Autor Tópico: Help para escolher uma lente mais uma sugestão  (Lida 8093 vezes)

Daniel Fismann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Online: 05 de Março de 2009, 20:52:54
Olá a todos!

Sou novo no fórum e há algumas semanas o tenho lido diariamente para poder me decidir pela compra material que usarei e, tb para começar a entender sobre fotografia para não falar (com certeza irei, mas nem tanta, espero!) besteira.

Sempre gostei de fotografia, mas por algum motivo nunca tinha ido atrás, até que ganhei de presente de aniversário da minha esposa um curso para iniciantes e, mal sabia ela, que além do curso eu (nós) precisaríamos de uma câmera. Como nunca tive uma DSLR resolvi pesquisar com amigos profissionais, em lojas e em fóruns de discussão informações que orientassem de forma a fazer uma boa escolha.

Em relação ao corpo, fiquei em dúvida entre uma XSI ("mais barata") e uma 40D e, como a diferença de valor, apesar de considerável, é possível de se pagar, a opção recai sobre a 40D. Mesmo porque pelos reviews, muitos a preferem a 50D.

Porém a 40D vem com uma lente que tem um bom range (28-135 mm), mas que não é uma lente como eu gostaria que fosse, ou seja, com f2,8 por exemplo e os vendedores a trocam por outra caso eu queira. E, como gosto de fotografar à noite e usando o mínimo de flash possível (para ficar mais natural - desculpe o linguajar!) pensei nas que por definição e prática já seriam lentes superiores como as f2,8. Não que não goste do dia para fotografar, mas adoro os contrastes. Também gosto muito de fotografar pessoas, mostrando inesperadamente as "marcas da vida" que essas possam ter. Tenho dificuldade com paisagens e às vezes nem as acho tão interessante ou por não saber realmente fotografar - o que está implícito ao momento - ou porque as considero solitárias, mas veremos minha opinião daqui a alguns meses.

Desculpe ter-me esticado, mas considerei importante essa parte inicial, pois pelo que entendi, escolhemos as lentes pelo objetivo a ser fotografado, apesar de que meu sonho e objetivo como fotógrafo são as fotos artísticas ("borda esticada", "jogo de luzes", alta velocidade, etc - desculpe novamente!). Curto a perfeição em momentos "diferentes". Vi fotos excelentes por aqui como do markes, leo, andré, beto, marcelo, bucephalus e, muitos outros mais. Textura, nitidez, brilho etc fazem uma foto ser maravilhosa.   

Então, as lentes f2,8 oferecidas pela Canon e que ACHO que cabem ao que estou imaginando são: 17-55mm, 24-70mm, 16-35mm, 70-200mm. sei que há diferenças
absurdas entre a 16-35mm e a 70-200mm, grande angular e tele, mas não estou conseguindo resolver tal situação. Sinto como se colocasse a carroça na frente dos bois, mas ao mesmo tempo, se eu receber a orientação correta, pensarei a respeito e conseguirei chegar à uma decisão. Um grande amigo que é profissional aconselhou-me a pegar uma 24-105mm ao invés dessas (pelo range, por ser da série L e poderia duplicar e ter uma tele), mas meu receio são as fotos noturnas que eu adoro, que diz ele seriam resolvidas com um tripé, mas nem sempre dá-se para usar um (festas).

Pensei na 24-70mm e quando eu puder comprar mais uma eu iria de 70-200mm. Mas vi muita foto boa com 50mm f1,8, 85mm, 100mm, 10-22mm e, eu não entendi porque ficaram tão boas (desculpe minha ignorância, mas será momentânea) - por último, as que possuem abaixo de f2,8 em geral são sob encomenda e caríssimas. Pode ser que um dia eu venha a precisar e se tiver dinheiro para tal, certamente as comprarei. Detalhe: Agora só irei adquirir uma lente!

Ufah! - Prolixo, mas penso que completo ou quase! - Desculpem-me moderadores!

Um abraço a todos,

fismann

« Última modificação: 05 de Março de 2009, 21:18:00 por Daniel Fismann »
daniel fismann


Daniel Fismann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #1 Online: 05 de Março de 2009, 21:05:35
Desculpem esqueci a sugestão!  ;)

Foi criado um tópico para quem quer escolher uma câmera pelo Matheus. Tb vi o tópico do Leandro com uma matriz e optando "racionalmente" por uma câmera.

Minha sugestão é criar um tópico para quem quer escolher lentes e, quem sabe uma matriz?!?!  :ponder:

Não me xinguem por favor!  :D
 :aua:  >:D  :aua:  >:D  :aua:

Abras 4ALL

fismann
« Última modificação: 05 de Março de 2009, 21:13:31 por Daniel Fismann »
daniel fismann


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 11 de Março de 2009, 16:38:23
Fismann, honestamente não consegui entender qual é sua dúvida afinal.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #3 Online: 11 de Março de 2009, 17:15:29
Daniel,

Fiquei também um pouco confuso, pois você já citou ótimas lentes da Canon e todas f/2.8. Também já mostrou saber a diferença entre GA e tele.
Bom, acho que se o seu objetivo é eventos (festas por exemplo) e fotos de pessoas a escolha - como já afirmou que vai adquirir apenas uma lente agora - recai sobre a 17-55 e a 24-70. Acredito que se optar pela 17-55 agora e depois investir numa 70-200 já terá um ótimo set iniciado.
Vale lembrar em relação à fotos noturnas que mesmo lentes f/2.8 não fazem milagres. Só trabalho com lentes nessa abertura e em fotos noturnas muitas vezes costumo precisar mesmo assim do auxílio do flash.

Boa escolha.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Daniel Fismann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #4 Online: 11 de Março de 2009, 19:05:26
Leo e Chello,

realmente ficou confuso, acho que foi muita empolgação, desculpem.

Estive  conversando com o NasAlturas e ele me passou várias informações, aprendi bastante. Aliás, deixo aqui meu agradecimento à ele pela ajuda prestada e paciência. 

A dúvida recaía primeiramente sobre o corpo, depois sobre a lente. O corpo foi razoavelmente fácil de eu chegar a uma conclusão - 40D - já a lente... - no kit veio a 28-135mm, mas que posso trocar assim que decidir. Como a 40D é cropada (X1,6) então essa lente será na verdade 45-216mm. Ou seja, ficarei sem GA, mas por outro lado já ficarei com um tele (216).

O NasAlturas, tanto quanto o Chello sugeriram a 17-55, provavelmente porque terei uma 27-88mm, sendo 24mm bom para paisagens e 88, bom para retratos. A 16-35mm 2.8 L AF USM II, tb seria uma opção, mas ficaria com 56mm que é muito aquém dos 88mm.

Tb faltaria uma tele que o NasAlturas sugere a 70-200 f/4 IS USM, mas o que vcs acham da 300mm f/4.0L AF USM IF IS ou da 100-400mm 4.5-5.6 L IS AF USM, ou alguma outra sugetão?

Chello, obrigado pelas dicas sobre fotos noturnas!

É isso!

Obrigado e um abraço,

fismann
« Última modificação: 11 de Março de 2009, 19:26:46 por Daniel Fismann »
daniel fismann


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 11 de Março de 2009, 19:13:20
Daniel
vai com calma
cada lente tem um uso, a grosso modo.
dependendo do que voce quer fazer, assim sera a tal da lente
uma 17-55 mas uma 70-200, ja da para brincar.
Qual seria o principal uso??????????????
Abraço
Angelo


Daniel Fismann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2009, 19:30:19
Angelo,

os principais usos serão retratos, paisagens e arquitetura, seguidos por surfe e corridas.

Tb considero importante não só o custo x benefício, mas, e, principalmente, a qualidade das fotos. Claro que carregar 5 / 6 lentes é para halterofilista e hoje estou longe desta necessidade por minhas limitadas habilidades.

Obrigado e abraço,

fismann 
daniel fismann


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 11 de Março de 2009, 21:04:16
cara , ta bem facil
começa com uma 17-55 2.8is
podendo uma 70-200 2.8 is,
70-200 f4 tambem serve, e mas barata.
Tudo depende do $$$$$$$$$.
mas as duas 2.8 e super investimento garantido.
Depois,voce vera se e necessario mudar, mas sera muito facil vender bem essas 2.8.
Isto e um ponto a considerar.
Gastar um monte e depois nao ter mercado e $$ jogado no lixo, a galera pensa pouco neste item.
Abs.Angelo.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 12 de Março de 2009, 00:22:46
Acho que o ângelo já falou tudo. Um kit com uma 24-70 ou uma 17-55 e uma 70-200 (seja f/4.0 ou f/2.8) cobriria a maior parte das aplicações importantes.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #9 Online: 12 de Março de 2009, 06:27:35
Resumindo...

Se pretende ficar no APS, sugiro esse conjunto:
10-22
17-55 2.8
70-200 2.8L (ou a 4L)
opcionalmente a 100-400 para surf

PS: Poderia até trocar a 17-55 pela 24-70 ou 24-105, porém se perde muito em GA e a troca de lentes com a 10-22 seria muito constante.
Aí é gosto pessoal.


Se estiver pensando no futuro pegar uma FF:
16-35 2.8L (ou 17-40 4L)
24-70 2.8L (ou 24-105 4L) Eu prefiro a 24-105 pelo range e ser estabilizada. E para completar, a 50 1.4
100-400 L

Nos dois kits ainda colocaria uma 100 2.8 Macro. Que é excelente para macro e se sai bem em retratos também.

Cara, com um kit desses qualquer um seria feliz :ok:
Deutschland

Flickr


Daniel Fismann

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #10 Online: 12 de Março de 2009, 12:54:19
Leo,

obrigado pela colocação!  :ok:

Angelo,

a questão dos valores é, sem dúvida alguma, um fator a ser levado em conta na hora da compra. Dados importantes, obrigado!  :ok:

Marcelo,

esse resumo está excelente, gostei muito! - Com certeza me ajudou e, tb aos outros interessados no assunto! :clap: - Só tenho algo a dizer: Vc poderia falar um pouco sobre APS e FF? - Tks a lot!

Abração a todos,

fismann



« Última modificação: 12 de Março de 2009, 12:54:49 por Daniel Fismann »
daniel fismann


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #11 Online: 12 de Março de 2009, 17:53:19
Daniel,

APS: sensor cropado (22×15mm). Por exemplo as câmeras 450D, 40D, 50D entre outras.
FF: Full Frame. O sensor tem o tamanho do fotograma de um filme de 35mm (36×24mm). Por exemplo a 5D ou 1D Mark III.

A Canon oferece atualmente dois sistemas: EF e EF-S.

As câmeras com sensor APS aceitam lentes EF e EF-S.
As câmeras com sensor FF aceitam somente lentes EF.

Logo uma EF 17-40 4L USM serve tanto na 40D como na 5D.
Já uma EF-S 17-55 2.8 IS USM só serve na 40D. Nao serve na 5D.

Para ilustrar:
Deutschland

Flickr


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 12 de Março de 2009, 18:09:36
Muito bem, Marcelo! :clap: :ok:


cbfabbri

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 387
    • Chris Fabbri Fotografia
Resposta #13 Online: 12 de Março de 2009, 18:17:29
Eu iria na visão similar ao Marcelo, com lentes consideradas híbridas servindo muito bem tanto em crop quanto FF.
Meu set principal nos tempos de Canon, excelentes para 40D e a 5D que eu tinha. Fiz o que quiz com esse set de lentes, paus pra toda obra.  Kit a prova de arrependimento, tanto em crop quanto em FF.


17-40L
24-105L IS
100-400L IS

Se quizer arrebentar em low ligh com Canon, no futuro, 24L 1.4  e  85L 1.2  (ambas magic glass)
Se preferir uma tele fixa leve e de alta qualidade, 300 F/4 IS
E, para terminar, para uma meia tele luminosa, eu iria de Sigma 150 2.8 macro, pois é uma lente excelente em macro, e excepcional para médias distâncias, com nitidez e bokeh lindíssimos.

abcs
« Última modificação: 12 de Março de 2009, 18:19:15 por cbfabbri »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #14 Online: 12 de Março de 2009, 18:40:30
Eu iria na visão similar ao Marcelo, com lentes consideradas híbridas servindo muito bem tanto em crop quanto FF.
Meu set principal nos tempos de Canon, excelentes para 40D e a 5D que eu tinha. Fiz o que quiz com esse set de lentes, paus pra toda obra.  Kit a prova de arrependimento, tanto em crop quanto em FF.


17-40L
24-105L IS
100-400L IS

Se quizer arrebentar em low ligh com Canon, no futuro, 24L 1.4  e  85L 1.2  (ambas magic glass)
Se preferir uma tele fixa leve e de alta qualidade, 300 F/4 IS
E, para terminar, para uma meia tele luminosa, eu iria de Sigma 150 2.8 macro, pois é uma lente excelente em macro, e excepcional para médias distâncias, com nitidez e bokeh lindíssimos.

abcs


O Chris já botou para arrebentar... rsrs....
Até eu quero um set assim!
Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo