Autor Tópico: Limpeza de Lente  (Lida 13543 vezes)

Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Março de 2009, 23:44:46
Vendo o assunto deste tópico http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=30670.0 resolvi postar aqui uma experiência que fiz mês passado. Eu havia comprado no ano passado uma Spotmatic (fotos dela neste tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=26987.20) em muito bom estado de conservação, tanto do corpo da câmera quanto da lente. Esta, porém, apresentava colônias de fungos que, na minha opinião, estava comprometendo a nitidez. Então, utilizando informações de fontes diversas (como neste tópico do Rogério: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=28150.40), e também de dois “tutoriais” que peguei em fóruns (um deles aqui mesmo no MF) resolvi desmontar a lente para limpar.

Trata-se de uma Super-Takumar 1:1.5 50mm, da qual já vi muita gente dando boas referências. Meu principal objetivo era usá-la em macrofotografia, no lugar da Helios 58mm que estava utilizado anteriormente. A Helios também é uma boa lente, mas não possui aquela chave “auto – manual” que as Takumar possuem. Usando a Helios, eu tinha primeiro que calçar um dos anéis internos de um dos segmentos dos tubos de extensão (para manter o pino do diafragma sempre acionado), focar com o diafragma aberto, me segurar na posição (a duras penas), girar o anel do diafragma contando os ‘cliques’ até a abertura correta e disparar rapidinho. Com isso o índice de fotos desfocadas era muito alto. Com a Takumar é mais fácil, basta deixar a lente já com o diafragma selecionado e a chave na posição “auto”, focalizar o motivo e mudar a chave para a posição “manual”, disparando logo em seguida.

Bem, como esse tópico não tem a pretensão de ser um tutorial, seguem as fotos de algumas etapas da desmontagem da lente.

1


2


3


4


5


6


7


Achei o trabalho relativamente fácil, desde que se tenha paciência, algumas ferramentas específicas e um certo “jeito” com coisinhas miúdas. Pensei que teria que lidar com questões relativas aos anéis, principalmente com o do diafragma, que é cheio de manhas para desmontar e montar, mas tive uma surpresa: nessa lente, retira-se todos os elementos sem mexer em mais nada, fica tudo lá no interior da lente. Aí, é só separar os elementos, desmontando os agrupados, lavar bem, deixar secar naturalmente e depois montar tudo de novo, de acordo com a sequência. Para a limpeza dos elementos usei detergente de cozinha mesmo, “Limpol com glicerina”, limpa que é uma beleza... Vale lembrar que meu objetivo era apenas a limpeza dos elementos, nos outros aspectos a lente estava como nova, não precisando de nenhum ajuste.

O resultado final ficou muito bom, a lente ficou livre dos fungos e também daquela poeirinha que os anos vão acumulando nos elementos internos.

8


É isso aí, pessoal, se alguém quiser trocar idéias sobre o assunto, estou à disposição.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Março de 2009, 12:05:38
eu vi na praça vx onde tem uma mercado de coisas velhas em bom, em mau e em pessimo estado, vi umas lentes mas eu sei que pagar para limpar e caro, os preços variavam de 60 ate 100 r$ .

eu nao me aventuro a fazer o que vc fez, rsrsrsr 
« Última modificação: 15 de Março de 2009, 12:06:06 por MAXITROL »
Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/


Ynnavoeg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Março de 2009, 12:18:38
Legal Heber, é sempre bom ter um tutorial e com certeza este será de grande valia. Um abraço. Geovanny.
Olympus OM-1
Zuiko 21(3,5)- 24(2,8)- 28(3,5)- 50(1,4)- 50(1,8)- 135(3,5)
Olympus Trip 35
Billy Agfa Apotar
Panasonic LZ8


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #3 Online: 15 de Março de 2009, 15:38:18
Heber,

O que sempre gostei de passar nas lâminas do diafragma foi benzina, mesmo que muitos condenem.


