Autor Tópico: AUXÍLIO NESSE NOVO VÍCIO  (Lida 1773 vezes)

intoolyou

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Junho de 2010, 15:25:14
Como qualquer cara de 32 anos, já tenho diversos vícios e fui tomado por um novo: A fotografia!!!

E quiz entrar no mundo das SLR pois tenho uma samsung slim 145S Zoom que tem muitos recursos mas não era nada como uma SLR.

Acabei adquirindo uma Canon EOS 30 (Eye Control) + Batery Pack 300 + Lente 28-105 1: 4-5.6.

Perguntas:
1)Fiz uma boa aquisição?

2) Ouço todos falarem sobre a lente 50mm, que é uma lente que todos devem ter, etc, mas fico na dúvida, se já tenho uma 28-105 é interessante obter uma 50mm ou a que tenho já faz o serviço que a 50mm faria?
Canon EOS 30 Eye Control / Zoom 28-105mm 4-5.6 / BP300
Samsung Slim Zoom 145S Schneider-Kreuznach Varioplan 38-145mm SUPER MACRO


Renato Picarelli

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
  • Minha lente e meus olhos se unindo para transforma
    • Renato Picarelli - Fotografia
Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2010, 16:28:50
Olá, vc fez uma boa compra sim, apesar de não entrarmos em questões de preço. É uma camera onde vc poderá aprender muito. Tem varios recursos e usa filme não é mesmo  :D, para um melhor aprendizado procure usar ela em modo manual. Isso te força a obter conhecimento se é que já não tem para conseguir bons ou melhores resultados.

Um comentário: depois que vc aprende e se acostuma a usar uma camera de filme vai perceber que vai se tornar mais seletivo e não vai sair clicando sem para como muitos fazem quando pegam uma digital na  mão.

Sobre a lente: Vamos analisar. Geralmente as lentes fixas como a 50mm tem maiores aberturas o que lhe dá uma claridade e nitidez maiores .A sua lente é mais escura e por isso entrará uma quantidade de luz menor do que na 50mm, terá menor nitidez também.

Assim vc vai ter que analisar diante do trabalho que vc faz no dia a dia se é necessario agora vc gastar mais um pouco e comprar uma dessas.

Minha opinião, acho q naum vai se arrepender!
Renato Picarelli - Minha lente e meus olhos se unindo para transformar momentos em imagens!

  http://www.renatopicarelli.blogspot.com/


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2010, 14:03:58
Concordo, não é tão cara e é diferente da zoom, experimente a 50!!! :ok:


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Junho de 2010, 08:54:27
Uma lente zoom como a sua é bastante abrangente do ponto de vista da composição, mas não sem sacrifícios. E sobre isso os colegas já disseram, e muito bem: menor luminosidade, menor nitidez.

Objetivas de distância focal fixa, notadamente, exigem de nós alguns passos a mais na composição. Seja em direção ao assunto, seja se afastando dele. E esse aspecto, na minha opinião, é muito bom porque o fotógrafo é obrigado a deixar a "preguiça" de lado para "experimentar" novas perspectivas de uma mesma fotografia. As aspas usadas, respectivamente, se referem a: sair da zona de conforto; e, praticar o senso crítico comparando diferentes ângulos de ataque e seus resultados.

Obviamente, se colocarmos uma câmera no tripé com uma lente de distância focal variável e fizermos uma foto com o zoom ajustado em 50mm, o resultado será quase nada diferente se, na mesma posição do tripé, somente trocarmos a lente por uma 50mm fixa. Diferente, então, eu penso que é o caminhar em torno do assunto. Quando a gente experimenta o deslocamento do próprio corpo, isso é diferente do deslocamento do zoom da objetiva. Um passo para o lado, cinco passos para a frente, depois voltar oito para trás, isso vai sim fazer uma enorme diferença. Desse modo, eu tomo a liberdade de acrescentar esse aspecto, além dos já citados aqui nesse post.

Se você adquirir uma lente fixa, experimente um dia sair às ruas somente com ela. Você vair querer comprar depois uma lente 28mm, uma 50mm, uma 85mm e uma 105mm. E o que fazer com a zoom? Bem, provavelmente vai querer ficar com todas elas.

Isso não é adivinhação, mas apenas um palpite. O tempo dirá.
« Última modificação: 21 de Junho de 2010, 08:54:58 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


intoolyou

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2010, 22:23:59
Pessoal, muito obrigado mesmo.

Já zerei um filme de 36 com a lente que tenho e gostei muito do resultado. E claro que agora fiquei na pilha para pegar uma 50mm, uma macro, um bom tripé, um flashzinho maneiro, alguns filtros...

Já vi que vou ter que aumentar a horas extras no trabalho pra bancar esse prazer...

Mas como bem expos o Braga já vi que o próximo ítem da futura "coleção" de lentes será definitivamente uma 50mm.

Obrigado a todos.
Canon EOS 30 Eye Control / Zoom 28-105mm 4-5.6 / BP300
Samsung Slim Zoom 145S Schneider-Kreuznach Varioplan 38-145mm SUPER MACRO


rrpuertas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2010, 21:30:23
Amigão, dá pra curtir muito com esse equipo! Não cai na febre de sair comprando... preocupe-se agora em conhecer filmes, como revelar e quem sabe um scanner 35mm. Tenho um pra vender, rs...
VENDO KIT FOTOGRAFIA SUBAQUÁTICA



intoolyou

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2010, 21:59:08
Rrpuertas,

já que tocou nesse assunto gostaria de saber qual a diferença de um filme asa 100 convencional fujifilm para um filme profissional?

Quanto ao scanner, obrigado, mais para frente pensarei realmente no assunto.

abraços
Canon EOS 30 Eye Control / Zoom 28-105mm 4-5.6 / BP300
Samsung Slim Zoom 145S Schneider-Kreuznach Varioplan 38-145mm SUPER MACRO