Autor Tópico: Lentes Close-up!!!!!!  (Lida 6834 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 04 de Dezembro de 2004, 15:31:11
Felipe:

Tudo legal. É que infelizmente há algo na nossa cultura de povo que se baseia na cobrança, e isso me incomoda realmente, pois é evidente que se o glossário tornar-se muitíssimo abrangente ele demandará um trabalho igualmente abrangente e imenso, que não tenho nem condições nem apetite de fazer. Tudo pode estar no glossário, mas tudo demanda tempo e esforço.

Entenda que mesmo pegar as contribuições da cada um, ler e inserir no lugar certo demanda tempo. É muito fácil dizer :"isso devia estar no glossário", como se houvesse alguém com obrigação de fazê-lo completo opu como se ele se fizesse sozinho.

Acho que como povo devemos nos educar para sabermos receber as contribuições voluntárias sem cobrar dos que as dão que elas sejam assim ou assado. Confesso que ser cobrado por algo que fiz voluntariamente me incomoda, e muito, e me desestimula a continuar, pois, por essa lógica cultural louca, cada vez maiores cobranças e críticas acontecerão. "Ah! Falta isso!", Ah! Falta aquilo".

Eu mesmo persigo o conhecimento que preciso com muito afinco. É claro que também me beneficio de explicações que alguém deu, e assim é o mundo, damos e recebemos, mas sempre na medida de nossa vontade, exceto quando a coisa é trabalho remunerado.

Desculpe-me a vemência, mas isso realmente me incomoda. Há muita gendo cobrando e pouca gente fazendo.

Abraços,
Ivan

 


felipegmosca

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
    • http://www.fotolog.terra.com.br/moefe - www.olhares.com/felipegmosca
Resposta #16 Online: 04 de Dezembro de 2004, 18:23:34
Olá pessoal!!!

Os filtros que corrigem as cores da luz (a amarela de tungstenio por exemplo) tem a mesma função do white balance da máquina, se tiver, qual sistema é o mais eficaz o filtro ou o white balance???
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2004, 18:26:41 por felipegmosca »
felipegmosca
Fuji Finepix s5100
tripé WF - WT-3530
Filtro S&K close-up +4
Filtro S&K Polarizer
Filtro S&K Skylight
Anel Step down 55-52mm
Olhares.com


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 04 de Dezembro de 2004, 19:53:13
Creio que o White Balance é mais fácil e eficiente, embora, se você converter RAW muitas vezes, verificará que há balanços de branco que empobrecem a imagem, e nesse sentido o arquivo feito com filtro é mais íntegro, penso.

Em muitas conversões que faço reparo que há algumas regulagens de WB que preservam regiões estouradas, enquanto outras as aumentam.

Ivan