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Março de 2009, 23:12:58
eu vi na praça vx onde tem uma mercado de coisas velhas em bom, em mau e em pessimo estado, vi umas lentes mas eu sei que pagar para limpar e caro, os preços variavam de 60 ate 100 r$ .

eu nao me aventuro a fazer o que vc fez, rsrsrsr 

Max, dependendo da lente, penso que vale a pena. Uma boa lente dessas antigas, se estiver apenas com fungos, compensa mandar limpar, desde que o preço seja relativamente baixo.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Março de 2009, 23:20:37
Legal Heber, é sempre bom ter um tutorial e com certeza este será de grande valia. Um abraço. Geovanny.

Bem, Geovanny, não foi assim um tutorial...

Caso queira se aventurar, dê uma olhada nestes link's:
http://homepages.ihug.co.nz/~Srawhiti/pentax50mmf1.4.html
http://www.mypentax.com/tak50_1_4.html

Aproveitei algumas dicas e descartei outras (como a de fazer furinhos para desenroscar o anel frontal da lente).

Ah, se precisar de alguma dica, é só perguntar.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Março de 2009, 23:22:59
Heber,

O que sempre gostei de passar nas lâminas do diafragma foi benzina, mesmo que muitos condenem.

Elmo, já ouvi falar desse 'método', e também de um que utiliza fluido de isqueiro (acho que está num dos link's que postei acima).

De qualquer forma, não precisei fazer mais nada na lente, além de limpar os elementos. Agora ela tá novinha em folha, de novo...
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Roberto Miglioli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2009, 20:20:46
Legal. Vou experimentar em uma das minhas lentes...


bruno-hirata

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2009, 20:49:30
  Também fiquei com vontade de testar, a um tempo atrás mandei limpar uma 50m  1.4 saiu 60 reais.
  No caso ao invez de detergente e água não seria melhor utilizar algum produto que inibisse a procriação de fungos?? tipo das esponjas de lavar louça ou das escovas de dentes (Oral-B) ?
  Alguém tem ideia que produto poderiamos usar?


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #9 Online: 26 de Outubro de 2009, 11:02:18
Bem esclarecedor, só uma dúvida, todo tipo de fungo pode ser removido assim?
Ferrari
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Outubro de 2009, 11:05:08
Bruno,

Citar
Também fiquei com vontade de testar, a um tempo atrás mandei limpar uma 50m  1.4 saiu 60 reais.
  No caso ao invez de detergente e água não seria melhor utilizar algum produto que inibisse a procriação de fungos?? tipo das esponjas de lavar louça ou das escovas de dentes (Oral-B) ?
  Alguém tem ideia que produto poderiamos usar?

Eu tenho uma Farmácia de Manipulação e respondendo a sua pergunta dá sim pra usar algo assim.

Você pode procurar uma farmácia e pedir pra fazer uma solução à base de água destilada e deionizada e tensoativo não iônico com clorexidine, que é anti-fúngico e antiestático, o tensoativo aniônico é uma espécie de detergente, ajudará a tirar a gordura e sujeira e por ser não iônico ajuda a não atrair partículas de poeira.

O interessante é que o tensoativo seja usado em baixa concentração pois queremos limpar e não queremos espuma né ?  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Funciona, eu uso essa solução para tudo, superfícies de monitor CRT e LCD, controle remoto e minha cam.

Não tem álcool isopropílico na solução que faço.

É isso.
 :ok:


bruno-hirata

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2009, 13:51:37
Valeu!! :ok:
muito util essa informação.
Quando chegar na Famárcia de Manipulação é só pedir pela solução ou eu tenho que informar as concentrações?
Se sim qual seria ideal?


Rodrigo Segatto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2012, 20:17:54
Estou pensando em desmontar minha 50mm automatica, será que é muito complicado?


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #13 Online: 22 de Maio de 2012, 20:06:43
Eu ja limpei uma sigma 28-105 varias vezes e ha pouco tempo limpei uma canon 28-135. a minha maior dificuldade e achar chaves para os parafusos.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


gustavobays

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 13 de Janeiro de 2014, 13:51:48
Eu ja limpei uma sigma 28-105 varias vezes e ha pouco tempo limpei uma canon 28-135. a minha maior dificuldade e achar chaves para os parafusos.
:ok:
Você achou fácil a limpeza da 28-135? Tem fotos? Preciso limpar a minha.