Autor Tópico: Olympus Trip 35, qual asa usar?  (Lida 13416 vezes)

cazi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 09 de Março de 2009, 15:43:44
Oi pessoal, sou novo aqui e acabei de ganhar uma Olympus Trip 35.
Eu estou querendo testá-la, mas não faço a mínima idéia de qual asa usar.
Vou tirar fotos externas e algumas com flash.
Se voces puderem me ajudar e dar umas dicas, agradeço muito!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 09 de Março de 2009, 16:01:33
Mais um Tripeiro...seja bem vindo ao fórum.
Se entendi bem sua pergunta vc quer saber qual filme usar para fazer as fotos que deseja não é?
Estou usando o Fuji Provalue 200 (ASA 200) nas minhas fotos. Filme fácil de encontrar, mais barato e a qualidade é muito boa. Por ser ASA 200 dá para fotografar em ambientes externos mais claros e também internos com menor iluminação com certa tranquilidade sem usar o flash. A granulação é fina. Ótimo filme para fotografar retratos.
Importante: Não se esqueça de mudar o ASA na máquina para o filme que for colocar.
Tem um tópico gigantesco aqui só sobre a Trip. Se vc interessar tem muita coisa legal lá inclusive o manual da máquina e várias dicas. O link do manual está logo nas primeiras páginas do tópico.
Abraços e boas fotos. Depois poste algumas fotos lá ou na galeria para a gente ver.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Março de 2009, 16:04:35
ola amigo! seja bem vindo!
tambem comecei a pouco tempo no mundo analogico, e estou achando fascinante. muito mais prazeroso que o digital.
acredito que para fotos externas durante o dia e fotos com flash, asa 200 deve ser suficiente. eu, pessoalmente, levaria o 400 para evitar o uso do flash o maximo possivel.
tenho usado o superia 400 da fuji. é um filme amador, barato (recentemente comprei rolos de 36 poses por 8 reais cada) e tenho conseguido ótimas cores com ele. isso sem falar do preto e branco, que já é mais caro. recentemente revelei alguns rolos de ilford hp5 (400, mas puxados pra 1600) e as fotos ficaram maravilhosas. contraste fortissimo, algumas fotos ficaram em preto e branco, literalmente. os rolos quando puxados pra 1600 foram utilizados tanto durante o dia quanto a noite sem maiores problemas (mas a velocidade de obturador da minha camera vai até 1/1000 e cheguei a essa velocidade com o diafragma totalmente fechado, f/22, em varios momentos do dia)


cazi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 09 de Março de 2009, 16:51:02
Obrigado, certamente me ajudou!
Vou dar uma olhada no tópico que me disse..


slorenzi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 09 de Março de 2009, 17:52:53
Pomba, desculpa mudar um pouco o assunto do tópico, mas estou começando agora com câmeras de filme e não entendi o que é "puxar" o filme asa 400 para 1600. Você poderia me dar uma explicada básica?

Valeu, abraço
Sidinei Caetano Lorenzi Junior
Cascavel - PR


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Março de 2009, 18:11:49
iniciei na fotografia a pouco tempo, logo chega alguem e explica melhor que eu
vc puxa o filme quando expõe o rolo setando a camera com uma iso mais alta. por ex: usando um rolo asa400, vc coloca a camera em asa 800. assim o filme ficara sub-exposto, e a exposição será compensada no momento da revelação. o mesmo processo vale pra trazer o filme para asas mais baixas, porem o processo será chamado de pull ao invés de push
isso vai depender da latitude do filme também. filmes em preto e branco tem latitude alta, podendo ser puxado em até 2 pontos(por ex: 200-800) com resultados excelentes. mais que isso nunca tentei. filmes coloridos geralmente possuem latitude mais baixa, 1 ponto geralmente, porem ja utilizei asa400 em 1600 e tive alguns resultados interessantes, mas nao foi a maioria.
espero ter ajudado
abraços
stephan rangel


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Março de 2009, 18:32:31
É isso aí mesmo! Em resumo:

1 - Compre filme ISO 100 (por exemplo);
2 - Coloque-o na máquina e ajuste o equipamento para ISO 400;
3 - Mande revelar e avise o cara do laboratório que aquele filme é ISO 400.

Claro que, o ideal é você usar o filme correto na exposição correta. Mas, quem tem experiência consegue resultados muito interessantes com a "puxada" no filme. Na minha opinião, mais em P&B do que o colorido por causa do contraste.

Outra coisa legal que já me disseram, em filmes que serão escaneados é você fotografar com cerca de 1/3 a menos na exposição.

Exemplos:

- Filme Velvia 50: ajuste a câmera para ISO 40, fotografe assim e não fale nada ao laboratório. Ele vai revelar seu filme como se fosse um ISO 50 como de fato ele é.

- Filme Fuji PRO 160 S: mesma coisa, ajuste sua câmera para ISO 200, fotografe assim e não fale nada ao laboratório.

Resultado disso é a recuperação de mais detalhes nas baixas luzes, sem muito prejuízo nas altas. Como se trata de scanner, o resultado disso vale a pena ser explorado, ou pelo menos, experimentado. Se eu não estiver enganado, a saturação de cores fica um pouquinho mais alta.

Tudo isso se for no filme 120 (médio formato), melhor ainda!

Só para ilustrar o que foi dito.

"The original Velvia is an ISO 50 film. However, many photographers manually set their cameras to an exposure index (EI) of 40 or 32 to over-expose it slightly (one or two thirds of a stop respectively) in order to yield less saturated colours and more shadow detail."

