Autor Tópico: Câmeras Clássicas - Canonet QL17 GIII  (Lida 23554 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 12 de Março de 2009, 18:39:57
Elmo parabens pelo artigo, foi muito esclarecedor. A uns dois anos atrás, ia comprar uma mais desisti pois achei um trambolho. Agora lendo seu artigo percebo q eu vi uma das primeiras gerações. Essa GIII parece ser do tamanho de uma trip, não?
Tenho muita vontade de usar uma RF pequena, mas na minha mão só aparecem trambolhos rs...

Abraços

Lucas



Lucas;
Ela é maior e bem mais pesada que uma trip. Mas não é uma RF grande, ao contrário, é pequena. Pequena e pesadinha, mas maior que a trip.

Paradoxalmente, a Canon RebelG que comprei recentemente somada a uma lente Industar 50 que estou esperando ficará um conjunto mais leve que ela, bem mais leve, e maior na altura e lagura mas menor na espessura considerando a lente incluída.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #16 Online: 12 de Março de 2009, 20:48:34
Lucas,

Do tamanho da Trip tem a Olympus RC (exatamente do mesmo tamanho). Olha a foto da minha ananzinha:



A canonet é um pouquinho maior, mais encorpada também. Vou tirar uma foto das três: da Canonet, Trip e Oly RC e mostrá-las aqui lado a lado, para que a turma possa fazer uma comparação. Mas essa foto aqui que resgatei do flickr te dá uma boa idéia da RC:

« Última modificação: 12 de Março de 2009, 20:55:24 por Elmo »


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #17 Online: 12 de Março de 2009, 23:25:53
Ivan; Obrigado pelas informações!

Elmo; Poste sim as fotos! Essa RC não tem modo manual, correto?

Todos (rs); Existe alguma RF do tamanho de uma m3, m7, sem custar uma leica  :D?

Abraços

Lucas
« Última modificação: 12 de Março de 2009, 23:26:18 por lucash_br »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 13 de Março de 2009, 00:11:20
A Canonet é menor que uma Leica.

A Leica não é tão pequena assim, em termos de RF. É ligeiramente menor que uma Kiev sem fotômetro.

A Canonet também é feita para funcionar em prioridade de velocidade, e não em manual, mas a fazemos funcionar em manual colocando a velocidade que usaremos, colocando em A para habilitar o fotômetro e então o ponteiro dele nos indica a abertura, e podemos aceitá-la ou então avaliar o que queremos da foto, tirando de A e botando na abertura desejada (não necessariamente a indicada), assim fotografando manualmente. É como faço.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #19 Online: 13 de Março de 2009, 00:30:57
Ivan, eu tenho uma Kiev, e acho ela grande. Já usei por algumas horas uma m3 e, não sei se por ela ser mais "baixa" me pareceu menor. Quando vi uma m7 achei o tamanho excepcional. Ta acerto q são bem parecidas (m3 e m7), mas não sei, deu uma impressão de tamanho reduzida, bem formada. A canonet q vi era estranha, parecia meio bizarra, uma camera "quadrada" rs. Eu realmente gostaria de uma rf manual mínima, mas mínima mesmo, e, nesse quesito, as famosas são as leicas, mas sinceramente, tenho outras prioridades, rs.

A Canonet é menor que uma Leica.

A Leica não é tão pequena assim, em termos de RF. É ligeiramente menor que uma Kiev sem fotômetro.

A Canonet também é feita para funcionar em prioridade de velocidade, e não em manual, mas a fazemos funcionar em manual colocando a velocidade que usaremos, colocando em A para habilitar o fotômetro e então o ponteiro dele nos indica a abertura, e podemos aceitá-la ou então avaliar o que queremos da foto, tirando de A e botando na abertura desejada (não necessariamente a indicada), assim fotografando manualmente. É como faço.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #20 Online: 13 de Março de 2009, 00:33:35
Elmo; Poste sim as fotos! Essa RC não tem modo manual, correto?

