Autor Tópico: Como fazer manutenção em lentes?  (Lida 17156 vezes)

ygo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 12 de Março de 2009, 09:11:23
Olá a todos.

  Possuo uma objetiva, que como ficou algum tempo parada começou a dar fungos na lente, existe alguma forma de reirar o fungo ou mata-lo sem abrir a objetiva?
  Como faço para limpar as lentes? existe algum produto especial ou pano?

  Conversei com um rapaz, e ele me recomendou a sempre que puder colocar a lente no sol por alguns minutos para ipedir o aparecimento de fungos nas lentes, Isto é verdade?

   desde ja agradeço a atenção de todos  :ok:


   No aguardo  :snack:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #1 Online: 12 de Março de 2009, 09:52:38
Se o fungo esta dentro , obviamente tem que abrir a lente e limpar a otica,
nao tendo conhecimento, nem as ferramentas, o melhor e levar numa assistencia.
Onde voce mora, tal vez te indico alguem.
Que marca e a lente.
Para evitar isto, o melhor e mas barato e guaradr o equipamento numa cx de isopor,
nao entra umidade, nao cria fungo!!!
Abraço
Angelo.   


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #2 Online: 12 de Março de 2009, 11:18:38
Oi, Ygo.

Tento mexer nas objetivas o mínimo possível. Mas se alguma poeira estiver na mesma, uso aquela bombinha fuc-fuc. Se não a tem, compre uma "Vaginal" em qualquer farmácia. Ela tira a poeira e você não corre o risco de esfregar a mesma na lente de sua objetiva.

Para essa limpeza uso aqueles lenços de microfibra antiestáticos.

Já vi boa propaganda no uso de hidróxido de amônio, contanto que as lentes sejam de vidro (nada de fazer isso numa Holga), mas confesso que ainda não fiz.

Quardo minhas cãmeras sem as tampinhas das objetivas, mas tenho sido meio relapso em protegê-las da poeira.
« Última modificação: 12 de Março de 2009, 12:45:16 por Elmo »


ygo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #3 Online: 13 de Março de 2009, 08:41:22
Agalons
Caixa de isopor??? Tá ai uma que não sabia. Estou guardando unma bolsa de couro (vacilei) estou no ES, coneçe algum cara bom e barateiro rs??

 Elmo
Onde consigo estes lenços de microfibra antiestatico?


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #4 Online: 13 de Março de 2009, 08:48:03
Ygo,

Esse tecidos de microfibra, por não soltar pelos e não riscar, são usados para uma infinidade de coisas, tipo limpeza de óculos, telas de notebook, etc.

Dessa forma, já os encontrei em lojas de material de limpeza, informática, óticas, e também em boas lojas de material fotográfico.


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Março de 2009, 09:25:56
Uma vez procurei na net sobre fungos em lentes. Achei uma página em que o fotógrafo usava uma luz ultra-violeta expondo a lente durante 3 dias para eliminar os fungos (quando em pouca quantidade), pois eles não são afetados por luz natural e sim por ultra-violeta. Não sei se é verdade.
Colocar a lente ao sol de vez em quando ajuda a resolver o problema de retenção de umidade.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 13 de Março de 2009, 10:46:18
ygo
CAIXA DE ISOPOR , SIM!!!
Morei 2 anos na Amazonia, 95% de umidade o ano inteiro.
A roupa ficava verde no guardarropa :eek:
Quando voltei para SP, mandei ate as meias para a assistencia :aua: :aua:,
para tirar fungos!!!!!!!!!!!.
Ali um veterano me falou do isopor, desde entao nunca mas fungos :ok:
Tenho uma assistencia boa e nao cara, aqui no centro na rua 7 de abril
se quiser te passo os dados.
E gente boa.
Abs
Angelo


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #7 Online: 13 de Março de 2009, 11:52:42
O negocio do UV é complicado... O vidro por si só filtra raios UV, aliás até acrílico filtra UV. Expor a objetiva ao UV não parece ser muito lógico, pois imagine um fungo no meio de uma lente de 6 elementos, é praticamente impossível o raio atingir o fungo. Mas talvez na prática role diferente!
Abraços
Lucas
Uma vez procurei na net sobre fungos em lentes. Achei uma página em que o fotógrafo usava uma luz ultra-violeta expondo a lente durante 3 dias para eliminar os fungos (quando em pouca quantidade), pois eles não são afetados por luz natural e sim por ultra-violeta. Não sei se é verdade.
Colocar a lente ao sol de vez em quando ajuda a resolver o problema de retenção de umidade.


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 13 de Março de 2009, 12:23:10
Citar
O negocio do UV é complicado... O vidro por si só filtra raios UV, aliás até acrílico filtra UV. Expor a objetiva ao UV não parece ser muito lógico, pois imagine um fungo no meio de uma lente de 6 elementos, é praticamente impossível o raio atingir o fungo. Mas talvez na prática role diferente!
Abraços
Lucas

Será?
Se fosse assim não precisaria usar filtros de rosca UV na frente das lentes para cortar o espectro ultra-violeta que atingiria o filme ou sensor de imagem, pois neste caso as próprias lentes fariam o serviço. Talvez as lentes fitrem parte, mas não a totalidade dos raios UV.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #9 Online: 17 de Março de 2009, 14:12:25
O filtro UV filtra a luminosidade emitida pelos raios, não sua ação sobre a ótica!

Abraços

Será?
Se fosse assim não precisaria usar filtros de rosca UV na frente das lentes para cortar o espectro ultra-violeta que atingiria o filme ou sensor de imagem, pois neste caso as próprias lentes fariam o serviço. Talvez as lentes fitrem parte, mas não a totalidade dos raios UV.


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 17 de Março de 2009, 18:09:24
Citar
O filtro UV filtra a luminosidade emitida pelos raios, não sua ação sobre a ótica!

Como assim? Não entendi muito bem o que você disse.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #11 Online: 17 de Março de 2009, 18:43:03
O raio UV possui uma ação, ou seja, pode ser usado para estelização, bronzeamento, etc. Ele é invisível a olho nu, recebe uma coloração violeta simplesmente para indicar que está sendo emitido. A luz UV do sol é invisível a olho nu, porem pode produzir alterações na visualização das cores por exemplo. O filtro UV teoricamente ajuda na visualização, e, por ser de mais um elemento de vidro tambem bloqueia a ação do raios para a camera. Todo elemento de vidro, cristal, acrílico, etc possui uma filtragem de raios UV, que são os que, por exemplo, seriam capazes de eliminar fungos. É claro que uma determinada quantidade passa pelo vidro, porem, numa lente com 4, 5, 6 elementos não sei se a ação do raio seria suficiente para exterminar o fungo, pois cada um dos elementos filtrariam parte do raio.
O filtro UV possui um coating "teoricamente" melhor do que das lentes, para justamente filtrar mais raios UV. Mas isso não significa que uma determinada lente realmente necessita dele, alias, a imensa maioria de lentes já é multi-coated, sem precisar de UV, a maioria usa o UV simplesmente pra proteção da objetiva, sendo que na prática, os raios UV só causam alterações em grandes altitudes (deixam a imagem mais azulada).

Abraços


MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Março de 2009, 18:46:05
ele ira tirar ( ou diminuir ) os reflexos alem de evitar que os UV estraguem ou mudem alguma coisa no filme! sei la! rsrsrs
Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #13 Online: 17 de Março de 2009, 19:09:18
UV não tira reflexo, e o "estrago" vai depender muito da sensibilidade do filme e da altitude, como falei!

Abraços
Lucas
ele ira tirar ( ou diminuir ) os reflexos alem de evitar que os UV estraguem ou mudem alguma coisa no filme! sei la! rsrsrs


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Março de 2009, 20:03:29
Tem que ser analisada também a questão do conprimento de onda. A faixa do UV se situa entre 1 e 380nm, enquanto a luz visível entre 400 e 700nm. É provável que o vidro filtre parte desse comprimento de onda. O melhor seria se a gente pudesse ver um gráfico para o vidro das lentes, mostrando como o vidro diminui (ou elimina) esta radiação em função do comprimento de onda. Deveria ser analisado também qual é o comprimento de onda que mais afeta o fungo e ver se a lente o corta.
Quanto ao filtro UV, ele não precisa cortar todo o espectro UV, pois os filmes geralmente percebem o UV entre 350 e 380nm.