Autor Tópico: Por um humanismo na profissão  (Lida 7416 vezes)

Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #15 Online: 11 de Março de 2009, 21:44:25


Tenta se colocar na posição do contratante, onde ele não te conhece tão bem e tem um cliente atrás querendo qualidade.
[/quote]

Leandro, eu não estou moralizando o ocorrido. Não entro nessa de apontar o dedo pra quem quer que seja. Sei que o contrante apenas reproduziu uma prática comum entre  os agentes envolvidos. Se eu me dispus a relatar o ocorrido (e enfatizei que não era a primeira que vez que aconteceu) é porque julgo ser essa prática danosa para a classe de fotográfos. Mas se você não enxerga dessa maneira, deixa pra lá. Não vou mais ficar aqui perturbando. Acho que o recado já foi dado.
intés 


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 11 de Março de 2009, 21:58:32
Bantunes,

Depois desse seu último post está dando impressão que o fato verdadeiramente lhe incomodou. Certo? No início pensei apenas que vc gostaria da opnião do pessoal daqui e não em fazer um protesto.

Agora se vc estava querendo a opinião do pessoal, pode acreditar que por aqui nem todos vão dividir a mesma opinião e é justamente isso que faz alguns tópicos serem interessantes.

Definitivamente eu não vejo problema do contratante saber o equipamento do contratado, apesar de achar que avaliando as fotografias e o resultado ser muito mais inteligente.

Valeu





Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #17 Online: 11 de Março de 2009, 22:31:52
Leandro, graças a deus o fato me incomodou!


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #18 Online: 11 de Março de 2009, 23:13:09
Mas veja, se o cliente te contrata para fazer fotos de um DJ num ambiente escuro, ou do carro na praia, você tem que ter o equipamento que te possibilite isso. O cliente não precisa saber como você vai fazer, mas se ele te contrata para fazer uma foto X e você aceita o trabalho, ele espera como resultado uma boa foto do que ele te pediu. Se você tem uma Hassel ou uma camera de celular, é sua responsabilidade confirmar para o cliente que ele vai receber o que pediu, e vai pagar por isso.
Claro que uma conversa amigável não tira pedaço de ninguém, mas o cliente não deveria ter absolutamente nenhuma influência no equipamento que você usa.   :)
Guigui, na teoria seria assim, mas na realidade o que acontece na nossa profissão é bem diferente, ainda mais aqui no Brasil. O "fotógrafo" assume o serviço com o equipamento que tem e tenta dar um jeito de conseguir o melhor. Só que muitas vezes isso acaba dando em problema. Agora pensa na situação do contratante:
Você é gerente de marketing e é designada pelo presidente da VW no Brasil para cuidar da cobertura do lançamento do novo Gol. Você tem que contratar a equipe de fotógrafos. Você não vai perguntar qual o equipamento deles ( além é claro de ver o portifólio ) ? Lembre-0se que seu emprego está em jogo. Imagina no dia seguinte ao evento você tendo que mostrar as fotos que ficaram péssimas para o presidente da empresa. É um enrosco. Por isso que não é tão raro perguntarem do equipamento.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #19 Online: 11 de Março de 2009, 23:17:56
Leandro, graças a deus o fato me incomodou!
Bantunes, sendo sincero: Te incomodou porque você não tinha o equipamento à altura da expectativa do cliente, certo ?
Vou reproduzir uma conversa usando o seu primeiro post mas mudando o equipamento....


- ....que lentes você utiliza?
- Eu tenho uma Nikkor 17-55 2.8 que uso na D300, a 70-200 2.8 para closes e planos mais fechado, uma 14-24 como super GA e quando quero a foto com mais efeito opto pela 10.5 FE

Se a sua resposta fosse essa, depois que terminasse a conversa e você ganhasse o cliente não ficaria feliz ?
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 11 de Março de 2009, 23:33:02
Guto,

 Tem "clientes" e "clientes".
 Tem aqueles de empresas grandes, com orçamentos grandes o bastante para contratar um bom fotógrafo a R$1000,00 o período.
 E tem aqueles que ficam pesquisando preço e pedindo desconto até chegar a metade desse valor só pra receber um CD sem tratamento. E mesmo assim querem que o fotógrafo apareça com uma EOS 1D MK II com lentes L para entregar um CD com fotos de 800x1200px para colocar na intranet.

 No primeiro caso até justifica querer que o fotógrafo vá com um equipamento a altura do evento. No segungo até uma prossumer faz o serviço.

 
São Paulo - SP


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 11 de Março de 2009, 23:52:04
Não entendi esse post ....  :ponder:

o post é pertinente ao assunto do tópico! :ok:


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 11 de Março de 2009, 23:53:55
http://esquinadafoto.com.br/index.php?showtopic=1446 :snack: ;)


O erro retornado foi:

Desculpe, o link parece estar quebrado ou expirado.

 :snack:
São Paulo - SP


Cotovia

  • Trade Count: (8)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 447
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 12 de Março de 2009, 00:01:00
O erro retornado foi:
Desculpe, o link parece estar quebrado ou expirado.
:snack:

Desculpe, vocês tem razão ... esse forum esquina da foto é fechado, só tem acesso quem é registrado!


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #26 Online: 12 de Março de 2009, 00:01:39
Guigui, na teoria seria assim, mas na realidade o que acontece na nossa profissão é bem diferente, ainda mais aqui no Brasil. O "fotógrafo" assume o serviço com o equipamento que tem e tenta dar um jeito de conseguir o melhor. Só que muitas vezes isso acaba dando em problema. Agora pensa na situação do contratante:
Você é gerente de marketing e é designada pelo presidente da VW no Brasil para cuidar da cobertura do lançamento do novo Gol. Você tem que contratar a equipe de fotógrafos. Você não vai perguntar qual o equipamento deles ( além é claro de ver o portifólio ) ? Lembre-0se que seu emprego está em jogo. Imagina no dia seguinte ao evento você tendo que mostrar as fotos que ficaram péssimas para o presidente da empresa. É um enrosco. Por isso que não é tão raro perguntarem do equipamento.

Sinceramente?
Não.
Eu perguntaria se o fotógrafo é capaz de me entregar fotos com as especificações X e Y, mas jamais o equipamento, mesmo porque ninguém pode estar `a par de todo o equipamento disponível no mercado ( `a não ser as lojas, talvez.....  ;))
No meu estúdio fotografo com uma view camera Cambo 23 Ultima. Acho que 99% dos meus clientes nunca viu uma dessas na frente, nem sabem do que se trata. Mas eles viram meu website  e esperam uma foto `a altura daquelas, ou me dizem o que eles querem ver na foto pela qual vão pagar.
Neste ponto não há diferença entre os mercados dos Estados Unidos e BR. Há fotógrafos com todo tipo de equipamento, mas se a pessoa quer contratar, tem que saber de antemão que aquele fotógrafo está apto a entregar fotografias conforme o esperado. Visito agências de publicidade regularmente, tenho clientes editoriais , publicitários e consumidor direto, e nunca ouvi esta pergunta. Quando a foto será impressa, a única coisa que me perguntam é se meu equipamento é capaz de imprimir página dupla a 300dpi. Só isso. Tenho a impressão que o cliente que faz esta pergunta está mais querendo demonstrar que tem algum conhecimento de fotografia, o que tb é válido. No entanto, dois fotógrafos com equipamentos idênticos podem entregar dois resultaods do mesmo evento fotografado : um espetacular, e outro, um desastre. :assobi: :ok:


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #27 Online: 12 de Março de 2009, 01:18:13
Eu concordo com o Guto também, não vejo mal em usar o equipo como um parâmetro a mais na decisão.

Se vou casar e preciso de fotógrafos, eu admito que teria certo preconceito se os fotógrafos aparecessem portando XT Kits mal cuidadas, eu me sentiria bem mais confortável se eles tirassem da mala uma D3 ou D700 com boas lentes.

Eu faço muitas fotos de publicidade e arquitetura, e sempre me perguntam o formato que vou entregar, que camera e resolução eu uso, que tipo de flash eu tenho no estúdio, se eu fotografo conectado ao notebook, etc., temos que usar isso ao nosso favor, pois a concorrência não está fácil. Então é simples, se o mercado está tratando isso como um parâmetro, vamos usar pra ganhar mais dinheiro.



Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 12 de Março de 2009, 01:53:46
Bem, sou um apreciador da fotografia, não me considero nem mesmo um amador!

Diante disto, o que quero lhes dizer é o seguinte, como já dito com a popularizaão das máquinas digitais, muitos passaram a se apresentar como fotográfos profissionais, ganharam um pouco e compraram um equipamento mais aprimorado, uma XTi, Xsi, D80 etc.; passaram a elevar seus preços e continuam a apertar o botão e deixar a máquina em "P".

De outro lado, muitos perderam dinheiro com estes "profissionais", para não dizer que nem as fotos ruins conseguiram ter.

Diante disto, um fator que é muito mais preponderante que a popularização das câmeras digitais de entrada ou mesmo as full frames -não tão populares quanto-, é a internet, são os foruns, os sites de hospedagens de fotos, revistas vendidas em banca e tudo quanto com o tema se identifica, então, creio que isto leva ao cliente fazer estas perguntas, pois eles estão com se municiando com estas informações e como irão pagar querem saber o máximo possível.

Ter um portifolio é bom, mas sei de "picaretas" que pagaram para que os seus fossem feitos e a presentam como se fossem de suas autorias.

O mundo atualmente,com todas estas dificuldades que amargamos, dá margem para estes espertalhões e o cliente quer apenas se garantir, nem que pelo minimo possível, que não irá passar por situações análogas.

Concuindo, não é somente a popularização da fotografia, mas sim de toda tecnologia existente no mundo digital.
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 12 de Março de 2009, 06:39:02
Leandro, graças a deus o fato me incomodou!

Infelizmente o mundo não é como gostaríamos que fosse, tenta levar a situação com naturalidade e de alguma forma tenta convencer o contratante que o importante é o resultado final. ;)

Eu também fui vitima com minha Nikon D40, lente escura e sem um mísero flash externo, mas me colocando na posição do contratante eu entendi a situação dele....e o resultado final foi tão razoável que ele próprio assumiu o risco do contratado não ter ao menos uma bateria reserva.

Valeu