conceitos ditados pela Pana e pela Oly. :ponder:
« Última modificação: 04 de Março de 2009, 13:46:23 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


RafaChina

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #5 Online: 06 de Março de 2009, 11:06:14
Mto show...
eu vi essa camera aqui http://info.abril.com.br/blog/gadgets/20090304_listar.shtml?151210
Mas acho q a principal função dela é filmar, mais q fotografar, não?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 06 de Março de 2009, 11:51:41
Rafa é uma câmera híbrida, tenta atender bem às duas coisas, apesar de nem sempre serem coisas totalmente compatíveis.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Março de 2009, 19:46:20
Pessoal,

Quem quiser conhecer a G1 em SP, existe um showroom da Panasonic no shopping Morumbi, inclusive com toda a linha de câmeras deles....e o melhor, não fica um vendedor colado enchendo a paciência.

Eu brinquei com a G1 por uns 30 minutos e achei a câmera muito boa, AF prático e rápido, não notei diferença de velocidade AF comparando com da D40, o foco manual é muito interessante, pois quando relamos no anél de foco o EVF/LV faz um zoom na área central, facilitando muito o foco manual.

O tamanho dela é o fator que mais me decepcionou, a diferença dela com a D40 é muito pouca, provavelmente a mochila ou o case devem ser de mesmo tamanho, isso se usarmos uma lente fixa nas duas. Agora a lente 14-45 é bem pequenina, bem menor que as lentes do kit das DSLR.

A câmera é muito bem construída, acabamento impecável, botões também bem feitos e bem posicionados.

Sobre o EVF, ele é bem grande, suficiente inclusive para fazer foco manual.

Valeu


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Março de 2009, 22:31:10
O tamanho dela é o fator que mais me decepcionou, a diferença dela com a D40 é muito pouca, provavelmente a mochila ou o case devem ser de mesmo tamanho, isso se usarmos uma lente fixa nas duas. Agora a lente 14-45 é bem pequenina, bem menor que as lentes do kit das DSLR.
Realmente, sempre achei o tamanho dela inaceitável. Com um espelho, um prisma e um mount maior, a E-420 ainda consegue ser de tamanho praticamente similar



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Março de 2009, 11:57:34
Bucephalus,

Eu costumo avaliar a portabilidade de uma câmera pela mochila que precisaria usar e nesse caso a mochila de uma G1 é igual ou pouca coisa menor que de uma E-420 ou mesmo de uma D40.

Eu coloquei como meta pra minha compra, uma câmera que consiga usar um case e prender na cintura para carregar, ou seja, próximo do tamanho de uma Canon G10, utilizando uma lente pancake fixa....eu acho que com a Samsung NX eu consigo atingir essa meta, e melhor ainda com o protótipo da Panasonic (abaixo).

Quanto ao EVF, a qualidade é muito boa, mas confirmo que não é igual a um espelho, a nitidez não se compara, os pixels ainda são visíveis e o ruído aparente, porém além de ser gigante (~FF) ele é suficiente para identificar se o foco foi bem feito e para o foco manual ele é até melhor que o espelho da D40, pois quando tocamos no anél de foco, ele faz um zoom do meio do frame e fica muito prático acertar o foco manualmente.

Uma câmera dessa abaixo com esse acessório de mesma qualidade do EVF da G1 será maravilhoso.


« Última modificação: 07 de Março de 2009, 11:58:42 por Leandro Federsoni »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #10 Online: 07 de Março de 2009, 12:13:54
Bucephalus a E-420 é um bibelô... Muito pequenininha para uma SLR, não vi a G1 ao vivo ainda, mas todo mundo tem dito que em termos de corpo são quase a mesma coisa. A E-420 ainda é minha favorita entre as câmeras de pequeno porte. A pegada da G1 é que atrapalha um pouco, poderiam melhorar ela e a câmera ficaria menor, em volume ela parece perder um pouco para a E-420 devido ao tamanho da empunhadeira.
Leandro infelizmente com lentes Zoom e esse tamanho de sensor é impossível ter uma câmera de bolso. Elas ficariam interessantes com boas lentes fixas, mas uma vez usado o Zoom você já precisaria de uma lente que começaria a deixar a câmera um pouco menor de bolso. :(
 
 
« Última modificação: 07 de Março de 2009, 12:15:57 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 07 de Março de 2009, 12:23:36
Leo,

Sim eu quero uma câmera de bolso, mesmo que somente com uma lente fixa.

Eu acho que eles poderiam até fazer uma lente zoom bem compacta, copiando o esquema de tambor das compactas.


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #12 Online: 10 de Março de 2009, 19:30:37
Interessantíssimo este lançamento, para quem não se incomoda em ter uma DSLR de menor porte é uma mão na roda.

O botão dedicado à filmagem tbem é uma grande sacada, AF contínuo e pelo que li ainda fotografa enquanto filma!! :eek: :eek:

Vamos esperar pelos reviews mas até ISO 800 disseram ser aceitável.

O que não deve ser muito agradável é o preço...

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Março de 2009, 11:45:35
E pra quem não gosta do formato 4/3, existem agora na GH1 outras opções de formato, mantendo em ambos 12Mp...

"Buried in the massive amount of GH1 coverage is the fact that unlike the first Micro 4/3 camera, the Panasonic G1,the GH1 makes good on one of the original specifications of the m4/3, the multi-aspect ratio sensor. Like the sensor in the Panasonic LX3, the 12MP sensor in the GH1 allows users to take photos in 4:3, 3:2 or 16:9 aspect ratios with the same angle of view as depicted below."




Similar a solução implementada na LX3.

« Última modificação: 16 de Março de 2009, 11:32:07 por Leandro Federsoni »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Março de 2009, 11:33:20