Autor Tópico: Por um humanismo na profissão  (Lida 7453 vezes)

Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #30 Online: 12 de Março de 2009, 07:19:38
O mercado é assim e pronto, quer você aceite ou nao. O que nao pode é ficar iludido pensando que todos tem ética e respeito.

E nem é uma questao de ética.
Se eu fosse casar hoje, sem dúvida gostaria de saber qual o equipo do fotógrafo mesmo conhecendo seu portfólio. Assim como quero saber também que papel ele vai usar para fazer o álbum. Tudo vai interferir no resultado final.
Talvez pelo fato de ter fotografia como hobby e conhecer um pouco do assunto.

Se um arquiteto fosse projetar minha casa nova, eu também me interessaria em saber que programa ele usa. Nao vejo problema nenhum em perguntar isso.

Vai do bom senso, se eu contrato um pintor nao faco a menor questao em saber qual a marca do pincel que ele vai usar.
Talvez nesse caso para um profissional da área, seja relevante saber.

Enfim, independente do trabalho que eu estou contratando (e pagando!), tenho todo direito de saber quais ferramentas e /ou recursos que serao utilizados.
Deutschland

Flickr


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 12 de Março de 2009, 07:54:13
Bem, sou um apreciador da fotografia, não me considero nem mesmo um amador!

Diante disto, o que quero lhes dizer é o seguinte, como já dito com a popularizaão das máquinas digitais, muitos passaram a se apresentar como fotográfos profissionais, ganharam um pouco e compraram um equipamento mais aprimorado, uma XTi, Xsi, D80 etc.; passaram a elevar seus preços e continuam a apertar o botão e deixar a máquina em "P".

De outro lado, muitos perderam dinheiro com estes "profissionais", para não dizer que nem as fotos ruins conseguiram ter.

Diante disto, um fator que é muito mais preponderante que a popularização das câmeras digitais de entrada ou mesmo as full frames -não tão populares quanto-, é a internet, são os foruns, os sites de hospedagens de fotos, revistas vendidas em banca e tudo quanto com o tema se identifica, então, creio que isto leva ao cliente fazer estas perguntas, pois eles estão com se municiando com estas informações e como irão pagar querem saber o máximo possível.

Ter um portifolio é bom, mas sei de "picaretas" que pagaram para que os seus fossem feitos e a presentam como se fossem de suas autorias.

O mundo atualmente,com todas estas dificuldades que amargamos, dá margem para estes espertalhões e o cliente quer apenas se garantir, nem que pelo minimo possível, que não irá passar por situações análogas.

Concuindo, não é somente a popularização da fotografia, mas sim de toda tecnologia existente no mundo digital.

Ricardo,

Isso é um fato não somente no ramo da fotografia, existe uma banalização em todas areas. Até mesmo nas que deveriam ser até proibidas como na medicina.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #32 Online: 12 de Março de 2009, 08:10:18
Quando o pro , ja tem um nome ,ninguem pergunta nada.
Agora de forma geral todos perguntam,
ate por curiosidade,tal vez.
Nao e para se martirizar com isso ,
como ja lhes disse,todos temos muitas historias para contar.
Isto tambem acontece porque a PROFISSAO DE FOTOGRAFO DE EVENTOS,
que e uma especialidade dentro da FOTOGRAFIA,
sempre foi facilmente invadida por aventureiros e picaretas,
com a chegada da imagem digital, mais ainda.
Mas quem e verdadeiramente serio profissional,
deve relevar estas coisinhas, faz parte, tudo muda.

So para dar risadas.
Ja li aqui no MF

"Sou profissional da area,trabalho com eventos,
como faço para fazer essas fotos com fundo EMBASSADINHO!!!,
fazendo referencia ao DOF, :hysterical: :eek: :eek: :aua:.
esta cheio de essa nova geraçao de "profissionais"!!! :eek:,
por isso muito cliente morre de panico e pergunta TUDO.
Grande Abraço a todos.
Angelo.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #33 Online: 12 de Março de 2009, 08:22:53
E isso ai Leandro,a moda do QMS, (qualquer MER... serve,) parece que veio para ficar . :aua:
Certo e que por ser geral, nao justifica apontar a isso!.
Mas, o assunto e sempre se aprimorar para ser melhor!!!,alem da decadencia
Grande Abraço.
Angelo


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 12 de Março de 2009, 08:54:36

So para dar risadas.
Ja li aqui no MF

"Sou profissional da area,trabalho com eventos,
como faço para fazer essas fotos com fundo EMBASSADINHO!!!,
fazendo referencia ao DOF, :hysterical: :eek: :eek: :aua:.
esta cheio de essa nova geraçao de "profissionais"!!! :eek:,
por isso muito cliente morre de panico e pergunta TUDO.
Grande Abraço a todos.
Angelo.

