Autor Tópico: Qual camera é melhor? Nikon D60 ou Sony Alpha A300?  (Lida 21646 vezes)

Adriane

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Feminino
Online: 10 de Março de 2009, 11:41:58
Qual camera é melhor para eventos como casamentos, e também fotos de estúdios?
Nikon D60 ou Sony Alpha A300?
« Última modificação: 22 de Março de 2009, 22:58:03 por jesieltrevisan »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 10 de Março de 2009, 12:15:18
Adriane a A300 vai ter uma performance geral melhor, principalmente porque seu AF é superior e os demais sistemas são similares. Em termos de qualidade de imagem são muito próximas, a Nikon tem um desempenho melhor em JPG, e a Sony tem um desempenho melhor em RAW, mas nada que desabone nenhuma das duas neste sentido. O balanço de cores da Sony tende a entregar brancos realmente brancos, o balanço da Nikon tente a entregar imagens puxadas para o amarelo, neste caso você terá cores menos realistas, mas tons de pele mais bonitos com a nikon. A A300 também tem o LV, que a D60 não tem, mas em compensação o view da A300 é muito menor do que da D60. Eu particularmente gosto muito de view grande, o que certamente me levaria a estar discutindo A200 x D60 e não a A300 x a D60. Mas se o LV é importante para você, a ponto de você pagar mais caro só para tê-lo, mesmo que em detrimento do view de boa qualidade (estou considerando aqui o fato de você ter colocado a A300 na comparação, no lugar da A200), ai acredito que nem deveríamos estar tendo esta conversa, uma vez que entre D60 e A300 só esta última é que possui o LV.

Um fator importante quando tratamos de DSLRs é o fator lente. Não adianta só pensar na câmera, principalmente quando vai trabalhar com ela, você precisa também pensar em investir em lentes e flashs externos.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Adriane

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 10 de Março de 2009, 12:21:02
Então, você está me aconselhando a A200?
Estou indo na A300,apenas porque um fotógrafo do Rio de Janeiro me aconselhou.
O LV não é necessário não.
Concluindo, no seu ponto de vista a sony A200 seria a melhor opção?
Em termos de fotografia, balanço de branco é a mesma coisa que a A300?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 10 de Março de 2009, 13:37:06
Adriane a A200 e a A300 são exatamente a mesma câmera, apenas com a diferença de que a A300 possui o LV e por conta disso possui um View menor. Se LV é um item diferencial para vocÊ então a A200 não serviria, se LV não é um item diferencial para você e a qualidade do view for então a A200 é uma escolha mais racional.

Lembrando novamente as questões das lentes, é preciso que você analise as lentes que cada sistema oferece para saber qual vale mais a pena em termos de qualidade, preço e versatilidade do sistema.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Adriane

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 10 de Março de 2009, 14:02:25
Certo,então dentre todas cameras discutivas incluinda a D60 vc me aconselha a A200.
A lente vai ser a que já vem na camera Dt 18-70mm.
Que de ínicio está bom pra mim, mas é certo que vai ser feita a compra,não de emediato, de outras lentes.
Quanto ao flash externo, sei que o da minolta também serve,com o diferencial de ser mais barato, que é oque estou tentando encontrar no momento.
Voltando, a lente Dt é boa?


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Março de 2009, 15:53:40
Adriane,

Você me pediu opinião...mas comparado à maioria dos frequentadores do site, não sei nada de fotografia :assobi:. No entanto você deu sorte, o Léo é um dos que mais entende do assunto por aqui. Outros virão em seu auxílio também. Posso adiantar apenas que tenho uma D80, que é uma excelente câmera, imagino que a D60 também seja. Eu comprei uma lente mais em conta na época (uma tamrom). Se você está querendo fotografar profissionalmente, talvez seja uma boa idéia investir numa lente melhor, até porque, se você trocar de câmera futuramente a lente pode ser aproveitada. Mesmo que você mude a marca da câmera acho que sempre é mais fácil vender boas lentes.  Porque está com dificuldades em postar mensagens?

Abraços,

Achilles
« Última modificação: 10 de Março de 2009, 15:58:21 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #6 Online: 10 de Março de 2009, 18:17:04
Adriane, primeiro bem vinda.

Sobre as câmeras eu iria de A200+18-70+75-300.

As vantagens da A200 já foram muito bem colocadas pelo Léo,as desvantagens são a revenda que é bastante complicada já que o site da Sony revende em 10vezes sem juros, para isso vc deve revender a um preço beeem baixo. As lentes SONY/MINOLTA tbem subiram de preço pois a procura tem sido maior, mas no Ebay vc ainda acha alguma coisa em conta.

A D60 é uma câmera interessante mas não seria minha opção de compra hoje pela facilidade de adquirir a A200, a vantagem é o grande numero de lentes e acessórios disponíveis.

A qualidade de ambas já foi bem discutida e exemplificada pelo Léo, mas como fotografo sempre em RAW sou mais a A200.

Abraço.
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 11 de Março de 2009, 00:31:36
DT são lentes para APS... A lente 18-70 é a básica, da básica, da básica. Para trabalhar é recomendado ter lentes melhorzinhas.
A minolta é a mãe do sistema Alpha, sempre que achar alguma coisa para minolta fique tranquila que são equipamentos originais para Alpha.
Só tome cuidado com flashs antigos porque alguns não são compatíveis com digital.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Adriane

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Feminino
Resposta #8 Online: 11 de Março de 2009, 00:35:11
Obrigada Sandro pela sua colaboração.
Léo eu fotografei casamentos com uam nikon d40, e na minha concepção, as fotos ficavam "boas", a lente dela é 55mm, vc diz que a lente da sony é básica, e está correto, mas ela serve para esse tipo de evento?
Vai ter um alcance maior que a da nikon?


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #9 Online: 11 de Março de 2009, 07:47:09
Léo, mas a 18-70 da Sony tem uma qualidade ótica melhor que a 18-55 do kit D40, até porque já tive a 18-55 da Nikon e é sofrível.

Pelo que li a SAL 18-70 é mais bem construída, ou não???? :ponder:

Adriane, o alcance que vc se refere é o zoom, a 18-70 terá sim um alcance maior que a 18-55, mas quando o Léo disse em lentes melhores ele se referiu a lentes mais claras ou com uma construção  ótica melhor.

Muita gente se esquece que nada adianta ter uma 5DMKII e colocar em frente uma lente de kit, mais vale um corpo básico e uma lente poderosa do que um corpo poderoso e uma lente básica.Pense sempre que boas lentes te trarão um resultado muito bom independente do corpo que vc utilizar.

Sempre digo que se você colocar duas fotos impressas em 10x15, e usando o teu norte, uma da A200 e outra da D60 as diferenças são bastante sutis e será necessário um olho muito bem treinado para diferenciar qual foto foi entregue por X ou Y câmera, já usando uma 18-55 do kit 3.5/5.6 básica e uma 18-55 2.8 bem costruída as diferenças saltam aos olhos.

Acho que além de tua justa dúvida sobre que corpo adquirir, você deve se atentar para o seu set de lentes e também lembre que fotografar eventos com uma câmera é bastante temeroso, pense desde já num back up, se não tiver grana use AO MENOS uma compacta de boa qualidade.Já existe casos de fotógrafos processados por não entregarem fotos de casamentos por problemas no equipo e estavam sem back-up.

Grande abraço.


Abraço.

« Última modificação: 11 de Março de 2009, 08:03:45 por Sandro Amaral »
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #10 Online: 11 de Março de 2009, 11:53:58
Não considero nenhuma lente de KIT com qualidade suficiente para um trabalho profissional, elas
servem só para brincar e aprender a usar a digicam...

Vai de A200+Tamron 17-50mm f/2.8 XR Di II


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Março de 2009, 12:12:44
Eu sou favorável a um orçamento mínimo e gastar a mais somente quando sentir na pele a necessidade.


Adriane

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 11 de Março de 2009, 15:03:49
É exatamente isso Leandro.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #13 Online: 11 de Março de 2009, 16:53:28
Eu iria de Nikon.... Tenho problemas em aceitar a Sony. ainda prefiro uma XSi à qualquer Sony.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 11 de Março de 2009, 17:18:07
Eu compraria Nikon ou Canon
por assistencia,asesorios, e infinita variedad de lentes.
Sony e otima marca, tenho muita coisa Sony.
Mas para trabalhar...........
Abraço
Angelo.