Autor Tópico: Minolta SRT 101. Cortina?  (Lida 7671 vezes)

Rubens de Oliveira

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Online: 17 de Março de 2009, 21:52:24
Não sei se este é o tópico, mas...
Tenho uma Minota SRT 101, muito bonita www.flickr.com/photos/rubensdeoliveira/
Esses dias andei fotografando e a metade direita de algumas fotos estava completamente escura e outras normais.  Me falaram alguma coisa sobre cortina ou algo parecido. Será que vale a pena consertar?


MAXITROL

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Março de 2009, 22:17:19
vc ja mandou fazer orçamento para saber o din din do concerto quanto ira doer no seu bolso, apos isso compare com cameras de modelo e fabricantes identicos a sua - ebay, mercado livre etc.   -  compare o orçamento e o valor de uma a venda e vc verá se vale a pena ou não!

um abraço
Nikon D3100 18-55 VR DX   Não construa Masmorras erga Templos.
Now he's too old to Rock'n'Roll but he's too young to die.
https://www.flickr.com/photos/125082120@N07/


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Março de 2009, 23:01:29
Rubens, pode ser um de vários problemas, como cortina agarrando, desrregulagem, entre outros.

Recentemente tive que trocar o obturador de uma câmera, ficou em 180 reais (já com o chôro), em BH. Só que era do tipo metálico, os das SRT são de tecido, então deve ficar mais barato (no caso de troca). Se for só ajuste, melhor ainda...

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Março de 2009, 23:19:40
Você está em qual cidade?
-22.352971,-48.775582


Rubens de Oliveira

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #4 Online: 18 de Março de 2009, 00:27:16
Estou em Ivaiporã - PR. No próximo sábado devo ir a Londrina e vou aproveitar pra fazer o orçamento. Tomara que não me metam a faca. Obrigado pelas sugestões. Gosto da máquina e não me agradaria vendê-la por causa do conserto. Vamos ver.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Março de 2009, 12:39:47
Se achar o preço abusivo, tente outras opções. Veja esta lista: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20765.0

Tem também em Curitiba. As de São Paulo, você pode usar o Correio. Pode ser que mesmo com o frete de ida e volta, fique mais barato.

Das citadas, no link acima, eu conheço a Anatec e a Optsom. Ambas com boa reputação no mercado.
-22.352971,-48.775582


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #6 Online: 18 de Março de 2009, 13:38:26
Deixei algumas cameras na anatec. O sr. peres é bem atencioso, porém é legal conversar com ele antes, inclusive sobre prazos. E é muito importante conferir bem o resultado assim que o equipamento ficar pronto, pois já tive problemas com ele, apesar do serviço eu considerar muito bom.

Abraços

Se achar o preço abusivo, tente outras opções. Veja esta lista: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20765.0

Tem também em Curitiba. As de São Paulo, você pode usar o Correio. Pode ser que mesmo com o frete de ida e volta, fique mais barato.

Das citadas, no link acima, eu conheço a Anatec e a Optsom. Ambas com boa reputação no mercado.


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #7 Online: 18 de Março de 2009, 14:40:14
Você usou flash para fazer essas fotos ?


Rubens de Oliveira

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #8 Online: 19 de Março de 2009, 00:21:24
Se a pergunta é pra mim, não me lembro. Pela projeção das sombras, posso ter usado um flash de preenchimento ou só luz natural. Não me lembro.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Março de 2009, 08:37:05
Você usou flash para fazer essas fotos ?

Muito boa essa pergunta. O Arnaldo pode ter desvendado o problema que, nesse caso, seria o sincronismo do flash.

Essa Minolta sincroniza o flash no máximo em 1/60s. Você observou isso? Mas, se acontece sem flash e em qualquer velocidade, daí o problema pode ser mecânico.

Olha o manual dela aí: http://www.cameramanuals.org/minolta_pdf/minolta_srt-101.pdf

Deixei algumas cameras na anatec. O sr. peres é bem atencioso, porém é legal conversar com ele antes, inclusive sobre prazos. E é muito importante conferir bem o resultado assim que o equipamento ficar pronto, pois já tive problemas com ele, apesar do serviço eu considerar muito bom.

Abraços


Lucas, chegou a ser mesmo UM PROBLEMA ou foi algo que deixou de ser feito e ele corrigiu dentro da garantia?

Também já aconteceu comigo de ficar alguma coisa pra trás, mas quando falei ele resolveu na hora.

Isso me ocorreu ainda com o marceneiro que fez meu dormitório, com o mecânico do meu carro que esqueceu de montar uma peça, com o cara da Brastemp que veio consertar a máquina de lavar. Mas, nunca me foram negadas as garantias desses serviços, inclusive a do Sr. Perez.
« Última modificação: 19 de Março de 2009, 08:39:08 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Março de 2009, 09:14:47
É fácil de conferir. Só abrir a tampa traseira e tirar uma foto. A velocidade da cortina tem que conferir no olhômetro ou ouvidômetro.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Rubens de Oliveira

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #11 Online: 19 de Março de 2009, 11:45:10
Agora que eu entendi. As fotos que apresentaram problemas foram feitas com luz natural e com velocidades diferentes
Vamos ver. Tomara que a solução não seja cara ou vai gerar um impasse: conserto e o preço da câmera praticamente dobra ou não conserto e fico com uma câmera inútil. Pra um colecionador modesto - e põe modéstia nisso!!! - o ideal seria a gente mesmo poder consertar.
Um abraço. 


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #12 Online: 19 de Março de 2009, 13:23:36
Então Braga, levei uma vez uma cam, e não ficou bom. Ele fez a coisa na pressa pois já havia estourado (em muito) o prazo para o conserto. Daí eu levei de novo, e ele acabou fazendo o serviço. Porém a cam não era para mim, então se não tivesse conferido, teria com certeza passado o prazo de garantia, e eu teria q refazer o serviço.
Novamente falo, gosto bastante do serviço dele, inclusive na terça mesmo deixei lentes pra tirar fungos, mas é importante (como em qquer tipo de serviço) ficar atento a essas coisas, prazo e qualidade.

Abraços!

Lucas

Lucas, chegou a ser mesmo UM PROBLEMA ou foi algo que deixou de ser feito e ele corrigiu dentro da garantia?

Também já aconteceu comigo de ficar alguma coisa pra trás, mas quando falei ele resolveu na hora.

Isso me ocorreu ainda com o marceneiro que fez meu dormitório, com o mecânico do meu carro que esqueceu de montar uma peça, com o cara da Brastemp que veio consertar a máquina de lavar. Mas, nunca me foram negadas as garantias desses serviços, inclusive a do Sr. Perez.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #13 Online: 19 de Março de 2009, 14:23:14
Parece problema nas cortinas mesmo. Em geral, lubrificação resolve. Aqui em Porto Alegre, esse tipo de serviço custa uns 70 reais. A umidade do ar também pode provocar esse efeito, principalmente com cortinas de tecido.

Uma vez, levei a minha Pentax MX durante um carnaval na Guarda do Embaú. Choveu praticamente o tempo todo, com intervalos nublados e bastante úmidos. Todas as fotos ficaram com esse "efeito". Ao retornar para Porto Alegre, deixando uns dias guardada na minha caixa com antimofo, a câmera voltou a se comportar normalmente. Em geral, toda a câmera que fica guardada por anos precisa de uma revisãozinha desse tipo.


Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Rubens de Oliveira

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #14 Online: 26 de Março de 2009, 19:34:27
O problema é com a cortina mesmo. Segundo o técnico, a falta de uso pode enrijecer o lubrificante e daí as cortinas (é isso mesmo?) trabalham fora de sincronia. A recomendação é que se dispare várias vezes pra ver se volta a funcionar normalmente. Se não voltar, o remédio é fazer uma limpeza e lubrificar novamente. Se essa informação estiver correta e servir para alguém, já fico satisfeito. Um abração pra todos.