Essa foi boa... :hysterical:


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #35 Online: 12 de Março de 2009, 09:14:15
Sinceramente?
Não.
Eu perguntaria se o fotógrafo é capaz de me entregar fotos com as especificações X e Y, mas jamais o equipamento, mesmo porque ninguém pode estar `a par de todo o equipamento disponível no mercado ( `a não ser as lojas, talvez.....  ;))
No meu estúdio fotografo com uma view camera Cambo 23 Ultima. Acho que 99% dos meus clientes nunca viu uma dessas na frente, nem sabem do que se trata. Mas eles viram meu website  e esperam uma foto `a altura daquelas, ou me dizem o que eles querem ver na foto pela qual vão pagar.
Neste ponto não há diferença entre os mercados dos Estados Unidos e BR. Há fotógrafos com todo tipo de equipamento, mas se a pessoa quer contratar, tem que saber de antemão que aquele fotógrafo está apto a entregar fotografias conforme o esperado. Visito agências de publicidade regularmente, tenho clientes editoriais , publicitários e consumidor direto, e nunca ouvi esta pergunta. Quando a foto será impressa, a única coisa que me perguntam é se meu equipamento é capaz de imprimir página dupla a 300dpi. Só isso. Tenho a impressão que o cliente que faz esta pergunta está mais querendo demonstrar que tem algum conhecimento de fotografia, o que tb é válido. No entanto, dois fotógrafos com equipamentos idênticos podem entregar dois resultaods do mesmo evento fotografado : um espetacular, e outro, um desastre. :assobi: :ok:
Guigui, é que o seu ramo é bem diferente do meu.Eu trabalho muito mais com eventos, e aí a saída de imagem é muito diferente.  :ok:
« Última modificação: 12 de Março de 2009, 09:15:24 por Guto Marcondes »
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #36 Online: 12 de Março de 2009, 09:18:08
Poucas vezes me perguntaram o equipamento que eu tinha e minha resposta sempre foi vaga e justa.

Eu respondo em geral esse tipo de argumentação com um curto diálogo. Retorno perguntando o que exatamente a pessoa que está me contratando espera e se a qualidade que a pessoa espera.

Se a pessoa me diz que terei que fazer fotos de objetos em movimento num ugar pouco iluminado, já aviso que não tenho o equipamento necessário, mas que posso consegui-lo para fazer exclusivamente o trabalho que ele me pede, pois a minha demanda não exige esse grau de investimento (até pq eu vendo fotos autorais, o que vendo é a minha linguagem na maioria dos casos) e se não puder fazer, de cara já indico algum colega que eu tenho certeza que fará com a qualidade que o cliente quer. Evito falar do equipamento pq sinceramente, vc consegue ter em suas mãos o equipamento que o cliente quiser caso ele pague por isso, desde que vc saiba usar e isso eu deixo claro pra quem me contrata.

Mas eu raramente faço social, na verdade nunca, sempre que me pedem eu já indico alguém. Algo que eu fiz recentemente e ficou legal pra mim financeiramente falando foi ter visitado uma pessoa que queria uma foto de um tipo paisagem na sala, eu não tinha a foto e daria um trampo fazer. A pessoa me mostrou o que queria no micro dela e era justamente uma foto que ela tinha feito com uma compacta, conversamos e ao invés de eu cobrar pra fazer a foto, peguei a foto dela, tratei e imprimi dentro das limitações, a pessoa adorou ter uma foto que ela mesma fez em sua sala e de quebra comprou 4 fotos minhas que deu de presente para amigos, junto com livros meus e esses amigos já me ligaram pedindo informações, criei um círculo sendo honesto.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #37 Online: 12 de Março de 2009, 09:20:41
Olha,

Eu penso que se o cliente tem conhecimento e qualificação para avaliar se o equipamento do cara que ele está contratando é adequado ou não, ele também tem essa expertise para avaliar o portifólio do sujeito, que é o caminho correto, adequado e definitivo para atestar a qualificação do profissional.
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 12 de Março de 2009, 09:49:56
É a lei da livre concorrência... se eu tivese a opção de dois fotógrafos, e um tivesse uma 1Ds III, eu escolheria ele, mesmo que fosse para fotos em 800x600 para o meu site. Claro que esse não é o único fator decissivo, tenho que ver as fotos dele antes.

