Autor Tópico: Por um humanismo na profissão  (Lida 7375 vezes)

Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #45 Online: 12 de Março de 2009, 14:04:11
Bantunes
Tambem esta cheio de posiveis clientes que ligam,perguntando PREÇO
SO PREÇO!!!!!.
Sem ver opcoes de trabalho e muito menos saber do equipamento.
Tem de tudo.
E assim mesmo
Abs
Angelo
:ok: :ok: :ok: :ok:
Perfeito.... e desses eu fujo...rs
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #46 Online: 12 de Março de 2009, 14:07:02
Logico Guto,
e pra fugir mesmo
eu ofereço ver opcoes,
nao existe orçamento telefonico.
Abs
Angelo.
Ta cheio de SN, Sem Noçao, :aua:


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #47 Online: 12 de Março de 2009, 14:09:55
Sem falar dos golpes ,já soube de vários que o sujeito quer saber o que vc usa pra ver se vale a pena roubar. :shock:
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #48 Online: 12 de Março de 2009, 14:35:22
Sem falar dos golpes ,já soube de vários que o sujeito quer saber o que vc usa pra ver se vale a pena roubar. :shock:
Isso nunca vi.... mas assalto na porta da igreja ou do buffet, isso acontece direto.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #49 Online: 12 de Março de 2009, 14:49:15
Sou fotógrafo como segunda atividade.
Mas sou diretor de arte em agência de propaganda há 13 anos. Na agência uso muito pouco minhas fotos, na maioria as externas ou de arquitetura. Foto publicitária não é minha praia. Então na maioria das vezes sou eu quem escolhe e abre o briefing com outros fotógrafos. E mesmo entendendo do equipamento que o cara vai precisar nunca, NUNCA cometi a gafe de questionar o equipo do cara. Vejo o material que ele já produziu, os clientes que já antendeu, a apresentação pessoal (não aparência, mas o trato, o diálogo) e analiso a compreensão dele do trabalho. Acho que seria uma indelicadeza incomensurável questionar se um profissional escolhe bem suas ferramentas. Ele me mostra o resultado do trabalho, e é por isso que ele vai receber. Sai da minha sala de reuniões sabendo exatamente o que eu vou precisar dele, e se não cumprir de acordo, não recebe e ainda se queima.

Se o equipo fosse critério de desempate, vejam o que eu colocaria na frente pela importância(ia demorar pra chegar nele):

1º - Portifólio
2º - Carteira de clientes
3º - Atendimento (sim, e meus caros, eu que também fico do outro lado do balcão digo que o pior e mais recorrente defeito dos caras que prestam serviço é o mal atendimento, o salto-alto, arrogância, a  má-interpretação de briefings e a falta de pontualidade)
4º - A organização
5º - A iniciativa e pro-atividade na leitura do briefing (a criatividade em cima do que é proposto)
6º - As referências
7º - Ah, empatia é bom, não dá pra trabalhar com quem o 6º sentido não bate

Se o houver empate em tudo isso, acho que eu pergunto sobre o equipamento aos empatados.

Abraços
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #50 Online: 12 de Março de 2009, 18:14:30
Isso nunca vi.... mas assalto na porta da igreja ou do buffet, isso acontece direto.

Guto , Hamilton
Ja teve colegas que passaram por isso.
Kombi lotada de tralhas festa em sitio e nao sobrou nem a chave reserva da Kombossa.
Foto-video-Telao,som.
Melhor nem pensar.Esse e o lado cruel da coisa.
Abs.Angelo


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 12 de Março de 2009, 18:28:49
O mercado é assim e pronto, quer você aceite ou nao. O que nao pode é ficar iludido pensando que todos tem ética e respeito.

E nem é uma questao de ética.
Se eu fosse casar hoje, sem dúvida gostaria de saber qual o equipo do fotógrafo mesmo conhecendo seu portfólio. Assim como quero saber também que papel ele vai usar para fazer o álbum. Tudo vai interferir no resultado final.
Talvez pelo fato de ter fotografia como hobby e conhecer um pouco do assunto.

Se um arquiteto fosse projetar minha casa nova, eu também me interessaria em saber que programa ele usa. Nao vejo problema nenhum em perguntar isso.

Vai do bom senso, se eu contrato um pintor nao faco a menor questao em saber qual a marca do pincel que ele vai usar.
Talvez nesse caso para um profissional da área, seja relevante saber.

Enfim, independente do trabalho que eu estou contratando (e pagando!), tenho todo direito de saber quais ferramentas e /ou recursos que serao utilizados.

Se um arquiteto fosse projetar minha casa nova, eu ficaria muito mais interessado em saber qual faculdade ele cursou, e quais outros trabalhos ele fez. Nunca passaria pela minha cabeça em perguntar qual programa ele usa.

Agora isso não vale pra fotografia... nunca iremos perguntar em qual faculdade ele se graduou, ou se fez cursos com algum fodão da area...
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #52 Online: 12 de Março de 2009, 19:12:26
Ivan Lee,
acho que depende também da área de interesse de cada um.
Acredito que se a grande maioria aqui do forum fosse casar, perguntaria para o fotógrafo qual o equipamento que seria utilizado. Talvez nao seria a primeira pergunta, mas sem dúvida a conversa chegaria nesse ponto.

Já para uma pessoa que tem como hobby tocar flauta por exemplo e fosse casar, o equipamento fotográfico seria talvez irrelevante.

No caso do arquiteto, sou da área de exatas e me interessaria sim pelo software utilizado. Assim como, lógico, trabalhos anteriores como vc comentou.

Vejo como cada caso sendo um caso e cada um sendo cada um  :D
Deutschland

Flickr


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 12 de Março de 2009, 21:43:07
é verdade rsrs

lembrei de um caso agora engraçado, fui ao casamento de uma amiga minha da faculdade, ai eu fui junto com mais uma amiga da sala... e como eu sou paranóico na hora de deixar o carro na rua, eu resolvi levar comigo minha mochila com o equipamento de foto (eu nem sequer tinha pretensão de fotografar)

Sei que chegando la, o fotógrafo contratado estava usando uma prosumer... uma dessas Sony, não sei o modelo... mas sem flash externo nem nada, só com o flash da câmera rsrs
Eu sei que uma hora o pessoal se empolgou e começamos a tirar fotos... e quando fui ver, minha amiga estava com a minha Alpha 700 fotografando a noiva no bolo, e o fotógrafo olhando torto pra gente rsrs
Não to desmerecendo o fotografo, não conheço o trabalho dele, mas acho q foi um pouco demais fotografar um casamento com uma prosumer, e sem flash externo ainda...
acho q vale aquele ditado "you get what you pay for"
Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #54 Online: 13 de Março de 2009, 18:15:27
Ivan
Ja cheguei a ver "cinegrafistas",
com filmadorinhas amadoras :aua: :aua:
Ja fui fotografar casamentos, nos quais eu nao vendi o video,
e o 2 e 3 cinegrafistas pareciam convidados com suas maquinihas :eek:
Abs.
Angelo

audaciosos aventureiros ha de monte!!!!!!!! 


Ricardo Leite

  • Trade Count: (47)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 929
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 19 de Março de 2009, 20:13:59
Mundo capitalista este em que vivemos, onde " TER " vale muito mais que " SER e SABER ".


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #56 Online: 19 de Março de 2009, 21:00:00

Se um arquiteto fosse projetar minha casa nova, eu também me interessaria em saber que programa ele usa. Nao vejo problema nenhum em perguntar isso.


Perdoe-me, mas seria uma das perguntas mais sem sentido que pode haver.

Fui certa vez no escritório do Oscar Niemeyer. Lá não há um único computador. Ele projeta com lápis 6B sobre papel manteiga em uma prancheta dessas de apartamento, dessas desmontáveis, em X.

O John Lautner, um dos mais notárveis arquitetos americanos, simplesmente antes de qualquer coisa construia de papelão maquetes extremamente toscas de suas idéias e as mostrava aos clientes. Dizia ele: "nunca desenhei uma fachada na minha vida" porque seu processo intelectivo era global, as fachadas e plantas eram mera decorrência.

Qualquer idiota pode usar um Autocad. E, para arquitetura, o Autocad de hoje é tão bom quanto o de 7 anos atrás, meramente um gerador de arquivo dwg bidimensionais. Porque arquitetura não é desenho, mas concepção.

Quando dei uma palestra para mestrandos de arquitetura, depois que acabei o meu, perguntei a eles qual o método que usavam para garantirem o bom desempenho estético de seus projetos. A única resposta que obtive foi de um deles "modelo em 3D", uma resposta completamente vazia. O uso de prgramas 3D pode ser uma boa ferramenta, mas é só isso, e todo arquiteto com certa vivência sabe que a mão, o lápis, a caneta esferográfica preta e a cabeça pensando são o que fazem diferença.

O programa que é usado na boa arquitetura está no cérebro do arquiteto. Sinceramente, se qualquer arquiteto se apresentasse louvando-se pelos programas que usa, eu teria certeza que ele não sabe porra nenhuma de arquitetura. Não sabe nem o que é. Digamos que este é o nível mais baixo da escala evolutiva. É o nível do mero desenhista. Atualmente chama-se "cadista". Cadistas são meramente cadistas. Tem um monte por aí.

No caso das câmeras, há certa dose de razão em saber se o produto fotografia a ser apresentado pode ou não atender aos requisitos, quando os requisitos são muito elevados (grandes ampliações, correção de perspectiva, foco inclinado, etc). Com requisitos banais, não tem sentido.

No caso do Bantunes acho que todos estão sofisticando muito a questão: trata-se meramente de um cliente que se acha entendido em fotografia, e que acha que tudo na fotografia é ter equipamento, então ele tenta conversar sobre isso com quem acha ser profissional. Quando o fotógrafo não confirma suas expectativas, ele se frustra, porque seria obrigado a rever seus conceitos. O problema é o cliente que acha que entende de fotografia.

Ou seja, a virtude está no meio. Ao mesmo tempo que ter um bom equipamento pode melhorar a taxa de sucesso, não é muito mais que isso.

Se o cliente vê um portfólio consistente e ainda assim pergunta algo desse tipo, é um tolo. E, aliás, voltando à arquitetura, cito de cabeça o John Lautner, que disse mais ou menos: "meus clientes são pessoas que querem meu tipo de projeto. Se quiserem casas comuns, contratem outros.". Um cadista serviria.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #57 Online: 19 de Março de 2009, 23:26:29
E finalmente não quero que a profissão que eu estimo se resuma a uma corrida consumista em que, quem ganha, é  Mark 1d acompanhada de um boçal como acessório.
Baita colocação!  :hysterical:

Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #58 Online: 19 de Março de 2009, 23:28:41

O irônico é que eu, nem mesmo sendo da area de eventos poderia ser contratado já que ele me perguntou sobre o equipamento antes de qualquer coisa. Não achas irônico isso?
Ele me achou naquela site free-la.com E lá no perfil que eu fiz tenho certeza que não coloquei a opção eventos. Ou seja, o cara queria rifar o melhor equipamento, independente do trabalho do cara.

Deste ponto, realmente fica uma chinelagem...
Nao acho um absurdo e feio que perguntem o equipamento (mas tbm não acho legal...). Mas que pelo menos seja depois ou junto ao portfólio.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #59 Online: 19 de Março de 2009, 23:42:40
Aqui na minha região tem uma revista que a cada edição chamam um fotógrafo pra fazer a foto da capa. Sempre é retrato de um entrevistado (como na Caros Amigos, apesar de serem revistas bem distintas). Não pagam, mas oferecem umas 2 ou 3 páginas pra portfólio na edição.

E sabe o que? Sò fazem com quem tem estúdio. Modéstia parte, qualquer retratinho de tarde que faço descontraído sai mais belo que as capas deles. Mas como não tenho estúdio, não posso ser chamado por eles (tbm nem sei se toparia).
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS