Autor Tópico: Fotografar produtos com 85mm ou 100mm?  (Lida 8322 vezes)

Jonas Design

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Março de 2009, 14:13:11
Olá pessoal.
Tenho um estúdio na Empresa e utilizo uma XT Rebel com lente 18/55mm para fotografar calçados, porém esta lente que vem com a máquina deixa a desejar. Decidi trocar a lente, agora ficou a dúvida, compro uma 85mm f/1.8 ou uma 100mm f/2.8 macro?
Pois não sei qual a distância que ficará a lente em relação a um produto de 50cm (bota) por exemplo.
Abraço a todos..


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 04 de Março de 2009, 14:26:49
Olá, Jonas!

Primeiramente bem-vindo ao MF!

São duas lentes prime bem interessantes, mas eu iria de 100mm macro, por achá-la uma lente com uma construção um pouco melhor e pelo detalhe de ser macro. Isso, poderá fazer uma grande diferença na fotografia de produtos para você.

Além disso, em 100mm essa lente praticamente não tem distorção o que a torna ainda melhor.

Boa escolha!
Abs
« Última modificação: 04 de Março de 2009, 14:27:42 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Jonas Design

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Março de 2009, 15:10:02
Obrigado Chello pela sugestão. :ok:
Mas aproveitando... o fabricante diz que a distância mínima para a lente 100mm macro é 15cm para extensão de 12cm. Quer dizer que para fotografar um objeto de 24cm tenho quer ficar a uma distância de 30cm  :shock:?
Valeu guri.
Abs


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #3 Online: 05 de Março de 2009, 06:14:36
Jonas, 15cm é a distância mínima que a lente consegue fazer o foco. Se tentar focar mais próximo do objeto (@10cm por ex.) nao vai conseguir.

Se essa era a sua pergunta, pode ficar tranquilo que dá para focar a uns 3m ou mais sim :ok:
Deutschland

Flickr


Jonas Design

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Março de 2009, 06:59:42
Marcelo, minha preocupação é saber em que distância vou ter que ficar para fotografar uma bota de 50cm altura (em modo retrato) com a lente de 100mm macro e com a 85mm f/1.8.
Corrija se eu estiver errado, a lente de 100mm tem distância mínima de 15cm e enquadramento (tamanho do objeto de 12cm), portanto se o assunto tem 24cm logo a distância mínima para enquadrar será de 30cm. É isso mesmo. Ou falei besteira?
Outra dúvida: A lente de 85mm tem distância mínima de 85cm com área de 42cm, só que, se o assunto for de 10cm posso aproximar a lente para aproveitar e enquadrar sem perder nitidez, caso contrário, quando for recortar o fundo do produto (no PS) sobrará uma margem muito grande, reduzido o tamanho da imagem?!?!



LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Março de 2009, 13:11:23
Marcelo, minha preocupação é saber em que distância vou ter que ficar para fotografar uma bota de 50cm altura (em modo retrato) com a lente de 100mm macro e com a 85mm f/1.8.
Corrija se eu estiver errado, a lente de 100mm tem distância mínima de 15cm e enquadramento (tamanho do objeto de 12cm), portanto se o assunto tem 24cm logo a distância mínima para enquadrar será de 30cm. É isso mesmo. Ou falei besteira?
Outra dúvida: A lente de 85mm tem distância mínima de 85cm com área de 42cm, só que, se o assunto for de 10cm posso aproximar a lente para aproveitar e enquadrar sem perder nitidez, caso contrário, quando for recortar o fundo do produto (no PS) sobrará uma margem muito grande, reduzido o tamanho da imagem?!?!

Você tá confundindo tudo.
Distância mínima.. É distância mínila, o limite. Você nunca vai conseguir foco se aproximando mais do objeio que esse limite.

A 100mm macro é 1x1, então ela enquadra objetos do tamanho do sensor da sua câmera.

Vc já leu sobre distância focal aqui no forum? Tem um tópico do Leo Terra muito bem explicado. Dê uma pesquisada.