Mas com todo o resto sendo igual, sim, o equipamento é um elemento de decisão na hora da contratação. E é inegável dizer que o ramo da fotografia de eventos deve ser um dos mais amadores atualmente, então o equipamento serve como um termômetro de medição, mesmo que não muito confiável.


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #39 Online: 12 de Março de 2009, 11:31:25
Infelizmente o mundo não é como gostaríamos que fosse, tenta levar a situação com naturalidade e de alguma forma tenta convencer o contratante que o importante é o resultado final. ;)


Eu também fui vitima com minha Nikon D40, lente escura e sem um mísero flash externo, mas me colocando na posição do contratante eu entendi a situação dele....e o resultado final foi tão razoável que ele próprio assumiu o risco do contratado não ter ao menos uma bateria reserva.

Valeu

 


Leandro,
nos outros posts eu posso ter sido um pouco rude. Me desculpe se lhe pareci assim. É que as vezes me exalto na defesa de minhas idéias. Sei que o mundo não é como gostariamos que fosse. Mas não impede que eu exponha aqui o que eu penso. Afinal, ainda bem que existe a internet. E sabe que as vezes o que se quer mudar, não é algo de outro mundo, não precisa virar a sociedade de cabeça pra baixo, mas apenas de pequenas ações aqui e ali. De pequenas mudanças de postura.

Sem querer prolongar o debate e já prolongando pois sei que temos uma visão diferente sobre o assunto, no seu exemplo da nikond40 e lente escura, se você avalia que seu equipamento não vai gerar bons resultados em ambiente fechado cabe a você investir em uma lente clara. Porque é você que é o fotográfo, você que entende da luz e sabe qual equipamento é o mais adequado. O cliente na maior parte das vezes vai se guiar pelos modismos impondo ao contratado uma carga injusta. Pode ser que um cliente entenda do riscado e o trabalho seja tão específico que ele sinta a necessidade de certo tipo de equipamento. Nesse caso eu até compreendo. Mas esse vai ser sempre a excessão. Se não houver freio nisso o que vai acontecer é que vai ter cheio de cliente exigindo uma Canon 5D II sem saber muito bem pra quê, mesmo que o resultado da sua nikon40 pudesse o satisfazer.
Bom, a realidade é assim. ok. Mas não impede que eu discorde.

abraços
 



 





 


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #40 Online: 12 de Março de 2009, 12:15:13
Poucas vezes me perguntaram o equipamento que eu tinha e minha resposta sempre foi vaga e justa.

Eu respondo em geral esse tipo de argumentação com um curto diálogo. Retorno perguntando o que exatamente a pessoa que está me contratando espera e se a qualidade que a pessoa espera.

Se a pessoa me diz que terei que fazer fotos de objetos em movimento num ugar pouco iluminado, já aviso que não tenho o equipamento necessário, mas que posso consegui-lo para fazer exclusivamente o trabalho que ele me pede, pois a minha demanda não exige esse grau de investimento (até pq eu vendo fotos autorais, o que vendo é a minha linguagem na maioria dos casos) e se não puder fazer, de cara já indico algum colega que eu tenho certeza que fará com a qualidade que o cliente quer. Evito falar do equipamento pq sinceramente, vc consegue ter em suas mãos o equipamento que o cliente quiser caso ele pague por isso, desde que vc saiba usar e isso eu deixo claro pra quem me contrata.

Mas eu raramente faço social, na verdade nunca, sempre que me pedem eu já indico alguém. Algo que eu fiz recentemente e ficou legal pra mim financeiramente falando foi ter visitado uma pessoa que queria uma foto de um tipo paisagem na sala, eu não tinha a foto e daria um trampo fazer. A pessoa me mostrou o que queria no micro dela e era justamente uma foto que ela tinha feito com uma compacta, conversamos e ao invés de eu cobrar pra fazer a foto, peguei a foto dela, tratei e imprimi dentro das limitações, a pessoa adorou ter uma foto que ela mesma fez em sua sala e de quebra comprou 4 fotos minhas que deu de presente para amigos, junto com livros meus e esses amigos já me ligaram pedindo informações, criei um círculo sendo honesto.
:ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:



LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 12 de Março de 2009, 12:40:55
Pensando por outro lado tb.
Quando quero imprimir minhas fotos eu quero saber que tipo de papel, químicos, tintas, impressora, scanner... Enfim... Tudo que o local utiliza...rsrs

Mas tem casos e casos. As vezes é pertinente a pergunta, as vezes não.
São Paulo - SP


Bantunes

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
    • bsimba
Resposta #42 Online: 12 de Março de 2009, 13:03:53
Bantunes, sendo sincero: Te incomodou porque você não tinha o equipamento à altura da expectativa do cliente, certo ?
Vou reproduzir uma conversa usando o seu primeiro post mas mudando o equipamento....


- ....que lentes você utiliza?
- Eu tenho uma Nikkor 17-55 2.8 que uso na D300, a 70-200 2.8 para closes e planos mais fechado, uma 14-24 como super GA e quando quero a foto com mais efeito opto pela 10.5 FE

Se a sua resposta fosse essa, depois que terminasse a conversa e você ganhasse o cliente não ficaria feliz ?


Opa, não tinha visto essa mensagem. Me desculpe Guto. Bom vamos lá. Vou repetir usando outras palavras pra ver se fica mais claro. Não se trata de um problema individual. Fosse isso eu reclamaria com minha namorada e não aqui num forum de fotografia não achas?
Olha, eu nem mexo com fotografia de eventos. E sinceramente não esperava que ele sequer fosse me ligar depois da resposta que eu lhe dei.
O irônico é que eu, nem mesmo sendo da area de eventos poderia ser contratado já que ele me perguntou sobre o equipamento antes de qualquer coisa. Não achas irônico isso?
Ele me achou naquela site free-la.com E lá no perfil que eu fiz tenho certeza que não coloquei a opção eventos. Ou seja, o cara queria rifar o melhor equipamento, independente do trabalho do cara.
E Guto fica feio defender práticas assim. Pois por exemplo você, com toda a experiencia no assunto poderia perder o lance pra mim caso eu tivesse uma Mark II. Eu que sequer tirei alguma foto de eventos, exceto para minha familia.



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #43 Online: 12 de Março de 2009, 13:09:13
Bantunes
Tambem esta cheio de posiveis clientes que ligam,perguntando PREÇO
SO PREÇO!!!!!.
Sem ver opcoes de trabalho e muito menos saber do equipamento.
Tem de tudo.
E assim mesmo
Abs
Angelo


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #44 Online: 12 de Março de 2009, 14:03:47

Opa, não tinha visto essa mensagem. Me desculpe Guto. Bom vamos lá. Vou repetir usando outras palavras pra ver se fica mais claro. Não se trata de um problema individual. Fosse isso eu reclamaria com minha namorada e não aqui num forum de fotografia não achas?
Olha, eu nem mexo com fotografia de eventos. E sinceramente não esperava que ele sequer fosse me ligar depois da resposta que eu lhe dei.
O irônico é que eu, nem mesmo sendo da area de eventos poderia ser contratado já que ele me perguntou sobre o equipamento antes de qualquer coisa. Não achas irônico isso?
Ele me achou naquela site free-la.com E lá no perfil que eu fiz tenho certeza que não coloquei a opção eventos. Ou seja, o cara queria rifar o melhor equipamento, independente do trabalho do cara.
E Guto fica feio defender práticas assim. Pois por exemplo você, com toda a experiencia no assunto poderia perder o lance pra mim caso eu tivesse uma Mark II. Eu que sequer tirei alguma foto de eventos, exceto para minha familia.


Entendi o seu ponto de vista....
Mas ele pode ter começado a pergunta pelo equipamento para eliminar logo de cara. E depois que tivesse alguns com o equipamento que ele deejasse, partiria para a análise do portifólio.
Se eu perco um trabalho para outro somente pelo equipamento, sem ter também um comparativo de portifólio, é um risco em qualquer profissão. Do mesmo jeito que tem gente que quer o menor preço, outros querem o melhor equipamento. Alguns preferem o melhor fotógrafo. E  tem aqueles que querem um pouco de tudo, que acaba sendo o mais sensato.
Como profissionais, sempre atenderemos clientes diversos, com suas dúvidas, questionamentos e receios. Faz parte.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada