Autor Tópico: Câmeras Clássicas - Canonet QL17 GIII  (Lida 23501 vezes)

Virgulino Ferreia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #30 Online: 22 de Agosto de 2013, 04:44:50
Tomando a idéia do Arnaldo Tomazetti, de falarmos sobre algumas das celebridades, inicio aqui uma delas, a Canonet QL17 GIII.

Acredito ser uma unanimidade o apreço a essa camerazinha tão sensacional.

Caro Elmo,
adorei o seu post. Herdei esse mesmo modelo Canonet, trazida do japão no final década de 70. Minha mãe trouxe e morreu pouco tempo depois. A câmera ficou parada muito tempo, ninguém quis mais. Pedi e ficou comigo. Comprei uma bolsinha nova que a conservou bem até hj. Consegui até fazer boas fotos há uns 5 anos, mas cedi aos apelos digitais. Ontem, lembrei-me. E decidi fazer umas fotos. Não mais como a exceção, mas como a regra. vendo as fotos é incrível. Afinal, se é divertido, prazeroso, mesmo demodê e mais trabalhoso, pq deixaria de usar?
Algumas Dúvidas:  1-qual o melhor custo-benefício, em termos de acesso na compra/preço, atualmente, com relação a aquisição de filme, vc prefere algum? Está caro e dificil? Rola ebay? Há boas opções nacionais? 2- Ao fazer fotos num lugar com muita luz, além de ser lógico, teria alguma conveniência a mais em usar Asa 100, ou inverso, usar ASA 800 com menos luminosidade?Ou é mesmo a minha coneniência quem diz? /O ideal é usar o fotômetro e regular manualmente? Ou o automático faz o mesmo efeito? 3- Como se vê, Não sei quase nada de fotografia analógica, há algo que vc me indica para ler, blog, site, livro?4- Haveria flashes específicos para usar nela, vc indica algum num bom custo? E lentes que possam ser adaptadas no lugar do filtro? 5-Nunca fiz foto noturna que prestasse, o que devo fazer?O que vc acha? é pq sou ignorante mesmo?
Adorei a simplicidade e clareza do seu post.
Pergunto, pq decidi usar apenas essa máquina, por um bom tempo, pq posso captar, com arte e presença, os momentos que eu quiser, sem uma certa banalização ou modismo, que a suposta facilidade digital das nossas semi-profissionais, muitas vezes, enseja, gerando uma ilusão de que é tudo simples e belo e fotográfico.
Enfim... queria uma ajuda sua, para voltar a usar  o potencial da câmera num espectro maior, até quando isto for possível. Daí tantas perguntas. Perdão por as minhas ignorâncias acima e por este jornal. Obrigado! Parabéns!


Virgulino Ferreia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #31 Online: 22 de Agosto de 2013, 05:02:17
Elmo...

"Nessa vez que viajei exclusivamente com ela fui ficando tão adaptado a ela que aconteceu aquela ótima mágica da fotografia natural, aquela que nós fazemos completamente habituados à cãmera e ela se torna "invisível" aos nossos pensamentos."

Só para lhe agradecer o belo depoimento e afirmar o intímo desejo de ganhar esta intimidade, com a Canonet, de que vc falou acima.
Obrigado!


schiefer

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 04 de Setembro de 2013, 17:07:44
Adoro a minha:


Canonet QL 17 GIII by Leo Sc, on Flickr


peter70

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 06 de Janeiro de 2014, 01:02:09
Eu ainda estou atrás da minha, achei uma mas está difícil de convencer a pessoa a me vender. Ainda tenho esperança!!!
Olympus OM-1n / Olympus OM-2n / Olympus 35 SP / Olympus 35 RC / Olympus Trip 35


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #34 Online: 07 de Janeiro de 2014, 11:03:19
eu vendi uma em estado de nova quase e me arrependendo...................


peter70

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 09 de Janeiro de 2014, 00:34:22
Consegui uma New QL19, já foi para a revisão... aparentemente somente o botão de disparo está travado junto com o temporizador...agora é esperar... quanto a QL17 GIII continuo no ouvido do dono.
Olympus OM-1n / Olympus OM-2n / Olympus 35 SP / Olympus 35 RC / Olympus Trip 35


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #36 Online: 09 de Janeiro de 2014, 10:58:01
Consegui uma New QL19, já foi para a revisão... aparentemente somente o botão de disparo está travado junto com o temporizador...agora é esperar... quanto a QL17 GIII continuo no ouvido do dono.

Já tive uma dessa também! muito legal a câmera!!! gostava do tamanho, peso, configurações etc.... cheguei a ter acho que 6 modelos de canonet junto com outras aqui, mas preferi liquidar minha pequena coleção pra gastar em lentes que eu usaria mais.. tava dando dó das bichinhas sem uso dentro do guarda roupas.


caiocproenca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo independente.
Resposta #37 Online: 31 de Janeiro de 2014, 10:22:34
Cara, que bacana essa máquina! Eu possuo uma Yashica Electro 35 GT. Quando fui comprar a minha Yashica eu dei uma olhada nela, mas não conhecia o viewfinder e acabei comprando a Yashica. Fazer o foco nela é tranquilo? Eu não sou muito acostumado com rangefinders ainda, por isso acho um pouco complicado (não enxergo muito bem o ponto de interseção no centro do viewfinder). Quanto vocês pagaram por uma dessas?
Leica M6 - Canon AE-1 Program - Nikon FM2 - Canon EOS3 - Yashica MAT LM - Polaroid SX-70


rafafloyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 03 de Fevereiro de 2014, 10:29:25
Segue minha garota  :D



Canonet QL17 por Single Lux, no Flickr


samuel.morrissey

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #39 Online: 16 de Maio de 2015, 00:13:00
Pessoal, to muito afim de ter uma Canonet mas ta difícil em? Todas a postagens de vendas dela são antigas e eu n encontro pra vender em canto algum sem ser por preços absurdos!! Vocês tem contato com alguém que tenha?  :D :D :D :D


amaury

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #40 Online: 07 de Junho de 2015, 21:09:02
olá, pessoal. este é meu primeiro post aqui.

recentemente meu pai me surpreendeu ao trazer aqui em casa e deixar comigo a velha Canonet QL17 GIII da família, a mesma máquina que temos desde que eu tinha uns 6 ou 7 anos de idade e a máquina na qual aprendi a bater fotos.

(comentário: não sou profissional e nem avançado. aliás, não sou nem fotógrafo amador. sou apenas um pai de família que bate fotos em reuniões de família, encontros com amigos e viagens.)

contudo, a Canonet ficou pelo menos uns 25 anos (certamente até mais que isso) guardada na casa do meu pai, e está com uma poeirinha dentro e lentes com mofo (ou fungo).

estou seriamente pensando em reativar a belezinha e voltar a usar máquina com filme (vou ter que comprar um flash pois, pelo jeito, o flash que o meu pai usava com a Canon sumiu, assim como outras coisas sumiram da casa dos meus pais por conta de pessoas que trabalharam por lá em alguns períodos…).

feito esse breve histórico e indo direto ao ponto: onde vocês recomendam que se leve uma Canonet dessas para avaliar o conserto, aqui na cidade de São Paulo?

dei uma pesquisada e achei as seguintes referências:

Namba - oficial Canon

Anatec - Rua 7 de Abril

Medaglini - Rua 7 de abril

o que acham? mais alguma indicação? e quanto à "ressucitação" dessa Canonet, vocês dariam alguma dica em especial?

enfim, desde já agradeço a todos, sei que disparei uma série de perguntas mas realmente fiquei entusiasmado em ter comigo essa Canonet depois de praticamente 30 anos.


Tim

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 408
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #41 Online: 08 de Junho de 2015, 10:08:21
Já levei no Medaglini e Anatec. Recomendo as duas.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 08 de Junho de 2015, 21:26:38
Leve na Anatec , na galeria sete de abril , segundo andar . Demora , e caro , mas e excepcional .
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


amaury

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #43 Online: 09 de Junho de 2015, 19:12:20
obrigado Tim e bjorn.


amaury

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #44 Online: 09 de Junho de 2015, 19:13:49
Leve na Anatec , na galeria sete de abril , segundo andar . Demora , e caro , mas e excepcional .

bjorn, mudando um pouco de assunto: a Anatec também conserta câmeras digitais? tenho uma A80 e uma A1100 is que precisam de conserto. no caso da A80, certamente será a troca do CCD.