Fonte disso: http://en.wikipedia.org/wiki/Velvia
« Última modificação: 09 de Março de 2009, 18:36:35 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Março de 2009, 20:04:13
Pomba e Braga,
Muito interessante. Eu já tinha lido sobre essa puxada no ASA mas não tinha entendido muito bem.
Corrijam-me se estiver errado. Você faz esse procedimento para "enganar" o fotômetro da máquina? O que continuo sem entender muito bem é qual o objetivo disso. Já tinha lido que essa puxada serve somente para filmes com latitudes maiores. Assim daria para aproveitar melhor a luz em filmes com ASA menores. Pelo que pude entender a vantagem é só essa. Por exemplo: usando um filme ASA 100 com boa latitude e puxando na máquina para ASA 400, você poderia aproveitar uma sensibilidade maior da luz (como se fosse realmente um ASA 400) mas com o benefício de ser um ASA 100 com a granulação pequena, por exemplo. Existe outras vantagens?
Outra coisa que sou bem leigo é sobre a revelação. Qual é a influência dela nesse processo?
abs
« Última modificação: 09 de Março de 2009, 20:09:59 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Março de 2009, 21:57:51
ola amigo! seja bem vindo!
tambem comecei a pouco tempo no mundo analogico, e estou achando fascinante. muito mais prazeroso que o digital.
acredito que para fotos externas durante o dia e fotos com flash, asa 200 deve ser suficiente. eu, pessoalmente, levaria o 400 para evitar o uso do flash o maximo possivel.
tenho usado o superia 400 da fuji. é um filme amador, barato (recentemente comprei rolos de 36 poses por 8 reais cada) e tenho conseguido ótimas cores com ele. isso sem falar do preto e branco, que já é mais caro. recentemente revelei alguns rolos de ilford hp5 (400, mas puxados pra 1600) e as fotos ficaram maravilhosas. contraste fortissimo, algumas fotos ficaram em preto e branco, literalmente. os rolos quando puxados pra 1600 foram utilizados tanto durante o dia quanto a noite sem maiores problemas (mas a velocidade de obturador da minha camera vai até 1/1000 e cheguei a essa velocidade com o diafragma totalmente fechado, f/22, em varios momentos do dia)

tem essa regulage na trip 35, pumba?

Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Março de 2009, 22:05:52
Pomba e Braga,
Muito interessante. Eu já tinha lido sobre essa puxada no ASA mas não tinha entendido muito bem.
Corrijam-me se estiver errado. Você faz esse procedimento para "enganar" o fotômetro da máquina? O que continuo sem entender muito bem é qual o objetivo disso. Já tinha lido que essa puxada serve somente para filmes com latitudes maiores. Assim daria para aproveitar melhor a luz em filmes com ASA menores. Pelo que pude entender a vantagem é só essa. Por exemplo: usando um filme ASA 100 com boa latitude e puxando na máquina para ASA 400, você poderia aproveitar uma sensibilidade maior da luz (como se fosse realmente um ASA 400) mas com o benefício de ser um ASA 100 com a granulação pequena, por exemplo. Existe outras vantagens?
Outra coisa que sou bem leigo é sobre a revelação. Qual é a influência dela nesse processo?
abs

Bem, sobre vantagens e desvantagens do processo de puxada, eu vou deixar para quem tem mais experiência. Sei que a criatividade, aliada ao conhecimento técnico, leva o fotógrafo a resultados diferentes daqueles tidos como normais ou padronizados. Mas, você entendeu muito bem como funciona a coisa.

Sobre revelação, esta tem tudo a ver com o processo. Cada sensibilidade de filme, tem tempo e temperatura corretos para a revelação da película.

Dá uma lida nisso: http://www.mnemocine.com.br/fotografia/process_neg.htm
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Março de 2009, 22:14:51
Ah! O que você lê (do Filipe Salles) nesse link pode ser baixado, em PDF: http://www.mnemocine.com.br/pdf/%7B298200715644_fotografia_4processamento%7D.pdf
-22.352971,-48.775582


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Março de 2009, 10:31:55
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Março de 2009, 11:06:39
palavra de leigo mais a melhor asa a ser usada e a da sua IMAGINAÇÃO!:-)
Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/


slorenzi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #13 Online: 10 de Março de 2009, 11:49:45
Pomba, Braga, Max, agradeço pela ajuda. Foi bastante esclarecedor. Vou ler os artigos postados com calma.
Abraço
Sidinei Caetano Lorenzi Junior
Cascavel - PR


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Março de 2009, 07:22:10
Oi pessoal, sou novo aqui e acabei de ganhar uma Olympus Trip 35.
Eu estou querendo testá-la, mas não faço a mínima idéia de qual asa usar.
Vou tirar fotos externas e algumas com flash.
Se voces puderem me ajudar e dar umas dicas, agradeço muito!


Cazi,

Vale olhar a vedação de luz no fundo da câmera antes de carregar ela com filme. São umas espumas que ficam na lateral direita e naquele canal que encaixa a tampa. Vejam se estão em bom estado.

Não é incomun elas estarem degastadas com o tempo e estragar um pouco as fotos. é fácil de verificar e trocar e evita uma frustração maior.

Quanto ao filme, apesar de entender pouco, eu gostava bastante do Pro Value 200 da Fuji por ser barato e representar as cores com muita fidelidade. Mas na Trip, como a lente dela não tem tanta abertura, pra ter um pouco de versatilidade um 400 vai bem.

Abraços e seja bem vindo!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br