Talvés a Tamron 90mm Macro seja melhor para você, mas é uma lente um pouco dificil de achar.
São Paulo - SP


Jonas Design

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Março de 2009, 06:59:43
Valeu Leandro pela indicação do tópico, esclareceu boa parte das dúvidas.
Só para esclarecer a Stª ignorância, admiro a profissição, mas não é o meu objetivo, apenas to "quebrando um galho" para a Empresa em que trabalho. Sabe como funciona, querem reduzir custo não contratando um profissional. Por isso "santa ignorância", não a minha, mas daqueles que não valorizam o trabalho de um bom profissional.
Isto é uma discusão para outro tópico.
Obrigado a todos pelas sugestões.


davidrvg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flick
Resposta #7 Online: 06 de Março de 2009, 09:23:08
Prezado amigo...

Eu tenho uma 100mm Macro f.2.8 e vou te dizer não troco ela por nenhuma 85mm não. Veja bem se voce vai usar ela pra fotografar produtos o 1.8 da 85mm não vai fazer muita diferença não, pois voce não vai precisar de abertura, tendo em vista que voce deve ter uma mesa de still e uma iluminação bem interessante para fotografar os produtos. A abertura em f.1.8 ou 2.0 seria interessante para "dorfar" o produto se for o interesse. Já as possibilidades com a 100mm macro são enormes... a lente foca a distancia absurdamentes pequenas e com certeza você nao vai se decepcionar com ela. Acredito que a sua distancia para fotografar as botas ela pode ser melhor trabalhada, não? Outra coisa, tentando desconfundir as confusões acima... o que voce quer é fotografar o produto inteiro, não é isso? Então estamos falando de coisas diferentes quando falamos em foco do produto e foco no produto inteiro. A 100mm macro foca a distancia smuito pequenas e é otima para fotografar em mesa still, alimentos, produtos, etc, por criar uma profundidade de campo grande. Para voce focar um todo o objeto de 50cm em media terá que se afastar uns 2m a 3m aproximadamente da mesa, acredito eu, mas isso vc não vai encontrar no manual do fabricante nem na lente não... o que eles falam lá é a distancia mínima de focagem do produto. Mas na boa... a 85mm é uma lente muito boa, ela para fotografar moda e alguns outros trabalhos do tipo eu te recomendaria mais do que a macro, mas as oportunidades de brincadeiras com a macro são grandes... Ou seja, se voce quiser destacar uma parte do produto pode focar nele e dorfar o resto do produto... lembre-se que fotografia de produtos é muita mesa still, iluminação, inclinação.. vc realmente vira um macgyver para fotohgrafar produtos!!!

Abs e espero ter ajudado

<br/>http://www.flickr.com/photos/davidvieira<br/> Recife-PE Canon 7D - Lens: Canon 10-22mm f3.5 - 5.6; Canon 24-70mm L F2.8; Canon 100mm f. 2.8 - Macro Lens


Jonas Design

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Março de 2009, 10:46:01
Caro David
Obrigado pela explicação. Acredito que somando todas as sugestões a mais indicada é a 100mm macro. Como o Leandro comentou tem a Tamron 90mm mas é bem difícil de encontrar.
Só para ter uma idéia temos um estúdio 3m x 4m, isolado (cortina preta), 2 canhões Atek 200w, 1 hazi Pointer 200w, mesa, fundo inf (pto/bco), tripé... blablabla.
Sem dúvida a lente 100mm é perfeita, o problema é, por não ter experiência, muito menos a lente pra testar, é saber a distância que preciso ter para enquadrar o produto. Se terei que ficar 2m ou mais para fotografar a bota, vou fica fora da cortina (dos males o menor), a partir da aquisição da lente, as imagens deverão ser usadas nas campanhas impressas, daí o bicho pega (até então, a agência contratava um profissional para fazer isso).
Vai exigir não somente da lente, mas de todo o aparato. É onde o profissional passa de mágico para santo "começa a fazer milagre" mas nada do que um bom "PS" para fazer as correções.
Valeu pela ajuda. :ok:


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 06 de Março de 2009, 16:27:30
Jonas,

Eu tenho uma 105mm Macro que estou vendendo. Dependendo onde for o estúdio e se tiver interesse em ficar com ela você pode testar antes.

Tá aqui o anúncio dela: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=28538.0

Até mais,
Leandro
« Última modificação: 06 de Março de 2009, 16:28:37 por LeandroFabricio »
São Paulo - SP


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 13 de Março de 2009, 10:35:54
100 macro, otima!!!
abs
Angelo


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 13 de Março de 2009, 10:37:07
100 macro, otima!!!
abs
Angelo
[/quote
CANON!!!