Autor Tópico: Saiu o firmware, da SX1 IS  (Lida 5698 vezes)

rics

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
Online: 17 de Março de 2009, 23:05:33
http://web.canon.jp/imaging/dcp/firm-e/pssx1is/index.html

RAW Image Shooting Function and RAW Image Development Software

Version 2.0.0.0 Firmware

Version 2.0.0.0 firmware newly incorporates a RAW image recording function.

You can download the version 2.0.0.0 firmware from next page and update the firmware of your PowerShot SX1 IS camera to add this RAW image recording function.


Note:
After the firmware of your camera is updated, the camera settings will be restored to default values; however, My Camera data will not be deleted.
Digital Photo Professional

The Digital Photo Professional software can be used to develop RAW images, which are recorded on the camera, on a computer.

If you download Digital Photo Professional from next page and install it on your computer, you can develop RAW images.


To Users of ZoomBrowser EX / ImageBrowser:
You can update your ZoomBrowser EX / ImageBrowser to Version 6.3.1 to display RAW images that are captured with the PowerShot SX1 IS camera.
Please download the ZoomBrowser EX / ImageBrowser 6.3.1 updater from your regional Canon Web site from the end of March, 2009.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Março de 2009, 07:36:21
Rics,

Agora ela ficou bem completinha....fico imaginando uma SX1 e com um sensor melhorzinho.  :worship:



GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Março de 2009, 08:28:57
Bacana.
Bem que a canon poderia aproveitar e lançar algo parecido para a S5is. Seria um presente.
« Última modificação: 18 de Março de 2009, 08:30:19 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Março de 2009, 09:56:20
Guto,

Parece que existe um firmware paralelo pra isso.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 18 de Março de 2009, 10:29:23
Podiam fazer o mesmo para a S5is.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Março de 2009, 10:37:35
Guto,

Parece que existe um firmware paralelo pra isso.
Oi Leandro.
Já vi uma discussão sobre esse firmware paralelo mas não cheguei a ficar sabendo de ninguém que fez essa "atualização". Por não ser oficial, acho que o pessoal ficou com receio de usar o firmware. Eu também não fico seguro. Seria interessante que a própria Canon desse um jeito nisso.
« Última modificação: 18 de Março de 2009, 10:38:55 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Março de 2009, 10:55:42
Eu acho quase impossível sair um firmware da própria Canon pra S5is. Essa feature foi adicionada na SX1 justamente pra tentar forçar uma troca dos atuais proprietários das versões anteriores.

Em tempo de crise, esses loucos por dinheiro costumam tirar esses coelhos dos bonés.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 18 de Março de 2009, 11:01:13
Guto eu fui um dos que não tive coragem, por dois motivos, o primeiro é que não se sabe a qualidade deste firmware, o segundo é que quase não tem software que suporte o RAW da câmera, exatamente porque não há nada oficial neste sentido. No final acaba não valendo a pena o risco pelo benefício. É legal ver a Canon tomando uma atitude no estilo da Oly (SP-560UZ V.3.1 e E3/E510 V.1.1) e da Sony (A700 V4.0) e atualizando os firmwares para adicionar funcionalidades, como o RAW nestas pequenas, que é aparentemente simples de ser adicionado. Ela poderia agradar muito aos clientes fazendo esta liberação também em câmeras como a S5is, que sempre foi uma câmera onde isso foi bastante requisitado.
« Última modificação: 18 de Março de 2009, 11:03:04 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Março de 2009, 11:19:38
Leo, seria uma mão na roda um firmware oficial liberando o RAW para a nossa S5is mas o que o Leandro disse faz todo sentido.
Se a Canon tivesse realmente pensando nos anseios dos seus clientes (no caso, os usuários da Canon S5is) ela já teria disponibilizado esse firmware há mais tempo. Com  certeza essa atualização da SX1is é uma jogada da Canon para forçar a troca de câmera. Mais um atrativo.
Mas sonhar não paga, então quem sabe...
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 18 de Março de 2009, 13:54:52
Qualquer programa cujo engenho seja o dcraw abre o RAW hackeado.


rics

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
Resposta #10 Online: 19 de Março de 2009, 08:57:11
Rics,

Agora ela ficou bem completinha....fico imaginando uma SX1 e com um sensor melhorzinho.  :worship:


Não sei se é impressão minha mais parece que o desempenho em jpg melhorou um pouco.



Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Março de 2009, 09:31:37
Rics,

Tem um amigo meu daqui da empresa que está querendo uma filmadora ou uma câmera que filma muito bem, pois o filho dele está ficando pró como jogador de futebol e precisa fazer vídeos de boa qualidade do muleke.

Eu falei pra ele esperar uns 03 meses que logo teremos por aqui a Canon SX1 e a Sony HX1. Ele não quer gastar muito mais que R$1500,00. Vc poderia me ajudar entre essas duas no modo de vídeo?

Obrigado


rics

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
Resposta #12 Online: 19 de Março de 2009, 10:54:13
Oi Leandro,

Para esportes a SX1 é péssima, a não ser que ele não se importe com o efeito SKEW ou trave torta como neste video.

A HX1 possue um mecânismo de shutter mecânico combinado com o shutter eletrônico promentendo uma melhor performance em conjunto com seu processador em relação as outras câmeras com video.

Faça login no Vimeo e baixe os arquivos da SX1 e da HX1, depois de baixar você precisa editar ou converter em algum app. para que seja reproduzido de maneira mais natural.

Neste caso acho que optaria pela HX1, porém em ambas o resultado para video podem não ser muito agradáveis em cenas com muito movimento ou até mesmo na hora de editar o material capturado.

Qual é a plataforma, máquina e aplicativo para edição que ele vai utilizar?








Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Março de 2009, 10:58:59
Ele é bem amador, vai pegar os vídeos e gerar uns DVDs para entregar pro clube de interesse.

Vou dar uma olhada nesses vídeos agora.

Nesse caso do meu amigo, onde ele vai simplesmente pegar os filmes e criar DVD seria melhor qual formato? O melhor seria o AVCHD?


rics

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
Resposta #14 Online: 19 de Março de 2009, 11:11:50
Bom isso vai depender da ilha de edição, se for uma máquina parruda AVCHD com certeza. Neste caso ele vai ter que converter todo o material HD em SD para autorar o DVD.

O mais simples e flexível seria um workflow baseado em  HDV/DV, onde ele capturaria em HDV e converteria via firewire  para DV que é o material utilizado para gerar um bom DVD. Neste caso a máquina nem precisaria ser tão parruda mesmo em Alta Definição.

Já em workflow tapeless High Definition para Standard Definition o processo pode ser meio complicado para quem não esta acostumado com codecs, frame rate, pixel aspect, etc, etc.