Autor Tópico: Duas aquisições recentes  (Lida 2327 vezes)

Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Março de 2009, 01:07:06
Mais lente antigas...

Também em fevereiro, dei uma passada ‘de bobeira’ na mesma loja onde comprei a Spotmatic (não confundir com a loja onde comprei as TLR’s...). O dono da loja é gente fina, por isso sempre que posso dou um pulo lá, pra bater um papo. Logo que entrei, vi na vitrine dele duas lentes Takumar, uma eu identifiquei logo de cara, era uma 50mm f/1:4 Macro, que eu já andei namorando no Mercado Livre (inclusive tem uma à venda lá, cara pra caramba: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-88670509-objetiva-pentax-50mm-40-macro-de-rosca-_JM).
A outra só vi o que era quando peguei, uma 135mm f/1:2.5  :o  O primeiro impulso foi perguntar o preço, mas me contive para analisar bem as lentes. As duas estavam com fungos, porém poucos. O aspecto externo das duas estava muito bom, mas a 135 estava com um amassado na rosca do filtro. Verifiquei se a pancada que ela levou afetou o ajuste, mas aparentemente estava sem folgas. As duas estavam com as tampas (frontal e traseira) originais e também com o case de couro original, sendo que o da 50mm estava bem surrado, mas o da 135 estava em bom estado e com a alça.

Bem, o final dessa história é mais que previsível, ainda mais pelo preço que o meu prezado amigo pediu. Nesse caso, e pensando bem, acho que fica até difícil de acreditar, mas ele pediu 50 reais pelas duas. Isso mesmo, 50 reais... Cá pra nós, mesmo que eu não tivesse a mínima intenção de comprar mais nenhuma lente na minha vida, não teria como resistir. Então, claro, comprei na hora.

Chegando em casa, fiz uma limpeza básica dos elementos externos e desamassei a rosca do filtro da 135, ficou uma marca no lado externo (visível na última foto dela), mas agora já se pode rosquear qualquer coisa lá, inclusive o pára-sol metálico, que veio com ela.

Eis aí as duas novas no pedaço:

Super-Multi-Coated Macro Takumar f4-50mm






Aqui um testezinho com ela (f/16):


Super-Multi-Coated Takumar f2.5-135mm








Foto com ela, em f/4:


Essa 135mm f/1:2.5 me surpreendeu, achei-a muito nítida, como já até relatei nesse tópico do MAXITROL (http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=30315.0). Depois, analisando melhor a questão, ‘descobri’ que, usando ela na K20D, tenho uma lente 200mm f/2.5 – de foco manual, claro, mas mesmo assim uma boa pedida, principalmente considerando-se o preço que me custou.

Andei pensando em tentar limpar os fungos dessas duas também, como fiz com a outra Takumar 50mm, mas não notei interferência na nitidez das imagens, então acho que vou deixar como está. Se aumentar, aí sim, vejo o que faço.

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Rafael_Lossëhelin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Março de 2009, 02:54:59
Que bala aquisição heim Heber?!  :clap:

Eu também nem pensaria duas vezes em comprá-las. Mesmo não tendo minha SLR ainda... :assobi:

O resultado da 50mm macro é fantástico.
E a nitedez chama a atenção na 135mm.

Eu tbm seguiria o mesmo raciocínio seu: deixaria pra tentar limpar os fungos só quando eles apresentarem perda na qualidade da imagem.
Mas mesmo assim pergunta pra quem entende mais de lentes, porque eu sou um nada quanto à isso.

Um abraço e depois , poste mais fotos dela.

PS: o cara do mercado livre é doido de pedir aquilo?! :shock:
Rafael Pereira Lossëhelin
Belo Horizonte
_____________________________________
Canon EOS 40D + 28-135 f/3.5-5.6 IS USM
Olympus Trip 35 + flash Mirage MV-328


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #2 Online: 15 de Março de 2009, 06:07:34
Minha Spotmatic ficou com inveja aqui, Heber!  :clap:


MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 15 de Março de 2009, 09:06:09
AS lentes takumar são um espetaculo, madei ampliar um " retrato " que tirei de minha namorada no jardim botanico, ficou show de bola! super nitida e clarissima!

pena que nao posso adaptar na canon tx! so posso usar na zenit!
Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/


MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Março de 2009, 09:06:41
pagou quanto heber? desculpe a curiosidade!rsrsrsr
« Última modificação: 15 de Março de 2009, 09:07:00 por MAXITROL »
Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 15 de Março de 2009, 23:26:09
Minha Spotmatic ficou com inveja aqui, Heber!  :clap:

A minha ficou feliz...  8-)

Mas, 'me engana que eu gosto', Elmo, a julgar pelo arsenal de câmeras, o que vc deve ter de lentes por aí...

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Março de 2009, 23:34:55
Que bala aquisição heim Heber?!  :clap:

Eu também nem pensaria duas vezes em comprá-las. Mesmo não tendo minha SLR ainda... :assobi:

O resultado da 50mm macro é fantástico.
E a nitedez chama a atenção na 135mm.

Eu tbm seguiria o mesmo raciocínio seu: deixaria pra tentar limpar os fungos só quando eles apresentarem perda na qualidade da imagem.
Mas mesmo assim pergunta pra quem entende mais de lentes, porque eu sou um nada quanto à isso.

Um abraço e depois , poste mais fotos dela.

PS: o cara do mercado livre é doido de pedir aquilo?! :shock:

Rafael, os preços para limpeza de uma lente variam muito, as poucas (acho que duas) que mandei limpar foi na Phototech de BH (acho que mudou de nome...), ficou em 80 reais cada. Penso que o preço, desde que não abusivo, é de menor importância, mais vale pagar um pouco mais caro e ter a lente de volta limpa e em perfeitas condições estéticas. Digo isso porque tem muita barbeiragem por aí, principalmente na desmontagem da lente, há 'técnicos' que nem sabem por onde começar e acabam 'usando a força' pra fazer o serviço.

Quanto ao anúncio do ML, também achei caro. Só pra ter uma idéia, há c. de 1 mês uma outra lente igualzinha à essa foi arrematada por 100 reais. E eu perdi a chance porque o leilão encerrou quando eu estava fora  :aua: . Essa eu achei que foi barata, minha noção de preço para uma lente dessas é de +- 250 reais.

Pensando bem, ainda bem que perdi o leilão...

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Março de 2009, 23:36:48
pagou quanto heber? desculpe a curiosidade!rsrsrsr

Max, eu mencionei o valor que paguei, lá em cima...  :ok:

E a sua, também foi baratinha?
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde