Autor Tópico: Olympus fora da corrida por megapixels  (Lida 5278 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Março de 2009, 10:29:59
"12 megapixels são, eu penso, o suficiente para cobrir as necessidades que a maioria dos consumidores precisam", disse Akira Watanabe, diretor do departamento de imagem da Olympus.

No lugar, Olympus se concentrará em outras características como dynamic range (latitude), reprodução de corers e melhor ISO em luz baixa, ele disse.


http://news.cnet.com/8301-13580_3-10189546-39.html?part=rss&subj=news&tag=2547-1_3-0-5


Por esse e outros motivos que eu amo a Olympus  :wub:

Eles também vão se focar em aperfeiçoar o sistema de AF: "Watanabe, though, believes image sensor-based autofocus soon will outperform phase-detect systems."


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 06 de Março de 2009, 11:31:15
É maravilhoso ler isso Bucephalus.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


gugalandia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
  • Guga
Resposta #2 Online: 06 de Março de 2009, 11:52:48
também concordo com o diretor e vivo comprovando esta afirmação. presto serviço para uma editora e algumas agências de publicidade e os próprios citam os 12mpx mais do que suficientes para suas necessidades. decisão acertada da Olympus e torço por bons resultados daqui pra frente :)
--
Gustavo Melhado Petean


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 06 de Março de 2009, 12:01:42
Gostei também em ler o otimismo dele quanto ao sistema de AF por contraste, dizendo que será melhor que os atuais de fase das DSLR.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Março de 2009, 15:03:20
Se a Olympus realmente seguir essa linha será ótimo. Principalmente se atrair efetivamente a atenção dos fotógrafos para esses fatores. Espero que, comercialmente, a Olympus tenha sucesso com esse projeto. Iria abrir precedentes e outras marcas também iriam correr para esse lado.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #5 Online: 06 de Março de 2009, 15:14:36
Guto quem tentou isso antes foi a Fuji, mas ela se deu um tando quanto mal. Acho que não é certo ficar em uma ou outra vertende, o certo é caminhar com equilíbrio e falando francamente quem tem feito isso bem é a Nikon, sempre oferecendo um pouquinho a mais de tudo nos seus lançamentos.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 06 de Março de 2009, 18:17:19
Tudo é época.

A Fuji tentou ficar nos 6+6mpx, mas o mercado ainda tinha desejos em termos de megapixels, e nunca conseguiu convencer que 6+6mpx é a mesma coisa que 12mpx (e não é).

Apesar disso, penso que os 6+6mpx da Fuji são suficuentes, pois pelo CCD equivalem a pouco mais de 8mpx comuns, com o benefício de algum detalhamento a mais pelos pixels pequenos e de dynamic range.

Tenho usado 8mpx e não sinto falta alguma de mais. Sinto falta de sensores maiores, e adoraria um de 1,3X (acho o melhor compromisso, 1,25 ou 1,3.

Na verdade, para a maioria dos fotógrafos meros 6mpx simples já são suficientes, pois se as pessoas usavam filmes, como é que agora estão achando pouco?


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #7 Online: 10 de Março de 2009, 10:50:27
como assim "pois se as pessoas usavam filmes, como é que agora estão achando pouco?"????
Filme se bem trabalhado é tao bom quanto uma foto digital de 8 a 10 mb, isso ja foi beeeem discutido pelos colegas aqui neste site. Nao é?
claro que tem fotografo que nao sabe trabalhar com filme ai vem a facilidade da diital de corrigir esses erros.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 10 de Março de 2009, 12:17:57
Oliver um cromo de formato 135 fica muito perto de uma imagem de uns 8MP, mas um negativo dificilmente consegue produzir uma imagem similar à de uma câmera de 6MP. Os 12MP que temos hoje são realmente muuuuita resolução se comparado com o que os filmes podiam produzir com o mesmo formato, acho que dai que vem a colocação do Ivan, como achar 12MP pouco se achavamos bom os menos de 6 que um negativo produzia e achavamos fantástico os cerca de 8MP que um cromo produzia? :) Acho que foi nesse sentido que ele quis dizer.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #9 Online: 11 de Março de 2009, 08:23:23
Olá Leu,
eu ate entendo a colocaçao, eu acho mais q suficiente 12 mb, acho q mais que isso é gastar dindin.
eu ainda to pra comprovar uma coisa, quero scannear um negativo e transformar pra tiff, com imagens com 12 mp fica maravilloso, queria tirar essa minha duvida, vc ja fez esse tipo de conversao?
bom, sei q fugi do assunto..rsrsr
mas ainda gosto mais do negativo :P
mas como fanatico por olympus eu acho muito bom eles melhorarem a imgagem, a Fuji fez isso e eu particularmente acho que se deu muito bem...uma Fuji com lente de qualidade faz estrago!(apesar que muitos digam o contrario)
vlw galera.
« Última modificação: 11 de Março de 2009, 08:25:14 por oliver.vs »


leandrod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 498
  • Sexo: Masculino
  • Sistemas (Micro) Quatro Terços, Olympus OM, Pen.
    • Soli Deo Gloria
Resposta #10 Online: 20 de Março de 2009, 07:35:37
A Fuji tentou ficar nos 6+6mpx, mas o mercado ainda tinha desejos em termos de megapixels, e nunca conseguiu convencer que 6+6mpx é a mesma coisa que 12mpx (e não é).
[...]
Na verdade, para a maioria dos fotógrafos meros 6mpx simples já são suficientes, pois se as pessoas usavam filmes, como é que agora estão achando pouco?

Exato — e, na verdade, ao uſarem 14 MPx em APS-C ou 24 MPx em 24×36mm, as peßoas não percebem que ou ſe ſujeitam a vinhetagem, aberração cromática e diſtorções, ou preciſam de lentes maiores e mais caras, tornando ſeu ſiſtema ‘35mm’ equivalente a um médio formato.  Geralmente, ſem preciſarem de tanto; portanto, ganhariam mais com o Quatro Terços.

Vide as críticas, por exemplo da Luminous Landscape e do Ken Rockwell, à Nikon D3x.
Olympus E-510; E-PL1; OM-1n; Pen EE.S-2 30 mm 1:2,8; 35 SPn 42 mm 1:1,7; Trip 35 4 cm 1:2,8
Leica Digilux 3
Panasonic Leica D Vario-Elmarit 14–50 mm 1:2,8–3,5 ASPH Mega OIS
Olympus Zuiko Digital ED 50 mm 1:2 Macro; 7–14 mm 1:4; 14–42 mm 1:3,5–5,6; 7–30 cm 1:4–5,6; M.Zuiko Digital ED 14–42 mm 1:3,5–5,6
Olympus Zuiko Auto-S 5 cm 1:1,4; Macro 5 cm 1:3,5
Vivitar OM 24 mm 1:2,8
Olympus FL-36; T-20
Metz Mecablitz 50 AF-1 Four Þirds