Tem sim, Lucas. Tal qual a Canonet. Nesta os controles de abertura e tempo se encontram na objetiva. Na Olympus RC, a abertura na objetiva e o tempo sobre a câmera.
« Última modificação: 13 de Março de 2009, 06:43:16 por Elmo »


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #21 Online: 13 de Março de 2009, 22:08:06

Lucas, atendendo ao seu pedido, as três japas - Olympus RC, a Trip e a Canonet para você comparar (foto tirada pelo Fransergio, que me deu a honra de sua visita aqui em casa hoje):



E surpresa minha, pois nunca as tinha colocado elas lado a lado, a Olympus RC é a menorzinha:

« Última modificação: 13 de Março de 2009, 22:09:48 por Elmo »


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 15 de Março de 2009, 23:38:49
Outro dia uma dessas Canonet QL 17 GIII foi arrematada no ML por uns 100 reais.
O valor dela é esse mesmo? Ou saiu barato?  :ponder:

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #23 Online: 16 de Março de 2009, 05:40:57
Heber, R$ 100,00 é o preço de uma Trip. Tá barato sim.


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #24 Online: 16 de Março de 2009, 09:33:42
Agora minha opinião...

Já fazia muito tempo que eu não brincava com uma analógica "niqui" o Elmo emprestou-me a Canonet QL17 GIII (obrigadão Elmo).

Realmente é muito bacana voltar a dar uns cliques com máquina de filme.  Achei um ótimo exercício, pois ajudou-me a ver o quanto estava "queimando" cliques com a minha D50.  Com filme sempre pensamos muito antes da foto e é algo que quero voltar a fazer.

Outro ponto bacana foi conhecer um sistema de foco manual como o telemétrico.

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Akira_sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 18 de Março de 2009, 23:56:59
Parabéns pelo artigo Elmo, foi muito esclarecedor, e ao mesmo tempo estimulante...fico mais tranquilo sobre a idéia de utilizar digitais, e a facilidade em gerar fotos....realmente, nas analógicas, o filme age como fator limitante, e isso implica em estudar melhor a composição, antes de fazer a foto.
Comparando a sua Canonet QL17 GIII, com a que me foi oferecida, acredito que a minha não seja uma QL17, na minha, a parte superior da câmera, possui apenas o botão disparador à direita e o encaixe p/flash ao centro e não possuindo a alavanca de avanço/rebobinamento do filme ao lado esquerdo da câmera (aí existe apenas a inscrição canonet.
Ou seja, vou precisar ver com mais atenção qual modelo de canonet é antes de fechar a negociação.....
Parabéns mais uma vez, pela qualidade do artigo e pelas suas câmeras.
Abraços,
Abraços,

Akira


spa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #26 Online: 08 de Junho de 2009, 14:09:00
Tomando a idéia do Arnaldo Tomazetti, de falarmos sobre algumas das celebridades, inicio aqui uma delas, a Canonet QL17 GIII.

Acredito ser uma unanimidade o apreço a essa camerazinha tão sensacional.

Fato é, entretanto, a dificuldade de se conseguir uma aqui no Brasil, mas facílima de se achar no e-bay. A minha eu ganhei de presente, do amigo fotógrafo Carlos Abido (http://www.abidophotography.com), depois de vários dias contando a ele da difícil tarefa de comprar uma Canonet QL17 por aqui.

Carlos enviou a princesa dos EUA por correio mesmo. E chegou em grande estilo, com alguns filmes de acompanhamento:



Para quem ainda não a conhece, trata-se de uma compacta rangefinder. Um magnífico projeto da Canon, com uma objetiva rapidíssima de 40 mm e f:1,7 (que dá o nome à câmera), com seis lentes. A letra G se deve a "Grade Up" e o "III" à terceira geração das Canonets. "QL" ao sistema Quick Load, o qual proporciona um rápido carregamento do filme, disponível em diversas câmeras Canon da época.

A primeira Canonet foi lançada em 1965, com objetiva 45 mm e f:1,7 e era bem maior que a GIII. A segunda assumiu o sistema QL e, então,em 1972 surgiu a GIII.

Dessa forma, na linha do tempo, temos

1961    Canonet     
1963    Canonet Jr.    
1964    Canonet S    
1965    Canonet QL17    
1965    Canonet QL19    
1965    Canonet QL25    
1965    Canonet QL19E    
1968     Canonet 28
1969    New Canonet QL17
1970    New Canonet QL17-L
1971    New Canonet 28
1971    New Canonet QL19
1972    Canonet 17 G-III
1972    Canonet 19 G-III



No sistema QL, basta puxar o filme até uma marca vermelha existente no corpo da câmera, apoiá-lo rente à marca e fechar a tampa. Acionar a alavanca de avanço do filme até que um sinal vermelho na traseira da câmera apareça e pronto! Uma segunda janelinha mostra listras vermelhas e brancas que devem se movimentar ao avanço do filme, caso essas não se movimentem o filme foi colocado errado.



Seu obturador COPAL proporciona os tempos de 1/4 a 1/500, assim como Bulb e sincronismo de flash em qualquer velocidade. Funciona com o opcional sistema automático de prioridade de velocidade do obturador, com a abertura podendo ser visualizada pelo movimento de uma agulha sobre uma régua indicativa no visor. O visor ainda conta com um quadro compensador para o erro de paralaxe que se movimenta junto com o ajuste do foco telemétrico.



A bateria original é a PX625 de mercúrio, a qual obviamente não se encontra mais. Dessa forma, particularmente, utilizo a PX625A e que funciona muito bem sem erros consideráveis na fotometria. Um botão e um led indicativo ao lado do visor verifica a situação da bateria. Como o obturador é mecânico, somente o fotômetro necessita dessa bateria.

No corpo da objetiva encontramos ainda as figuras de Sol, Nuvens e Nuvens Escuras para aqueles não familiarizados com os valores de abertura do diafragma. Admite filme até ASA 800. Possui um temporizador meio escondido no corpo da objetiva, assim o é também a chavinha de ajuste da ASA do filme.

No meu ponto de vista a QL17 GIII é perfeita. Pequena, leve e silenciosa. O sistema de correção de paralaxe é excelente no seu visor confortavelmente claro. A visualização da abertura no visor se faz sem sacrifício, assim como a abertura do telêmetro é também muito evidente e proporciona uma tranquila focagem.

Mas se é pra dizer algum defeito, que seja então o botão de disparo, que é um tanto "mole" e faz o seu trabalho quando pressionado mais ao fundo. Mesmo a conexão com o propulsor nesse botão é meio complicada, pois o mesmo fica caído pelo peso, visto que o botão não tem muita firmeza.

Mas enfim, se conseguir achar uma a venda, não pense duas vezes.

Fotos que tirei com a minha podem ser vistas aqui:

http://www.flickr.com/photos/elmoalves/sets/72157603927352868/

E aqui o manual da beldade:

http://primco.org/photo/galleries/canonet_ql17_manual/

Salve, desulpe voltar esse assunto. mas estou ha pouco tempo com uma Canonet, G-Ql17, igual sua e adorando...

Confesso que "esquecí" a FE na gaveta...por algum tempo.

Gostaria de saber qual o melhor filme, ASA, que se adequa a ela. usei ha pouco em dia claro, aqui no Rio, ASA 800, e tive que fechar bastante o diafragma.Aliás ela trava, em A, não permitindo a foto, que fatalmente seria velada.

Outra dúvida, aquela marca de "30" de velocidade, é a ideal para ela? A recomendada? A minha depois de uma revisão na Fotek, por 90,00, ficou "mint", como a sua.
Abraços


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #27 Online: 11 de Junho de 2009, 04:19:04
Spa,

Não existe asa melhor. Isso vai depender pra que e quando você a utilizará. Se você usou asa 800 pra foto diurna a Canonet fez o trabalho dela, agindo da forma que mencionou.

A Canonet sincroniza o flash em qualquer tempo de exposição para flash X, mas com bulbflash somente em 1/30. Por isso ele em azul.

Espero ter ajudado.
« Última modificação: 11 de Junho de 2009, 04:19:52 por Elmo »


Selma Zezza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #28 Online: 31 de Agosto de 2010, 14:07:46
Por favor, sou nova aqui, e preciso muito de uma informação: tenho uma Canon QL19 e necessito saber qual o valor para venda dela. Também se houverem interessados necessito vender.É herança do meu marido. Esta em bom estado nunca utilizei, vem com a capa de couro, protetor de lente em plástico.Não tem fonte.E a lenta do visor pequeno da parte de trás esta trincado. Não conheço quem possa fazer o serviço de avaliação, limpeza, enfim. Se vcs puderem me ajudar ou se interessarem está aqui uma.
Obrigada,

Selma Zezza


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #29 Online: 31 de Agosto de 2010, 15:30:15
Selma. Você não disse de onde é.