Autor Tópico: Curso de fotografia. onde encontrar para baixa gratuitamente?  (Lida 2153 vezes)

marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Online: 15 de Março de 2009, 18:28:09
Ola galera!!!

ja li bastante coisa a respeito de fotografias e equipamentos, mas queria ver um curso que foçe mais intencivo, e que saisse do basico, abertura, profundidade etc...
na net sei que tem muita coisa, porem achar nem sempre e tao facil, se alguem souber de algum link ou site que tenha um bom curso ou artigo para baixa free. mandam ai

obrigado!!

Marcio


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #1 Online: 15 de Março de 2009, 21:35:38
Marcio,

Aqui no fórum mesmo vc acha muita, MAS MUITA informação sobre isso, basta ter paciência e persistência.

Utilize a ferramenta de busca também, dei uma vasculhada rápida.

Utilize o São Google tbem, vc acha muita coisa interessante.
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=curso+fotografia+gratis&meta=&aq=0&oq=curso+fotografia+g

Veja o que vc consegue em 5 minutos...:

http://www.shortcourses.com/use/

http://www.tpub.com/content/photography/14209/ (muito bom)

http://www.allanbrito.com/2008/05/09/download-gratuito-de-livros-sobre-fotografia/

http://www.morguefile.com/docs/Classroom

E outros tantos...

Achei alguma coisa que li há muito tempo atrás.

http://www.mnemocine.com.br/filipe/index.htm

Abraço.


« Última modificação: 15 de Março de 2009, 21:50:08 por Sandro Amaral »
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #2 Online: 16 de Março de 2009, 00:01:27
Ola sandro!!

obrigado pelos links, mas nao encontrei o que queria, se alguem tiver mais alguma coisa.

obrigado!!

Marcio


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Março de 2009, 07:44:02
Ola sandro!!

obrigado pelos links, mas nao encontrei o que queria, se alguem tiver mais alguma coisa.

obrigado!!

Marcio

Descreva, por favor, exatamente o que você precisa. Seja bastante específico nisso.
-22.352971,-48.775582


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #5 Online: 16 de Março de 2009, 09:11:43
Eu gostaria de encontrar alguma coisa que me ajudace a desenvolver o olhar, aquele momento em que o fotografo olha para alguma coisa e diz, isso da uma foto bonita, mas todas as outras pessoas dizem, esse cara vai tirar foto disso!!!

sabe, eu queria ver alguma coisa que ainda nao vi aqui nos foruns para iniciantes, quero algo mais aprofundado, com mais detalhes.

obrigado.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #6 Online: 16 de Março de 2009, 10:15:22
Então Márcio,

Essa coisa de "encontrar tesouros" é tão complexa quanto simples. Explico:

É complexa porque encontrar uma boa foto sem estar repetindo outras ou sem estar sendo óbvio envolve o descondicionamento do olhar através de estudo e conhecimento nos vários segmentos da arte, antiga e contemporânea. É preciso boas noções de proporção, de planos, da teoria das cores e perspectiva. É preciso um outro tanto de conhecimento sobre aquilo que se está fotografando, seja de forma contextual, histórica, sociológica ou científica para saber o que alí realmente importa naquele momento ou lugar. E é preciso o domínio técnico para traduzir tudo isso.

Mas pode ser simples, embora por um caminho mais longo, se você se dedicar a estudar os grandes fotógrafos, os grandes pintores, os grandes cineastas... Se você olhar seus trabalhos sempre procurando analisar conceitos de luz e composição. Ou seja, reunir grande portifólio visual. A internet nos deu um empurrão enorme. Está tudo à disposição... Praticamente não precisamos mais nos deslocar à grandes centros para ver boas exposições e nem gastar fábulas para comprar livros. As grandes obras estão todas ai... E isso é de graça.

Não ajudei em nada, né? Mas é que eu gostaria de chegar num ponto crucial: A fotografia inédita e criativa (como você deseja) é o resultado de um número sem fim de fatores ligados à sua bagagem. Não há uma receita de bolo, pois receitas servem para que sempre se faça igual.

O caminho é esse também: perguntar, conhecer, fuçar... adquirir a tal bagagem.

Bem, sei que não é nada profundo e é bem básico, mas comento qquer coisa sobre isso neste post sobre composição aqui:

http://stosfot.wordpress.com/2008/12/14/aula-4/

Espero ter ajudado
Abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #7 Online: 16 de Março de 2009, 21:36:32
Ola marcelo!!!

Cara eu acho que vc captou o que estava pensando!!!  e isso mesmo a net tem tudo, o problema e achar. tem muita caisa mas nem tudo preta, na verdade pouca coisa e diferenciada, e isso e que e dificil de acha.

sei que hoje ja existem muito livros postos na net, gratuitamente, vcs sabem de mais alguma coisa?

a o artigo que vc mandou e otimo, e esse tipo de coisa que eu quero, para ir colocando na bagagem.

obrigado

Marcio


samuca.aguiar

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 305


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #9 Online: 17 de Março de 2009, 09:22:59
Valeu samuca!!

esse tem assuntos diferentes, que eu ainda nao tinha visto. Legau e rocomendo a todos.

e isso ai, galera, se todos ajudarem um pouquinho a filtrar as informaçoes da net, fica muito mais facil fazer a tal bagagem.

to devorando tudo o que vcs estao mandando. mas continuem, quero mais.

obrigado.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Março de 2009, 22:12:23
Alguém aqui já ouviu a expressão: "Pô, o cara viajou na maionese"?

Pois bem, eu fiquei de queixo caído sobre o relato que li de um fotógrafo que procurava aperfeiçoar os resultados de algumas de suas fotos de paisagem feitas em P&B.

Ele fazia e refazia, tanto a ampliação como a película. Ou seja, ampliava, ampliava e ampliava. Nada de chegar ao resultado, então, ele voltava ao local e fazia novo filme. Começava do zero.

Até que um dia, um certo estado de consciência adormecida naquele fato o fez despertar para algo que ele ainda não havia tentado. A FOTOSSÍNTESE das plantas.

Hã?! O quê? Tá louco?

Enfim, foi mesmo isso. Ele foi estudar sobre a fotossíntese das plantas, entendeu melhor como isso dá, e o resultado tão almejado saiu de sua mente e foi para o papel, nesse caso, o fotográfico.

É ou não uma "viagem"?

Agora pense: como e onde procurar esses rompantes de loucura que fazem brotar a genialidade da arte ou o estado da arte de seu autor?



Só para ilustrar o que foi dito: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotoss%C3%ADntese
« Última modificação: 18 de Março de 2009, 22:18:06 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #11 Online: 20 de Março de 2009, 03:32:53
Marcio, o que tu está procurando não está só/necessariamente em fóruns de fotografia.
Essa coisa do "olhar fotográfico" depende principalmente da tua cultura, da tua personalidade. Isto tu ja vem formando na tua vida, mesmo antes de ter a primeira câmera nas mãos. Desenvolvimento da SENSIBILIDADE.

Vai ler livros diversos, poesia, filmes, namorar, observar as pessoas na rua.
Isso vai te dar mais que todo wikipédia junto.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


marciotekila

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • CANON 6D + 24-105 f4L + 50mm 1.8
Resposta #12 Online: 20 de Março de 2009, 09:35:30
Ola xiru!!

Valeu pela dica, mas eu acho que existem dicas, para ajudar a dezenvolver essa pratica, eu acho que sou muito exigente quando observo fotos, tanto minha, quanto dos outros, poucas fotos eu gosto, e fico pensando, sera que eu estou sendo muito exigente, onde deve esta alinha do que e bom e do que nao é? tem fotos que eu vejo de fotografos bons, e eu nao consigo ver muita coisa nas fotos. fotos minha, eu gosto de poucas, apesar de pessoas leigas olharem e dizerem que ficaram otimas.

entao pensei que eu deveria buscar entender melhor a arte de fotografar, pois eu acho que fotografar e como pintar, e mesmo os melhores pintores estudao arte de pintura, aqueles que nao tem um talento nato, tambem estudao para dezenvolver suas abilidades.

o que eu quero com esse topico, e artigos de orientaçao, mas tambem de coisas nova, por exemplo, vcs ja me incaram um artigo sobre baterias recarregaveis, o artigo tem 122 paginas, fala tudo sobre baterias. eu achei bacana, li tudo. e muitos outros que ja vi.

mas eu quero mais, quero ter alguma coisa para ler todo dia, e poder dezenvolver mais. sei tambem que so teoria nao é tudo, mas acho que ela tambem faz falta.

espero que vcs tenham entendido o que eu quis dizer.

muito obrigado a todos que postaram aqui, e se alguem tiver mais alguma coisa, mandem ai.

valeu!!!